Organize seu cabeção e confie em você para preparar-se bem para um concurso!

Olá, pessoal! Vamos começar o domingo com algumas dicas de organização para concursos?

Em primeiro lugar  tenha:
1) Objetivos claros. Saiba o que você quer. É preciso ter esta certeza para conseguir a determinação necessária para enfrentar um concurso.

2) Organize-se. Tenha um cronograma diário de estudos. Entretanto, saiba que nem todo dia renderá igual ao outro.
Como em tudo na vida, haverá dias bons, dias ruins, de maior e menor rendimento, mas tudo ajudará a construir seu conhecimento.

Além de estudar bastante, dê também valor ao descanso, ele é muito importante para a fixação dos conteúdos em sua memória. O indicado é: Para cada 50 minutos de estudo -> 10 minutos de descanso.
Sem falar no sono, pois é durante ele que a memória trabalha.Então, procure dormir bem.

 3) Divida o conteúdo de estudo diariamente em começo, meio e fim. Dessa forma,  você conseguirá ter a sensação de conclusão diária, sem se frustrar porque “o conteúdo não acaba nunca”.Também não se apavore diante da quantidade de conteúdo exigida para a prova. Dificilmente alguém chegará à prova sabendo tudo ou quase tudo
. Saiba que um concurso é dividido em três partes: conhecimento técnico, fator emocional e sorte, sendo que a sorte se dá quando a sua preparação encontra a oportunidade, saiba que só tem sorte quem estuda! J
á dizia o Evandro Guedes.

4) Acredite em você!
Sem título
“Crenças têm o poder de criar e o poder de destruir. Os seres humanos têm a capacidade incrível de tomar qualquer experiência de suas vidas e criar um significado que lhes enfraquece ou um que pode literalmente salvar suas vidas.”

O que quero dizer com a frase acima? Que o modo como você pensa influencia nas suas decisões e suas decisões influenciam nos seus resultados. Não existe uma fórmula pronta para o sucesso e sim mecanismos que nos AJUDAM a alcançá-lo. Mas, Leticia, o que isso tem a ver com concurso público? TUDO!
 Para estudar é necessário ter foco, é necessário ter ATITUDE (a coragem de começar e de buscar todos os dias maneiras para aprimorar sua preparação), alimentar o seu POTENCIAL (sua inteligência, sua memória, seu poder de agir…), e para isso é necessário constantemente que você coloque em prática uma palavrinha chamada AÇÃO (técnicas, estudo dirigido, aula, exercícios), e a junção de todos esses elementos geram RESULTADOS. (Lê-se aprovação).

Na imagem acima coloco 4 mecanismos, que integram o ”Ciclo do Sucesso”, inspirado no ciclo do Tony Robbins:

ATITUDE <-> POTENCIAL <-> AÇÃO <-> RESULTADOS. E o porquê de ser um ciclo? Pelo simples fato de que esses 4 mecanismos estão interligados, influenciando uns aos outros. Se você deposita uma carga de energia maior em um, e menor em outro, não há equilíbrio e você não consegue manter firme o ciclo. Para construir e manter essa dinâmica você deve buscar constantemente modelos, estratégias, técnicas, crenças e ferramentas que possam auxiliá-lo no seu rendimento. E, para isso, é necessário que você SE CONHEÇA!

Vou dar um exemplo comum que a maioria gosta de dar e não foi um exemplo criado por mim. Lá vai:

Um vendedor bate em 100 portas e diz ”Você não quer comprar nada, não é?’‘ (Perceba a linguagem verbal e imagine… acha que ele está seguro de si mesmo? Ele começa a frase já imaginando um resultado negativo. Ele começa uma AÇÃO já imaginando um RESULTADO negativo). Se ele não expor isso de maneira verbal, pode expressar de maneira não verbal, por meio de gestos faciais e afins.

Voltando… ele não entrou com ação suficiente, pois ele, antes de praticar a ação, acreditava que o resultado seria negativo ou estava com insegurança de que poderia ter um resultado positivo. Isso AFETA O SEU POTENCIAL, porque você não libera AÇÃO suficiente numa causa.

Vamos colocar isso num ângulo de concurso público? Você vai começar a estudar para um concurso. Mas, por forças externas ou o que quer que seja, familiares sem acreditar em você, amigos falando que não vai dar certo… você já começa a realizar a ação de estudar sem acreditar que será aprovado. NOSSA! 8-O Como você quer depositar toda a sua energia em algo que ACREDITA que não irá funcionar? OU TEM DÚVIDAS de que possa funcionar? Não acredita que será aprovado? Como quer dar o seu máximo? O que o seu cérebro diz? ”Se a crença de que eu não tenho certeza que vou passar, não vou gastar toda a minha energia em algo que possa dar errado”. Se, concurseiro, não tem certeza do seu potencial, como você tem certeza que está colocando toda a sua energia na sua ação? LOGO, temos o seguinte raciocínio: POUCA AÇÃO -> POUCO POTENCIAL. E que resultado você terá? Resultados pequenos e decepcionantes. E qual a CAUSA de tudo isso? Simplesmente seu pensamento de ”eu acho que não vai funcionar… eu disse que não ia dar certo… é perda de tempo…eu não consigo…” E assim, temos o seguinte:

Sem título2

Está tudo interligado. Percebem? Que um equilibra o outro?

PARE DE PENSAR ”vou ficar aqui quieto. Não vou fazer esforço algum porque não vai dar certo. Não vale a pena!”
SAIA DO COMODISMO! SAIA DA ”NORMALIDADE”. FAÇA DIFERENTE! Tenha o PODER DE AGIR!


Beijos da Lê no coração de todos e bons estudos! :)  ;-)



15 comentários sobre:
Organize seu cabeção e confie em você para preparar-se bem para um concurso!

  1. Cássia Costa comentou em :

    Faz tempo que não passo por aqui… Leticia, o fórum acabou ou está em manutenção?

  2. Larissa comentou em :

    Aula PRF free de hoje não vai rolar?

  3. Leonardo silva comentou em :

    ola bom dia a todos eu sou aluno do live gostaria de pedir a equipe do alfa para não corta a aula quando chega 12:00 em ponto, as vezes o professor não termina a aula 12:00.

    • Leonardo Dantas - Monitor Online - Rio de Janeiro/RJ comentou em :

      Bom dia, Leonardo. Pode deixar que vamos passar para a equipe. Obrigado por avisar

  4. IRACI DA SILVA JORGE comentou em :

    Boa tarde,bora estudar.

  5. ★ ALLAN REIS - **MONITOR ONLINE** -RJ ★ comentou em :

    Vamos em frente! Com a cabeça no lugar e sabendo o que quer! Rumo à ANP!

  6. Aninha comentou em :

    Acho massa a interação aqui no Blog, estava sentindo falta
    Comecei a estudar pra concurso em 2012, fiquei 1 ano e meio firme e depois desanimei
    Voltei tem uns 5 meses, e é bom ter essa postagens!!!

    • Leticia Teixeira - Alfacon comentou em :

      Hahahaha. Estava mesmo =)

      Mas agora não pare!! Os concursos estão mais profissionalizados e uma leva passa na sua frente.

      Força na peruca e vamos em frente!

  7. Fernando Lopes - Aracaju comentou em :

    Vai dar certo!

    • Leticia Teixeira - Alfacon comentou em :

      Sim!

  8. Elias Januário - Pontal - SP comentou em :

    Boa noite, a alguns meses atrás assisti um vídeo em que o professor Ronaldo Bandeira e o Rafael Eufrazino ambos da PRF, estavam em uma sala de aula para sanar algumas dúvidas do pessoal aspirante à PRF, nessa aula eles comentavam sobre como era o dia a dia nas rodovias…
    Porém nunca mais encontrei esse vídeo no YouTube, gostaria de pedir o link desse vídeo ao pessoal da monitoria.
    Obrigado!

    • Elias Januário - Pontal - SP comentou em :

      Monitores ajudem-me a encontrar esse vídeo, ele serve como fonte de “inspiração” e “motivação”.

    • Leonardo Dantas - Monitor Online - Rio de Janeiro/RJ comentou em :

      Fala, Elias, tudo bem? Eu sei de qual vídeo está falando, mas infelizmente não consegui achar no youtube, pode ser que tenham retirado, não é costume fazerem isso, mas pode ter acontecido.

  9. fernando comentou em :

    A ciência já apresentou evidências de que poucos minutos de negativismo por dia pode destruir sua saúde. O subconsciente faz parte de 95% das nossas atividades diárias. Cuidado!

    Seu subconsciente conspira a seu favor, conspire a favor dele, também.

    Livre-se de conceitos como: eu não posso, eu não consigo, isto não é para mim, eu não mereço, eu nunca vou, eu me nego, não vejo a hora de…

    E troque

    • Leticia Teixeira - Alfacon comentou em :

      Isso aí!