INSPIRE-SE EM GRANDES PESSOAS

nelson_mandelaSalve Salve Alfartanos! Hoje contarei uma história vitoriosa, mas também uma história de muitas lutas, insistência e sofrimento.  Não há dúvidas que o  líder sul-africano Nelson Mandela foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul, e se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias. Mas sua história foi marcada por muita coragem, luta e determinação. Sem dúvida nenhuma, sua persistência é um exemplo para todo ALFARTANO!

A África do Sul vivia sob influência de um regime segregacionista conhecido como Apartheid. Uma minoria branca exercia o controle econômico, político e social sobre a maioria negra. Isso acentuava os conflitos no interior do país.

A luta de Mandela não era contra uma pessoa ou uma simples ideia. A luta dele era contra toda uma estrutura. Ele não queria mudar apenas a própria vida, ele queria mudar um país, e além disso, uma relação de dominação e preconceito que há muito marcava sua pátria.

Mandela foi preso como consequência daquilo em que acreditava e passou 27 anos alheio ao mundo exterior, vivendo o desafio de esperar o tempo passar dentro de uma cela.

Nessas horas é conseguimos separar os homens que seriam simples homens, daqueles que se tornariam exemplos para a humanidade. Mandela era um desses. Os 27 anos que passou dentro de uma cela serviram para motivá-lo ainda mais na luta pelos direitos iguais entre seu povo. Todos os dias ele acalentava a esperança de vencer, mas o fato é que ele não tinha nenhum indício de que realmente venceria. Sua crença era inabalável, sua confiança era inabalável. E com essa atitude ele deixou um exemplo para todos nós. Um exemplo humano! Um exemplo de persistência! Justamente quando a situação tinha tudo para dar errado, a força e a coragem fizeram com que desse certo .

Foi necessária uma espera gigantesca e um longo caminho até consolidar a vitória!

Somente em 1990 – sob a tutela do governo conciliador do presidente Frederik Willem de Klerk – Nelson Mandela foi liberto e reconduziu o processo que deu fim ao apartheid na África do Sul. Em 1992, as leis segregacionistas foram finalmente abolidas com o apoio de Mandela e Willem de Klerk.

No ano seguinte, a vitória política lhe concedeu o prêmio Nobel da Paz e, em 1994, foram organizadas as primeiras eleições multirraciais da África do Sul. A vitória eleitoral de Nelson Mandela iniciou o expurgo das práticas racistas do Estado africano e rendeu grande reconhecimento internacional à Mandela. Depois de cumprir mandato, em 1999, Mandela atuou em diversas causas humanitárias. O líder sul-africano exerceu também um grande papel na luta contra a AIDS.

Nelson Mandela faleceu em 05 de dezembro de 2013, em sua casa, na cidade de Johannesburgo, em decorrência de uma infecção pulmonar, a humanidade perdia um de seus grandes exemplos.

Essa história é o melhor exemplo de motivação que poderíamos encontrar! Muitas vezes nossa situação está tão caótica que pensamos seriamente em desistir! Não há justificativa para a desistência! O fracasso não pode jamais estar entre as possibilidades cabíveis, ele é uma escolha que não existe!

Só não valoriza o presente, quem não teve um passado digno de ser superado. Se você desistiu é porque não queria tanto o que dizia querer.



27 comentários sobre:
INSPIRE-SE EM GRANDES PESSOAS

  1. Vitor Soares - Brasília DF comentou em :

    Alô você

  2. Leandro Lopes Rodrigues comentou em :

    alo vovê

  3. Jean Gouveia comentou em :

    Vindo aqui só para agradecer a disposição e a atenção que o Alfacon tem para com seus alunos. Fazia tempo que eu ouvia a galera pedindo o acelerador de vídeo pra dinamizar as videoaulas e, enfim, o Alfacon mais uma vez atendeu ao pedido de muitos, inclusive eu. Não é à toa que o Alfacon chegou aonde chegou e permanece lá no topo há muito tempo, e vai continuar!

  4. Edson DoS Boaventura. DF, Brasília, Ceilândia. comentou em :

    Entendi o porquê de o RJ ter se tornado capital.

Comentar!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*