EVITANDO A FRUSTRAÇÃO – LEIA PARA SORRIR!

diarioweb_bemestar_pg18e19Salve, salve, Alfartanos! Você sabe o significado da palavra frustração? Pois bem, frustração  é o estado de um indivíduo quando impedido por outrem ou por si mesmo de atingir a satisfação de uma exigência pulsional. Vejam que interessante, “um indivíduo impedido por outrem ou por si mesmo”! Acho que isso chama atenção para algo muito interessante: como nós mesmos impedimos o nosso sucesso.

 Com certeza você já deve ter ouvido as seguintes frases: “não crie expectativas”, “não espere nada de ninguém” ou “devemos dar ao outro sem querer nada em troca”. Mas será que na prática isso está correto? Como devemos agir exatamente? E, mais importante que tudo isso, como seguir um caminho que nos faça bem?

Abaixo, vou falar sobre dois grandes temas que exigem flexibilidade para evitar frustrações: relacionamento e metas.

Relacionamentos

Como não criar expectativas sobre o outro? Como eu expliquei até agora, isso não significa não esperar nada de ninguém, mas sim saber lidar com a realidade que o outro oferece. E também, se for preciso, saber ensinar as pessoas a nossa volta a como atender nossas vontades. Isso tudo sem precisar impor, brigar, reclamar ou cobrar. Existem muitas formas de comunicação e isso pode fazer diferença no contato social. Não queira que as pessoas que estão ao seu redor apoiem sua escolha do dia para noite. Não queira que eles entendam o mundo dos concursos públicos, sem antes você dispensar muito esforço nisso.

Será que você está agindo de maneira a transmitir uma coisa boa em relação a sua escolha? Sua família vê você estudando alegre, ou você assume a postura de derrotado quando senta em seu cantinho de estudo?

A decisão para mudar de vida é sua, e você é o único que deve entender essa questão na plenitude. Não espere que as outras pessoas aceitem e festejem com você essa etapa, que é a mais difícil de todas.

Metas

Esperar algo, ter um sonho, desejos, objetivos e estabelecer metas não pode ser confundido com expectativa. Definir metas para nós mesmos é maravilhoso. Quando queremos alcançar algo devemos não apenas sonhar, mas fazer acontecer. E isso é composto pelo modelo ‘ação, resultado, avaliação do resultado e ou seguir com o plano inicial ou reorganizar a rota’.

Na dinâmica da expectativa, quando se faz algo se espera um resultado único, sem muitas alternativas e adaptações necessárias. No modelo acima, o resultado é avaliado por etapas. E, desta maneira, costuma-se evitar uma frustração.

Vamos a um exemplo prático: você deseja comprar um carro, faz as contas e precisa juntar R$800 por mês durante 3 anos. Para isso, você pode criar muitos meios interessantes e motivacionais para que sua vontade se torne realidade.

Veja a dinâmica abaixo:

  • Ter um carro é a meta, o sonho, objetivo e desejo;
  • Juntar 800 reais por mês é parte do planejamento;
  • Avalie primeiro se esse valor é compatível com seu orçamento e a sua realidade no momento;
  • Avalie a cada mês se a estratégia criada está avançando, se esse valor está adequado para seguir;
  • Se em um mês deu certo, mas no outro não é preciso rever a estratégia e ação.

Nem tudo sai como o planejado sempre e de nada adianta a frustração ou expectativa.

Melhor que o desejo em si, é a capacidade de observação da realidade como ela é e como pode ser possível uma adaptação e ação de sucesso ao momento presente.

Expectativa é muito mais uma ilusão, uma fantasia do que uma percepção correta da realidade. Portanto, ações efetivas de mudança são úteis sempre que for preciso.

Então, sonhe alto com força e determinação, mas também mantenha os pés no chão. A cada dia, a cada etapa esteja pronto para avaliar resultados e lembre-se: manter ou mudar a direção se for preciso para ter o resultado desejado é perfeitamente normal.

Essas são algumas ideias básicas para que você possa investir no seu crescimento pessoal. Quanto mais centrado você estiver no processo, menos frustração terá. Nossa maturidade aumenta quando somos capazes de vivenciar a vida com ela é e criar novas e melhores formas de mudanças para um novo futuro.



10 comentários sobre:
EVITANDO A FRUSTRAÇÃO – LEIA PARA SORRIR!

  1. Leonardo Dantas - Monitor online - Rio de Janeiro/RJ comentou em :

    Muito boa a mensagem, Chê! Às vezes eu fico batendo a cabeça mesmo com minha família por causa dos meus estudos pra concurso, agora eu falo que parei e que só estou na faculdade e procurando estágio porque assim evito gastar energia dizendo que estudar não deixa louco.

    É mais ou menos o que o Evandro diz “Quanto menos souberem da sua vida e seus projetos, mais bem sucedido você vai ser”…

  2. Gustavo Barros - Boa Vista/RR comentou em :

    Muito bom, Che! Abraços

  3. Adriano Jose - Toritama - PE comentou em :

    Muito bom cara!!

  4. dyego/caruaru/pe comentou em :

    estava precisando destas palavras, o momento que estou passando ta complicado, mais com muita fé em Deus minha vida será cheia de vitorias e conquistas e só uma questão de tempo, quer ser feliz, primeiro você vai sofrer seu MERDA!! essa frase levo por toda minha vida..

  5. Priscila Ramona - Maceió AL comentou em :

    Frustração é o que acompanha nossa batalha.

    Texto ótimo.

    Obrigada.

  6. Antônio Júnior, Santana-AP comentou em :

    Aula de Direito Penal Atualizada no Anual Carreiras Policiais PF.

    Palavra é palavra Evandro.

    #Chupaconcorrência

    FORÇA e HONRA Evandro.

  7. Antônio Júnior, Santana-AP comentou em :

    Boa-tarde meus Irmão das Carreiras Policiais.

    Logo logo todos estaremos na ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA. Continuem estudando.
    1 Vaga é minha.

    FORÇA E HONRA!!! \o/\o/\o/\o/\o/

  8. Júlio Raizer (Che) - Coordenador Online comentou em :

    Uhulllll Segundooooo Espero que gostem do texto!

    • Antônio Júnior, Santana-AP comentou em :

      Caracas!!! Muito TOP suas palavras Chê, é uma dose de inspiração para buscar nossos sonhos.

      FORÇA e HONRA.

  9. Camila Balestre ♡ Guaíra Pr comentou em :

    Boa Tarde! Exatamente isso. Obg Che mais uma vez por suas palavras!!
    :)