VIVENCIE OS MOMENTOS SIMPLES

tumblr_m9ufxu30G31rfc7ago1_500_large-e1358505211316Salve, salve, Alfartanos! Hoje quero falar diretamente para você que estuda, que muitas vezes não percebe o dia passar ligeiro e perde o prazer sentido nas coisas simples. Sabia que nas menores ações você pode encontrar satisfação e alegria?

 Você já ouviu falar no termo “mindfulness”? No Brasil, ele tem sido traduzido como “atenção plena”. Mas o que é, exatamente isso? Atenção plena é a concentração da atividade mental para a experiência presente sem a divisão ou distração do seu foco. Para que isso ocorra de forma completa é preciso estar aberto, livre de julgamentos, com interesse, vontade e entregue ao momento. Esse conceito também é descrito como sendo um “estado de nada sei”, que é exatamente a concentração no agora, a curiosidade do novo, do que está por vir, sem amarras, sem julgar, sem antever o próximo passo, ou seja, é justamente a total entrega ao momento presente.

A capacidade de extrair da ação presente toda a satisfação possível em momentos simples da vida. Valorizar os detalhes, dar atenção para as mínimas coisas, entender que o todo é na verdade a soma de pequenas partes.

Ao estimular a mente para um estado novo e diferenciado de atenção, novas conexões neurais podem se formar, bem como novos processos de aprendizados. São excelentes os benefícios desses processos mentais, já que, ao entrar neste estado de atenção, nossa mente é capaz de produzir relaxamento, paz interior, cura para questões emocionais e físicas, soluções para problemas, melhoria na tomada de decisão, energia e sentimento de plenitude. Aprender a superar obstáculos é incrível.

Ser capaz de confiar em si mesmo para agir e decidir com convicção é mágico. É uma nova forma de conexão entre você e o mundo.

Para que essa vivência seja possível é necessário um equilíbrio mental e corporal. O primeiro passo é uma respiração profunda e serena para ajudá-lo a entrar nesse processo. Com isso, ao evitar a agitação mental, corporal e respiratória, sua mente estará mais facilmente com o foco no presente.

Abaixo, confira três exercícios fáceis e simples, porém de grande importância para quem quer alcançar o estado de atenção plena:

Respiração: Escolha um momento do seu dia que possa ser dedicado a essa tarefa sem que haja divisão da sua atenção. Sente-se confortavelmente e observe a sua respiração. Concentre sua atenção ao momento presente e em tudo que envolve seu corpo, como temperatura, sensação, toque, etc. A ideia é que você preste atenção no que está fazendo e no que está acontecendo exatamente naquele momento. Com isso, outros pensamentos considerados indesejados, intrusos, e não pertinentes são deixados de lado, sem que tomem o lugar do seu objetivo. Lembre-se: você pode treinar cada vez mais para estar no comando do seu pensamento sem que ideias extras dominem sua mente. Você está no comando das suas ideias e não o contrário.

Escovando os dentes: Ao escovar os dentes, você pode fazer o mesmo processo descrito acima: Concentre-se na ação, evite distrações, não cultive pensamentos intrusos e, finalmente, dedique-se plenamente à ação de escovar seus dentes, nas suas mãos que tocam a escova, no movimento que você faz, na pressão escolhida, no gosto, na sensação do toque, na água, na pasta de dente, na escova, etc.

Vestindo-se: Esse também pode ser um bom momento de treino. Até mesmo para iniciantes, justamente, por ser algo feito habitualmente pelas pessoas. Focalize sua mente nas suas ações ao escolher e manusear a roupa: como está seu corpo, seu movimento, peso da peça de roupa, seu peso e movimento, o que seus olhos estão vendo, etc.

Para criar suas tarefas e desenvolver ainda mais sua atenção plena, eis o segredo:

Quanto mais simples a ação executada melhor, assim, você evita desvios de atenção e emoções indesejáveis já que o momento pede sua serenidade e total capacidade para o estado de presença

Evite pensar, elimine as ideias negativas, crenças errôneas e mal-estar

Não crie expectativas

Elimine seu diálogo interno (aquela voz dentro da sua mente)

Assim, você vivenciará sua vida de forma mais leve ao estar em contato com as coisas simples, de forma curiosa, compreendendo a vida exatamente como ela é. Boa sorte no desenvolvimento da sua concentração! Alfartanos, FORÇA!



5 comentários sobre:
VIVENCIE OS MOMENTOS SIMPLES

  1. Franklin Siqueira (Garopaba/SC) comentou em :

    Oi Che, eu pratico meditação, me deixa bem conectado com o presente e com bastante foco para estudar o que preciso estudar no dia. Obrigado por compartilhar o texto conosco, grande abraço.

  2. Rodrigo Riomar comentou em :

    Bom Dia Ansioso pela R E V I S Ã O PC – PA

  3. Leandro Holmes ☕ - Monitor Online Alfacon - João Pessoa/PB comentou em :

    O Che sempre nos dando aquele combustível, obrigado o/

    T3rc3iro!

  4. Leonardo Dantas - Monitor online Alfacon - Rio de Janeiro/RJ comentou em :

    Segundo!!! Obrigado pelo post e dicas, Chê! Eu vou testar esses exercícios, pois às vezes vem um monte de coisas à cabeça e é dificil manter o foco.

    Partiu praticar mindfulness!

  5. Júlio Raizer (Che) - Coordenador Online comentou em :

    Primeiroooooooooooooooooooooooooo