PCPA 2016 – PORTUGUÊS – FUNCAB

pcpa-228x300Foi divulgado dia 12, terça-feira, o gabarito preliminar junto com os cadernos de questões do concurso da Polícia Civil do Pará. A prova foi realizada no último dia 11 deste mês e contou com 27.664 inscritos e um total de 5.049 faltantes.

PRAZO DOS RECURSOS:
Os candidatos poderão interpor recurso contra o gabarito preliminar da prova objetiva a partir das 10h do dia 14/09/2016 até as 23h59 do dia 15/09/2016, no site da FUNCAB.

Faça o donwload das provas abaixo.

PROVA INVESTIGADOR – S01 T

PROVA ESCRIVÃO – S02 T

Segue comentário da prova de PORTUGUÊS:

  1. Trata-se de compreensão textual. São feitas quatro afirmativas sobre o texto; Três delas vão ao encontro dele (1,2 e 4). A terceira não pertence ao texto (ilustrações com personagens literários).
  1. Trata-se de interpretação de um momento do último parágrafo. É feita uma afirmativae logo depois um contraponto com o intuito de reforçar a tese defendida ao longo do texto. A estratégia do contraste em uma argumentação é didática.
  1. Faltou sensibilidade aos elaboradores, nesta questão, por não identificar em pelo menos o parágrafo do termo em destaque. A perda de tempo aqui compromete o tempo em destaque. Isso não é justo. Não é forma de avaliar. Nessa redação – de propósito-estamos exemplificando duas palavras dêiticas. (exofóricas): nesta e aqui.

Em B, ISSO anaforiza o primeiro período do texto.

Em C, O anaforiza delito no início do 2º parágrafo.

Em D, QUE anaforiza o pronome demonstrativo “O” (=AQUILO).

Em E, ESSES anaforiza o período anterior no início do 2º parágrafo.

  1. Trata-se de semântica: A locução pronominal relativa “o qual” tem um referente locativo, isso só não ocorre com“limiar’. Todos os outros indicam lugar.
  1. Trata-se de harmonia entre formas verbais: voz passiva sintética e analítica; infinitivo e gerúndio; formas simples e composta. Essa harmoniadestoa apenas em (revela/ tem revelado): “revela” é ação do presente, e “tem revelado” é uma ação contínua no passado. As outras analogias estão corretas. Três delas (A,B e D) envolvidas com voz passiva sintética e analítica.
  1. Trata-se de semântica dos conectivos. No texto, “como” é igual a porque, indicativo de causa. Essa mesma circunstância ocorre em “como estava ferido, pediu socorro. (=PORQUE).Em B, a circunstância é de conformidade: “Procedia sempre como manda a lei”(=CONFORME).Em C, a circunstância de comparação (=ASSIM COMO).Em D, está como pronome relativo, e em e, volta à circunstância comparativa.
  1. Trata-se também de semântica: A única possibilidade de manter o mesmo sentido é “de sorte a não admitir variáveis”.
  1. Trata-se da função sujeito. Não esquecer que o verbo EXISTIR é sempre pessoal. Sempre tem sujeito. Já o verbo “HAVER” no sentido de existir é SEMPRE impessoal. Não tem sujeito.E terá de ficar na 3ª pessoa do singular, o que ocorre no item B.
  1. Trata-se de crase. O fenômeno da crase só é possível na seguinte construção: “Portadora de algum transtorno ligado à disritmia psicocerebral em pauta”. Se fosse o masculino “ritmo”, ficaria a combinação “ao”, o que justifica a crase com a palavra feminina.
  1. Ocorre cacografia em A, (Apreenção – Apreensão); em B ,(Ascenção – Ascensão); em D, (Interceção – Intercessão); em E, (submição – submissão).



6 comentários sobre:
PCPA 2016 – PORTUGUÊS – FUNCAB

  1. Rodrigo M. comentou em :

    Se formos entrar com recurso na 3, qual fundamentação poderemos levar em conta?

    Fundamentação:
    De acordo com o edital, o recurso deve conter a fundamentação que serviu de base para a Argumentação, através da citação de artigos amparados pela legislação, itens, páginas de livros e nomes dos respectivos autores, os quais devem ser especificados neste campo.

  2. carlos henrique juazeiro-ba comentou em :

    essa prova qual a nota e corte alguem sabe

  3. Anderson comentou em :

    Cabe recurso na questão 3 ?

  4. Mayron lopes comentou em :

    Bom dia, você acredita que caberá recurso na acertiva 3 ou em outra? Muito obrigado

  5. Willian Costa ( Palmeira dos Índios - Alagoas ) comentou em :

    OI

  6. José Miguel 💪 - Monitor online -💙 Serra Talhada-PE 👮 comentou em :

    VQV!