Resultado do INSS …… (Estudo de caso)

 

jamais-confunda-derrotas-com-fracasso-nem-vitorias-com-sucesso-na-vida-de-um-campeao-sempre-havera-algumas-derrotas-assim-como-na-vida-de-um-perdedor-sempre-havera-vitorias-300x200Ontem saiu o resultado do INSS e com ele vários vitoriosos, muitos “derrotados” e milhares de fracassados! Ao longo dessa postagem vamos avaliar os alunos que convivi presencialmente e online e o porque da classificação que fiz acima. Não pensem que falarei especificamente do INSS ou mesmo dos alunos que fizeram o concurso. Ao invés disso, usarei ele como ancora de estudo em cima da reação de milhares de alunos pós resultado do concurso! Assim, veja onde você se encaixa!

“Nada na vida tem maior virtude do que um sucesso ancorado em muitas derrotas!”

O concurso do INSS foi e ainda é um concurso muito ….. como posso dizer… carismático… O público avança em estado maciço e cerca de 90% dos candidatos simplesmente não tem a mínima noção do que estão fazendo ali. Vão no dia da prova sem ler direito o edital, sem ter noção das matérias, enfim, vão mas não estão lá!

Classificação dos alunos que fiz acima:

Os vitoriosos:

São os alunos que conseguem a aprovação e aqui faço também vários apontamentos.

 

  • Dentro desse grupo existe dois tipos de alunos: 1) Os que não precisam de ajuda e 2) Os que sem ajuda não estariam ali. O primeiro grupo é formado por pessoas que tiveram uma base de ensino fundamental e médio muito forte e que por vezes foram para níveis superiores de excelência (como por exemplo engenharia em ótimas universidades). Esse grupo já esta habituado a estudar e conseguem manter por anos uma rotina, fora a habilidade que desenvolveram ao longo dos anos em estudar! Acreditem, esses alunos são geralmente os primeiros colocados!
  • O Segundo grupo é composto de alunos que tiveram um fundamental ruim, um nível médio negligente e um terceiro grau estilo “farra”. Esses alunos chegam perdidos e sem ajuda nada se faz. Geralmente começam a estudar e tendem a parar em curto espaço. Fazem um ou outro concurso de forma eventual e a derrota inicial os transforma em fracassados!

Bem, o segundo grupo é exatamente onde eu ataco, até porque eu pertencia a esse grupo! Mas como saber em qual grupo você esta: Simples: Vá a qualquer bom curso preparatório (que hoje no Brasil esta escasso) e faça uma rodada de conteúdo inteiro com as matérias que almeja do seu edital. Depois disso, auto-organize-se e vá estudar sozinho. Se alguns dos efeitos abaixo se der, pode acreditar, você é do segundo grupo:

  • Começa a estudar em casa e não consegue manter uma rotina
  • Ao longo do tempo passa de sete para dois dias de estudo
  • Ao perceber ficou duas, três, enfim, semanas sem estudar
  • Quando sai o edital esta sempre “perdido”
  • Perde a motivação de estudar em poucos dias

Aconteceu com você alguns desses reflexos? Se sim um curso preparatório pode ajudar você e é exatamente o que faço no Alfacon. Eu simplesmente reflito nos meus alunos o que sempre quis em mim. Sem fui um aluno mediano para menos. Reprovei na segunda série do fundamental e sempre, “sempre” fiquei de recuperação. Formei em Administração de empresa e depois fui fazer direito, não conseguia estudar sozinho e vivia perdido em tudo que pode imaginar no que tange a estudo!

De 1998 a 2000 tentei estudar sozinho, só tomei ferro! Em 2000 encontrei um cursinho que eu me ajeitava, mesmo com os problemas que ele tinha! Na minha época eu tinha 10 professores no curso. Dois eram “sensacionais”, dois eram bons e o restante não dava nem para o gasto, ou seja, eu tinha que fazer 3 cursos para fazer na verdade um inteiro!

O meu problema na época era ter que estudar somente aos sábados, já que o curso era na capital e eu morava no interior! Enfim, fiquei mais seis anos dentro do cursinho e ao final acabando dando certo! Passei em 12 concursos e todos vocês – ou a maioria – já conhece a história!

Conclusão do tópico: Se você se identificou comigo… não desista nunca e fique firme com a ajuda que damos a você … pode levar tempo, mas dará certo e sua aprovação vai chegar!

Segundo Grupo – Os derrotados

Esse segundo grupo é exatamente dos alunos que se identificaram com minha história. Não há demérito em ser derrotado, pois derrotas são naturais da vida! São de derrotas em derrotas que se constrói as vitórias sólidas! Os derrotados de hoje – com diria o velho ”clichê” serão os vitoriosos de amanhã!

Terceiro e infelizmente o maior grupo – Os fracassados

Fracasso é começar algo e não terminar, fracasso é se conformar com o que a vida te deu, fracasso é não entender o que esta fazendo, fracasso é ser desleal, desonesto, corrupto! Fracassado é desistir sem ter antes “morrido” tentando! Fracassado é quem começa um projeto e quando as coisas ficam difíceis desiste de seus sonhos, esse grupo nem ao menos tem o meu respeito!

Resumo da ópera: Se você for do primeiro grupo provavelmente nunca irá ler essa postagem, pois no fundo não precisa de mim. Se você for do terceiro grupo provavelmente vai me achar um babaca arrogante e vai dizer que só falo merda e deve estar me odiando.. que legal, entra na fila, mas com paciência porque a fila esta muito grande!

Agora, se você for do segundo grupo……. bem, ai estou aqui para ajudar você e posso dar centenas, milhares de exemplos de pessoas normais – que assim como eu – venceram e vencerão na vida por meio do esforço, da dedicação intensa e de uma paixão quase sobrenatural em mudar de vida!

Sei que muitos dizem que reflito meu sofrimento passado em meus alunos e que forço-os a pensar em um sentido, que tento fazer eles serem quem não são, que tento sufoca-los rumo ao sucesso!…. Enfim, essas pessoas que dizem isso estão COBERTAS DE RAZÃO!

Eu amo a vida de meus alunos, mesmo que muitos deles não tenham a menor noção do que isso possa significar! 



139 comentários sobre:
Resultado do INSS …… (Estudo de caso)

  1. JESUSMAR SOUSA TEIXEIRA comentou em :

    Olá. Evandro, dá uma dica aí, por favor. Fui aprovado. Lembro que me inscrevi para uma cidade que está ligada a uma gerência executiva. Numa eventual convocação, serei convocado pela gerência ou pela cidade?

  2. JESLEY comentou em :

    Olá!
    Boa tarde.
    Gostaria de saber se a foto para declarar condição de negro ou pardo é só colocar uma folha com data e tirar a foto. Se alguém puder ajuda com alguma dica.

    Att. Obrigado.

  3. jean comentou em :

    Boa tarde Alfartanos!
    Gostaria de saber se a Equipe do Alfacon pode falar algo a respeito de uma publicação de que será realizado um novo concurso do inss, dessa vez, como diz na publicação, com quase 4 mil vagas para técnicos. O Alfacon continuará disponibilizando cursos e materiais para esse possível novo concurso?

  4. Dayenne Samanda comentou em :

    As mesmas pessoas que hoje nos enchem dizendo: “VOCÊ ESTUDA DEMAIS,CONCURSO É FRAUDE”.Serão as mesmas pessoas que dirão amanhã: “Sua vida é mole,teve sorte! ”

    Afinal, Esforço e Sucesso causam a mesma sensação para os fracassados!

    Vamos ter tesão em mudar de vida galera!!

    AlÔ VC!!!

  5. Grasiela Rigotti Cardoso da Silva comentou em :

    Não ueslei 99 é uma excelente nota ,faz favor….vc tá bem.

  6. Grasiela Rigotti Cardoso da Silva comentou em :

    Alguém responda ao
    ueslei jr comentou em 22 de junho de 2016 às 09:14:

    As vezes acho estes comentários muito oba,oba, e ninguém responde nada o que é perguntado.

  7. Grasiela Rigotti Cardoso da Silva comentou em :

    Só gostaria de saber 82 pontos é uma nota ruim tem chance de ser chamado como excedente?Alguém, não vale dizer que é conforme a gerência pq eu sei, é só pra ter uma base se é ruim ou não a nota.

    • ueslei jr comentou em :

      Bom, espero que você entre, mas acho que não é boa nota.

      Eu fiz 99, e estou com medo de ficar de fora.

    • Denise- Trindade-Go comentou em :

      Só pra eu entender…excedente é o mesmo q dizer cadastro de reserva??

    • Pollyanne Rodrigues comentou em :

      Também fiz 99 e estou nos excedentes. Na minha gex, quem fez menos de 97 tá fora da lista. Grasiela, vc tem olhar as notas das outras pessoas da sua gex, mas a maioria está acima de 90

    • Pollyanne Rodrigues comentou em :

      Sim, Denise, excedentes são os reservas rsrs

    • Larissa comentou em :

      Pollyanna,
      Vc foi muito bem!!! Espero que seja chamada!

    • Larissa comentou em :

      *PollyannE

  8. ueslei jr comentou em :

    O cespe publica uma lista preliminar com os nomes do canditados com suas notas “puras”, sem aplicar as perdas e ganhos das questões anuladas.

    Depois faz o cálculo das questões anuladas, acrescentando ou retirando pontos de acordo com os respectivos gabaritos, com isso no dia 15/jul solta a lista com os aprovados.

    Isso ai foi o que li em outro blog.

    Alguém ai sabe se isso é verdade?

    • Denise- Trindade-Go comentou em :

      Nunca tinha ouvido falar isso…vou recalcular minha nota então pra ver se aplicaram ou não o valor das questões anuladas. Eu pensava q essa nota já incluía tudo.

    • Heloisa - RS comentou em :

      o concurso do DPU foi assim. Mas eu fiz os cálculos com a retirada dos pontos errados e bateu a nota. Acho que essa lista já está tudo calculado. É só esperar a lista de classificação agora.

    • Pollyanne Rodrigues comentou em :

      Acredito que não seja verdade, as notas já estão de acordo com os gabaritos definitivos. A minha pelo menos está. Até pq mudaram a questão do Pedro SE e tá todo mundo reclamando que perdeu ponto com ela.

  9. Elis Rute Fortaleza CE comentou em :

    Gosto muito de estudar no Alfa e não consigo trocar por outro curso. Mas nem sempre tenho como investir nos cursos alfacon e então recorro à outras apostilas ou aos antigos pdf’s de cursos alfacon que já fiz. E como o Evandro falou “pode demorar, mas um dia vai dar certo”.

  10. Leticia Teixeira - Monitora Alfacon Online - Salvador/Bahia 💙🎀 comentou em :

    Bom dia meu povo
    VIVOS? ANIMADOS? OLHA QUE MARAVILHA: Temos a oportunidade de começar hoje UMA NOVA HISTÓRIA!

    • alex sp venceslau comentou em :

      bom diaaaaa…….

    • Mariana Guimaraes -Salvador-BA comentou em :

      Bom dia!

    • Ludmila Santiago - S.M.A - Goiás comentou em :

      BOM DIAAAA!

    • Keila Sasso - Pato Branco/PR comentou em :

      Lê, tenho uma dúvida sobre o INSS, será que vc pode ou quem poderia me esclarecer..
      Fiz 83 pontos para Cascavel, (A maior nota salvo engano foi 103) imagino que a nota de corte vá ficar em 92 ou 94 pontos, existe chance de ser chamado mesmo assim? Ou se ficar fora da nota de corte já era?

  11. Rafael Rodrigues Gonçalves Guaíra-PR comentou em :

    não estudei só no alfa para esse concurso mas a base foi aqui, muito obrigado pelo apoio e também por ter renovado aquele meus curso do inss, em janeiro, sem cobrar nenhum centavo a mais e também pelo vários simulados disponibilizados só assim consegui 87 pontos e a 38° dourados/ms (se tiver feito a classificação correta). ALFARTANOS FORÇA!!!

  12. Marcia comentou em :

    Fiz 37 mo básico e 45 previdenciario , somam 82 pontos. No PI.

  13. GESSÉ_PE comentou em :

    BOA NOITE A TODOS SOU DO SEGUNDO GRUPO MEU NOME LA LISTA? NEM CHEIRO MUITA TRISTEZA INFELIZMENTE .