MANTENHA A MOTIVAÇÃO

se-nao-puder-voar-corra-se-nao-puder-correrSalve, salve, Alfartanos! VOCÊ ESTÁ MOTIVADO? VOCÊ ESTÁ REALMENTE DANDO TUDO DE SI EM BUSCA DA SUA APROVAÇÃO? VOCÊ TRANSFORMA DESAFIOS EM GRANDES OPORTUNIDADES?

A motivação é fundamental para se dedicar aos estudos. Quando a perdemos, nossa vontade de estudar diminui ou até desaparece. Cada vez que você desiste de um sonho, você joga fora um pedaço do seu futuro. Isso vale a pena?

Não perseguimos uma coisa passageira, que fica velha e se perde com o tempo. Perseguimos uma aprovação, que garantirá a sua estabilidade, a tranquilidade para sua família e a grande chance de poder repousar a cabeça sobre o travesseiro e dormir tranquilo, certo de que sua vida financeira está bem encaminhada. Quem não gostaria de uma chance como essa? Quantos estão dispostos para enfrentar as dificuldades que essa batalha traz?

Preparamos para vocês algumas dicas para manter a motivação. Só continue lendo se realmente for um vencedor!

SEMPRE MANTER O FOCO

Para ter vontade de estudar, não perca o foco lembrando-se sempre dos motivos que te levaram a escolher determinada carreira pública. Por exemplo, se você está interessado no concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal, devido à remuneração e à estabilidade, escreva em um papel os motivos que o levaram a optar por este concurso e coloque-o próximo ao seu local de estudos. Se você quer passar para Polícia Federal, imprima a imagem de um distintivo, cole em frente ao seu local de estudos, leia notícias sobre as ações e operações da PF, e assim por diante.

 

Confie em você

Ninguém confia mais em você do que você mesmo. Por outro lado, há um risco muito grande se você não confiar em si. É importante que você acredite que passará no concurso como resultado de seu esforço. Ser aprovado é mais do que sorte: é estudo, treino e dedicação. Você é capaz desde que estude o necessário. A grande vantagem da carreira pública em relação à privada é que só depende de você: não precisa ter boa aparência, condução própria, ser simpáticos e não há entrevista; basta passar no concurso.

 

Imagine-se aprovado

Imagine-se na carreira pública que escolheu e a sensação de dever cumprido com a sua aprovação no concurso e de todas as mudanças que ocorrerão. A lembrança destas imagens e de seus sonhos serão bastante motivadores durante seus estudos.

 

Não pense somente em um concurso

Geralmente o candidato começa a se preparar para concursos escolhendo uma determinada carreira. Porém, é importante que o estudante tenha em mente que:

  • existem vários concursos públicos acontecendo diariamente nos mais de 5.500 municípios, nos estados e na União;
  • quando você estuda as matérias comuns está se preparando para vários concursos;

Assim, aproveite as oportunidades e preste todos os concursos que achar interessante. Além de ser um ótimo treino, existe a chance de ser aprovado, nomeado e continuar estudando para a carreira mais desejada como funcionário público, recebendo e gozando dos direitos de um servidor público.

 

Você pode aprender qualquer matéria do concurso

Ao iniciar seus estudos o candidato se pergunta: mas como aprenderei estas matérias? Como aprender Direito sem ser advogado? Como aprender Matemática Financeira sem ser matemático?

É importante lembrar que quando você estuda uma matéria para o concurso você estuda para passar na prova e não para exercer a profissão relacionada com a matéria. Assim, o que torna possível que um candidato que não seja advogado tenha êxito em uma prova de Direito é que cai na prova somente a lei (e não a prática).

O mesmo ocorre com a Matemática Financeira e com uma característica importante: não é permitido o uso de calculadoras. Assim, mesmo que o candidato saiba a matéria tem que praticar.

 

Organize seu tempo de estudos e descanso

É fundamental organizar o seu tempo de estudo e de descanso. Verifique periodicamente o seu planejamento do tempo de estudos e, se necessário, faça uma nova programação mais adequada à sua realidade. Constate o seu progresso: o que falta estudar e o que já estudou. O acompanhamento do seu rendimento é muito importante para a sua motivação.

 

Não pense no total de concorrentes

Hoje em dia os concursos públicos costumam ter muitos inscritos. Dividindo o total de inscritos pelo total de vagas temos a relação candidato por vaga, isto é, quantos disputam cada vaga. Não pense nesta relação durante seus estudos. Provavelmente você ficará preocupado e isto afetará negativamente sua motivação. Esta relação induz a erro pois, além destes candidatos não estarem igualmente preparados, temos que:

  • 10% a 20% dos candidatos não comparecem ao concurso. Isso mesmo: pagam pela inscrição e não comparecem. Este fato ocorre por vários motivos como a falta de acompanhamento do concurso (o candidato nem soube da prova) ou pelo desânimo daqueles que se inscreveram por impulso, não estão preparados e sabem que não têm chances de aprovação;
  • a maior parte dos candidatos não está preparada e vai fazer a prova contando somente com a sorte. Estes não oferecem uma concorrência real. A probabilidade de acertar todas as questões da prova chutando é menor do que de acertar na SENA. Lembre-se que o concurso tem matérias e formas de abordagem que se o candidato não estudou, terá grandes dificuldades para resolver.

 

Pense no concurso como mais uma prova

No lugar de imaginar todos aqueles concorrentes que estão interessados na sua vaga procure imaginar o concurso como mais uma prova dos tempos de colégio ou faculdade. Imagine que é uma prova que você tem que tirar uma determinada nota para passar como, por exemplo, nota 8 (aliás, acertar 80% da prova é uma nota que garante a aprovação na maioria dos concursos).

A vantagem de ver um concurso desta forma é que passa a depender somente de você, de seus estudos e seu desempenho na prova. Encarar o concurso desta forma torna a sua aprovação possível.

215 ideias sobre “MANTENHA A MOTIVAÇÃO

  1. Travando pra c*&%$@!!

    Hoje a maior parte da transmissão foi “zicada”

  2. vlw che as vezes bate um desanimo algo que parece impossivel mais estou na luta, so animo qnd vejo esses postes para recarregar a energia

  3. Leticia, poderia verificar junto a coordenação as aulas da proxima semana, para o reta final??

    Por favor, flor!!

    • Pode deixar ,amada!!!!

  4. Jason de novo? Ele não dormiiu,fato!! kkkkkkk
    Parceria é parceria,tá vendo aííí

  5. Ela poderia explicar qual das aposentadorias é facultativa o fator previdenciário e em que momento ele é

    • Ela já falou! No caso da aposentadoria por idade,no caso dos deficientes também é,mas isso ela deve falar quando foi explicar ap dos deficientes

    • Na verdade assim,pra ficar mais claro.
      No caso da ap por idade ele só é aplicado pra beneficiar.
      E no caso do deficiente, tem que fazer o cálculo com e sem o fator,daí o mais benéfico é que será aplicado.
      Entende? Fiquei com medo de ter ficado muito vaga a informação

    • Capaz Maria, eu entendi, tu já tinha explicado bem e agora explicou melhor caso alguém ainda não tinha entendido

  6. Sei bem como é esse negócio de ser grande e desengonçado professora kkkkkk Eu tenho 1,98m

    • rsrsrs
      só não precisa ser desengonçado! Trabalha a postura, altura é elegância ! :D

  7. Boa tarde, galerinhaa!!!! Deus abençoe vocês!

Os comentários estão fechados.