AS MANIFESTAÇÕES DIVIDEM O BRASIL – ATUALIDADES

dica cheSalve, salve, Alfartanos! Julguei o momento muito oportuno para deixar aqui uma dica de Atualidades, que obviamente envolve outros campos de estudo dentro da perspectiva do concurso público.

O Brasil vive momentos de tensão, e isso não é de hoje. As tensões políticas foram acentuadas com as eleições de 2014, a crise econômica acentuada pela crise política, desdobramento da Operação Lava Jato. Realmente um cenário cheio de informações e assuntos que podem confundir você na hora da prova.

Há de se considerar que sua prova não exigirá de você um posicionamento político. Não adianta discutirmos questões ligadas a culpa ou inocência dos envolvidos. Temos que ficar cientes acerca dos fatos. Muitos reclamam que a matéria de Atualidades só aborda aquilo que a grande mídia diz. Isso é óbvio! Claro que abordamos isso, afinal, a Cespe-UnB cobrará em suas questões aquilo que foi noticiado pela mídia ou a opinião do Zé que discute política no Bar do Baiano? Por isso, o que vale agora é ficar atento ao que os noticiários estão abordando.

Estabelecer a linha que une a sequência de acontecimentos também é muito bom, pois isso favorece a conexão de ideias. As bancas tem interesse por temáticas associadas a: movimentos sociais, crises políticas, crises econômicas. Isso é clássico das provas e concursos. O fato deve ser considerado sem paixão ou emoção. Deixar que a identidade política ou pessoal influencie na interpretação de uma questão, é o mesmo que pedir para errar a questão.

Como os assuntos relevantes atuais poderão ser cobrados então? A resposta é simples, serão cobrados de forma informativa e imparcial. Vamos simular aqui uma questão envolvendo a polêmica da babá que acompanhava os patrões nas manifestações do dia 13 de março. A prova não vai querer saber se isso é justo ou injusto, certo ou errado, bom ou ruim. Ela vai querer saber se você está ciente desse fato que foi amplamente noticiado.

Veja o exemplo de como a Cespe poderia cobrar a questão:

Sobre os acontecimentos que marcaram o primeiro semestre de 2016, julgue o item seguinte:

“Nas manifestações de 13 de março uma das cenas que chamou a atenção e foi amplamente divulgada pelas mídias sociais, foi a fotografia de uma babá que acompanhava seus patrões rumo a caminhada cívica. Os internautas questionaram o fato e o episódio provocou discussões nas redes sociais.”

Viram? A questão não pediu se foi justo ou injusto ou qualquer tipo de opinião. Ela relatou o fato e quis saber se o candidato estava por dentro do ocorrido. Sim, essa questão estaria correta.

Outro exemplo:

Acerca das manifestações ocorridas no primeiro semestre de 2016, e correto afirmar que foram influenciadas, entre outras coisas, pela nomeação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva para Ministro da Casa Civil, o que provocou um acentuamento da crise política no país.

Sim, está correto. Mais uma vez percebemos que a questão não quer saber se o Lula é culpado ou inocente, se a Dilma deveria ou não tê-lo indicado. Simples assim! Da mesma maneira a questão poderá associar o nome de Lula ao triplex no Guarujá e ao sítio em Atibaia, sem querer saber se ele é realmente o dono ou não. Independente da sua postura política, você tem que saber que o nome dele estava ligado as investigações sim, e é assim que a prova poderá cobrar.

Minha preocupação com esses assuntos decorre do fato de que muitas vezes nos envolvemos em discussões e não prestamos atenção naquilo que realmente importa para o seu concurso.

Abaixo uma sequência de assuntos interessantes e conectados:

  • Operação Lava Jato
  • Petrolão
  • Envolvimento de agentes públicos, políticos, empresários, empresas e Petrobrás
  • Delação Premiada
  • Prisão de Delcídio
  • Investigação de Lula
  • Manifestações contra o governo
  • Nomeação de Lula para um ministério
  • Grampos telefônicos
  • Protestos e manifestações.

Alfartanos, espero que essa orientação tenha ajudado a organizar os assuntos presentes e também informado sobre o que realmente importa no momento da sua preparação.

98 ideias sobre “AS MANIFESTAÇÕES DIVIDEM O BRASIL – ATUALIDADES

  1. oi

    Quem pode fazer uma análise sintática dessa frase pra mim?

    Se examinarmos as fábulas populares. )

    Resposta ↓

    LeandraFortalezaCE
    comentou em 18 de março de 2016 às 11:28:
    E se possível passar para voz passival.

    LeandraFortalezaCE
    comentou em 18 de março de 2016 às 11:35:
    Gente

    Por que nao posso passar essa frase para passiva?

    Um jovem a conduz.

  2. Quem está me acompanhando logo cedo? Bom dia!

  3. Aaah, acordei 5h da manhã (no meu aniversário hahah) para estudar e a vídeoaula não carrega :/

    • E mais exercícios !!!

      Café & Exercícios = dupla viciante da bixiga !!!!

  4. E mais uma vez questiono.. Ficaremos mais uma semana sem simulados no qstao? Que descaso é esse?

    • Concordo c vc, querida. Já fiz várias vezes essa pergunta, mas não obtive qualquer resposta.

    • assinei o site do Qstão porque a propaganda é que tínhamos simulados toda as semanas, mas foram só propagandas…

    • Concordo Maria Helena,já reclamei tbm, mas infelizmente,nada foi feito,ideal, seria simulado todo domingo,no curso regular pra quem tem e no qstão pra quem é assinante. Mas nada,até agora.Falta 2 meses para prova.

    • Olá,
      Não há previsão de novos simulados, no momento disponibilizamos 111 simulados no total, mas você poderá usar parte de questões e fazer filtragem por matéria não ficando apenas em simulados já prontos.

      resposta do site

  5. OLHA QUE SURPRESA LINDA! O Super Aulão de Direito Penal com Evandro Guedes e Emerson Castelo Branco disponibilizado completinho para você e GRÁTIS! Só o Alfa faz isso por você. <3 Não pule do barco! Está esperando o quê? :D

  6. Boa noite a todos, quero saber se há algum prazo de entrega p/ apostila do reta final do inss.
    agradeço desde já.

  7. OO

    Boa noite!
    Entrando aqui para parabenizar as aula da Fernanda (RLM – INSS). A equipe de exatas se completa, assim como a das demais disciplinas. São didáticas que se completam. =D

    Vinícius Martins – Colatina\ES, não tenho o curso do IBGE, mas vc tem minha solidariedade. É um colega solícito e prestativo, o que demonstra sua dedicação e foco.

    • concordo contigo Larissa, já tinha assistido aula com a Fernanda e a didática dela é muito boa. Parabéns

  8. Boa noite, quero deixar aqui minha última indignação com o curso do IBGE do Alfa. Exato um mês para a data da prova e ainda faltando aulas no curso regular. Sem falar no curso de exercícios, que anunciaram e até hoje nada, pelo jeito nem vai sair. Alfa é um excelente curso, para concursos grandes. Os menores você não tem o mínimo de valor, comercializam mas não vale, é um descaso.

    • Vocês vacilaram, e nós alunos é que vamos sair prejudicados. Não precisa mais gravarem aulas, faltando um mês não é mais tempo suficiente. Apenas espero que isso não se repita com outras pessoas. Sinceramente, estou desacreditado de vocês, o tratamento com o curso não correspondeu da maneira esperada. Esperava muito mais. IBGE no Alfa é enganação.

    • A SUA ACUSAÇÃO NÃO PROCEDE VINÍCIUS LARGA DE SER VITIMISTA RAPAZ NINGUÉM TEM PROMETEU NADA CARA SE TOCA !!!!

      VAI ESTUDAR CARA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Meu caro Willian, não foi prometido mesmo, pior, foi COMERCIALIZADO. Venderam um curso que até agora não saiu. Talvez você não seja aluno do IBGE, então posso te explicar como foi.

    • Puxa Vinícius, é triste sim, mas estou encaminhado todo seu depoimento para o setor competente.

    • Vini, encaminhei seu comentário a equipe!

    • Então, eu também comprei logo de cara, achando que ia ser no mesmo nível do IBGE e até agora nada. Muito triste isso! :(

    • Complicado,antes de qualquer,nós alunos,somos consumidores e alfa é um fornecedor de serviços.
      Se não tem tempo hábil, e estrutura,para,dar suporte a outros cursos de menor expressão,acho não deveria vender.
      Sou solidaria a você Vinicius,tem direito de reclamar,por que ainda, estamos num país tem liberdade de expressão.Temos aprender,respeitar a visão do próximo.

    • Obrigado Leandro e Leticia.

      Sim, Mel, é o que penso também.. Acaba arranhando a imagem do curso essas situações.

  9. Gente

    Para ter direito a uma renda mesal de 100%SB de aposentadoria por idade o homen precisa contribuir 30 ou 35 anos? Help!

    • O aposentado por idade terá renda mensal de 70% do salário-de-beneficio, mais 1% deste por grupo de 12 contribuições mensais até o máximo de 30%, não podendo ultrapassar 100% do salário-de-benefício. Ou seja, 30 anos de contribuição = 30% fechando assim os 100% do salário-de-benefício.

    • Por idade tem que além de ter completado 65(homem), 60(mulher), tem que ter no mínimo 180 contribuições(15 anos). Receberá 70% mais 1% a cada grupo de 12 contribuições, até o limite de 30%. ACHO QUE É ASSIM, ALGUÉM ME CORRIJA SE EU ESTIVER ERRADA.

  10. Algum monitor??? ta impossivel assistir as aulas do regular, travando e caindo toda horaaa..
    Tem dois dias jaaaaaa…

  11. Gente, alguém mais não está conseguindo assistir as aulas do INSS online? Notei que mais cedo tiveram comentários referente a este problema, mas ainda não normalizaram? Não consigo assistir!

Os comentários estão fechados.