A ANGÚSTIA DO CONCURSEIRO

Faca-seu-destino-pois-somos-frutos-das-nossas-escolhas-Salve, salve, Alfartanos! O ano de 2016 começou agitado. Muitas oportunidades apareceram para aqueles que desejam mudar de vida. Para nós, do AlfaCon, há uma felicidade imensa em saber que muitas chances são ofertadas para aqueles que realmente desejam um caminho melhor e um futuro mais confortável.

Diante dessa situação, as dúvidas surgem numerosas também. Qual concurso fazer? Como devo me preparar? Estou me preparando do jeito certo? É assim mesmo? Será que vou conseguir? E se chegar o dia e eu não estiver preparado? E se eu não passar?

Essas dúvidas só não são piores do que as afirmações catastróficas que fazemos ou ouvimos: Isso é perda de tempo! Se você fosse procurar um emprego, seria mais útil! Não vai sair esse concurso! Os aprovados já são carta marcada! Não é bem assim que nem esse povo fala! Não dá para estudar pela internet! Eles só querem seu dinheiro! É muito difícil passar num concurso assim! Quem passa já estuda há muitos anos! A lista não tem fim. É como se todo mundo quisesse opinar sobre nossa vida, e deixar em nossa cabeça a marca do dissabor de um fracasso anunciado.

Vamos parar com tudo isso, respirar fundo e agir de maneira lógica e racional. Somos livres para fazermos escolhas. Todos os dias vivemos dilemas e temos que escolher qual decisão tomar. Isso vai desde a roupa que vamos vestir até o concurso que vamos prestar. Toda a escolha traz uma renúncia, já sabemos disso também. Cada vez que optamos para algo, abrimos mão de uma infinidade de situações que impediriam que tivéssemos êxito em nosso objetivo. Por exemplo, alguém que escolhe ser atleta, abre mão de hábitos e costumes alimentares, precisa buscar seu condicionamento, precisa enfrentar desafios de superação. Se bem que essa história de atleta eu só conheço na teoria!

Independente do caminho que você escolheu, você teve que fazer renúncias e abrir mão de coisas que talvez você até gostasse. Isso não é segredo.

O que esquecemos, ou não sabemos, é que a liberdade de fazer escolhas também traz um sentimento chamado angústia. Sim, a angústia é resultante da nossa liberdade, e é a angústia que tanto nos perturba.

Quando buscamos conselhos de alguém, estamos na verdade querendo acalmar a nossa angústia. Quando pedimos para alguém nos ajudar numa decisão, no fundo estamos transferindo parte da responsabilidade dessa decisão e acalmando nossos ânimos.

Já ouvi alunos pedindo assim: Professor, qual concurso você acha que eu devo prestar? Essa pergunta, além de demonstrar a busca de um conselho, também é uma maneira de aliviar o peso da escolha. É como se quiséssemos ouvir de alguém uma dica que diminuísse a carga que carregamos todos os dias.

Pois é meus caros Alfartanos… A escolha é algo que depende inteiramente de cada um de nós. Não é fácil conviver com dilemas cotidianos, mas são esses dilemas que afirmam todos os dias que somos humanos. Essa angústia é uma exclusividade nossa, e graças a ela podemos afirmar que somos livres.

63 ideias sobre “A ANGÚSTIA DO CONCURSEIRO

  1. E quando o concurso nunca sai? Realmente é uma parte da vida bem complicada de se lidar! kkk Mas sei que vai valer a pena todo esforço e dedicação!
    Obrigado Profº!

  2. Em alta voz clamo ao Senhor;
    elevo a minha voz ao Senhor,
    suplicando misericórdia. Derramo diante dele o meu lamento;
    a ele apresento a minha angústia.

    Salmos 142:1-2

    quando estiver angustiado clame a Deus!
    bom final de semana a todos!
    Amem!

    • Amém!!
      ” Os justos clamam, e o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas angústias.” – Salmos 34:17

    • Na palavra do Senhor em Jeremias 32:27
      Eis que eu sou o Senhor,o Deus de todos os viventes;acaso,haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?
      Reflexão: Lembre-se de uma coisa:nada para Deus é impossível na sua vida.
      na palavra do Senhor diz: Se me pedirdes alguma coisa em meu nome,eu farei.
      João:14:14
      fale de Jesus,fale das maravilhas que ele fez em sua vida em qualquer lugar

  3. Boa noite Alfartanos!

    Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.

    Excelente mensagem, prof Che!!
    Obrigado por compartilhar conosco!!

  4. Boa noite
    #TamuJunto
    FORÇAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  5. Ai é muito difícil esse momento de preparação : há perdas em todos os sentidos da vida, mas é preciso ter forças p levantar a cabeça e seguir e vcs do alfa sempre nos conforta com suas ménsagens

  6. Alfartanos, força! E foco na missão: “estudação”, “estudação” e muita repetição dela!

  7. Toda escolha implica em tomar decisões que são importante para nós, que implica em perdas ou deixar algo para depois. Temos que decidir qual é a melhor opção naquela momento, mas sempre temos que escolher o que será bom e racional.

  8. Alfartanos forca, sabias palavras, todo dia passamos por tudo isso, matamos um leão por dia, e sabemos que a vitoria mais cedo ou tarde ela chegará. \o/

  9. Olá alfartanos, alguém sabe me dizer se eu posso fazer a prova do INSS em uma cidade por exemplo, Caruaru-PE e concorrer à gerência executiva de Blumenau- SC ?

Os comentários estão fechados.