A SIMPLICIDADE É A CARA DA FELICIDADE!

10174978_674444416030982_4422810198213998717_nSalve, salve, Alfartanos! Como gostamos de complicar as coisas! Como gostamos de encher nossa cabeça com perguntas e afirmações sem fundamento. Questionamos tudo, pelo simples fato de questionar. Saturamos nossa vida com pontos e pontos de interrogação, sem prestar atenção nas respostas que todos os dias se desdobam abaixo do céu.

A vida não é um jogo onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.

Conseguiram entender? A felicidade é simples. Está nas coisas simples, e se manifesta de maneira simples. Nada muito complexo pode trazer a felicidade. Ela está justamente na alegria que temos por aquilo que conquistamos.

Tudo o que é belo tende a ser simples. Afirmação generalizante? Não sei. O que sei é que a beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins. Vida que se ocupa de ser só o que é.

Não há num jardim de flores, não há angústia nas rosas, nem ansiedades nos jasmins. Cumprem o destino de florirem ao seu tempo e de se despedirem do viço quando é chegada a hora. São simples. Não ficam questionando o lado do sol, as gotas da chuva, o tempo, o adubo ou a terra onde fincam suas raízes.

Não querem outra coisa, senão a necessidade de cada instante. Não há desperdício de forças, não há dispersão de energias. Tudo concorre para a realização daquele momento. Acolhem a chuva que chega e dela extraem o essencial. Recebem o sol e o vento, e morrem ao seu tempo.

O cansaço se torna maior quando desperdiçamos nossa energia com as coisas que não nos dizem respeito. Quando sairá o edital? Será que a prova estará difícil? Qual será a nota de corte? Preocupações tolas que ocupam um tempo precioso que poderia ser destinado para uma preparação eficaz e sobretudo eficiente.

 Simplicidade é um conceito que nos remete ao estado mais puro da realidade. A semente é simples porque não se perde na tentativa de ser outra coisa. Ela será uma árvore, não importa o tempo que isso demora. Ela não tenta ser uma outra árvore, ela simplesmente deixa o tempo passar.  É o que é. Não desperdiça seu tempo querendo ser flor antes da hora. Cumpre o ritual de existir, compreendendo-se em cada etapa.

Quantos ALFARTANOS já abandonaram o caminho pelo fato de não aceitarem que algumas conquistas demoram mais do que as outras. Quantos já desistiram pelo fato de que as coisas não aconteceram exatamente como eles queriam. Não souberam buscar na paciência o combustível da sua espera.

Simplicidade é querer uma coisa só. Uma coisa de cada vez.  O muito querer nos deixa complexos demais. Queremos muito ao mesmo tempo, e então nos perdemos no emaranhado dos desejos. Há o risco de que não fiquemos com nada, de que percamos tudo.

Viver um dia de cada vez, celebrando cada vitória como se fosse a última vitória da nossa vida! Cada conteúdo aprendido, cada exercício resolvido deverá ser festejado como se fosse uma prova concluída. Assim diremos como são importantes as pequenas conquistas do cotidiano.

Aquele que muito quer corre o risco de nada ter, porque o empenho e o cuidado é que faz a realidade permanecer. O simples anda leve. Carrega menos bagagem quando viaja, e por isso reserva suas energias para apreciar a paisagem. O que viaja pesado corre o risco de gastar suas energias no transporte das malas. Fica preso, não pode andar pelo aeroporto, fica privado de atravessar a rua e se transforma num constante vigilante do que trouxe.

Quem muito complica a vida fica cansado antes mesmo da viagem começar. Coloca os problemas acima das soluções. Coloca obstáculos no caminho e dificulta um trajeto que por si só não teria complicação alguma.

A simplicidade é uma forma de leveza. Nas relações humanas ela faz a diferença. O que cultiva a simplicidade tem a facilidade de tornar leve o ambiente em que vive. Não cria confusão por pouca coisa; não coloca sua atenção no que é acidental, mas prende os olhos naquilo que verdadeiramente vale a pena.

Para você Alfartano, o que vale a pena? Para o que exatamente você está se preparando? O que realmente você quer?

Pessoas simples são aquelas que se encantam com as coisas menores. Sabem sorrir diante de presentes simbólicos e sem muito valor material. A simplicidade lhes capacita para perceber que nem tudo precisa ter utilidade. E por isso é fácil presentear o simples.

Acorde todos os dias querendo apenas mais um dia. Imprima em cada tempo presente a marca de uma vida inteira. Viva na certeza de que uma eternidade espera por você, mas ao mesmo tempo viva na certeza de que você precisa dar ao mundo a tonalidade que deseja ver. Você é o único responsável pela beleza das coisas, portanto, não culpe os outros se o seu diz for cinza, ele somente será cinza se você pinta-lo dessa cor. Somos responsáveis pela forma como vemos o mundo e consequentemente pela forma como o mundo nos vê!

Tenho uma intuição de que quando eu simplificar a minha vida, a felicidade chegará em minha casa, quando eu menos esperar



115 comentários sobre:
A SIMPLICIDADE É A CARA DA FELICIDADE!

  1. Ronaldo Gomes Souza comentou em :

    Voz no deserto.

  2. Mayara comentou em :

    PARABÉNS ao autor desse texto.
    Reflexão de grande valia.

  3. Jamile - (Salvador\BA) comentou em :

    testando!!

  4. Ronaldo Gomes Souza comentou em :

    Por favor, gostaria que comentassem essa questão, dizendo qual é sua opinião sobre ela.
    Na oração “Às ações que sente ânimo de praticar” o pronome “que” exerce a função sintática de complemento de “praticar”. A afirmação de que ela está correta procede, pois fiquei em dúvida. A Resposta do gabarito é certo.

  5. RUTHENNE/ Pernambuco comentou em :

    estava precisando dessas palavras.

  6. Fernanda Rocha - Santa Maria RS comentou em :

    Showww o texto. Realmente (e infelizmente) possuímos o hábito de complicar demais a vida. Estou começando a jornada de concursos agora e nem quero saber de edital!! Por mim pode demorar, hehehe. Estou procurando focar em estudar, memorizar e gostar de fazer isso porque estudar sem vontade não ajuda ninguém. Abraços!!

    • Silvana comentou em :

      Como mudo a foto aqui?

    • Ronaldo Gomes Souza comentou em :

      É isso aí Fernanda. Faz um bom tempo q estou estudando p o INSS, independente de edital. Tem q ser assim msm p solidificar o aprendizado.

  7. Vanessa Goiânia-GO comentou em :

    Como eu faço pra mudar a foto daqui

    • Carlos Augusto Vitória-ES comentou em :

      Foi, = )

    • Silvana comentou em :

      “A beleza se encontra na simplicidade”

  8. Alan Linhares - Torres/RS comentou em :

    Uma dúvida sobre o concurso do INSS: Posso realizar a prova em uma cidade que não pertence a Gerência Executiva?

    Exemplo: Posso realizar a prova em qualquer local do ANEXO III e escolher uma Gerência Executiva da qual desejo concorrer.

    Obrigado!

    Bons Estudos…

    • Dani (Aracaju-Se) comentou em :

      Pode sim!

    • Alan Linhares - Torres/RS comentou em :

      Obrigado Dani!

  9. Elizandra- Jaguari - RS comentou em :

    nós do ONLINE somos carentes :(

  10. Elizandra- Jaguari - RS comentou em :

    bem que o Alfa poderia trazer pra nós do ONLINE (a parte do curso regular) , aulas transmitidas ao vivo e também a parte de exercícios no sábado ao vivo igual ao presencial, é apenas uma ideia.

    • LeandraFortalezaCE comentou em :

      e simulados.