O PRESENTE NOSSO DE CADA DIA – UMA DOSE DE MOTIVAÇÃO

ovsdkh4yxbfSalve, salve, Alfartanos! Hoje quero falar de uma coisa muito bonita, que ao meu ver, é um dos sentimentos mais lindos que existe: gratidão!

A gratidão pode ser vista como um grande tesouro em nossas mãos. Aquela sensação de satisfação e felicidade pelo passado, pelo presente, e uma força gigantesca para encarar o futuro sem medo do que virá adiante. A gratidão é a maior medida do caráter de uma pessoa. Uma pessoa grata é uma pessoa fiel, não te abandona, está sempre contigo. Nela você sempre pode confiar. A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã. Todo o nosso descontentamento por aquilo que nos falta procede justamente da nossa falta de gratidão por aquilo que temos.

O problema sempre começa quando esquecemos de quantos presentes ganhamos todos os dias. Aqui no blog aparecem algumas pessoas dizendo que precisam de motivação, que precisam de força para continuar. Eu não entendo como isso é possível! Ser capaz de pedir algo motivador é a maior motivação que pode existir. Só podemos pedir algo se estivermos vivos, e estar vivo é a maior motivação do mundo. A partir disso, tudo é possível. O que falta nos corações muitas vezes é o reconhecimento pela dádiva que recebemos todas as manhãs. Acordar é uma vitória, acordar é uma satisfação. É ter uma oportunidade nova e saber que somos responsáveis por nós mesmos. É uma chance que a vida nos concede. É o grande momento para fazer tudo mudar.

Tudo muda, e muda constantemente. Não viva cada dia como se fosse o mesmo dia. Tente fazer uma coisa diferente cada dia, assim a vida terá mais sentido. Tem pessoas que seguem religiosamente uma rotina em sua vida, e reclamam  que tudo está chato. Chato é você que não faz nada para mudar. Chato é você que há anos vai para o trabalho pelo mesmo caminho, diz olá para as mesmas pessoas, repete as mesmas tarefas no trabalho, come as mesmas coisas nas refeições, volta para casa com a mesma cara de bundão, repete o mesmo ritual em casa! Realmente sua vida deve ser uma merda! Faça algo diferente todo o dia. Use um caminho diferente para o trabalho, conheça pessoas novas para fazer amizade, procure conhecer um pouco mais sobre a vida das pessoas que trabalham com você, decore sua mesa de trabalho com temas diferentes, veja com bom humor os rompantes do seu chefe, almoce em lugares diferentes, e para isso não é preciso dinheiro, é preciso criatividade. Volte para casa observando as pessoas pelo caminho, no metrô, no ônibus. Veja como o ser humano é curioso, é diferente. Chegue em casa e convite sua esposa, namorada, mãe, irmão, pai, cachorro, gato, papagaio… para dar uma volta. Caminhar pela rua, sentar numa cadeira no quintal e olhar o céu, olhar as estrelas, observar o universo. Aventure-se pela cozinha, aprenda a cozinhar, aprenda a fazer um bolo, uma sobremesa, leia um livro, descubra bandas e músicas novas. Faça alguma coisa! Viu só? A vida só é chata quando o chato é você!

Há uma grande diferença entre Ambição e Ganância. Sem saber, muitos são gananciosos e acabam ficando cada vez mais frustrados em suas vidas. Vou explicar a diferença:

Ganância é querer sempre mais sem valorizarmos o que temos e Ambição é querer mais, mas com uma felicidade enorme pelas conquistas já realizadas. Ambiciosos vão longe e gananciosos não darão muitos passos. Por isso antes de reclamar pelo que ainda não conquistou, agradeça pelo que já tem.

Diariamente eu chego a simples conclusão de que a vida é tão maravilhosa porque também é feita de colos, de feridas que cicatrizam, de amigos que celebram ou choram junto, de café coado com coador de pano, de gente que pega ônibus ou faz caminhada pela manhã, de quem planta o que se pode comer, de vizinhos que alimentam seus gatos com comida de gente. Que a vida é feita de algumas pessoas que direcionam todo o seu potencial criativo para melhorar a qualidade de vida de gente que eles nem conhecem. A vida e feita de muros, pontes e cais. De aviões que suprimem distâncias e de barcos que chegam. De bicicletas que atravessam cidades. De redes que balançam gente. De rostos que recebem beijos. De bocas que beijam. De mãos que se dão. Que existem pessoas altamente gostáveis, altamente rabugentas, altamente generosas, pessoas distraídas que perdem as coisas, mal-educadas que buzinam sem necessidade, pessoas conectadas que se preocupam com o lixo, pessoas sedutoras e seduzíveis, possíveis e impossíveis, pessoas que se entregam, pessoas que se privam, pessoas que machucam, pessoas que chegam para curar, pessoas cheias de sorrisos, de lições de vida que ficarão guardadas para sempre …

A vida é tão maravilhosa porque ela nos compensa com ela mesma.

191 ideias sobre “O PRESENTE NOSSO DE CADA DIA – UMA DOSE DE MOTIVAÇÃO

  1. Ola .parei para ler e concordo pois a algum tempo venho fazendo coisas diferente cada dia .observo com mais atenção o mundo ao meu redor , e percebi como Deus fez tudo tão perfeito para todos sem privar ninguém mas as pessoas esquecem e acabam olhando somente para o próprio umbigo , se apegam em coisas fúteis deixando de viver. Quem quer algo novo tem que fazer algo novo.

  2. Belo texto amigo.
    Parei para ler refleti na minha vida e atitudes tomadas, concluo que a partir de agora tenho que olhar o mundo de uma forma diferente. Concurso público é difícil mas quem torna impossível ou não, somos nós mesmos. Bora viver com mais alegria para que nossa missão não se torne chata e sim agradável. Força Alfartanos!!!

  3. Lendo tudo isso,concluo: A vida é realmente maravilhosa!
    Parabéns Raizer “coração valente”

  4. Boa tarde ALFARTANOS…acabei de vim de uma prova aqui no AMAPÁ.
    PARA Agente de Saneamento-CAESA-Nível médio Banca INTELECTUS) 06/12/15.
    de MATEMÁTICA/RACIOCÍNIO LÓGICO.
    Parecida que o Prof. Kiolo E Lustosa fizeram ao vivo em um evento esses dias aqui no ALFACON.

    • Um agente de saneamento está realizando um experimento com três torneiras A, B e C com a finalidade de verificar o tempo de armazenamento de água num tanque. Ele utiliza as torneiras A e B como torneiras de entrada e a torneira C como de saída do mesmo tanque. Ao término do experimento ele verificou que: a torneira A, gastou 2 horas para encher o tanque sozinha; a torneira B, gastou 3 horas para

    • para encher o tanque sozinha e a torneira C o esvaziou sozinha em 4 horas. Se ele abrir as três torneiras simultaneamente, o tanque ficará cheio em:
      A)1h30min
      B)1h42min48s
      C)1h42min51s
      D)1h43min
      E)1h43min30s

  5. Boa Tarde Guerreiros!! Depois dessa reflexão recarreguei minhas baterias!!Forçaa!!
    #AVidaéBela
    #Nãovoudesistir

  6. sabe aquela sensação de que o peso do mundo está todo em suas costas, é assim que estou me sentindo.

  7. …Se avexe não
    Que a burrinha da felicidade
    Nunca se atrasa
    Se avexe não
    Amanhã ela para na porta
    Da sua casa
    Se avexe não
    Toda caminhada começa
    No primeiro passo
    A natureza não tem pressa
    Segue seu compasso
    Inexoravelmente chega lá
    Se avexe não
    Observe quem vai subindo a ladeira
    Seja PRINCESA ou seja LAVADEIRA
    Pra ir mais ALTO vai ter que SUAR!!!

  8. Oi Maria Helena,

    Recebi o email, eu nao sabia como chegar ao primeiro passo, entendi direitinho. Obrigada!!.

Os comentários estão fechados.