SEU DIA TEM MAIS DO QUE 24 HORAS?

261Salve, salve, Alfartanos! Quantas horas você gostaria que o seu dia tivesse? É quase unânime dizer que 24 horas não é tempo suficiente para realizar tudo o que gostaria, certo?

Essa sensação de escassez relacionada ao tempo pode estar relacionada à gestão que você faz dele. Portanto, administrar o seu tempo com eficácia faz com que você produza mais e melhor num prazo menor e sabe por quê? Estudos mostram que o planejamento estimula o cérebro a detectar e aproveitar melhor as oportunidades. Ou seja, nosso cérebro está programado para aproveitar melhor as situações em que ele percebe que não temos tempo a perder.

Estudos demonstram que você pode aumentar suas chances de sucesso em 300% ao aprender a planejar seu tempo e suas ações. E entender esse processo é algo bem simples: quanto mais organizado você está em relação ao que você precisa fazer no seu dia, mais clareza e percepção você adquire para realizar seus objetivos, alcançando assim o sucesso.

A gestão eficaz do tempo é aquela que permite realizar mais com menos desgaste de energia. Se todo o seu tempo é consumido por tarefas rotineiras, isso significa que algo está errado, pois você está deixando de priorizar as atividades que contribuem para a concretização dos seus objetivos.

Quando você gerencia bem o seu tempo, você:

  • Produz mais e melhor em menos tempo;
  • Eleva sua performance, sua produtividade e sua qualidade de vida.
  • Diminui o estresse, a ansiedade e a tensão, e faz tudo que você sempre sonhou, mas não conseguia realizar por falta de tempo.
  • Para de ser um escravo do relógio e assume o controle de sua vida.

Mas como saber se você está no caminho certo?

Quando você consegue executar corretamente e, de forma contínua, o planejamento das ações que precisa realizar. Uma forma simples e eficiente de planejamento consiste em seguir estas 4 etapas:

1 – Defina suas prioridades: pergunte-se: o que é realmente importante para mim? Se você prestar atenção, vai reparar que, às vezes, a pressão do dia a dia faz com que demos mais importância a alguns aspectos de nossa vida e deixemos de lado outros. E você quer evitar esse risco e viver de modo mais equilibrado, não quer? Então identifique as prioridades nos diferentes aspectos de sua vida.

2 – Formule seus objetivos: o que você realmente quer atingir do ponto de vista profissional? Pessoal? Financeiro? Familiar? Social? Anote suas respostas e formule seus objetivos. Certifique-se de que eles sejam: realistas, viáveis, atingíveis com prazos determinados, alinhados às suas prioridades.

3 – Elabore ações direcionadas: aqui você identifica as ações necessárias para atingir seus objetivos. Essas ações devem ser realizadas dentro de um prazo definido, e é por elas que você começa a planejar seu tempo. Para identificar as ações, pergunte-se: o que eu, e somente eu, posso fazer e que, se for bem-feito, fará uma grande diferença para a realização dos meus objetivos?

4 – Encaixe as atividades rotineiras: depois de colocar em seu planejamento as ações necessárias para atingir seus objetivos, comece a encaixar as demais atividades da seguinte forma:

Identifique as tarefas do dia a dia que você mesmo precisa fazer e delegue as que você não precisa.

Seguindo essas dicas, seu dia continuará tendo 24 horas, mas você saberá aproveitar muito melhor o tempo disponível.



105 comentários sobre:
SEU DIA TEM MAIS DO QUE 24 HORAS?

  1. Mac comentou em :

    Preciso fazer isso

  2. Catia Muller comentou em :

    testando acesso gravatar que tinha perdido

  3. Catia Muller comentou em :

    boa tarde

  4. Marcos- Pelotas - RS comentou em :

    Valeu Desireê.
    Um abraço

  5. nilza xinguara /pa comentou em :

    alguém sabe informar , se o alfacon vai produzir á apostila do TRE -MA ?

  6. Mauricio comentou em :

    Boa noite de estudos

  7. mauricio comentou em :

    Olá

  8. adison gualter fortaleza comentou em :

    uma duvida o prefeito daqui de fortaleza tem uma propaganda na tv que diz nos do pros (sigla) estamos trabalhando para melhora melhorando educação, saúde minha duvida e sera que ele nao estaria ferindo o principio da impessoalidade alfartanos, força!!!

    • Danillo Eunapolis- Bahia comentou em :

      se o prefeito estiver investindo dinheiro particular para realizar ações ( ele pode falar que ele está bancando e que tudo é graças a ele ).
      caso contrario o dinheiro estaria vindo do governo federal , sendo assim, o prefeito está trabalhando sim sendo a mão , mas quem manda a é cabeça ( a união).

      Amigo coloca sua dúvida no forum, a resposta é mais precisa e mais rápido .

  9. Débora Reis / Parnaíba - PI comentou em :

    O Alfa vai ter algo voltado para o TCU?

    • JOAO PAULO ALVES CAMPOS comentou em :

      também estou a proucura.

  10. Allan Reis- Monitor- RJ comentou em :

    Vamo q Vamo, hoje meu estudo não rendeu muito não mais não podemos parar!

  11. Everton Luis comentou em :

    Boa noite galera!!!!

    SImbora estudar que o ano já chegou na metade!!

    Alfartanos, Forçaaaa!!!