OTIMIZANDO O TEMPO DE ESTUDO

planejando-concursoSalve, salve, Alfartanos! Quem escolheu o tema para a postagem do blog hoje, foi a Coordenadora Administrativa Franciele Lima. Pedi para que ela sugerisse um tema que ela gostaria de ler no nosso blog, e que fosse muito importante para os Alfartanos, e ela sugeriu o tema que intitula nossa mensagem hoje.

Vamos aprender a otimizar os estudos e potencializar a preparação? Vamos aproveitar que o final de semana está começando, e que segunda-feira aguarda para ser vivida da melhor maneira possível. Então, aproveitem para dar um gás na preparação.

Você já sabe que o TEMPO é um dos principais recursos para considerar quando você está se preparando para um Concurso Público. A longo, médio e curto prazo você deve estudar medidas efetivas que garantam um diferencial de produtividade nos estudos em relação à sua concorrência.

Embora a data da prova do seu concurso seja mesma para todos os candidatos, a tendência é que se saia melhor aquele que conseguiu multiplicar o tempo disponível, garantindo assim maior qualidade na preparação. Potencializar a preparação, significa usar o tempo disponível da melhor maneira possível.

Imagine que você tenha 24 horas para estudar, e todos os outros candidatos também tenham o mesmo tempo. O que você faria para ser diferente? A resposta é simples: Organização do tempo em relação ao conteúdo estudado.

O problema é que a maioria dos candidatos não só tem dificuldades de multiplicar o seu tempo, mas também não consegue se livrar de empecilhos que fazem com que ele perca o precioso tempo disponível. Acompanhe algumas dicas interessantes para melhorar seu tempo e sua produção.

Reserve a melhor parte do dia

Todos nós temos momentos mais ou menos adequados para estudar durante o dia. Isso depende de vários fatores (internos e externos ao indivíduo), mas, de modo geral, nos sentimos mais dispostos em determinado período.

Particularmente, sou mais produtivo durante a madrugada, talvez por causa do silêncio e do clima ameno. Mas conheço que adora estudar pela manhã, após tomar café. Não ignore esse aspecto. Muitas vezes nos sentimos entediados estudando porque reservamos uma parte inadequada do dia.

Se ainda não consegue enxergar o seu melhor momento, se analise. Vale muito a pena!

Tenha uma rotina previsível

Durma e se alimente em horários definidos e semelhantes todos os dias. Qualquer especialista em bem-estar dá essa orientação àqueles que querem tirar o máximo de proveito das energias do seu corpo.

Quando você estiver condicionado de verdade, seu organismo vai pedir para estudar. No horário certo ele estará preparado para isso. Parece exagero? Faça o teste!

Desligue o celular e outros aparelhos

Esse certamente é um dos elementos que mais tem feito concurseiros perderem tempo durante os estudos. Não queremos que os Alfartanos comentam a mesma falha. Ao darem atenção ao telefone celular (principalmente os smartphones com WhatsApp e outros aplicativos) a concentração se esvai e tentar retomar de onde parou sempre dá trabalho.

Se estudar para o seu Concurso é prioridade e plano de vida, você vai desligar o celular para estudar. Seus amigos, familiares e colegas de trabalho (se for o caso) têm que entender isso. Mas a atitude tem que partir de você.

Aprenda a dizer “não”

Aniversário da vizinha, batizado do filho do amigo, inauguração da loja do primo. Acredite: sempre vão surgir oportunidades para que você deixe de estudar. Não adianta se boicotar dizendo que “essa é uma oportunidade imperdível, não posso deixar de ir”. Essas oportunidades sempre ocorrerão, e você deve ser firme e manter o compromisso consigo mesmo dizendo “não”.

As pessoas que realmente importam para você já entendem que este momento é de privação para garantir um futuro melhor. Lembre-se disso. Lembre-as disso. Seus concorrentes de verdade estão conscientes disso.

Cuidado com os vícios nocivos

Bebida, drogas, remédios e estudo não combinam. Ao consumir bebida alcóolica ou outros medicamentos por conta própria você modifica suas faculdades físicas e psicológicas, interferindo diretamente em sua capacidade de aprendizado.

Quem exagera em uma noite pensando em estudar no dia posterior certamente terá sérias dificuldades. Os problemas vão de dor de cabeça, indisposição, enjoo etc. Além de perder os estudos na noite da bebedeira, a ressaca lhe impedirá de fazer algo útil durante mais ou menos um dia. Se for estudar, não beba!

Comece no ritmo certo

Imagine você fazer uma corrida de cinco quilômetros e assim que parar de correr sentar para estudar? Ou então almoçar uma feijoada e tentar a leitura de um livro?

Fique atento ao ritmo do seu corpo e do seu espírito antes de iniciar seus estudos. Se você estiver nervoso, impaciente, cansado ou com qualquer sentimento que seja incompatível com sua preparação, conduza seu estado de espírito. Quando estiver tranquilo e pronto para iniciar, siga em frente.

Termine no momento certo

Tem gente que não considera o momento certo de parar de estudar. Escolha os finais de capítulo para encerrar uma jornada de estudo.

Quando você para de estudar no meio de um texto a tendência é que você reinicie os estudos sem se situar no conteúdo. Respeitar os ciclos dos assuntos é muito importante.

Faça um Plano de Estudos

Tem concurseiro que senta na mesa, põe os livros à sua frente e se pergunta: “o que vou estudar hoje?”. Completamente errado!

O Alfartano estuda baseado no plano de estudo e na organização!

Sem um roteiro de estudo você estuda demais certos assuntos e deixa de estudar outros. Defina o que é prioridade, conheça suas necessidades e objetivos. A partir disso, faça seu roteiro de estudos diariamente. No final, avalie se conseguiu alcançar a meta estabelecida no início.

Você tem dificuldades para criar um roteiro de estudos? Procure no youtube vários vídeos com os Professores Evandro Guedes, Júlio Che Raizer e Thállius Moraes, dando dicas muito preciosas sobre os planos de estudos.

Faça um pequeno intervalo

Sugiro que, de hora em hora, você tenha cerca de dez minutos para relaxar e recarregar as energias para prosseguir nos estudos. Isso vai lhe ajudar a não entrar em “pane” durante os estudos, aumentando a “vida útil” da sua jornada.

Depois de ler tudo isso qual a avaliação que você faz dos seus estudos? Você tem um bom cronograma? Sabe como otimizar seus estudos? Se a resposta for não ou você ainda tem dúvidas sobre isso, assista nosso vídeo, tem apenas alguns minutos mas você vai sanar todas as dúvidas que restaram.



85 comentários sobre:
OTIMIZANDO O TEMPO DE ESTUDO

  1. Atyla Barroso comentou em :

    Boa Noite! Galera, apostila do Alfa concursos Técnico do Seguro Social – INSS com o conteúdo de 2011, posso estudar para o concurso com ela ou será lançado uma com um novo conteúdo?

    • RODRIGO E DAIANY PARANAVAÍ-PR comentou em :

      Pode sim, a apostila e o curso regular estão ótimos, assim que publicar o edital a equipe alfa manda por e-mail a atualização em pdf….