Pequeno manual para sua vida!

manual para vidaMeus caros, costumo dizer que aprendemos mais com quedas que propriamente com as vitórias, pelo menos as pessoas mais bem sucedidas que conheço obersavaram as derrotas por essa ótica!

Gosto de fazer postagens com esse peso nos finais de semana, pois sei que quem se presta a ler são pessoas que realmente precisam da ajuda que me proponho a dar.

“Não possui a vida que sempre sonhou? Legal, A CULPA É SUA!”

Nessa última quarta feira tivemos o “como estudar para concursos”, que na verdade já se transformou em um compromisso mensal firmado com nossos Alfartanos. Nesse evento falamos tanto para alunos novos como para alunos antigos. Contudo, sei que somos uma “avalanche” de informações e por vezes muita coisa importante acaba por se perder. Dessa forma, resolvi tirar o sábado a tarde para reviver alguns pontos importantes e principalmente….ser o Evandro de sempre!

Orientação aos alunos novos.

– Costumo chamar de aluno novo aquela pessoa que esta estudando a menos de 08 meses. Esses meus caros, são os chamados “perdidos.com”!

  • Não perca tempo e dinheiro tentando entender como se estuda! Estudar é 60% de técnica (que se aprende com o tempo) e 40% de motivação!
  • Ser técnico no estudo é simplesmente ser organizado e disciplinado. Seguir não a teoria do maior tempo, mas a teoria do melhor tempo e da constância, ou seja, prefiro um aluno que estude 3 horas por 3 anos do que o aluno que estuda 10 horas por 10 dias!
  • Não tente copiar na integra o quê deu certo com o irmão do lado. Ao invés disso, monte sua grade de estudo e prenda-a a sua rotina. As experiência de outras pessoas servem muito bem para que possamos corrigir erros, mas são ruins quanto copiadas na integra, lembre-se: Cada pessoa tem uma rotina e cada rotina tem que ser adaptada ao estudo.
  • Tenha um pouco de humildade e saiba que você começou a estudar “ontem”! Que mundo FDP seria esse se você passasse na frente do irmão que estuda há anos!
  • Sei que pode parecer forçação vindo de mim, mas investir no estudo é a melhor saída para quem não nasceu com talento! Venda as cuecas, ou ….as calcinhas, mas não deixe de investir jamais em você!

Orientação ao aluno antigo

– Aluno antigo é aquele que já esta camelando há anos e até agora não viu o cheiro da nomeação, ou se viu ela não agradou ainda! Aqui as orientações serão não do professor, mas da pessoa Evandro!

  • Se não deu certo ainda VAI DAR, pode ter certeza!
  • Desistir não é opção
  • Reveja seu planejamento, as vezes meu filho vale a pena dar dois passos para trás e voltar a fazer o simples que dá certo
  • Não pense que você “jogou fora” vários anos estudando. Ao invés disso, pense que você está na frente de milhares de pessoas! Vencer agora é uma questão de tempo!
  • Pelo amor de Deus, nem preciso dizer que exercícios e simulados são os grandes “potes de ouro” nessa fase!
  • Bem, mas quem sou eu para orientá-lo correto? Afinal das contas você já sabe tudo de tudo!

Conclusão de uma pessoa que se importa com você!

Quando estamos na fase de estudos – ou seja -, quando ainda não vencemos, somos diariamente bombardeados de incertezas, inseguranças e humilhações que nos fazem pensar se é realmente o quê queremos da vida. Para ser mais claro, vou explicar e terminar essa postagem com um trecho da minha vida que – tenho certeza – servirá de mola impulsionadora para sua mudança de vida!

“- Em todos os meus discursos e postagens sempre falo que 2004 foi um ano para ser esquecido e foi mesmo. Eu trabalhava como policial militar, dirigia o táxi de meu pai e fazia duas seguranças. Aos sábados descia para capital para estudar durante todo o dia no cursinho mais famoso do Rio de Janeiro. Nessa época nem eu mesmo me aguentava mais. O SPC e o SERASA eram meus companheiros fiéis, meus amigos eram somente as pessoas que estudavam para concurso e minha família como uma todo já tinha aceitado que eu era um derrotado. 

Em uma sexta eu estava com a Tati e a Yasmim vindo de casa para a casa da minha mãe e o carro acabou a gasolina e o gás natural. Ficamos parados a noite em uma estrada deserta e sem possibilidade de prosseguir a pé. Tive que deixar minhas meninas sozinhas e ir literalmente correndo buscar mais combustível! Mas ai você deve estar se perguntando: Nada mais do que o normal, quem nunca ficou sem combustível pelo menos uma vez?

É meus caros, a história desse dia é longa e até hoje me machuca muito, mas o importante é contar o quê se passou na minha cabeça durante minha corrida!

Aquele dia eu não reclamei, não chorei, não culpei ninguém! Aquele dia eu corri o mais rápido que pude e repeti inúmeras vezes que independente do que acontecesse aquilo nunca mais ia se repetir, porque EU  não ia deixar, eu não ia parar, eu não ia mais suportar receber os trocados que a vida reservou para mim! Daquele dia em diante eu escrevi a minha própria história!

Praticamente 16 anos se passaram, várias aprovações em concursos vieram! Eu mudei de estado, fundei uma empresa e estou aqui, em uma casa confortável a beira de um lindo lago com minha família tranquila e com todo conforto que o meu trabalho pode proporcionar (vale não esquecer dos meus novos “brinquedos de gente grande”! risos!)

Enfim, se me perguntarem eu respondo: ….. Sim, vale sim….vale muito a pena estudar!

Amo muito a sua vida seu jumento, mesmo que você não tenha a mínima ideia do que isso signifique!



71 comentários sobre:
Pequeno manual para sua vida!

  1. Alessandro da Silva comentou em :

    Precisava ouvir isso! obrigado!!

  2. Claudia Simone comentou em :

    Quando o desânimo e a incerteza sentam comigo para estudar, corro logo atrás do Evandro, ele sempre fala…escreve…ou grita alguma coisa para essa jumenta aqui voltar ao batente…esse cara é o cara…

  3. luis gabriel - teresina/piaui comentou em :

    Quando o evandro conta esses ”PEQUENOS” trechos da vida dele é a parte mais emocionante!
    Parece ser os trechos que vivenciamos hoje…

  4. fernanda comentou em :

    Partiu começar mais uma semana. Bons estudos a todos. Obrigada Senhor pela vida fo Evandro!

  5. Hichiland de A. Farias - SE comentou em :

    BATERIA RECARREGADA! AVANTE ALFARTANO!

  6. guilherme comentou em :

    alô você

  7. Larissa - Teresina - PI comentou em :

    =) Motivação recarregada! =) Obrigada!

  8. Laudineia Almeida - ES comentou em :

    Hoje estou justamente me perguntando se vale a pena estudar? Mas já respondi a mim mesma. Vale, vale muito. Bom dia a todos!

  9. Hector Medeiros comentou em :

    Todos os dias eu reflito e peço a Deus que me dê saúde e proteção, e o resto deixe que eu corro atrás.

    Força alfartanos

  10. Luciano Feira de Santana Ba comentou em :

    Valeu Evandro! Tenho certeza que agora encontrei o curso certo. A competência e a motivacao que passam de fato eh combustível pra nossa caminhada. Abr

  11. wendel luiz machado comentou em :

    alguém teve dificuldade p/ acessar o cadastro p/ baixar o livro. Quando digito o e-mail abre um informativo que está faltando o “@”. PQP!!!!

    • wendel luiz machado comentou em :

      consegui!!!

  12. Léia - SE comentou em :

    Motivação, sempre!!!!

    Evandro, suas experiências será mola impulsionadora para a mudança de vida.

  13. Flávia (SP Capital) Monitora Online comentou em :

    Alô você !!!!!!!!

  14. james comentou em :

    ” O SPC e o SERASA eram meus companheiros fiéis, meus amigos eram somente as pessoas que estudavam para concurso e minha família como uma todo já tinha aceitado que eu era um derrotado. ”
    estou passando por isso, quanto mais pobre ficamos mais perdemos a moral e ficam chingando humilhando jamais vou aceitar isso vou lutar ate conseguir a aprovação

  15. Nilvan lino>> Ribeirão Preto-SP comentou em :

    Boa noite Alfatanos !!
    Depois de um dia sugado trabalhando em um shopping , e de estudar o resto do dia …
    Uma pausa nos estudos, para me deliciar com essa leitura.
    É muito difícil arrancar lagrimas dos meus olhos , e não entendo como “conhecendo” o Evandro a apenas 2 ou 3 meses , ele tem esse poder como tanta força.
    Obrigado por nos inspirar com seus exemplos professor.
    Força!!

  16. Joabe Rocha - Bahia comentou em :

    …Aquele dia eu não reclamei, não chorei, não culpei ninguém! Aquele dia eu corri o mais rápido; Bateu no coração essa.Força sempre !!!

    • Alberto comentou em :

      quando li isso bateu no coração tambem, vamos estudar com força total agora
      alfartano forçaaa!!!!!!

  17. Camila Balestre Guaíra-Pr comentou em :

    Boa noite! Excelente postagem Evandro, obrigado mais uma vez. :)

  18. Zenaide Sonda - Foz do Iguaçu/PR comentou em :

    Boa noite. Por gentileza, alguém sabe informar se o curso de Resolução de Exercícios p/ o Depen será atualizado? Obrigada.

  19. Luan Cavalcante -Maceió- Al comentou em :

    Depois de um simulado para o Depen, vim aqui para renovar as energias e buscar um pouco de motivação. Sei que a vitoria pode está logo ali ou mais distante,mais vou em busca dela.