Sobre o ano de 2015!

IMG_7292Meus caros, dá para acreditar que já estamos no mês 4? Isso mesmo, abril chegou e 1/3 do ano se foi. Vejo muita gente preocupada com a data da saída do edital. Costumo dizer que o importante não é o edital, tampouco autorização ou mesmo notícias a cerca do concurso. O quê realmente importa é se quando o edital sair você estará preparado!

“A preparação é muito lenta, mas desistir em nada vai acelerar o processo!”

A principal característica das postagens do blog é ser verdadeiro e isso não abro mão. Sempre trabalhamos com três perspectivas: A primeira é a convivência com alunos presenciais e nesse quesito ninguém no Brasil consegue fazer o que fazemos, ninguém! Temos estudando no mesmo espaço físicos alunos dos 26 estados e do DF e de quebra alguns estrangeiros em processo de naturalização. A segunda é que aprendemos a entender o quê o aluno online passa, as carência, os desafios e por vezes a falta de apoio. A terceira perspectiva vem de quem comanda a estrutura, pois além de comandar as empresas ainda sou estudante e passei tudo que vocês passam por anos a fio.

Vejo em vários lugares pessoas dizendo que faço terrorismo, que forço demais a barra com o aluno, que contamino, que imponho padrões de estudos desumanos, enfim, todo tipo de merda! Mas como nunca fui de mentir ou de esconder as coisas vou – para provar como acredito na ideia – mostrar o padrão de estudos que aprendi e que replico com meus aluno!

Como estudei!

Minha história é mais conhecida que nota de um real! Comecei a estudar em 1998 sem nenhuma organização, sem nenhum apoio e principalmente sem rumo! Em 2000 fiz uma prova da PF me apoiando exclusivamente em um material que julgava bom, resultado: Trauma! O material era uma merda e consegui aqueles famosos -8. De 2000 a 2005 fiz curso no centro do Rio de Janeiro e aprendi a conviver com professores compromissados e descompromissados! em um curso com 12 matérias tínhamos 4 bons, 4 meia boca e 4 horríveis, resultado: Tínhamos que fazer vários cursos para ter um decente!

Nessa época eu não tinha dinheiro, tempo e apoio. Aprendi na porrada mesmo que estudar não tem lugar, dia, hora ou época, que estudar é um processo constante e que os concursos uma hora irão vir e o importante é estar preparado.

Como faço a pessoa que mais amo nesse mundo estudar!

A Yasmim tem 14 anos e esta com a ideia fixa de fazer medicina. Falei para ela que pensar grande ou pensar pequeno dá o mesmo trabalho, então é sempre melhor pensar grande. A Yasmim estuda no melhor colégio de Cascavel (no Alfa é claro) na parte da manhã. A tarde ela tem uma rotina de seguir um plano de estudos dentro do conteúdo que esta vendo no ensino fundamental.

Ela estuda todos os dias por conta e de uma forma rígida. As noites ela tem inglês. Em todos os seguimentos cobro muito a dedicação e o resultado e sempre que algo dá errado corrijo de pronto. Ontem ela estava empolgada, pois começara a ver as orações subordinadas em aula. Ela veio até mim e disse o seguinte: “- Pai, não é esse conteúdo de português que tanto assusta seus alunos!” Eu respondi: “-Sim filha, mas é simples ao extremo. Vou ajudar você pois domino bem as orações subordinadas, principalmente as adjetivas e as substantivas!”

Constantemente converso com ela e explico que se meus alunos tivessem um pai como eu as coisas hoje estariam diferentes. Explico também para que ela não ligue com as críticas que lê, como as que fazem alusão a que eu torturo minha filha por obriga-la a estudar por horas, todos os dias, todos os meses, todos os anos!

Mas agora a pergunta é minha:

“Filho (a), olhe para você hoje e me diga se não queria ter um pai que cobrasse muito você na adolescência. Pode ter certeza, essas “torturas” já teriam feito de você um delegado, um auditor, um juiz, um promotor, um médico, enfim, algo que fosse garantir você para o resto de sua vida!”

Conclusão: 2015 esta passando na velocidade de nossas vidas e 2016, 2017, 2108 e anos posteriores irão chegar na mesma velocidade. Não se importem se o concurso esta autorizado, se irá ter concurso esse ano ou mesmo se notícias ruins vierem. Coloque um pensamento fixo na sua cabeça e não se importe com as criticas alheias. Faça sua parte, estude firme e saiba que muitas derrotas virão antes das vitórias.

Se você tem somente 1 hora para estudar por dia, faça dela a melhor hora do mundo. Se você tem 10 horas para estudar, estude-as como se o mundo fosse acabar! Dediquem-se ao máximo, cansem-se, usem as manhãs, as tardes, as noites e as madrugadas. Estudar não mata ninguém, mas o comodismo, o ódio, a inveja, o rancor irá matar você lentamente.

O mais engraçado é que todos que me criticam gostariam de ter a mesma energia, a mesma vontade, o mesmo amor dos alunos e o mesmo patrimônio que tenho. Contudo, mais engraçado ainda é entender que eles querem ter tudo isso mas sem o sofrimento, o cansaço, a dedicação e as derrotas que comportam essa estrutura. Pensem nisso que escrevi e veja se isso não é realmente o quê acontecem com você e esperem, pois assim que vocês conquistarem suas metas as invejas e críticas irão somente aumentar!

Alfartanos, força!



84 comentários sobre:
Sobre o ano de 2015!

  1. Nínive- GO comentou em :

    Toda vez que fico desanimada ou o cansaço tenta me abater, lembro-me das palavras do Evando: “Filho estuda! Porque tua vida está uma merda!”. Pode parecer cômico para alguns, mas é através desse ”esporro”, que eu sigo em frente! Alfartanos Força!!

  2. Eduardo-PE comentou em :

    PAPAI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. RODRIGO E DAIANY PARANAVAÍ-PR comentou em :

    Boa noite equipe alfa e alfartanos, acabei de assistir um encontro de informática, meu sonho, parece simples mais é passar no concurso do INSS, forças e garra a todos !!!

    • RODRIGO E DAIANY PARANAVAÍ-PR comentou em :

      Boa noite equipe alfa e alfartanos, acabei de assistir um encontro de informática, meu sonho, parece simples mais é passar no concurso do INSS, forças e garra a todos !!!

  4. Alex Faulhaber comentou em :

    Evandro, meu objetivo é ser oficial das Forças Armadas nível superior. Sei que não é a área que vocês focam mas sempre procuro assistir às aulas grátis que fazem parte dos editais como direito administrativo e português. Aproveito bastante seus conselhos e tento buscar a motivação que você passa para seus alunos. Se um dia eu obtiver êxito com certeza o AlfaCon terá feito parte dessa vitória. Abrç

    • CHRISTÓFANNY DOMINGOS E ALANA comentou em :

      Caraca..também estudo para as Forças Armadas de nível superior..pena que o Alfacon não possui um curso voltado para a área!

  5. Cristiano elias comentou em :

    Opa!! Sim evandro, estou aqui em campo grande ms e todos os dias entro nesse blog só para ver suas postagem porque para eu até seu bom dia é motivador e me pergunto como esse cara consegue passar até hoje por tantas críticas e tristezas todos os dias e ainda consegue levar tanta motivação para o mundo ao seu alcance,eu resumo dizendo que VC é um iluminado por DEUS!!!abraços!!!

    • Gabriel - Campo Grande - MS comentou em :

      Vamo representar CAMPÃO direito ae no Português em kkkkk

  6. Cristiano elias comentou em :

    Opa!!!

  7. glaucia gonçalves- sete lagoas/mg comentou em :

    Verdade!!! As críticas só aumentam com o passar do tempo… Azar, nem ligo…
    Rumo a PRF… Estou sem curso como é ruim… tá foda…
    Abraço!!!