O quê seus pais deveriam ter falado a você!

vidaSabem, algumas coisas não deveriam ser faladas por estranhos, mas sim pelos pais. Algumas coisas não deveriam ser aprendidas na rua, mas sim em casa. Algumas coisas deveriam ser contadas a você quando você estava em formação e não agora quando já é uma pessoa formada (adulta)! Mas tudo bem, nada é perfeito!

“Alguns vão ler essa postagem é vão achar que sou radical demais, ou mesmo que estou puto com alguma coisa! Mas não ligo, quem achar isso é porque a postagem não alcançou o coração e se essa postagem não alcançar seu coração é porque ela não faz sentido e se ela não faz sentido é porque aqui não é seu lugar e se aqui não é seu lugar o errado é você de estar aqui e não eu de ter escrito algo que não agradou você!”

“Antes de ler: Faça um café bem quente, oxigene sua mente e encontre-se nessa postagem! Vale lembrar que para muitos essa será a primeira vez que inicia e termina alguma coisa, nem que seja ler um texto no início ao fim!”

Todos os dias estou completamente envolvido com os alunos do presencial e do online. O interessante é que essa divisão quem faz são os próprios alunos, porque na minha cabeça não existe essa de aluno online ou presencial, até porque tenho quase 80% da minha população do presencial de outros estados, ou seja, alunos que nos conheceram pelo online! E demais a mais cada aluno é uma vida!

Quando o aluno chega e me vê pela primeira vez ele ainda esta sob o efeito do chamado “efeito TV”, isso mesmo, efeito TV! Esse efeito da a mesma sensação de ver um artista global em pessoa! Sempre explico aos alunos que esse efeito passa em “dois tempos” e assim que ele se ajustar na nossa rotina ele verá que sou o cara mais normal do mundo (na verdade de normal não tenho nada!).

Aqui no presencial tiro um tempo considerável para ouvir os alunos, para entender os problemas e ajudar a achar um meio para mudança a vida! Por anos vejo problemas repetidos e são exatamente esses problemas que vão me ajudar agora, pois são eles que me fazem entender você, mesmo sem nunca ter te visto, mesmo sem ao menos nunca ter falado pessoalmente com você! Assim, separei o desafio de nossa vida em fases e o seu trabalho vai ser se encaixar em uma delas e avaliar se o quê estou dizendo faz sentido para sua vida!

A fase dos 18 anos

Por incrível que pareça tenho cerca de 10% dos alunos nessa faixa etária de idade. Sabem, falar com um aluno de 18 anos sobre mudança de vida, sobre perspectiva, sobre futuro não é fácil. Na maioria das vezes são meninos e meninas desorientados e que não possuem o apoio dos pais. O discurso aqui é o literal de pai para filho.

O discurso:

Filho, olhe para seus pais. A vida que eles possuem hoje é a que eles sonharam? Eles estão tranquilos financeiramente e podem dar o conforto que você merece? Então, o futuro se construímos hoje, o futuro se constrói com renúncias. Você é uma pessoa especial e tem a oportunidade de ouvir isso antes de simplesmente jogar sua vida no lixo. Pare de pensar coisas que não farão seu futuro ser brilhante. Largue tudo e estude como se o mundo fosse acabar, largue o lazer, largue as festas, largue a vida amorosa e resolva já o seu futuro. É filho, esse é o caminho mais simples, mas quem era para ter falado isso não era eu e sim seus pais.

A fase dos 24 aos 35 anos

Aqui é foda! As pessoas nessa fase ainda não sabem o quê querem e sempre ficam no vai e vem, no limbo da indecisão! Começam a estudar e a própria vida começa a cobrar uma coisa que ela não tem o direito de cobrar, ou seja, a vida cobra resultados rápidos!

O discurso:

Filho, Quem chega aos 30 anos e ainda não esta decidido profissionalmente é porque FALHOU em algum momento. Se você chegou ou esta a beira de chegar aos 30 e ainda não esta se sentindo realizado na vida profissional é porque esta na hora de mudança. Contudo, as mudanças vão gerar muitos problemas, pois geralmente as pessoas não entendem. O pais não entendem, o marido, a esposa, o namorado, a namorada, enfim, as pessoas mais próximos não entenderão que você decidiu ser diferente, decidiu fazer algo importante, decidiu enfim mudar os rumos da sua vida!

Largar tudo para estudar nessa fase é uma decisão difícil e que não tem volta. Ou você decide e faz bem feito ou simplesmente volta e continua a ter a vida que seus pais tiveram, mas prepare-se para ter também o futuro que a vida reservar para você!

Ter um sonho é fácil é só dormir e viajar! Ter metas é algo difícil, doido e desafiador, mas é extremamente simples! Fixe seus olhos, sua mente e seu coração em um objetivo e vá nessa direção, não interrompa por nada e não deixe que ninguém se meta entre você e seus objetivos. Mas isso filho, não era eu que deveria estar falando e sim seus pais!

A fase pós 35 anos

Tá de sacanagem que vou chamar você de filho? Você seu porra não tem idade para ser meu filho e nem idade para ficar pensando se estudar é o certo ou o errado, pois você já fez merda e negligenciou seus estudos na fase mais importante da sua vida! Se você não se encaixou profissionalmente ou não esta feliz onde esta é porque a merda original já aconteceu e a hora da mudança é agora!

O discurso: ( Aqui vou reproduzir o discurso que tive com um ex-aluno – hoje amigo – em 2009! Ele é servidor público federal desde 2012 )

Meu brother, você tem 52 anos e perdeu o emprego que tinha no banco! Legal, você era gerente e ganhava razoavelmente bem. Esta tentando se realocar no mercado a um tempo e até agora nada! Esta aqui chorando suas magoas que esta velho, que o Brasil esta uma merda, que a família não dá apoio, que a esposa não trabalha, que os filhos estão na faculdade, que o dinheiro esta acabando, enfim, porra, você é chato para caralho e só sabe reclamar de tudo!

Pare com essa merda e vamos recomeçar! Sempre é hora de mudança, ser velho ou novo é uma questão de acreditar se somos velhos ou novos! Limpe sua mente e se resolver estudar não volte atrás! converse com sua esposa e diga que os próximos anos serão os mais pesados de sua vida, diga que as mesmas horas que você se dedicava ao banco agora serão dedicados a você e NÃO DEIXE QUE AS CRÍTICAS IMPEÇAM você de fazer o quê sabe que vai mudar sua vida!

Mas tudo bem, quem era para ter dado esse esporro era seu pai e não eu!

Conclusão: Quantas pessoas você acha que se prestaram a ler essa postagem imensa em um domingo? Quantas pessoas você acha que pularam e vieram direto na conclusão? Então, as pessoas são assim: Comodistas! O vencer não é simples pelos desafios, é simples porque a concorrência é mínima! E ela é mínima porque as pessoas não querem se doar, não querem sofrer antes de vencer. Deitar e sonhar com um grande prêmio, com uma grande vitória sem antes batalhar muito é a maior idiotice que alguém pode fazer!

Convivo todos os dias com pessoas que se apoiam em mim. De pessoas que largam tudo e saem de seus estados para mudar suas vidas. Entro em uma sala de aula e tenho a visão do Sul, do Sudeste, do Nordeste e do Norte no meu Brasil nos quatro cantos!

Alguém conhece algum curso que tem alunos de todo o Brasil em um único lugar? Alguém conhece alguém que fica todos os dias enchendo sua cabeça de coisas que irão efetivamente mudar sua vida? Já fui acusado de terrorismo psicológico, já fui acusado de vender sonhos, já fui acusado de muita coisa! Contudo, os mesmos que me acusam dessas coisas são incapazes de dizer que sou omisso, que sou descompromissado ou que não amo meus alunos!

Filho (a), a vida é sua e você dela o que quiser, mas lembre-se: A merda de vida que você terá no futuro será fruto das suas escolhas hoje! Olhe ao seu redor e veja se é assim que você quer estar daqui a 10 anos! Pode ter certeza, esse tempo vai passar e quando menos esperar você vai estar ao lado dos vitoriosos ou dos fracassados e quem irá determinar isso é você!

Assim, jamais confunda vitórias com derrotas ou mesmo pessoas de sucesso com pessoas medíocres! A diferença básica é que uma pessoa de sucesso sabe cair e crescer nas derrotas e os medíocres se acomodam com as vitórias.

Amo sua vida seu jumento, mesmo que você não tenha a menor ideia do isso possa significar!



214 comentários sobre:
O quê seus pais deveriam ter falado a você!

  1. Eduardo Condec - PE comentou em :

    Prof. Evandro fala uma coisa que é foda mesmo… “AS BANCAS HOJE ESTA MUITO MAIS EXIGENTES, DO QUE EM 1988”, nessa epoca ninguém queria muito saber de concurso não, a internet era muito ruin ainda. O cientista Tim Berners-Lee, do CERN, criou a World Wide Web em 1992, pronto ai meu amigo começou a brincadeira que hoje é bem séria, o nivel de corte hoje esta muit alto, você acha que é brincadeira.

    • Eduardo Condec - PE comentou em :

      Prof. Evandro, “SE FUDEL DE ESTUDAR E APRENDEU MUITOS OS PULOS DE GATOS”, se a vida dele começou em 1988, e passou 8 anos estudando, meus amigos, esse cara se lascou de estudar, acha que é fácil como é hoje, onde se tem aula com um cara que se fudeu no passou e hoje esta onde esta. Internet hoje tem coisas ruins e boas

    • Eduardo Condec - PE comentou em :

      Ele se “FUDEL” mesmo, agora quem se “FUDEU” mais ainda foi a geração da internet, acha que é brincadeira. Da mesma forma que que você estuda, as bancas também estuda e muito. Esdou apenas em livros.

  2. Bárbara D` Paula comentou em :

    Muito Obrigada pelo texto maravilhoso e pelos conselhos que aqui me foram dados, \õ/! Sucesso pra toda equipe Alfacon, vocês são demais!

  3. Fábio comentou em :

    É muito bom ler postagens como esta,obrigado Alfacon por fazer parte deste mundo solitário de um aluno online;o engraçado é que vivemos como se estivéssemos nas cavernas,de casa para o trabalho e do trabalho para o nosso cantinho estruturado e vice-versa.Por fim que o “Senhor Jesus” continue iluminando toda esta equipe, a sicronia de vocês é um exemplo para nós.

  4. Fábio comentou em :

    Será que sou o único único titio deste curso?(41 a);só vejo menino por aqui.

    • Eduardo Condec - PE comentou em :

      Nunca é tarde porra. NUNCA, se você esta com idade avançada vamos dizer assim, mais tem uma força de uma menino de 15 anos e uma determinação de quem já viveu muito, seja coisas boa e sejam coisas ruins, você esta no caminho meu amigo, quantos meninos como você mesmo disse queria ter a sua experiencia para saber o caminho a seguir, Estão perdidos?