A AUTOCONFIANÇA TEM PODER!

ASSISTA AO VÍDEO ANTES DE LER A POSTAGEM!

Salve, salve, Alfartanos! Só continue lendo se você estiver desmotivado, triste ou desanimado. Prossiga a leitura, se suas forças estiverem quase esgotadas. Caso você esteja feliz, você já tem o combustível necessário para viver seu dia. Caso você não tenha assistido ao vídeo e começou a ler a postagem, já está fazendo errado. Por isso você encontra dificuldades, afinal, você tem problema para seguir a orientação simples. Caso você já tenha visto esse vídeo, veja de novo, pois a cada nova visualização, você obtém um novo entendimento. Caso tenha visto e gostado, compartilhe. Pessoas de sucesso tem um enorme prazer em ajudar os outros a vencer. 

Confiar em si mesmo é uma das tarefas mais difíceis e complexas. Particularmente, tive que desenvolver a autoconfiança ao longo da minha vida. Minha infância e adolescência foram marcadas sempre por situações de superação. Gordinho, sem condições financeiras, pais divorciados, bairro de periferia, escola pública, limitado para os esportes, ruim no futebol, horrível no vôlei, uma tragédia no handball e uma aberração no ping-pong. Minha coordenação motora nunca foi lá essas coisas, e ser desastrado era minha especialidade. Diante de tudo isso o que me restava? Trabalhar minha autoconfiança para enfrentar o mundo, antes que ele tivesse tempo de querer me derrubar.

Não posso negar que minha mãe e minha irmã sempre foram fundamentais para isso. Apesar das limitações financeiras, cresci num ambiente onde nós três sabíamos que éramos uma família e minha mãe sempre deu o sangue para não deixar faltar nada para nós. Ela sempre ensinou que não temos que ter vergonha por não ter dinheiro, por sermos pobres, por não usarmos as roupas que antes pertenceram aos meus primos. Assim, aprendi a valorizar aquilo que eu tinha, não importando se era caro ou novo. Quando as sacolas de roupa chegavam da casa da minha tia, era uma festa. Minha irmã e eu dividíamos as roupas e os brinquedos. Aprendi desde cedo que não existe luxo para brincar. Entendi que se brincasse junto com minha irmã eu e ela teríamos o dobro dos brinquedos. E foi assim que fiz.

Descobri num belo dia que existiam duas armas muito poderosas para proteger qualquer um que quisesse: a palavra e o estudo. Assim consegui firmar minha vida. Assim descobri que não era necessário dinheiro ou ser bom no futebol para ser notado. Percebi que as meninas gostavam dos caras bem humorados e que as faziam rir. Mulheres são espertas demais, e elas gostam de homens inteligentes. A vontade de vencer é o maior tesouro que um homem pode ter, e elas sabem disso. Na verdade a vontade de vencer é o maior tesouro que o ser humano pode ter.

Quando entendi isso, eu percebi que seria o dono da caneta com a qual escreveria minha história. Descobri que muitas vezes as pessoas não nos aceitam pelo fato de que nós mesmos não nos aceitamos. Passei a não dar importância para o que falavam ou diziam com o objetivo de ofender. Ninguém teria o poder de me ofender. Eu não deixaria.

Aprendi que quando você começa a vencer, as pessoas ficam com mais inveja, e tentam atacar você de outras maneiras. Não tem problema, tornei meu humor mais ácido e minhas frases mais irônicas, raciocínio mais rápido e uma capacidade cada vez maior de guardar informações. Por meio do estudo eu pude representar minha escola em encontros estaduais, concursos de oratória, fóruns sobre meio ambiente, jogos escolares (jogando xadrez, é claro). Aprendi a transformar a realidade. Já que eu não conseguia jogar bola, eu passei a organizar a torcida para os times. Quando queria jogar, como sabia que não seria escolhido, eu negociava trocando a escolha para um time por colas no dia da prova. Foram as únicas vezes que me escolheram por primeiro. Sim, dou muita risada disso. Aceitando quem sou, aprendi a transformar o mundo ao meu redor.

Não sei ouvir não diante de um desafio. Não consigo ouvir que é impossível. Escolho aquilo que quero e corro atrás com toda a vontade e determinação do mundo. Foi assim que no primeiro ano da faculdade, cheguei ao Curso e Colégio Alfa, no ano de 2002 e pedi para dar aula. O diretor, Joãozinho (até hoje diretor e amigo pessoal), na ocasião disse para eu deixar um currículo. Falei para ele que não deixaria currículo algum, pois não tinha nada para colocar. Pedi que ele me desse uma chance, uma oportunidade de entrar na sala de aula e mostrar meu trabalho. Caso eu desse certo, ele ganharia um professor, caso eu não desse certo ele poderia esperar o despertador tocar pois certamente ele estaria sonhando. Ele olhou fixamente, e pediu que eu anotasse meu telefone num pedaço de papel. Saí de lá sem acreditar no que havia dito para o diretor do melhor curso preparatório para vestibular do interior do Paraná na época (hoje o Curso e Colégio Alfa está entre os melhores do Brasil). Duas semanas depois ele me ligou dizendo que tinha algumas aulas para eu assumir. A partir dali, eu comecei minha carreira como docente.

Para trabalhar, faltava muito nas aulas, e por isso reprovei um ano. Sem problemas, eu estava engajado no mercado de trabalho, e as coisas só melhoravam. Foi assim, aceitando aos desafios e superando as dificuldades que eu tive a honra de ser convidado pelo Evandro, em 2009 para fazer parte do Alfa Concursos Públicos, proposta essa que vim a aceitar em 2012.

Desde então tenho sido muito feliz. Confio nesse cara chamado Evandro Guedes. Ele sabe extrair o que há de melhor nas pessoas e o amor dele pela vida de todos vocês é incomparável. Ele sempre cumpriu tudo o que me falou e eu me sinto num ambiente que tem a capacidade de transformar a vida das pessoas.

Eu acreditava em mim, e o Evandro foi o responsável por fazer o AlfaCon acreditar em mim e por meio do AlfaCon eu conheci vocês. Nunca esqueço que tudo isso começou quando eu entendi que precisava acreditar em mim e seguir minhas convicções não permitindo que o mundo me desmotivasse.



105 comentários sobre:
A AUTOCONFIANÇA TEM PODER!

  1. Rosana/ Peruibe-sp comentou em :

    teste gravatar

  2. Rosana/ Peruibe-sp comentou em :

    teste

  3. Rosana/ Peruibe-sp comentou em :

    Valeu Chê.

  4. Eliézer comentou em :

    Teste AVATAR.

    • Angela comentou em :

      asdfasfd

  5. Sérgio Coátio (Santa Maria - DF) comentou em :

    valeu chezão

  6. Neide Moura de Farias - Dracena SP comentou em :

    Legal Julio, obrigada pelas palavras de otimismo, realmente, existem pessoas, que querem nos desmotivar em querermos alcançar os nossos objetivos, mas nossa força de vontade, disposição, garra, foco e Fé , chegaremos la, Valeu, abraços !

  7. Daniel - Montes Claros - MG comentou em :

    Valeu, Che!

    Fooooorça alfartanos.

  8. EVERTON LUIS comentou em :

    Valeu Chê!!!
    Eu pensei que você estava no Alfa desde o começo!

    Linda história e muito parecida com a de milhares de brasileiros!!

    Alfartanos, Forçaaaa!!!

  9. Mario comentou em :

    Teste gravatar

  10. Mario comentou em :

    Teste 1,2,3

  11. Mario comentou em :

    teste

    • Alvaro comentou em :

      gravatar

  12. Paulo Junior RJ comentou em :

    Leticia Texeira, me tira uma dúvida por favor, essa questão da nova regra sendo gravada pela Giancarla vale para todos os curso, né?

    • Flávia (SP) Monitora AlfaCon comentou em :

      todos os que pedirem o novo acordo ortográfico
      A partir de janeiro de 2016 passará a ser obrigatório o uso do novo acordo

    • Paulo Junior RJ comentou em :

      Valeu, Flavia!!!!!!

  13. Leticia Teixeira - Monitora Online - (Salvador/Bahia) comentou em :

    Galerinhaaaa, já viram o novo vídeo da série ”VIDA NO PRESENCIAL”? Muito show com o m o n i t o r do presencial Caio! #queroirpropresencial
    http://www.youtube.com/watch?v=eBZblMUvC2k

  14. Leticia Teixeira - Monitora Online - (Salvador/Bahia) comentou em :

    Galerinhaaaa, já viram o novo vídeo da série ”VIDA NO PRESENCIAL”? Muito show com o monitor do presencial Caio! #queroirpropresencial
    www . y o u t u b e . com/watch?v=eBZblMUvC2k&t=52 (RETIREM OS ESPAÇOS)

  15. Leticia Teixeira - Monitora Online - (Salvador/Bahia) comentou em :

    Galerinhaaaa, já viram o novo vídeo da série ”VIDA NO PRESENCIAL”? Muito show com o monitor do presencial Caio! #queroirpropresencial
    www . y o u t u be . com/watch?v=eBZblMUvC2k&t=52 (RETIREM OS ESPAÇOS)