Não reclame!

foto_evanildo-59146

O mais legal de tudo é que esse depoimento é “velho”! Hoje ele esta também nas vagas de Agente da PF!

Leia e sinta vergonha de reclamar!

“Para os babacas reclamões, os bundões preguiçosos e os que acham que tudo é difícil, ai esta um cara que eu ajudei, admiro e respeito!”

P.s: Por esse motivo que essa PORRA de concurso é simples, mas não é para todo mundo!

Sou filho de agricultores e durante um bom tempo fiz parte do Movimento Sem Terra. Na ocasião, ainda não pensava em ingressar na carreira pública. Pensava, principalmente, em conquistar um pedaço de terra não para mim, mas principalmente para os meus pais, que sempre trabalharam no campo. Para mim, esta era uma forma de conseguir realizar o sonho deles. No entanto, a lentidão do processo de reforma agrária e o próprio sofrimento de  sobreviver em um barraco em condições pouco humanas me deixava indignado e, ao mesmo tempo, esperançoso de poder crescer e conquistar uma vida melhor.

Foi então que, ao sair do MST, comecei a me interessar pela carreira pública. Para mim, a ideia de conseguir ingressar no funcionalismo passou a representar uma forma de alcançar aquilo que eu buscava quando ingressei no movimento e oferecer uma vida digna para minha família.

Nunca fui uma dessas pessoas com acesso ao estudo e outras facilidades. Iniciei a primeira série do ensino fundamental com 11 anos. No entanto, isto não me impediu de terminar o ensino médio, a graduação e iniciar a pós-graduação.

Quando iniciei os estudos para ingressar na carreira pública, tinha apenas o ensino médio. Tinha que conciliar família, trabalho e estudos. Tive dificuldades em matemática, língua portuguesa e informática, principalmente. Eu mal sabia utilizar um computador. Deste modo, assimilar os conceitos era ainda mais trabalhoso.

Uma coisa que me ajudou muito foi ingressar em um bom cursinho preparatório, como o Alfacon, com professores comprometidos, materiais focados no edital e direcionados as peculiaridades de cada banca examinadora. Claro que nada disso teria sido suficiente sem que houvesse comprometimento com os estudos da minha parte.

Tive um professor que dizia que estudar para concursos é como uma escada na qual quem não para certamente alcançará a aprovação. Comigo não foi diferente. Primeiro, obtive êxito em concursos municipais, como monitor educacional, bibliotecário, agente de transporte e agente de trânsito, que é meu cargo atual. Depois, fui aprovado na Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal e, recentemente, em educador social do Estado do Paraná.

Uma coisa que acho importante ressaltar é que a aprovação na parte objetiva é apenas o primeiro passo. Já fui reprovado na avaliação psicológica em dois concursos. Para um bom desempenho na primeira fase, considero fundamental organizar-se com um plano de estudos em forma de rodízio, de tal modo que possa estudar todas as disciplinas. Depois, assistir aulas, estudar por meio de apostilas e ler a lei seca. Sempre é fundamental fazer anotações com resumos, que aperfeiçoam o tempo na reta final. Além disso, fazer exercícios e simulados ajudam muito. Rotina de estudos e repetição são essenciais.

Para superar minhas dificuldades, estudava por meio da chamada osmose, ou seja, inseria uma matéria difícil na grade de estudos, assim todos os dias em a estudava pelo menos uma hora junto com os demais. Quando esta disciplina ficava mais fácil, eu acrescentava outra matéria que tinha mais dificuldade.

No momento, não estou me preparando para nenhum concurso. A curto prazo, minha expectativa é assumir um cargo dos concursos dos quais já fui aprovado e continuar os estudos, com novos rumos, sem sacrificar tanto minha família. Quero curtir mais a vida ao lado das pessoas que amo. Atualmente, tenho minha casa própria, meu carro e boas perspectivas em crescer ao assumir novos cargos.

Para quem pretende ingressar na carreira pública, acho fundamental que, antes de tudo, se pergunte o que quer para a própria vida. Focalize seus objetivos, pois muitos obstáculos aparecem. É importante saber o que quer e aonde quer chegar. Desse modo, é mais fácil enfrentar seus limites e concretizar suas metas. Além disso, tenha sempre presente em sua vida palavras positivas, como “eu consigo” e use as negativas apenas como mais um dos motivos para continuar batalhando até vencer.

89 ideias sobre “Não reclame!

  1. é, agora é só elogios, mas imagino a cabeça desse maluco quando começou, porque por mim mesmo sei que o mais difícil é não desistir…. Existem dias em que a força é muito forte, mas existem dias que, em fim, difícil de dizer o que sentimos. Mas um dia meu depoimento vai para o blog.

  2. Parabéns Ivanildo. Depois que a gente percebe que não há outra opção a não ser estudar, tudo começa a fazer sentido.

  3. Eu lembrei de você esse fim de semana, Evandro…participei de um curso na igreja sobre a responsabilidade pela vida das pessoas, cuidar delas, formar, depois lidar com a dependência/eudeusamento que elas criam por nós, se distanciando de Deus. Sabe, eu percebi que é fácil atrair, mas acompanhar e ainda assim continuar regenerando a nossa vida e da nossa família parece incompatível …

    • eu vi que muita gente está cega, que separa uma coisa da outra e só cuida de uma delas. Eu olho muito pros outros, porque não estou segura em Deus ainda, então o exemplo do cristão é importante pra mim, só que mais me choco do que encontro exemplos, então já estou pedindo a Deus para eu ser o perfume Dele, para verem santidade em mim. Em você consigo ver que atrai pessoas, cuida delas,

    • edifica elas, está bem na sua família e tem buscado em você regeneração também. Você é uma pessoa reta. Entende o que quero dizer? Eu sou nova na fé e é tudo diferente do mundo, porém tem muito cristão mundano e isso faz uma confusão em mim, então quando vejo alguém irrepreensível, que quer salvar vidas, edificar a família e regenerar a si mesmo (pacote completo), faz sentido, não é uma vida

    • bagunçada.Vi em você uma pessoa séria e não mole que “deixa acontecer”…Paulo disse para copiar ele até conseguir depender só de Deus…eu me acostumei a copiar pessoas e esse fim de semana consegui ver o prejuízo disso.Enfim Evandro,não vou te copiar,mas é bom ver um cristão que tem sede e possui o pacote.Falam tanta bobagem pra mim, que agora tenho que cuidar para não ser obstinada (pro

  4. Queria deixar aqui antes de dormir umas palavrinhas para vocês, família! :)
    O grande pulo do gato para ser uma pessoa disciplinada é criar a consciência de que, o que precisa ser feito, deve ser feito,independentemente de como você se sente a respeito. É importante que você entenda que, para estudar, você não precisa estar super a fim de estudar. Você precisa simplesmente sentar e ler…

    • …Não imponha condições para começar as tarefas que você se propôs a fazer. Não existem condições. Elas estão apenas na sua cabeça. Não seja refém de suas vontades e de seu comportamento impulsivo. A maioria das pessoas só faz algo quando está se sentindo bem. Não seja assim…
      Assuma as rédeas, corte os condicionantes e empregue sua força de vontade para cumprir sua missão!
      Alfartanos, força!

    • Palmas pra vc Letíciaaaaaaa!
      Obrigada pelas palavras de incentivo (efeito Evandro) rsrs

    • Boa, Leticia. O maior mal da minha vida é a falta de disciplina. Eu tenho consciência da minha enorme capacidade de aprender e conseguir realizar meus objetivos, mas sempre me pego parando no meio do caminho. Vou tirar print desse seu texto e ler todos os dias.

      Boa noite. Beijo!

    • Realmente Letícia, efeito Evandro level 10 kkkkk
      Mais o seu posicionamento e bem coerente. Parabéns

      Qual a sua carreira?
      Boa Noite!

    • É isso aí Letícia…obrigada pelas palavras!
      Todo incentivo que pudermos ter é muito bem-vindo…vlw! :)

  5. Grande Evanildo cara no dia 26/03 por volta de umas 20:00 +- eu estava conversando com um amigo meu,pois estávamos falando da nossa ida para cascavel do final do ano mais essa conversa era diferente das outras porque dessa fez nos dois estávamos comedo de ir estudar e não da certo medo de não passa, medo de dar alguma merda ,mais foi ai que percebi que tinha um numero me ligando com o

    • o prefixo de Cascavel cara eu pensei sera, quando atendi o telefone era o Evanildo sinceramente eu ate arrepio, pois fui muita coincidência parece que Deus nos deu a responta que precisávamos através do Evanildo, hoje não tenho duvida nem medo ,pois sei que irei fazer o que meu coração pede que é ir para cascavel realizar meu sonho (PF)Evanildo muito obrigado a quela conversa mudo minha vida.

    • Cara, com a determinação e o sonho (PF) que você tem + Alfacon= Conquista
      Estudo online e já tenho uma energia absolvida deles, e você dia-a-dia junto com eles, será apenas questão de tempo! Boa Sorte.

  6. Boa noite, amados!!! Acabei de terminar o dia fazendo mil exercícios kkkkk e vocês? Estudaram hoje? Alô, você!!!

  7. Lembro q o prof falou q o Ivanildo nunca reclamou d nada. Nem d calor nem d frio nem d nada….
    Valeu …um exemplo p nos.

  8. Por incrível que pareça eu vejo o vídeo do Ivanildo praticamente todos os dias e fico pensando o quanto a vida é difícil,mais é um exemplo para todos nós alfartanos.

    • Para grandes guerreiros são dadas grandes batalhas! Força! ;)

    • A CF VEDA O ANONIMATO. Por gentileza, sem querer ser chata mas já sendo hehehehe, coloque seu Estado e cidade onde mora ao lado do seu nome para facilitar a comunicação entre aluno e professor! E sua foto no blog também. Caso tenha dúvidas de como colocar a foto, acesse: http : //www . equipealfaconcursos . com.br/blog/2015/02/o (RETIRE OS ESPAÇOS)

  9. alguém sabe me dizer se o controle finalístico que a administração direta exerce sobre a indireta também pode exercer sobre a direta? por meio de quem?

    • Neste caso seria o controle hierárquico, a própria Administração Direta exercendo o controle dos seus órgãos e agentes, quer dizer, ocorre a centralização administrativa.

    • desculpe-me Mickjon, não me expressei direito… eu me refiro se há algum tipo de controle da direta (U, E, DF, M) sobre a direta… ou seja, se de alguma forma a União controla Estado, DF, M ou vice-versa… pois não há hierarquia entre os entes políticos só cooperação…. Sei que existe um tipo de controle… Ex.: intervenção… só não sei que controle é esse… e quem controla a União?

    • Creio que não tenha. Não li nada sobre. Apenas sobre os próprios órgãos dentro da sua estrutura interna. Controle finalístico ou ministerial apenas com a Adm. Indireta!

    • Sérgio,
      Art. 1. A república Federativa do Brasil, formada pela União indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal (…)
      Art. 18. A organização político-administrativa da RFB compreende a União, os Estados, o DF e os Municípios, todos AUTÔNOMOS, nos termos desta Constituição. Portanto, são Entes Autônomos, não há relação de hierarquia ou subordinação entre eles.

    • VALEU Mickjon, é verdade a autonomia, esqueci… acho q eu tava procurando chifre em cabeça de cavalo…rsrsrs…. obrigado pela força você também Leticia Teixeira – Monitora Online…

      Deus seja louvado, aqui o conhecimento flui como rio de águas cristalinas…

    • De nada, Sérgio!

      Concluindo o raciocínio… Como não há relação de hierarquia ou subordinação entre eles, mas somente de cooperação e coordenação. Essa autonomia conferida aos entes federados consolida e harmoniza o princípio federativo.

      Valeu!

  10. Um exemplo de pessoa esforçada e focada no objetivo traçado.
    Gostei muito dessa postagem.
    Valeu!

  11. Esse cara é show em!!!! um grande exemplo a ser seguido..
    Ele é a prova viva de que nada é impossível e que podemos conquistar tudo com muita força de vontade. :) Deus no comando sempre! :)

    • A CF VEDA O ANONIMATO. Por gentileza, sem querer ser chata mas já sendo hehehehe, coloque ua foto no blog também. Caso tenha dúvidas de como colocar a foto, acesse: http : //www . equipealfaconcursos . com.br/blog/2015/02/o (RETIRE OS ESPAÇOS)

      Força!!! :)

Os comentários estão fechados.