Principais erros no plano de estudos.

plano de estudosMeus caros, ter organização e paciência nos estudos é fundamental para ter sucesso nos concursos. Ter um plano de estudos bem montado e voltado a sua rotina é o primeiro passo para que tudo de certo. Pensando nisso – e vendo a necessidade dos Alfartanos – vou postar aqui os principais erro no plano de estudo e propor soluções simples.

“O homem que conhece o seu passado ou escuta quem já esteve na mesma situação é uma pessoa destinada ao sucesso.”

Erro 01: Achar que o plano de estudos é algo padrão.

Meus filhos, o plano de estudos que montamos é apenas um modelo a ser seguido. Na prática, cada um deve montar o seu próprio plano ajustado a sua rotina. Dessa forma, quem trabalha durante o dia e aos sábados de manhã terá obviamente horários completamente diferentes de quem só vive para o estudo.

Solução: Aqui é fazer o simples. Ache um horário padrão para assistir as aulas e separe o estudo dirigido. Faça uma primeira versão e vá ajustando os horários até chegar no melhor modelo. Lembre-se que a única forma de saber se o seu plano esta tendo rendimento é fazendo simulados. 

Erro 02: Colocar metas que você não consegue cumprir.

Posso dizer que esse é um erro que simplesmente faz você decidir do seu plano. Imagine que você resolva assistir suas vídeos aulas a noite de segunda a sexta, usando para isso o horário das 19:15 as 22:30 (1 encontro dia). Conjugado a isso você coloca 4 horas para estudar suas duas matérias do dia fora as aulas (estudo dirigido), ficando uma hora e meia para a primeira matéria, uma hora e meia para a segunda matéria e um hora para exercícios. Na prática, essa carga pesada de estudos vai funcionar apenas para quem não trabalha e mesmo assim depois de “pegar o jeito da coisa”!

Solução: Coloque metas que você realmente consegue cumprir. Lembre-se que é na subida que a canela engrossa e ninguém vai conseguir passar estudando apenas 20 minutos no dia, mas não adianta exagerar. Comece com 2 horas por dia mais seu encontro a noite. Reserve os sábados para exercícios e domingos para os simulados e provas anteriores, aos poucos, sua necessidade de aumentar a carga de estudos será natural, pois o estudo para concursos entrará em sua rotina de vida.

Erro 03: Não reavaliar o plano após algum tempo.

Conheço alunos que montam planos de estudos e ficam cegos naquele planejamento por meses. O certo é que depois de algum tempo você tem que reavaliar e corrigir as lacunas. Por exemplo: Imagine que você esta muito mal em RLM e que coloque essa matéria como prioridade (não se esqueça que ter ela como prioridade não quer dizer que você vai esquecer as demais, simplesmente estará com uma carga maior de estudos durante a semana). Assim, depois de uns seis meses seu rendimento em RLM estará muito melhor, sendo que o plano de estudos deverá ser revisto e o assunto RLM deverá ter carga menor de estudos. Dessa forma, você poderá colocar como prioridade alguma matéria que esta detonando seu rendimento nos simulados.

Solução: Aqui é simples: Fique de olho nos simulados e separe sua nota por matéria. Assim, sempre saberá o que esta prejudicando você. Lembre-se que quem esta realmente preparado não caíra em todas as matérias e quando for ver o resultado perceberá que é uma outra matéria que tirou você do seu tão sonhado cargo público. 

Erro 04: Estudar a mais o que sabe mais e estudar a menos o que sabe menos.

A regra é tão simples que nem deveria precisar de explicação. A fórmula é estudar todas as matérias do seu concurso, mas dando prioridade não ao que você gosta, mas ao que realmente esta levando você para o buraco.

Solução: A dica é focar nos seus defeitos sem nunca esquecer as demais matérias. Coloque as “piores” matérias sempre no início de seu estudo. Assim, se você estuda dois turnos, coloque o seu desafio pela manhã e a matéria que mais gosta a tarde. Depois de um tempo verá que aquela matéria chatinha se transformará na matérias que mais gosta. Isso ocorre porque só não gostamos do que não entendemos. 

Erro 05: Achar que o plano esta errado só porque teve alguns resultados ruins.

Bem, reparou que no início da postagem eu coloquei a palavra “paciência”? Então, vejo muita gente afirmando que você consegue passar em pouco tempo e que possuem fórmulas mágicas, isso ocorre a todo tempo e em zilhões de lugares na web. Não caia nessa, estudar leva tempo e se ajustar a uma rotina de estudos também. Monte seu plano e fique fique fiel a ele, faça seus ajustes e tenha muita paciência, sua hora vai chegar.

Solução: Tenha em mente que mais derrotas que vitórias virão. Tendo isso em mente e seguindo seu planejamento as coisas vão acontecer.

Conclusão: O plano de estudo que proponho para vocês não é uma fórmula de bolo, ele esta vivo juntamente com você e seus ideais de mudança de vida. Desenhe-o da melhor maneira e cole-o no seu local de estudos. Olhar o que terá pela frente é algo que faz surgir a rotina. Já preveja os tombos e saiba que ninguém vencerá sem as derrotas, as desilusões e os percalços naturais de uma vida de sucesso.

Como sempre vou ler os comentários e acrescentar nesse mesma postagem as dúvidas pertinentes.  Bem, ninguém precisa se espelhar no meu sucesso, até porque se fizer isso e tiver começado a estudar ano passado terá que projetar sua vitória somente para 2021, pois fiquei oito anos ininterruptos sem passar! Mas você tem a obrigação de se espelhar em minha persistência!

Costumo dizer que até quem não gosta de mim me respeita e isso se dá não pela minha personalidade ou pela minha trajetória, mas pela minha irritante insistência em superar os limites que a própria vida nos proporciona.

Amo muito a vida de todos vocês (inclusive dos fakes que vivem nos alegrando com suas postagens engraçadas!) 



369 comentários sobre:
Principais erros no plano de estudos.

  1. Charles (Petrolina-PE) comentou em :

    Alguém me ajuda, por favor.
    Trabalho de segunda a sexta das 8h as 18h e sábado das 8h as 12h.
    Estudo “apenas” para PRF porque é meu sonho ser PRF. Alguém que tenha a vida/rotina parecida com a minha poderia me indicar/opinar/ com algum plano de estudo com foco nessa carreira? Eu faço um mas não da muito certo, me sinto como se fosse insuficiente… =/
    Obrigado desde já!

  2. Fábio Júnior Matos comentou em :

    Alfacon, vocês estão de parabéns com essas super dicas de estudo, eu queria agradecer a todos vocês q fazem o Alfacon essa família para nos concurseiros, eu também estou muito agradecido pelas aulas free, tem ajudado muito a mim q não posso compra um curso agora porque estou despregado. mais estudando sempre. Foco e força sempre…

  3. Alan Alves comentou em :

    Muito bom!

  4. jeferson comentou em :

    tudo isso faz sentido! Muito obrigado

  5. Evelyn Costa comentou em :

    Obrigada, Evandro!
    Bora estudar, galera!!!

    Já deu tudo certo!!!

    #Foco

  6. Igor - MA comentou em :

    Bastante esclarecedoras as dicas, eu ainda estou meio perdido com a elaboração do meu plano de estudos. Só tenho tempo pra estudar a partir das 18:00, sábado pela tarde e domingo o dia todo. Aos poucos vou encaixando o melhor horário pra mim. Estou matriculado no alfacon online a menos de uma semana. Gostaria de mais dicas se possível. Abraço!

  7. Ednéia Pereira de Oliveira comentou em :

    Obrigada pelas dicas Evandro!

  8. Nádia - Arapoti PR comentou em :

    Evandro, tenho uma dúvida:
    Quanto você fala estudo dirigido o que seria?
    Leitura / apostila? Bunda na cadeira?

    Obrigada!
    Nádia

    • Hector Medeiros - Mossoró/RN comentou em :

      Isso mesmo.

  9. Milva - Cuiabá-MT comentou em :

    Boa tarde alfartanos! Bons estudos!

  10. rafael de castro bento comentou em :

    ola, acabei de me matricular no alfa
    gostaria q falasse um pouco mais do estado de mato grosso do sul
    campo grande, povo aki gosta muito do alfa
    grato e vcs sao demais

    • Nádia - Arapoti PR comentou em :

      Rafael, você tomou a melhor decisão de sua vida!
      Parabéns!!!! o Alfa é mesmo imbatível!!!
      “Estudei” um ano com outros materiais / cursinho e só perdi tempo.
      o Alfa tem ótimas vídeos aulas, materiais ditáticos, cursos presenciais, emfim eles tem PAIXÃO pelo que fazem! Por isso ninguém no Brasil é como eles! e é claro tem um líder: Evandro Guedes! Sem ele nada disso seria possível!
      Força Rafa!

  11. Thiago Ferreira comentou em :

    Show de bola essas dicas.

  12. Bruno-ESP comentou em :

    testando

  13. Bruno-ESP comentou em :

    teste