O plano de estudos, a grande jogada!

002

Só os fortes permanecem!

Meus caros, muito se fala hoje no plano de estudos e o que eu quero deixar claro é a importância dessa ferramenta para que você consiga se organizar e efetivamente estudar!

Ninguém me deu aula de como monta-lo e na verdade não existe uma fórmula pronto até porque utilizei ele para acertar  minha preparação e desde sempre meus alunos utilizam e já esta mais que provado que ele funciona quando utilizamos de forma simples e objetiva.

“Coisas simples não são coisas fáceis! Não confunda sinceridade com grosseria ou mesmo bondade com fraqueza!”

Bem, antes de mais nada quero fazer uma pergunta a você! Já viram que copiar o que faço é simples? O problema não é copiar a fórmula de bolo, o desafio é ser irritantemente insistente a ponto de fazer efetivamente as coisas acontecerem!

Simplificando o plano de estudos em passos

Passo 01: Não confunda as vídeo aulas com o estudo dirigido.

Passo 02: Separe um local só seu para assistir as aulas e estudar. Tome como exemplo um espaço no seu quarto. Lá, coloque seu computador e tenha um daqueles fones de ouvidos grande, de forma que todo o ruído externo não atrapalhe você. Tenha uma mesa ao lado para o estudo dirigido que não seja na frente o computador, assim, você vai matando a vontade de ficar perdendo tempo na web. Não estude deitado, na sala ou em qualquer lugar que não seja apropriado para leitura!

Passo 03: Não “repita” as vídeo aulas. É pensar em um curso presencial. Você vai e fica repetindo sempre a mesma aula? Monte uma grade simples para as vídeos aulas.  Vou dar um exemplo:

Imagine que você tem 6 matérias no seu conteúdo. Português (10 encontros) , informática (08 encontros), RLM (08 encontros) , Atualidades (3 encontros) , Direito Administrativo (06 encontros)  e direito constitucional (10 encontros) .

Monte a grade de aula como se em um curso estivesse (não podemos confundir aqui como estudo dirigido). Vamos usar três matérias por vez durante a semana e utilizar de segunda a sexta. Temos a meta de bater um encontro por dia, pois com um total de 45 encontros teremos mais ou menos uns 3 meses e meio para bater o conteúdo pela primeira vez, isso sem repetir uma aula sequer. Imagine quando o curso tiver 100 encontros?

Assim, coloque dias fixos: Segunda português, terça RLM, quarta constitucional, quinta português e RLM. Conforme for acabando uma matéria você coloca a outra no lugar, sem repetir as aulas, ou seja, a ideia é ver todo o curso em 3 meses e meio e depois repeti-lo até que o conteúdo esteja fixado.

Passo 04: Durante o dia (fora das vídeo aulas – que é seu curso) separe para estudar 2 matérias + exercícios e não precisa combinar com as aulas da noite, pois são coisas diferentes.  Assim, temos como exemplo de uma semana:

Segunda: O aluno estudo de dia  por exemplo constitucional e RLM no estudo dirigido com as apostilas e a noite das 19:15 as 22:30 assiste um encontro. Quem aguentar pode revisar o que viu no vídeo ou fazer um resumo.

Erros que você tem que evitar a qualquer custo:

1) Não assiste a mesma aula várias vezes só porque esta com dificuldade na matéria. Querendo rever para dar “um gás” no conteúdo, separe os sabádos e domingos pela manhã para rever alguma aulas ou até mesmo para rever um módulo inteiro, mas coloque cronograma, metas e tenha em mente que ver só o que você quer não vai passar você.

2) Estude TUDO e não só o que gosta, o concurso não tolera quem é foda em um ou outra matéria e ruim em algumas, o concurso quer o cara mediano que acerta tudo uniformemente. Você tem que ser só bom e bom basta sim! Entendeu o porquê eu só deixo você assistir até 5 vezes a mesma aula? Se eu deixar ilimitado o maluco do aluno vai querer assistir constitucional, administrativo mil e uma vezes e RLM ele vai assistir meia vez! Podem acreditar, vivo isso com meus alunos todos os dias da minha vida!

3) Não trate seu curso online como se fosse um site comum da web. Ele tem que ser tratado como um templo para sua salvação financeira. Assim, obedeça regas, horas, metas e não deixe ninguém ficar entre você e seu sucesso, principalmente você mesmo. Tenha horários para vasculhar porcarias e coisas boas na web. Não venha aqui no blog 20 vezes no dia, separe 20 minutos do seu dia para interagir com quem entende você, vá na porra do face e satisfaça sua vontade irracional de fofocar e ver a vida alheia (não tenho como impedir isso) e depois volte para sua vidinha de merda, pois a ideia é sair dela e ir para uma vida de verdade daqui a um tempo!

Conclusão: Seja insistente e por mais que você caia no concurso ou em vários concursos a ideia fixa de nunca parar até passar deve nortear você! Já se perguntou porque muitos estudam e poucos passam? A resposta é mas simples que parece. Quem não passa é porque para e quem passa é porque nunca para de estudar. Vocês conseguem entender como sou presidente do Alfacon, tomo conta de dois presenciais, escrevo livros, gravo aulas, vou a academia, dou atenção a minha família e  mantenho esse blog todos os dias com tanta paixão? A resposta é DEDICAÇÃO. Por isso quem tenta imitar sempre imita por uns seis meses e depois vai largando de mão! 

Quero dizer que amo vocês e me dedico para que pessoas – como já fui um dia – desacreditadas possam vencer também! Acordo todos os dias com a sensação que Papai do Céu fala através de mim. 

Alfartanos, força!



376 comentários sobre:
O plano de estudos, a grande jogada!

  1. João Paulo Ferrero DF comentou em :

    0/

  2. Taylor #Rumo ao INSS comentou em :

    VALEOOO EVANDRO POR MAIS ESTE SERMÃO ;)
    SEMPRE ME AJUDANDO.

  3. Priscilabatista comentou em :

    vamos que vamos mais algumas horas de estudo

  4. Priscilabatista comentou em :

    o.o

  5. gleyton comentou em :

    salve!salve! equipe.

  6. gleyton comentou em :

    vamos que vamos !

  7. Daiana comentou em :

    Vou refazer meu plano…