Não confunda dedicação com empolgação!

dedicaçãoMeus caros, vejo muita gente que confunde dedicação, perseverança, persistência com empolgação! Nesse assunto me considero um cara experiente, pois minha vida é o espelho do que a dedicação as metas e objetivos podem fazer. Contudo, já vi muita gente boa começar empolgado e com o tempo simplesmente desistir de suas metas iniciais.

“O sucesso não vem do dia para noite. O sucesso vem com o tempo, com muita dor e depois de várias derrotas!”

Bem, já reparam que até mesmo aqueles que não gostam de mim me respeitam? Respeitam minha trajetória e minhas conquistas? E mais, respeitam-me como professor e a qualidade do meu trabalho!

Quando dou palestra, muita gente me pergunta o segredo do sucesso. Eu costumo dizer que o segredo do sucesso não existe, o que existe é um projeto que você cria e passa a busca-lo de forma intensa. No entanto, quando criamos um projeto de vida temos que ter organização e acima de tudo paciência.

A maioria das pessoas querem tudo para o amanhã, não possuem a qualidade especial de saber esperar. Por esse motivo que muitas pessoas estão endividadas, ou seja, ninguém quer esperar o melhor momento, ninguém tem paciência para juntar  um dinheiro e comprar um bem a vista ou com o menor juros, enfim, a maioria das pessoas é imediatista.

Vou aproveitar esse post para dar algumas orientações e de quebra mostrar o que eu mesmo fiz para que minha vida desse certo!

O projeto de vida:

Alguns projetos são para o resto de nossas vidas e o concurso faz parte desse grupo. Em 1998 eu fiquei fascinado com a oportunidade de ser servidor federal. Nessa época eu estava no segundo ano da faculdade de administração de empresas e fiz um planejamento de dois anos de estudos. O ano de 2000 chegou e fui fazer a prova da polícia federal. Resultado: Menos oito (-8) pontos na prova. Isso mesmo meus caros, menos oito pontos! Já imaginaram se meus planos fossem somente de dois anos? Pois bem, meus planos iniciais eram de dois anos, depois dessa derrota fiz um outro plano de mais dois anos, e depois mais dois e por fim mais dois!

Moral da história: “Os prazos são meramente de referencia! Gravem em suas cabeças que o jogo só termina quando acaba!”

As opções de que temos que fazer:

O que mais vejo são pessoas que querem associar um grande projeto de vida com zilhões de outros projetos. Meus caros, quando decidirem fazer uma coisa tenham caráter e façam bem feito. Quando resolvi estudar para concursos preservei a primeiro plano coisas fundamentais: Preservei minha família e meu emprego. Assim, todo o resto virou “resto”! Não esquentava para fins de semana, feriados e festas. Mas essa foi minha opção e não fiquei sem fazer essas coisas por meses, fiquem por oito anos. Valeu a pena? Bem, passei em doze concursos, montei um empresa de concursos que hoje conta com mais de 500 mil alunos on line e comando um presencial no Paraná que possui alunos dos vinte e seis estados mais o DF e ainda por cima me garanti financeiramente!

“Lembrem-se: O Pato anda, o Pato voa, o Pato nada e o Pato não faz nada direito”!

As escolhas:

Vejo muita gente perguntando: Devo fazer um curso regular na faculdade ou um tecnólogo? Bem, a sua pergunta merece uma retórica: Você quer ser mestre, doutor ou simplesmente servidor público? Se a resposta foi ser servidor público faça um tecnólogo de porcaria nenhuma reconhecido pelo MEC, passe no concurso de sua vida, garanta-se financeiramente e vá “brincar” de ser mestre ou doutor!

“Que ninguém venha aqui me detonar, mestres e doutores são pessoas especiais, pessoas batalhadoras que possuem um objetivo na vida que é complemente diferente do que proponho aqui!”

Conclusão: A empolgação é importante, mas ela tem que persistir juntamente com seus sonhos. Grave uma coisa em sua cabeça: Nada, absolutamente nada virá de graça em sua vida, antes de ser feliz você vai sofrer muito! Meus caros, eu sou tão insistentemente irritante que chego a pensar como difícil deve ser a vida das pessoas que tentam me imitar! Aqui vai a última dica:

“Não tente imitar, tentem sim ter inspiração em pessoas especiais (esse é o verdadeiro sentido da expressão nada se cria, tudo se copia) , mesmo que você não goste daquela pessoa! Isso acontece a todo tempo comigo, ou seja, mesmo os que me odeiam estão aqui lendo e aprendendo com essas postagens. Agora imagine você que ama minha vida! “

Amo o que faço, amo meus alunos, amo minha família, amo minha vida!



106 comentários sobre:
Não confunda dedicação com empolgação!

  1. Michelle ♥ ♥ Fortaleza-Ce comentou em :

    Nós te amamos professor, obrigada por todas as mensagens de motivação, por toda força, as vezes você nos compreende melhor que nossos familiares. se não desistimos é pq queremos muito e também por seu empenho e dedicação de nos levantar e encorajar a prosseguir mesmo fodido…é por isso que amo o Alfa, vcs nos tratam como humanos e não pensam somente no dinheiro. obrigada de coração!

  2. Guilherme Perlin (Santa Maria/RS) comentou em :

    Obrigado!

  3. moises comentou em :

    “Lembrem-se: O Pato anda, o Pato voa, o Pato nada e o Pato não faz nada direito”! ISSO FAZ REFERÊNCIA à alguma crítica que os outros possam fazer em relação a nós? rsr

  4. Reisson Araújo Santos comentou em :

    Boa Semana para todos Guerreiros Alfartanos!
    Bons Estudos a todos.

  5. Jefferson - Rio de Janeiro comentou em :

    Bom dia, Alfartanos!
    Bons estudos para todos.

  6. Davi Damaceno - Xique-Xique/BA comentou em :

    Simplesmente, me sinto na necessidade de vencer na vida, ajudar minha família e em especial os meus pais!

    • Davi Damaceno - Xique-Xique/BA comentou em :

      *ajudar os meus pais

    • Davi Damaceno - Xique-Xique/BA comentou em :

      *ajudar os meus pais

    • Davi Damaceno - Xique-Xique/BA comentou em :

      Com fé em Deus, esforço e dedicação da minha parte, ajuda do AlfaCon irei vencer!

  7. Nataniel - Pernambuco comentou em :

    Rumo a PF!!!

  8. Rodrigo de Barros comentou em :

    Isso ai grande Evandro!

  9. Andre comentou em :

    vlw evandro muito importante publicar essas postagem para nos recarregarmos de motivação
    alfa não é so um curso e tambem ensina a lidar com a vida sinto orgulho de participar dessa familia
    vamos estudar ate passar, valorizar o cargo e ser pessoas iluminadas e isso que o brasil precisa infelizmente a maioria nos sacaneiam

  10. douglas Surubim PE comentou em :

    Vamos que vamos.Perseverança,dedicação.E na subida que a canela engrossa.

  11. Michel comentou em :

    Sabias palavras Evandro, acompanho vocês desde 2008, cheguei a comprar o on-line para BB pois não tinha ainda curso superior para enfrentar carreiras policiais, enfim, não tive foco e acabei abandonando, o tempo passou e estou aqui, fazendo contabilidade em toledo, e o mais engraçado é que eu não tenho paciência para trabalhar em escritório, se Deus quiser 2016 vou estar com vocês. Grande abraço

  12. Ellen - Belém-PA comentou em :

    AMO ler o que tu escreves…Meu entusiasmo vai a mais de 1000!!!

    • Diego Marcelo - Belém/PA comentou em :

      Povoo de Belém marcando presença!!

      Escreve gravatar no pesquisar ai Ellen, o padrão é ter a foto !!

      Forçaa !

  13. glaucia gonçalves- sete lagoas/mg comentou em :

    Obrigada, Alfacon por simplesmente existirem e obrigada também pela dedicação a todos nós.
    Valeu, Professor Evandro!!!
    Alfartana até o fim… Sangue azul!

  14. Marcos Roberto....Minas Gerais comentou em :

    E na subida que a canela engrossa, se Deus quiser no inicio do ano que vem estou ai no presencial.

  15. Jô - Soteropolitana comentou em :

    Minha fase de empolgação passou, agora é dedicação – bunda na cadeira por 08 horas-, no mínimo.

    “A persistência é o caminho do êxito” (charles Chaplin).

  16. Thais - SP comentou em :

    “Vejo muita gente perguntando: Devo fazer um curso regular na faculdade ou um tecnólogo? Bem, a sua pergunta merece uma retórica: Você quer ser mestre, doutor ou simplesmente servidor público? Se a resposta foi ser servidor público faça um tecnólogo de porcaria nenhuma reconhecido pelo MEC, passe no concurso de sua vida, garanta-se financeiramente e vá “brincar” de ser mestre ou doutor!”

    • Thais - SP comentou em :

      Importante é ter meta, objetivo, Fé todos os dias, em todos os momentos e saber que Deus não desiste de você! Ás vezes somos nós que desistimos Dele.

      Força, Fé, Foco e o AlfaCon sempre ao nosso lado!