CAÍ NO TAF, E AGORA?

mensagem-de-otimismo17Salve, salve, Alfartanos!  A resposta para a pergunta feita no título desta postagem é simples: agora você levanta, sacode a poeira e continua lutando. Muitos Alfartanos conseguiram passar pelo TAF, esses estão felizes e sabem que o trabalho continua. Estou escrevendo para aqueles que não conseguiram cumprir essa etapa.

Não existe motivo para desistência ou lamentação. Você foi longe. Você conseguiu passar por uma barreira impediu muitos de avançarem: a prova escrita. A vida é feita de etapas, mas você já é um vitorioso. Aliás, todos somos. O grande problema é que com o passar do tempo passamos a dar mais valor para as coisas que não conquistamos do que para aquelas que conseguimos.

Preferimos muitas vezes gastar nosso tempo precioso lamentando pelas coisas que não temos ou que perdemos, e deixamos passar despercebido aquilo que já é símbolo de uma vitória. Acredito que você se encaixe em um dos perfis abaixo:

Comecei a estudar agora e ainda estou perdido. Parabéns! Não importa sua idade, você tomou a decisão certa e saiu da sua zona de conforto. Você ultrapassou o limite entre o acreditar e o agir. Acreditou que é possível vencer e agiu em nome dessa confiança. No início dos estudos, ficar perdido é normal. Siga em frente que temos um caminho para percorrer.

Estudo há um certo tempo e não percebo resultado. Parabéns, você está desenvolvendo uma avaliação crítica acerca de si. Isso é fundamental para avaliar seus avanços e determinar em quais pontos você ainda precisa melhorar. O resultado é construído todos os dias.

Estudo há muito tempo e nunca passei. Parabéns. Se nunca passou, é pelo fato de que já tentou. Tentou muitas vezes? Tentou todas as possibilidades? Não passou mesmo, ou não passou naquilo que queria? Você fez todos os concursos disponíveis? Todos? Em todos os lugares do Brasil? Então, pense que você AINDA não passou no concurso que você quer, mas isso é uma questão de persistência e tempo. Não sei quanto tempo você terá que persistir para vencer, mas sei que se você desistir nunca vencerá.

Estou em dúvida sobre qual concurso prestar. Parabéns! Isso é uma prova de que você tem opções, e se tem opções tem possibilidades e condições, afinal quem está com a corda no pescoço não pode se dar ao luxo de ter essa dúvida. Comece eliminando os concursos que você não quer. A lista diminuirá significativamente e você terá facilidade na decisão.

Larguei tudo para estudar e tenho pressa. Parabéns! Você tem coragem. Transforme sua necessidade em combustível utilizado em sua preparação. Pense que deverá acordar mais cedo, dormir mais tarde, se esforçar para conseguir. Mas tudo tem seu tempo, cabe a você lutar contra essa regra.

Eu não tenho tempo para estudar. Parabéns! Seu dia está cheio de coisas. Cabe a você escolher quais delas são realmente essenciais. A verdade é que seu dia tem o mesmo tempo que o meu, e se você acha que não há o que fazer, infelizmente eu não posso dar alguns minutos para você, o tempo é implacável e não abre exceções. Mas cá entre nós, se você leu a postagem até aqui, significa que tem tempo sim, mas não está sabendo aproveitar.

Ninguém me apoia nessa jornada. Parabéns! Se você sente falta de apoio é pelo fato de que está cercado de pessoas. O problema é que elas não apoiam sua escolha. Melhor estar cercado de pessoas do que solitário e sem ninguém. Convença-as de que sua escolha será o melhor para você e pese os prós e contras de uma vida sem uma boa remuneração e estabilidade.

Meu dinheiro está acabando, e ainda não passei. Parabéns, se o dinheiro ainda não acabou, você já está numa situação melhor do que milhões de pessoas no mundo. Agora é hora de organização e responsabilidade e saber se está gastando dinheiro realmente naquilo que é necessário.

Eu não passei no TAF. Parabéns! Se você não passou no TAF, independente do motivo, a verdade é que você chegou até o TAF. Você passou por uma etapa (prova discursiva) onde muitos ficaram. Você conseguiu avançar a linha que muitos não conseguiram. Agora cabe a você escolher se ficará sentado se lamentando ou se trocará de roupa agora e partirá para uma corrida, barra, salto e natação. Comece já!

Alfartanos, espero que vocês tenham entendido que em qualquer situação é possível extrair o ponto positivo. Podemos mostrar para vocês as várias alternativas existentes, mas não podemos escolher para vocês.

Fica aqui uma dica: dentro de um universo de possibilidades, escolha aquela que seja positiva e favorável para você. Exalte suas conquistas, e supere suas derrotas. Derrotado é aquele que desiste de lutar.

Fica aqui uma verdade: Se existe o lado ruim, existe o lado bom, pois para toda a ação existe uma reação de força, módulo, intensidade igual em sentido oposto. Viva a física e a lógica do universo. Bons estudos. Alfartanos, FORÇA!



264 comentários sobre:
CAÍ NO TAF, E AGORA?

  1. Suzilaine comentou em :

    E nas derrotas que encontramos força pra lutar!

    Ótimo texto, motivação pra quem está voltando a estudar, nunca deveria ter parado.

    Dessa vez até a aprovação!

    Força, Fé e Foco!!!

  2. Davison Geovani comentou em :

    Eu fui um que cai no TAF, a tristeza só durou o dia de domingo. Olhei pra mim e disse: Fiz o meu melhor, agora é criar vergonha na cara e cuidar também da parte física. Curti a minha fossa no domingo, bebi todas e na segunda retornei a rotina de estudos e treinos agora pois tem o DEPEN, PRF e PF escriba. Se eu ficar me lamentando muito tempo os outros passam na minha frente nos estudos.

  3. Thais Moreira comentou em :

    Superar as derrotas… Sempre!!

  4. Paulo Junior, RJ comentou em :

    Alfatarnos… Força!!!!!!!!

  5. Talita Santos comentou em :

    É preciso sempre levantar independente da queda !

  6. severino comentou em :

    Não considero uma equipe e sim uma família que acolhe todos os seus filhos com consideração e demonstração de igualdade aos alfartanos…Forçaaaaaaaaaaaaaaaaaa