Dedicação e caráter!

Indicador de Caráter

“Ninguém consegue mentir para você por muito tempo, ninguém!”

Meus caros, todas as postagem que faço são baseadas em experiência de vida. O que posso dizer? Convivo todos os dias com meninos e meninas do Brasil inteiro (temos os 26 estados) que despencam para cá em busca de um sonho, isso sem contar as pancadas pessoais que tomei e ainda tomo em minha vida. Se você esta desanimado, cansado, esta sendo criticado ou mesmo acha que concurso não é para você…. essa postagem é SUA!

“Pessoas especiais enxergam em problemas grandes oportunidades pra mudar de vida!”

Episódio 1

O final de 2014 me marcou por um episódio que merece ser relatado aqui. Tenho um aluno no presencial de Cascavel que veio do online. Ele é paulista e esta conosco a mais ou menos um ano e meio. A prova de 2014 não foi para ele e isso se deu por vários motivos. Sempre que converso com ele, explico que as dificuldades são derivadas de um fundamental e um ensino médio ruim, mas que nesse tempo ele melhorou um absurdo e que a aprovação é uma questão de tempo.

Mas não foi as dicas e orientações que dou que me marcaram. O ponto fundamental foi que dia 27 de dezembro eu fui pegar a família de minha esposa no aeroporto e encontrei com ele chegando a Cascavel. Perguntei o porquê ele não passou o ano novo em casa e ele respondeu: “- Evandro, não tenho clima! Minha vida esta aqui e tenho que passar!””

Moral da história: O nome desse menino é Renan e estará em 2015 comigo. Não o considero um aluno e sim um amigo e uma responsabilidade, pois somos eternamente responsáveis por aqueles que cativamos!

Episódio 2

Assim que saiu o gabarito preliminar do concurso da PF (faço isso com os principais concursos de todas as áreas) começo a ligar para os alunos do presencial e para alguns do online. Liguei para um menino incrível de 19 anos. Nos simulados ele estava indo muito bem, mas não foi tão bem na prova. Quando liguei e perguntei a nota ele começou a chorar. Confesso que essas coisas “me quebram pelas metades”, mas tenho que ser forte e muito firme, pois sei bem o que represento para esses meninos! Bem, esperei ele desabafar um pouco e disse:

“- Meu filho, eu tenho um orgulho de você tão grande que você não tem noção. Você tem 19 anos e poderia estar fazendo milhares de coisas que não mudariam sua vida, mas ao invés disso esta aqui comigo  de segunda a sexta, aos sábados, domingos, feriados e dias santos. Você se dedicou ao máximo e fez o seu melhor, você não tem obrigação com quem quer que seja. A obrigação é não parar, é insistir e só se dar ao luxo de relaxar quando estiver em exercício!” O nome desse menino incrível é Vinícius e tenho certeza que ele vai vencer, eu acredito!

Moral da história: Já sei, você que tem 25 anos deve estar pensando: Nossa, o menino tem 19 anos e já esta um ano e meio na luta. Nossa, para ele agora é somente um pulo! Porque eu não comecei antes? Filho, (você de 25 anos) se eu contar a mesma história com outro personagem e colocar que ele tem 25 o de 30 falará a mesma coisa e se eu fizer isso com o de 30 o de 40 pensará porque não começou estudar aos 30 e o de 50 pensará o que estava fazendo quando era um menino de 40! Aqui não importa a idade, o que importa é a atitude e saber que todo dia é tempo de começar ou recomeçar!

Conclusão: Dia 26 divulgaremos centenas de aprovados na Polícia Federal (online e presencial) , em Abril divulgaremos centenas de aprovados no Banco do Brasil (online e presencial) e assim vai ser com todos os concursos que nos dispusemos a lutar junto com o aluno. No entanto, as vitórias não são tão marcantes para mim como as derrotas. Costumo dizer aos meus alunos que ele é sempre passageiro nessas batalhas, mas para nós as batalhas não acabam nunca e ficar com quem perdeu é muito edificante.

Assim, no Brasil contemporâneo (risos), temos todas as oportunidades possíveis para mudar de vida e ela só depende de você. Não estou aqui pedindo ou apelando para que vocês estude com a gente, longe disso, você é senhor do seu destino e deve avaliar e escolher aquilo que vai ser a mola impulsionadora para a mudança da sua vida. As palavras se perdem, as atitudes ficam marcadas pelo resto de sua vida!

Pense em sua vida e nas atitudes que toma como se fosse um tábua de madeira. Todas as atitudes ruins que você tomar, as pessoas que você injustamente criticar, as mentiras que contar, as pessoas que você trair, os atos de maldade que você executar devem receber um preguinho nessa tábua de madeira. Vá construindo sua história nessa tábua e a cada coisa ruim que fizer coloque esse preguinho. Por outro lado, a cada boa ação, a cada atitude honrosa e de caráter vá tirando os preguinhos. Perceba que em algum momento – se você for uma boa pessoa, uma pessoa de caráter – a tábua estará sem nenhum preguinho. É meus caros, os preguinhos podem sair todos e sua tábua pode ficar limpa, mas se você olhar bem de pertinho vai ver as marcas que suas atitudes, que sua falta de caráter, que suas desistências deixaram! Elas vão ficar MARCADAS PELO RESTO DE SUA VIDA!

“Não desista nunca de tentar ser melhor!”

Alfartanos, força!



139 comentários sobre:
Dedicação e caráter!

  1. Aninha.RR comentou em :

    Boa madruga..só passando pra da uma zuiada na família!!..bjs

  2. Rodrigo Correa comentou em :

    Renan, um dos grandes brothers que fiz em Cascavel, um entre tantos outros, mlq com uma capacidade e conhecimento monstro, que ainda perde para si mesmo na hora da prova. Isso certamente deve acontecer com muitos, por isso, alem do conhecimento, sorte e concentracao entre outros fatores, o auto controle é uma das principais caracteristicas para se conquistar um cargo publico. Em breve estara na PF

  3. glaucia gonçalves- sete lagoas/mg comentou em :

    SEMPRE…

  4. Maurício comentou em :

    Evandro, suas palavras são inspiradoras em momentos difíceis elas caem como um conformo em minha alma.
    Maurício de Jesus
    Tubarão SC

  5. lucas calazaus sousa comentou em :

    nossa muito boa postagem. Como sempre sabermos de alguma forma que não estamos sozinho nessa caminhada é muito motivador e torna as coisas muitas mais fáceis de serem superadas. muito obrigado Evandro Guedes.

  6. Clau - Guarulhos/SP comentou em :

    Vou completar 19 anos, comecei a estudar com 17, eu esperava passar no TJ-SP, mas não sei se vai ser dessa vez… =/ Mas eu vou continuar. Quando terminei o ensino médio e decidi não fazer faculdade para estudar foi uma escolha minha. E quando meus pais falaram que eu deveria trabalhar, eu também aceitei, eu não peço dinheiro a eles. Mas é difícil… Porém, é o que me deixa com forças. Obrigada EG

  7. Abraão alfartano Ceará comentou em :

    Família Alfacon! Forçaa!!

  8. Tatiana Barbosa comentou em :

    Olá galera alfartana, depois desta postagem, o melhor é estudar .

  9. MARCELO-RONDONIA comentou em :

    Obrigado pelas palavras professor.

  10. carlos henrique de souza comentou em :

    isso faz toda a diferença no alfacon, alfartanos rumo a aprovação força

  11. kelfson souto GARANHUNS PE comentou em :

    Galera do alfa tem alguma previsão dos simulados INSS.

  12. Jobson comentou em :

    Revisar licitação prova amanhã… boa noite galera

  13. Eduardo Gil comentou em :

    Alfartanos, boa noite de estudos…

  14. Weber De Barros / Brasília-DF comentou em :

    POSTAGEM ABENÇOADA , MOVENDO E IMPULSIONANDO OS NOSSO SONHOS !!!!!!!!!!!!

  15. Laudineia Maria Pirovani Almeida comentou em :

    Essa postagem é edificante, renovadora, me ajuda a continuar. Nunca pensei em parar, mas tem dia que é mesmo do mau. É ai que ter esse apoio torna-se essencial.
    Obrigada prof. Evandro, só paro de estudar no Alfa quando tiver a minha tão sonhada aprovação.

  16. Ingrid Baldissara (RJ) - Monitora Online comentou em :

    Para quem gosta de desafios… vejam a questão de direito administrativo da prova de defensor público de MG! 2014 banca: FUNDEP!

    Fiquei uns 30 minutos nessa questão (no mínimo)
    1 minuto para fazer e 29 para entender o pq de ter errado!
    Sinistra!

    Acerca da jurisprudência do STJ!

    • Tiago comentou em :

      coloca a questão ai pra gente

  17. Danilo Rodrigues Dias - Vitória da Conquista BA comentou em :

    Boa tarde, galera!
    Depois do treino pré TAF agora é a segunda parte dos estudos de hoje.
    Simbora!

    • Ingrid Baldissara (RJ) - Monitora Online comentou em :

      Caraca, aqui no RJ já são 19:50! rsrs

    • Danilo Rodrigues Dias - Vitória da Conquista BA comentou em :

      hahahahah

  18. Heider de Souza Moreira - Com. Levy Gasparian/RJ comentou em :

    Obrigado mesmo Evandro, pelas postagens de cada dia, sou um alfartano de corpo e alma. Alfartanos forçaaaaa!