Efeito responsabilidade – O Porquê ficamos tão ansiosos antes de um concurso!

merda-de-vidaMeus caros, o título já é alto explicativo e diz muito do que somos, fizemos e sentimos antes de um concurso importante. São vários os fatores que nos deixam a “beira do desespero”, mas essa postagem servirá para acalma-los, orienta-lo e o importante: Vai dar direção em sua vida!

Tudo na vida respeita o tempo de Deus! Mas as vezes, ele dá esse tempo e você não sabe aproveitar!

 

O efeito responsabilidade:

Quando não estudamos nada para um concurso a responsabilidade adquirida é zero. Por esse motivo, você vai fazer o concurso e observa aquelas milhares de “almas perdidas” sem ao menos entenderem o que estão fazendo ali.

contudo, quando nos preparamos por anos a fio e entendemos o real valor de nosso esforço a coisa muda completamente de figura. Temos milhares de alunos divididos entre alunos do presencial e online e sabemos o índice de ansiedade que esta batendo dia após dia nesses momentos que antecedem o concurso.

O mais importante aqui é ter ciência que nunca é “o qual” você vai passar, mas sim “quando” você vai passar. Se esse não for o seu concurso NÃO SERÁ! Mentalize que você dará o máximo que puder, que fará o seu melhor e se isso não for suficiente dessa vez, levante a cabeça e já se organize para começar tudo outra vez!

A derrota é apenas um ótimo motivo para começar tudo novamente de uma forma melhor e mais empolgante!

 

A ansiedade:

Estudo para concursos desde 1998 e já me deparei com dezenas de derrotas históricas e algumas delas se deram não por falta de preparo no conteúdo, mas sim por falta de preparo psicológico.

Meu caro, não adianta se cobrar além do normal, por esse motivo – e para ser simples – vou resumir em tópicos alguns passos para que a ansiedade não derrote você no concurso de sua vida!

Passo 01: Se você estudou, revisou, fez muitos exercícios e simulados, tenha em mente que você já é o seleto grupo dos 15% que realmente estudam para o concurso.

Passo 02: Quem estuda forte por anos, conhece a banca e treinou muito não deve olhar a concorrência, até porque ela não existe. Sabe porque disso isso? Imagine o seguinte: Imagine que a nota de corte para estar dentro das vagas logo de cara seja 70 pontos. Imaginou? Então, se você fizer 70 ou 71 já eliminou o que chamamos de concorrência. Concorrência só existe porque ninguém avisou para você fazer só a nota de corte!

Passo 03: Já ficou muito cansado? Muito cansado mesmo? Então, reparou que você fica chato, enjoado, com dor de estômago e que ninguém de aguenta? Ai você vai, dorme uma tarde e uma noite inteira e acorda parecendo a pessoa mais agradável do mundo! Isso é efeito cansaço! Filho, não adianta fazer prova cansado, isso só vai derrubar você. Assim, tire um ou dois dias da semana da prova para literalmente “cair no sono!”

Passo 04: Os momentos que antecedem a prova devem ser de concentração. Fuja daqueles caras que querem dar as “últimas dicas”! Ninguém em são consciência vai conseguir fazer uma SUPER REVISÃO DE HORA DE PROVA!! Sei que muitos não vão concordar, mas dos 12 concursos que passei, 12 foram 100% concentrados no dia da prova sendo o cara mais antipático do mundo! Dica: Isole-se!

Passo 05: Saiba que sua prova vai ser recheada dos seguintes momentos e sentimento:

Momento 01: Início de prova – ansiedade e apreensão

Momento 02 – Concentração total – aqui só vale para quem estudou

Momento 03 – Cansaço – Faltando duas horas para a prova você estará entrando em fase de desgaste profundo

Momento 04 – Medo de errar no gabarito – errou aqui perdeu!

Momento 05 – término da prova – aqui é dose, você vai sair da prova achando que não acertou nada, que seu estudo não valeu de nada, que nada fez sentido e que tudo esta perdido!

 

Conclusão: Nunca é você que vai para o concurso! Sempre é o concurso que vem para você, por isso não estamos tratando de uma ciência exata, até porque o fator psicológico não é exato!

Bem, tudo que relatei acima você só vai entender no domingo de prova. Só vai dar valor quando acontecer com você e só acreditar quando acontecer com você!

Essa semana estarei aqui em texto e em vídeo ajudando você a voltar para a realidade!

Alfartanos, Força!

265 ideias sobre “Efeito responsabilidade – O Porquê ficamos tão ansiosos antes de um concurso!

  1. obrigado EVANDRO GUEDES por tudo , estudar sempre , assim aprendi com o alfacon , força .

  2. Participarão desta fase os candidatos aos cargos de Técnico em Defesa Social e Técnico Socioeducador,
    aprovados na Prova Objetiva dentro do quantitativo de 2 (duas) vezes o número de vagas.
    10.1.1. Para efeito de posicionamento, será considerada a ordem decrescente da nota obtida na Prova
    Objetiva. Em caso de empate na última posição do quantitativo definido acima, todos os empatados nesta

  3. Gente alguém sabe me responder sobre a prova da defesa social do tocantins, Evandro ou Daniel, me ajudem acham que eu tenho chance de ser convocada para taf, sendo que fiz 63 pontos na prova.
    Será eliminado do presente Concurso Público o candidato que não obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta
    por cento) dos pontos no total da Prova Objetiva e/ou nota 0 (zero) em qualquer uma das disciplinas

  4. obrigado Evandro por mais uma força, estava precisando. e a vocês guerreiros alfartanos não desista na primeira caminhada, porque o segredo estar ai em não parar. os que consegue e aquele que lutar até o fim. alfartano força! RUMO A POLICIA FEDERAL

  5. Parei, acho que o que tinha de aprender, aprendi, agora fazer o ultimo simulado antes da prova e até domingo!

  6. Guerreiros alfartanos está chegando a hora de enfrentar a banca CESP/UNB, vamos colocar ela no seu devido lugar que é criando estratégias de derrubar candidatos, digo isso porque somos guerreiros bem treinados, e que sem sombra de duvida iremos passar por ela, talvez não agora mas um dia vamos pisar no pescoço de e dize: aqui não jacaré, aqui voce se lascou (risos) e como o professor Senjik disse:

    • Para de ficar nervosinho por que vocês serão agentes federais porra, vão meter o pé na porta de vagabundo e dar tiro de pistola. vomita tudo que vocês aprenderam na prova e foda-se o resultado….tem mais ano que vem.

      sendo assim ALFARTANOS!!! FORÇA……..FOCO, FORÇA E FÉ!!!

  7. Não importa o quão forte você golpeia, mas sim, quantos golpes você agüenta levar e continuar em frente, o muito que você possa aceitar e seguir adiante. Assim que se vence.” “rock”

  8. “E quando as coisas vão mal, você procura alguém para culpar, como se fosse uma sombra. O mundo não é um arco-íris e um amanhecer, na verdade é um lugar ruim e asqueroso. E não importa o tão durão você seja, apanhará e ficará de joelhos, se assim permitir. Nem você, nem ninguém baterá tão forte quanto a vida.

    • Não importa o quão forte você golpeia, mas sim, quantos golpes você agüenta levar e continuar em frente, o muito que você possa aceitar e seguir adiante. Assim que se vence.” “rock”

  9. (…)”Então, reparou que você fica chato, enjoado, com dor de estômago e que ninguém te aguenta?”(…) Como é difícil evitar isso, às vezes, e lembrar que ninguém tem nada a ver c/ seus… ai, sua falta de sono… =D Mas então… eis que um belo dia: (…)”você dorme uma tarde e uma noite inteira e acorda parecendo a pessoa mais agradável do mundo!”(…) ai caramba, é bem assim mesmo… rsrs =)

Os comentários estão fechados.