DESAFIO DO BALDE DE GELO

Salve, salve, Alfartanos! Vocês sabem o que é ELA? É a sigla que faz referência a doença conhecida como Esclerose Lateral Amiotrófica.

A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Esses neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem à doença.

Não se conhece a causa específica para a esclerose lateral amiotrófica. Parece que a utilização excessiva da musculatura favorece o mecanismo de degeneração da via motora, por isso os atletas representam a população de maior risco.

Outra causa provável é que dieta rica em glutamato seja responsável pelo aparecimento da doença em pessoas predispostas. Isso aconteceu com os chamorros, habitantes da ilha de Guan no Pacífico, onde o número de casos é cem vezes maior do que no resto do mundo. Estudos recentes em ratos indicam que a ausência de uma proteína chamada parvalbumina pode estar relacionada com a falência celular característica da ELA, uma doença relativamente rara (são registrados um ou dois casos em cada cem mil pessoas por ano, no mundo), que acomete mais os homens do que as mulheres, a partir dos 45/50 anos.

A brincadeira conhecida como Desafio do Balde de Gelo, ganhou fama na internet e repercutiu entre as celebridades brasileiras. O desafio consiste em indicar três pessoas para participar da brincadeira, fazer a doação, e tomar um banho com água gelada. O mais importante não é o banho, e sim a doação, uma vez que o objetivo da brincadeira não é aparecer, mas contribuir para as pesquisas acerca da doença.

Na Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela) o aumento das doações é comemorado. Em apenas cinco dias a entidade arrecadou R$ 12 mil, sendo que a média mensal é de R$ 20 mil. Élica Fernandes, gerente executiva da Abrela, afirma que todo o dinheiro doado é aplicado em projetos de atendimento aos pacientes e suas famílias. São 1,8 mil pacientes cadastrados e uma média de 350 atendimentos por mês.

— E nós destinamos 1% das doações para ajudar na compra de equipamentos para pacientes que não possam arcar com os custos do tratamento — explica Élica.

Além do Instituto Paulo Gontijo e da Abrela, a Associação Pró-Cura da ELA também está recebendo doações do desafio do balde de gelo.

223 ideias sobre “DESAFIO DO BALDE DE GELO

    • Igor, reproduzindo a mensagem do José Miguel

      José Miguel- Serra Talhada- PE comentou em 26 de agosto de 2014 às 09:14:

      Cupom de hoje: EMRITMODEBB

      com 25 por cento de desconto em Cursos Completos e áreas do assinante e 15 por cento de desconto no material didático. Vamos aproveitar.
      E lembrando que o anual já esta a venda novamente mas esse cupom não da desconto no anual.

    • José Miguel- Serra Talhada- PE comentou em 26 de agosto de 2014 às 09:14:
      Cupom de hoje: EMRITMODEBB
      com 25 por cento de desconto em Cursos Completos e áreas do assinante e 15 por cento de desconto no material didático. Vamos aproveitar.
      E lembrando que o anual já esta a venda novamente mas esse cupom não da desconto no anual.

  1. Já atendi pacientes com ELA e posso falar que é uma das piores doenças que já conheci. A terapia é visando a qualidade de vida, visto que qualquer movimento mais brusco pode lesionar ainda mais e acabar por prejudicar o paciente. É triste…Em questão de meses, a pessoa, que levava uma vida normal, já faz uso da cadeira de rodas…Muito triste.

  2. Bom dia Chezinho lindo do meu core
    estamos retroagindo a ditadura mesmo? que porcaria é essa de nao poder usar música? =(

  3. Bom Dia Alfartanos!!
    Hoje eu a volta da Professora Thais.
    Vou assistir a abertura do Evento,rsrs

  4. AlfaCon no Rj!!

    Dia 27/08/2014 – A partir das 19h15 Transmissão do evento que aconteceu no Rio de Janeiro.

  5. que vergonha q to ! rsrsrs amanha vai ser transmitido o encontro do RJ… ai meuc oracao!!!

    • Vergonha???? Naum vc tem q ter orgulho…seu depoimento ao rapaz q tbm eh da marinha me motivou a dormir menos mesmo trabalhando e estudando mtoooo…….
      Vlw gabriela….obrigada por ser um exemplo pra mim….vou ” re-assistir” ao encontro pra ter mais certeza da mha escolha…..bjss

  6. #toquerendomeucursoanual………..kkkkkkkkk
    To brigando com a operadora do meu cartao pra aumentar o meu limite pra pagar meu curso online e me tornar uma alfartana……estive no alfacon rj sabado……diiiiimaaaaaisss

  7. Bom dia!! Não faço questão de luxo, me basta uma casinha branca de varanda, um quintal e uma janela, só para ver o sol nascer. EM PARIS. ( rsrsrs ).

    Força, foco e fé!! =D

Os comentários estão fechados.