20 ANOS DO PLANO REAL

Salve, salve, Alfartanos! Hoje o Plano Real faz aniversário! É um jovem com 20 aninhos. Parabéns! Brincadeiras a parte, essa é uma super dica valiosa, de um assunto que já foi cobrado em várias provas de concursos em 2014. O AlfaCon disponibiliza para você essa dica, com o objetivo de que você fique atento ao assunto, e não perca uma questão fácil e acessível. 

O Plano Real completa hoje 20 anos de existência. A nossa atual moeda foi criada em 1994 pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, como medida para valorizar a moeda e conter os altos índices de inflação. Vale lembrar que Presidente era Itamar Franco. Muitas provas confundem o aluno, e afirmam que o Presidente era Fernando Henrique Cardoso.

A inflação era uma coisa absurda no Brasil, e nos anos que antecederam o plano, as variações mensais chegavam até a 82,39% segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Como comparação, até maio, o índice acumulado do ano está em 3,33% e, no mês, a variação ficou em 0,60% segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A inflação oficial encerrou 2013 em 5,91%.

De 1994 até hoje, o índice acumula 359,8%. Apesar de o número assustar, esse percentual era facilmente alcançado em três meses, conforme os meses de janeiro (67,55%), fevereiro (75,73%) e março (82,39%) de 1990. Em um ano, acumulava 2.400%.

Em reportagem publicada no Diário em 16 de fevereiro, Fernando Henrique Cardoso comentou o sucesso da medida. “Não há dúvidas de que o Plano Real foi um mecanismo eficaz para controlar um surto de hiper-inflação. Mas a inflação é uma manifestação insidiosa de desequilíbrio nas contas públicas, precisa ser continuamente vigiada e controlada.”

259 ideias sobre “20 ANOS DO PLANO REAL

  1. Essa dica foi Showw!! Obrigada Chê pelas atualizações sempre ligado com a gente!! ;)

  2. Amei a postagem!!!!! O chato é ver que sou mais velha que o plano real,kkkkkk. Beijos, Alfartanos!!!

  3. Evandro, vamos fazer um encontro aqui em Cvel mesmo….pois nem todos os alfartanos daqui são alunos do presencial!
    Muitos, como eu, são do Curso Online!
    \o/\o/\o/

  4. Pessoal, os comentários de “Oliveira”, “carla” e outros aqui são todos fakes! Testamos os e-mail e são falsos e no mais parece – pelo discurso e pelos erros grosseiros da língua portuguesa – que é a mesma pessoa!

    Nem vou mandar moderar, assim, podemos nos divertir um pouco!

    Amo a vida de vocês!

  5. Bom dia alfartanos!

    Vamos que vamos…Indo de previdenciário agora.

    ALFARTANOS, FORÇA =D

    • Certamente Chê!
      Pra quem tá doido pra chamar a atenção, a indiferença é a melhor arma!

    • Prego batido e ponta virada!
      Totalmente!!!!!!!!

      Bom dia galera alfartana!!!!!!!!!!

    • Sempre Che! Normal isso cara! parece aqueles babacas que tentam entrar no campo de jogo hahah só ignorar q eles se ferram!

  6. ESSAS PORCARIAS NÃO MOSTRAM NEM O ROSTO AQUI, DE TÃO COVARDES QUE SÃO! E SÓ RECLAMAM, E SÃO OS MESMOS TODA VEZ!

    • Calma, e respeite a liberdade de expressão…ok???
      Entendo vc, mas entendo tb os alunos “reclamões”, é assim mesmo depois acordam pra vida!!!

    • além disso ,… as críticas tem que ser analisadas pela equipe. Sejam elas, positivas ou negativas.

Os comentários estão fechados.