ANDAR SEM FOCO EU VOU ATÉ EU VÊ TUDO FAIÁ…

Queridos Alfartanos,

O Pablito e o Adriano que me perdoem pela linguagem mais que coloquial utilizada no título desta postagem! Por favor não me condenem!kkkkkkkkkkkkk E nem vocês Alfartanos super qualificados em Língua Portuguesa…. O título desta postagem é uma pequena brincadeira com a música do Gilberto Gil, mas que revela um dos maiores problemas vividos pelos alunos que estudam para concurso público: a falta de foco! Escrevi isso um dia desses:

Pessoas sem direção andam para todo lado mas não chegam a lugar algum. Pessoas bem direcionadas andam para um lugar só e acabam chegando onde querem chegar.

Ter foco é fundamental para quem almeja ser aprovado em um concurso público. O foco possibilita a você direcionar toda sua força em prol de um objetivo relevante. Quem estuda sem foco desperdiça energia… joga fora potência útil às conquistas da vida. A falta de foco, além de desperdiçar sua energia, ainda produz a longo prazo a desmotivação. Pessoas sem foco correm… correm…. correm…. mas não chegam a lugar algum! Quando não conquistam o que desejam, acabam acreditando que ser aprovado é algo inalcançável! A falta de foco gera falta de esperança! E isso acontece sem que percebamos! A desmotivação é uma força sorrateira que vai impregnando em nossa mente e produz estragos gigantescos, quando não irreparáveis!

Porque estou escrevendo sobre isso hoje?

Com a iminência de vários editais diferentes, alunos me procuram todos os dias para pedir orientações sobre o que focar! Eu tenho uma solução que utilizei em minha própria vida:

Foco em um e faço vários!

Essa é uma forma de pensar para quem precisa passar em logo em um concurso público! Primeiro você faz o que precisa, depois você faz o que gosta! Já ouviu eu falar isso, não é?

Se você precisa passar em um concurso como condição para continuar vivendo, se sustentando ou para você poder estudar para outros concursos, você precisa passar em um concurso mais simples, mas acessível, para colocar o pé no chão. Você conquista a estabilidade, ganha uma grana todo mês e tem possibilidade para estudar para concursos maiores.

Imagina um cara que sonha em ser auditor da receita federal mas tem 3 filhos, trabalha 8 horas por dia, não tem dinheiro, faz faculdade a noite e não tem tempo sequer para assistir aula. Por mais que ele deseje ser auditor ele precisará de duas coisas fundamentais: tempo para estudar e dinheiro para investir na preparação. É uma preparação que dura em média uns 3 anos. Não dá para passar do dia para noite! Minha sugestão é que ele foque em concursos mais simples, passe e depois estude para auditor. É como subir uma escada, de degrau em degrau! Esse é o caminho de quem precisa passar logo em um concurso público.

Existem vários concursos que podem funcionar como um trampolim para sua vida! Um deles que recomendo como foco imediato é o concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo. Nesta semana o Presidente do Tribunal já informou que a banca Vunesp será a responsável por esse concurso e que estão previstas mais de 1000 vagas para todo o estado! Se você estava procurando um foco acessível, em que você possa colocar o pé no chão e utilizar o cargo como um trampolim para objetivar outros concursos, o TJSP pode ser essa oportunidade! A previsão desse edital é para julho com provas para no máximo em outubro! Quem passar nesse concurso já pode contar com sua nomeação no início de 2015!

Mas Daniel, está muito perto e não terei tempo para estudar! – você pode estar pensando.

A banca Vunesp tem uma prova bem acessível. As disciplinas que você precisa saber são Português, Matemática, Informática, Atualidades, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Processo Penal, Processo Civil e Normas da Corregedoria. Como você pode perceber, a maior parte das matérias são comuns a vários concursos sendo necessário estudar a parte Penal, Processo Penal, Processo Civil e Normas da Corregedoria. Se você estiver estudando para o TRF 4 dá para aproveitar para o TJSP. Se você estiver estudando para o INSS, dá para aproveitar para o TJSP. Ou seja, vários concursos possuem matérias semelhantes com as do TJSP. Sugiro focar no TJSP e fazer os outros. O TJSP tem muita vaga e é uma prova mais acessível. Fica a dica! Porque se você continuar andando sem foco, o jeito será cantar a musiquinha: ANDAR SEM FOCO EU VOU ATÉ EU VÊ TUDO FAIÁ…

E se você considerar minha ideia interessante, aproveite para assistir a esse vídeo sobre o nosso curso do TJSP no Alfacon Presencial em São Paulo!



160 comentários sobre:
ANDAR SEM FOCO EU VOU ATÉ EU VÊ TUDO FAIÁ…

  1. Fernando comentou em :

    Só que esse salário não chega a esse valor não, tenho parentes e amigos que são escreventes há mais de 10 anos e o salário é cerca de 3.500,00 mais ou menos.

  2. MAGDA comentou em :

    É exatamente isso que estou fazendo, estudo para o TJRJ, mas vou fazendo outros concursos, comecei a estudar em Outubro, até que, em meu trabalho, passou a ser impossível estudar, pois viajava toda semana e ficava 4 dias fora, então meu esposo, que é concursado, me deu uma luz: larga esse emprego foca nos estudos que eu seguro as pontas em casa.
    Respirei fundo e segui o conselho.

  3. Gilmara comentou em :

    Suas palavras se encaixaram perfeitamente na minha situação. Tô enfrentando uma batalha, pois realmente fica muito difícil estudar quando se tem filhos e trabalho.

    • Márcio Alessandro - Itaborai -Rj comentou em :

      Eu tb sei que é dificil, mas estudo assim mesmo, pois não há vitória sem dor.

  4. Gisele Spinelli - SP comentou em :

    Obrigada Daniel! Ótimas palavras!

  5. EUDES comentou em :

    Valeu Cara!

  6. Luciana comentou em :

    Isso que o professor falou é bem ineressante… estou aqui há mais ou menos 6 meses e já passei em 2 concursos e vejo pessoas que parecem estar aqui há anos e nem sequer passaram em concurso de prefeitura. Não estou desmerecendo ninguém, mais observo a falta de foco delas e a necessidade diária de ficar fuçando no blog e papeando o tempo todo. Mais foco e estudo concentrado.. isso sim é eficaz

  7. LUCAS comentou em :

    Excelente professor ! Formidável ! Obrigado pelas suas mensagens que nos servem como direcionamento tendo em vista nosso futuro !

  8. Monitora Online - Carolina Saraiva - BA comentou em :

    Cada mensagem vem no seu momento certo!
    Obrigada professor!

  9. Nanda Curitiba comentou em :

    Grande Daniel :)

  10. Laudineia Maria Pirovani Almeida comentou em :

    Obrigada prof. Daniel pela orientação, tenho seguido firme ruma as carreiras policiais…Vamos ver o que vai dar.

  11. Victor Franco - Aracaju/Se comentou em :

    É verdade Daniel. Segue outra frase: “Barco sem leme, todo vento leva!” kkkk

  12. Valéria Silva-RO comentou em :

    Boa noite galera!Força aos guerreiros que vão continuar a madrugada de estudos. Eu preciso de descanso rs. Bons estudos pra quem fica

  13. Thainara comentou em :

    Hoje foi fod#! Saiu o resultado de um concurso aqui na minha cidade agora a noite. Concurso este, no qual vinha estudando forte. Resultado: levei ferro! Estudei pra caramba e perdi a vaga por quatro pontos. O pior é que era um concurso besta, salário de 950,00 mas que daria para eu investir nos meus estudos. Estou naquele luto pós resultado. Desanimo total e com a prova da PRF-ADM na minha porta.

    • Thainara comentou em :

      E com a maldita sensação de que, se não passei naquela porcaria, imagina na prf.

    • Fernando Londero comentou em :

      oi não pode desanimar pois eu tambem levei ferro nuns quantos concurso tem que ser forte e ter um objetivo e uma meta que tudo se organiza tem ves que demora um pouco outras vezes vai mais rápido mas não podemos desanimar bola para frente foco e força no objetivo ….

    • Márcio Alessandro - Itaborai -Rj comentou em :

      Só se permita curtir luto em 24horas somente, depois continuar estudando sem desistir.