A Receita mágica!

ayrtonsenna221x15Reservei hoje para fazer uma das postagens mais simples e objetivas que já escrevi. Sei que o título é sugestivo, mas sei também que se bem entendida ela poderá mudar os rumos de sua vida!

“Não tente reinventar a roda, simplesmente copie o projeto e construa a sua!”

Estudar para concursos nada mais é que um novo projeto que determinamos para nossa vida. Como todo projeto importante temos que nos atentar com a organização e os recursos para que ele não seja interrompido por algum imprevisto ou mesmo por falta de motivação.

Dessa forma, essa postagem será direcionada tanto para o aluno antigo como para o aluno novo. Mas peço que não desvie o foco um só minuto até o final da postagem!

Quando estou escrevendo sempre lembro de quando fui o “aluno novo”. A desvantagem que eu tinha era que ninguém fazia o que estou fazendo aqui. Dessa forma, para você se sentir um terráqueo vou relatar meus erros e “acertar” sua preparação!

O aluno novo (o “eu de ontem!”)

Quando estamos começando erramos em coisas básicas, começando por querer estudar em tudo que é material que esta disponível, isso é errado! Escolha uma bandeira – mas você tem que confiar fortemente nela – e siga firme até o final de sua preparação.

Nunca pense em “qual” concurso você vai passar, pense sempre no “quando”, pois é isso que fará a diferença. Quando você coloca na sua mente que vai cair mais que levantar, tudo será mais fácil.

O maior problema que eu tive foi o ensino fundamental fraco e o médio feito sem responsabilidade. Quando comecei a fazer a universidade não tinha a menor noção do que queria para vida, simplesmente fui lá e fiz, isso por uma necessidade social!

Resultado dessa empreitada: Anos de ensino jogado fora, ou seja, matérias como português, RLM, matemática, informática e outras báscias foram simplesmente jogadas de lado. Seja humilde a ponto de saber que terá uma reconstrução a frente. Dessa maneira, reserve uns oito meses  para “acordar” para o mundo dos concursos. Toda pessoa imediatista estará fadado ao fracasso!

Por falta de uma orientação honesta fiquei mais de dois para “acordar”, espero que você aluno novo, não cometa o mesmo erro!

Ao aluno antigo (Minha maior responsabilidade)

Quando entro nas salas do presencial é a olhos vistos a reação de todos. Os alunos novos sempre ficam “putos da cara” achando que tudo que eu falo é lenga lenga ou besteira para convencer a pessoa a se rematricular. Contudo, o aluno antigo sabe o que estou fazendo ali! Estou ali para não deixar que a vida o leve, que os problemas o façam desistir e para mostrar meu testemunho e que é possível sim, se você acreditar forte e trabalhar duro para isso!

O aluno antigo esta desgastado pelas críticas, pelas reprovações e pelo cansado e responsabilidades inerente ao desafio que escolheu. Assim, para ser objetivo, vou relatar cinco erros que devem ser rechaçados de pronto por você “aluno antigo!”

1) Achar que não esta mais aprendo a matéria e que não esta mais rendendo: Alô você, quando chegar nessa fase a coisa estará ficando boa. Não arrede o pé do seu plano de estudo e comece a fazer a coisa mais simples do que nunca. Estude duas matérias dia mais exercícios e quando o estudo não estiver mais rendendo, volte e faça tudo novamente. Faça milhares de exercícios e “refaça-os”! Resolva provas anteriores e faça a maior quantidade de simulados possíveis , mas depois reveja-os! Pronto, fazer o simples sempre dá certo, no meu caso, deu certo doze vezes!

2) Querer inovar: Bem, aqui esta a maior jumentice que já vi! Nós que estudamos para concursos temos um norte a seguir, ou seja, o edital! Assim, o mais simples e eficiente é bater todo o edital quantas vezes for necessário, isso até sua aprovação chegar. Com o respeito que a expressão merece, tenha o edital como sendo “a bíblia do concurso”!

3) Querer estudar por vários materiais: Isso sim, é a segunda maior jumentice que vejo os alunos fazerem. Para explicar de forma clara vou relatar a conversa que tive com um aluno. Certo dia cheguei ao curso e peguei o aluno com vários materiais de várias bandeiras (para quem me conhece já sabe a merda que deve ter dado!).

Falei para ele que aquilo estava errado e que era aquele o problema do mal desemprenho nos simulados. Ele disse que estava fazendo aquilo exatamente para mudar isso, para ir melhor no simulado. Retruquei e fiz a seguinte pergunta: – Filho, faz assim: Pega os últimos concursos que você fez e bate as questões com nossos materiais, veja se isso resolve toda a prova? Ele respondeu: – Assim é fácil, fazer toda a prova com o material do Alfa!

Bem, confesso que essa era a resposta que eu queria ouvir! Simples: Quem estudasse pelo materiais e aulas – isso de forma repetitiva e exaustiva – teria sua aprova! Pronto, a segunda grande lição de como não errar feio estava dada!

4) Achar-se burro: Pode parar, isso é problema de auto-estima! Filho (a), vai assistir um filme de superação ou algo parecido! O problema aqui não ser ou não menos favorecido intelectualmente, o problema fundamental aqui é a quantidade de esforço que você esta despendendo para o seu sucesso futuro. Assista em busca da felicidade, mas não como um entretenimento, assista como se fosse a sua vida, suas derrotas, seus problemas e sua vitória!

 5) Fazer o mais fácil: Nunca disse que seria fácil! Falei sim, para fazer o simples e isso são coisas totalmente diferentes! Desafio qualquer um, QUALQUER UM MESMO, a ficar somente 03 anos estudando firme sem parar e duvido que esse “alguém” não passe! É lógico que ele vai passar e não em um, mas em vários! Aqui não discuto! Caso você meu filho (a), não passe, eu mesmo banco seus estudos até sua aprovação chegar!

Conclusão: As pessoas normais enxergam em problemas simplesmente problemas, mas as pessoas especiais enxergam em problemas grandes oportunidades de mudar de vida! Quantas pessoas você acha que tiveram paciência e perseverança para ler essa postagem até o fim? Quantas pessoas você acha que ficaram estudando o dia todo em prol de um futuro melhor? Quantas pessoas você acha que estão dispostas a se doar para fazer a diferença, quantas?

Faça o simples, seja simples e tudo dará certo em sua vida!



140 comentários sobre:
A Receita mágica!

  1. Cíntia comentou em :

    Obrigada Evandro.

    Forte abraço!

  2. Débora de Lima- RS comentou em :

    Evandro quiz dizer A procura da Felicidade, esse foi o filme mais lindo que já assisti na minha vida apesar de ter só 10 anos quando olhei pela primeira vez levei ele como seria escrita minha história tbm, simplismente uma lição de vida!

  3. TATIANA BARBOSA DE BELÉM comentou em :

    O quê seria de mim sem o Alfacon na minha vida, ou melhor, sem você Evandro sempre dando aquela força, essa postagem renova nossas esperanças, e nos faz ver um amanhã melhor, temos mesmo é que continuar estudando cada vez mais, muito obrigado,,,

  4. mary comentou em :

    Este texto diz tudo sobre mim!! Tudo que o Evandro disse de errado ai eu estou fazendo. :/ rsrs.. Meu ensino médio e fundamental foi uma merda. Não aproveito nada. Tenho q começar tudo do zero. Mas não vou desistir e vou sair dessa merda. Meu sonho era largar tudo e ir pra Cascavel ter aulas presenciais. Já que não posso, vamo que vamos melhorar isso e força…Valeu Evando e toda equipe.

  5. David Rangel comentou em :

    Evandro,Obrigado !
    Alô Você!!!!!!

  6. Ytala Tayna comentou em :

    Ótima postagem, e com as influencias desta galera do AlfaCon sei que chegarei ao meu objetivo, não é fácil, mas chegarei lá.

  7. Junior Xavier comentou em :

    Olha! não quero chamar a atenção muito menos aparecer, mas, cara! como é difícil esta caminhada para o sucesso, meu Deus. Hj entendo o que alfartanos de sucesso passaram para conseguir tal privilégio. Hoje dedico 80 % de minha vida aos concursos públicos e acredito que uma hora papai do céu me dar meu tão sonhado concurso pra AG PF.. Valeu Alfa! se não fosse vcs seria + difícil.

  8. Douglas Leal - RJ comentou em :

    Sensacional! Uma das melhores postagens que o senhor fez.

  9. Julio Ribeiro comentou em :

    Acabei de chegar da praia no feriado e bateu aquele peso na consciência..mas um peso sinistro mesmo!!! Estudo nada faz uns meses já….
    Tava no gás…aí resolvi cursar Ciências Contábeis na UNIFESP (vou cursar 6m só pra não perder matrícula e depois trancar, passar em um concurso e cursar novamente)
    Mas vi que isso vai tomar meu tempo!!!
    To perdendo meu foco…PF e PRF tão vindo aí e eu dibob

  10. ELIANE RIBEIRO TOLEDO comentou em :

    Precisava ler isso… obrigada… às vezes me sinto um lixo, acho que nao estou aprendendo nada… e que não vai dar certo… mas vou seguir seu conselho e também assistir “Em busca da Felicidade”. Bjo!

  11. Wilker Viana (Planaltina-DF) comentou em :

    Adoro todos os dizeres do evandro e do Chê, quase larguei tudo aqui em brasilia, para ir para cascavel estudar no alfa.

    Mas como o Alfa vai estar em brasilia no ano vem, vou estudando com o que tenho e com o que o alfa disponibiliza. Minha motivacao é minha Esposa e o AlfaCon.

    VLWWWWW!!!!!!!

  12. Karina Silveira - pa comentou em :

    Valeu Evandro!! Estava precisando de suas palavras..
    Não podemos nos deixar abater por nada, vou segui e nunca desistir

    Obrigada!!
    Foorçaa!!

  13. Davi- Rio de Janeiro-Campo Grande comentou em :

    Evandro, ótimas palavras, tudo que eu precisava nesta manhã de Segunda e para continuar meus estudos. Muito obrigado!

  14. CAIO CÉSAR-PE comentou em :

    MOTIVAÇÃO E FAZER O SIMPLES QUE DA CERTO, APRENDO A CADA DIA QUE ISSO É IMPORTANTÍSSIMO PARA OS DESAFIOS E AS BATALHAS DA VIDA! E PROCURAR ALEGRIA DE VIVER SEM DEPENDER DAS CONDIÇÕES, SEJA FELIZ, INDEPENDENTE DE TUDO, OLHA NO ESPELHO E SE AUTO AFIRMA, ESTA TUDO BEM, VOCÊ É LINDO, MAS NÃO É PERFEITO, A GENTE TEM QUE RECONHECER ISSO ESTAMOS SEMPRE EM CONSTRUÇÃO, E ESSA É UMA GRANDE VIRTUDE DO HOMEM.

  15. weber de barros cobra soares comentou em :

    Nossa como essa postagem me motivou ,pois fiz a prova da Câmara dos Deputados -Agente de polícia Legislativa,depois de responder 140 QUESTÕES E UMA REDAÇÃO,nossa terminei a prova e parece que não sabia nada ,e que os estudos não estão rendendo …………………
    Mas graças a Deus e o Alfa ,me recomponho e sigo em frente !!!!!!!!!!!!!!!!!

    VAI DAI CERTO EM NOME DE JESUS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Vinicius Novais comentou em :

      Vai sim meu brother, voce merece.

    • weber de barros cobra soares comentou em :

      VALEUUUUU VINÍCIUS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Nilza xinguara- Pará comentou em :

    pessoal , vou contar pra vc como decorei as formas de provimento e de vacância
    Provimento , sigla NAR5 nomeou. aproveitou, reverteu,readaptou, reconduziu e reintegrou a outra eu uso a sigla FREDPAP, faleceu , readaptou, exonerou, demitiu,promoveu, aposentou e posse em outro cargo inacumulável. fica á dica se alguém gostar .

    • Gabriela Melo - RJ (Monitora) comentou em :

      Nilza, bacana. Vc ja vi tb o Evandro cantando? É show =D

    • Nilza xinguara- Pará comentou em :

      não!

  17. Kmila comentou em :

    Ler esta postagem do Evandro depois de um Domingo de Pascoa de estudos, não tem preço. Obrigada :)

  18. glaucia gonçalves- sete lagoas/mg comentou em :

    Obrigada professor Evandro pela dica do filme, acabei de assistir. Achei incrível! É verdade todos precisamos de um plano, um plano que torne nossos sonhos reais, palpáveis.Tenho certeza que aqui consigo caminhar, pois tenho tudo que preciso pra isso. Obrigada, obrigada, obrigada.

  19. Adriana comentou em :

    Sou a mais nova Alfartana do pedaço e nunca me joguei com tanta fé e força como estou fazendo agora com a Equipe Alfa,estou olhando todos os videos e repetindo os de motivação! Cada dia mais admirada com tudo que o Evandro e toda a equipe ensina! Sou de Fpolis/SC e simplesmente não existe nada parecido aqui,por isso estou fazendo o Alfa online! Tenho fé que vou conseguir! Abração a todos! FORÇA!!

    • Adriana comentou em :

      Ah estou organizando todo meu material, também pela bandeira Alfa, só estou sentindo falta de material para a matéria de Administração, já estou com o curso mas estou achando que é bom também alguma apostila! Alguém sabe de algum material pelo Alfa que tenha ADM?? Abração! Agradeço a atenção. Adri =)

  20. Géssika - Goiânia/GO comentou em :

    Gente gostaria de saber se as apostilas demoram para chegar, queria comprar a PRF, mas estou com medo dela demorar chegar e não da tempo de eu estudar com o material.

    • Rafaela Amarantes - Londrina/Pr comentou em :

      Depende do correio..

    • Thadeu Leal_ Salvador/BA comentou em :

      Boa tarde Gessika!

      Isso vai depender do tipo de envio que vc pagar(SEDEX,PAC) , mas não se preocupe, eles sempre envião no prazo acordado.
      Comprei as apostilas da PF e o prazo foi de até 10 dias,em 6 chegou.

      Boa sorte.