Conversando com você!

IMG_1553Meus caros, hoje a postagem será uma verdadeira conversa, algo que faço com muita freqüência no presencial e tenho certeza irá impactar de forma bem positiva em todos vocês.

O ano de 2014 começou frenético no que tange a concursos. Estamos com muitas expectativas em todas as áreas e isso tem que ser bem entendido, do contrário, perderemos alunos pelo simples fato de não entenderem como a coisa funciona e é exatamente aqui que começarei a conversa!

Aos novos alunos:

Falo aqui para todos que possuem menos de um de estudo. Esse período – de um ano – serve para que possamos “acordar” para o universo dos concursos. É nessa fase que conhecemos as matérias básicas (Português, informática, RLM, matématica, Atualidades, Administrativa e constitucional) e as específicas que farão a diferença na área que escolhemos. Geralmente, esse aluno não conseguiu se encontrar ainda e fica querendo fazer todo tipo de concurso, o resultado dessa desorganização é mal rendimento nos concursos!

Bem, o que temos que pensar é que é uma fase necessária e se você esta nessa situação, não desespere e siga as orientações abaixo:

1) Tenha muita paciência e force mais nas matérias básicas! Essas você deve ter cada vez mais intimidade.

2) Escolha uma área que quer atuar (área policial, área de tribunais, área fiscal ou área administrativa).

3) Monte uma grade das básicas + específicas e faça todo e qualquer concurso que tenha pelo menos 80% de compatibilidade com sua grade de estudo.

4) Faça planos a médio e longo prazo, ou seja, o prazo para você passar pode ser de 3 a 5 anos! Não desespere!

5) Quanto menos pessoas souberem da sua vida e seus projetos mais feliz e bem sucedido você será!

Aos novos antigos:

Costumo dizer que motivar o novo é fácil, difícil é motivar o aluno antigo, aquele que já tomou diversas pancadas, esta ficando sem dinheiro e esta totalmente desacreditado! Aqui temos que refletir forte e ter força para continuar. Enfim, vou dar um macete muito pratico que vai colocar você na linha e impedirá que você desista de seus sonhos:

“Quando você achar que nada mais dá certo, que você é o mais burro de todos, que o concurso não é para você, que está muito difícil….! Quando isso acontecer, tenha um pouco de humildade e vá a algum hospital e veja o que é não ter a coisa mais preciosa – que é saúde -, depois disso, vá caminhar no centro da sua cidade e veja as mais diversas profissões que trabalham muito, pagam mal e não são reconhecidas. Isso mesmo, coloque-se no lugar daquelas pessoas, tanto das que não possuem saúde, como também aquelas que trabalham em lugares que você nunca gostaria de estar! Faça esse exercício de humildade e quando voltar a estudar as esperanças estarão renovadas e você terá a certeza que sua vida, seu futuro, seus sonhos, dependerão somente de você!”

Para não deixar os alunos antigos na mão, vou deixar umas dicas valiosas:

1) A regra é ser reprovado mesmo e a exceção é passar! Fique tranquilo, sua exceção vai chegar!

2) Tenha em mente que você teve um ensino fundamental e médio de merda, sem base e a faculdade só serviu para emburrecer você nas matérias básicas!

3) Olhe para trás, veja tudo que passou! Corrija os erros e aprenda a ouvir quem já passou e venceu!

4) Não conte seus projetos para quem não entende sua realidade, tranque-se em modo automático no seu objetivo e não deixe nada nem ninguém atrapalhar você!

5) As pessoas mais interessantes, mas bem sucedidas e mais felizes, foram aquelas que sofreram e choraram muito! Filho, um dia você será feliz, mas antes vai sofrer muito!

Conclusão: Muitos me perguntam o porque sempre estou aqui, o porque insisto em convencer você a não parar, enfim, o porque encho o saco dos alunos todos os dias! A resposta aqui é simples: “Considero-me iluminado, pois o ser iluminado é aquele que vence e não esquece de onde veio! É aquele que venceu e fica com uma vontade quase sobrenatural de ver o próximo vencer também!”

Gosto muito de lembrar que até 2005 eu era uma pessoa financeiramente fracassada e foi o universo dos concursos me acordou para vida! Use essas histórias para impulsionar a sua, não deixe que outras pessoas escrevam o livro da sua vida! Tenha fé em Deus, mas saiba que o que é competência do homem, Papai do Céu não vai mexer uma palha! Filho, estudar é com você!

P.S: Quero agradecer aos Alfartanos pelas críticas e sugestões da postagem de ontem! Li os mais de 500 posts, respondi alguns e fiz uma relação de coisas a melhorar que empregarei imediatamente no Alfacon! Obrigado a todos! 



216 comentários sobre:
Conversando com você!

  1. Helimar da silva teles comentou em :

    Eu ainda não tenho condições de adquirir um curso e eu sei o que vc vai dizer Evandro….. mas é verdade. eu sou casada e tenho dois filhos, meu esposo trabalha em um supermercado e o q ganha só dá para o básico, moro na casa da minha mãe e graças a ela as coisas não são piores. sou de Belém do pará, aqui já é favela do Brasil, imagine a favela de Belém, mas isso não importa poq existe situações piores. Quando engravidei da minha filha caçula eu não esperava, por isso quase entrei em depressão, pois a situação com um filho já era apertada, imagine com dois filhos. passei um período muito ruim, só vivia reclamando, queria trabalhar, mas não podia, queria estudar, mas não dava… um dia a prefeitura da minha cidade abriu uns cursos gratuitos e eu fui fazer, lá a professora deu uma super motivação e ai eu decidi fazer algo pra mudar de vida. eu ouvir falar que tinha aberto o concurso do senai e eu decidi fazer, mas não tive dinheiro pra pagar a inscrição, nem pra comprar um material, não tinha computador, muito menos internet. procurei um amiga que sabia que estudava pra concurso e ele me emprestou alguns materiais, de manhã eu deixava meus filhos na escola e depois ia pra casa de uma amiga acessar a intenet par pesquisar assistir aulas no you tube… numa dessas eu encontrei um vídeo do alfa e comecei a me orientar pelas dicas do evandro e do daniel. a parti dai minha vida começou a ser direcionada eu comecei a estudar as matérias certas, ainda não tinha bons materiais, mas eu ia pesquisando, emprestando e indo… fiz vários concursos municipais, estaduais, mas fui super mal em todos. no final de 2012 eu comecei a dar aula numa escolinha pra dar aula e ganhar 100,00 por mês, com esse dinheiro paguei um curso presencial da minha cidade, para o concurso do trt 8°, mas me arrependi, não consegui continuar a trabalhar, pois a rotina era muito puxada…. mas sempre acompanhando os eventos do alfa e as dicas de vocês. no inicio de 2013 conheci um amigo que estava estudando pra pf e ele tinha comprado um curso do alfa do tre, mas não estava utilizando, então ele me deu a senha e eu passei a estudar com o alfa, através dele, até então eu ainda não tinha computador, nem internet eu estudava na casa de uma amiga. esse curso mudou minha vida, mas agora ele não vale mais e ai passei a somente assistir os eventos do alfa, ler as apostilas que me davam e materiais que eu adquiria na internet. fiz a prova da pf adm e quase todas as questões que acertei, foi com dicas que vocês me deram, fiz 84 questões, ou seja 48 pontos, ainda não fui bem, mas estou melhorando. no final de 2014 conseguir adquirir um notebook e faz uma semana que agora estou com banda larga em casa e quando eu terminar de pagar o computador, vou adquirir um curso regular do alfa. mas não paro de estudar e mesmo ainda não tendo comprado um curso, me considero uma alfartana de coração. e meu lema é estudar até passar, pois a minha vida tá uma merda, mas vai mudar, em nome de Jesus! Obrigada alfa!

  2. Francisco Carvalho comentou em :

    Comecei o ano querendo estudar para o concurso da Caixa, a primeira coisa que fiz meio desmotivado, foi procura um vídeo no Youtube sobre conhecimentos bancários, e apareceu a Thais, e eu fui vendo aquilo, e da Thais fui ver uns vídeos do Che, depois do Daniel, de você Evandro, e as coisas são como tu fala,eu sai no final do ano passado de uma faculdade que me arrependo muito de ter feito, pois sei que não vou seguir na carreira ( Letras Língua Portuguesa) e antes que alguém diga ”mas você e fera em português” não, não sou, la o que menos a gente ver e gramatica que uma parte fundamental nas provas, enfim, to começando agora por que realmente interessa que são os concursos, fiz uma inscrição grátis no Alfa, depois do concurso da Caixa, dependendo do que ocorra, pretendo compra o curso que me interessa ( se eu passar vo ter grana pa compra e estudar mais, não passar, ai e que vo procurar estudar) , e enfim ir com a faca nos dentes e vira um alfartano.

  3. Bruno Machado Rio grande do Sul comentou em :

    Amo tudo isso,valeu Guedes!

  4. Daya comentou em :

    Esse povo é muito fera!
    Valeu!!!

  5. ivy Muniz comentou em :

    Eu conheci o Alfacon a um mês atras de cara comprei o material pro concurso da caixa, depois de uma semana comprei o curso e estou firme estudando no dia que bate o desanimo procuro ouvir alguns videos do Evandro e é impressionante como vcs nos coloca pra cima e estamos ai, se vou passar? não sei,mas estou estudando agora meu objetivo e estudar ate passar, obrigado família Alfacon , estamos juntos nessa bjos a todos.