NÃO DÁ PARA MUDAR A VIDA DE QUEM NÃO QUER TER A VIDA MUDADA!

superaçãoSalve Salve Alfartanos! Não dá para mudar a vida de quem não quer ter a vida mudada. Essa é uma das várias frases marcantes que eu gosto muito, do nosso Evandro Guedes.

Em 2004 meu pai apareceu na casa da minha mãe pedindo ajuda aos filhos. Havia 10 anos que eles estavam divorciados e fazia pelo menos uns 4 anos que não tínhamos nenhum contato. Ele era alcoólatra e após uns 18 anos sem beber, voltou ao vício. Como estava disposto a mudar, eu, que já trabalhava como Professor, resolvi apoiá-lo nessa decisão de mudar de vida.

A lembrança que eu tinha dele era a lembrança de um homem alto, forte, saudável, olhos verdes, sorriso largo. Quando ele chegou à casa da minha mãe, estava praticamente irreconhecível. Corpo magro, olhar caído, sem dentes na boca, sujo, afinal, o alcoolismo fez com que ele virasse andarilho em sua cidade natal: Curitiba. Era estranho ver aquilo. Ele que no passado tinha sido atleta, ganhado dinheiro, era inteligente, pôs tudo a perder. Primeira lição de vida: O nosso passado realmente não importa. A vida leva em consideração aquilo que decidimos hoje, pois é hoje que nossa vida começa. Isso acontece todos os dias.

Como ele estava decidido a parar de beber, dei todo o apoio necessário. Acredito nas pessoas e acredito quando elas querem mudar. Paguei uma clínica de recuperação, mas ele não quis ficar. Alegou que era obrigado a fazer trabalhos manuais e de terapia. Isso o deixava puto demais. Temos um gênio parecido, e assim como eu, ele também odiava tarefas repetitivas. Levei-o então para uma pensão, onde a única condição era a de que ele não bebesse. Minha irmã visitava-o todos os dias, e eu sempre aparecia para dar aquele apoio. Não adiantou, um belo dia ele encheu  a cara, e apesar de não usar violência física, ele encheu a dona da pensão de desaforos. Mais uma vez a situação ficou insustentável.

Resolvi então pagar um hotel para que ele pudesse ficar tranquilo. Paguei 1 mês antecipado de diárias, e a única condição era que ele não bebesse. Alguns podem estar pensando: Por que não levei-o para casa da minha mãe? A Resposta é simples, ele esteve na casa dela por muitos anos e não soube cuidar do que tinha.

No hotel ele finalmente se comportou um certo tempo, até que o dono do hotel ofereceu à ele a oportunidade de trabalhar no turno da noite. Ganharia o quarto para dormir, 3 refeições por dia e mais R$ 800,00, que na época era um valor considerável. Achei que naquele momento ele começaria uma mudança. Ele disse que ficaria sem beber,  e de fato ficou. Cercamos ele de todo cuidado necessário para sua recuperação, mas, nem bem tinha trabalhado 3 noites, pediu um vale para o dono do hotel, e quando o dono chegou, meu pai estava dormindo na recepção, bêbado, com uma garrafa vazia ao lado. Naquele dia eu desisti! Entendi que não existia alternativa cabível. Nunca mais o vi. Minha irmã ainda conversou com ele mais algumas vezes, mas eu nunca mais. Ele voltou para Curitiba, e faleceu de infarto no dia 28 de março de 2006 num terminal rodoviário, como andarilho outra vez.

Não sinto pesar minha consciência, pois esgotei todas as chances para tentar salvá-lo. Mas nunca conseguiremos salvar o ser humano de si mesmo. Nunca conseguiremos salvar o ser humano que não deseja recuperação. Respeitei a vontade dele, e não poderia prendê-lo para que não agisse como agiu.

Segunda lição de vida: Não dá para mudar a vida de quem não quer ter a vida mudada. Vejo muitas pessoas naquela mesma condição. O vício delas porém, não é o alcoolismo. O vício de muitos é a preguiça, é o mau humor, é a falta de vontade. Muitos estão viciados na vida desgraçada que levam. Muitos estão viciados na condição precária em que vivem. Muitos conseguem desperdiçar as oportunidades que a vida oferece e fecham os olhos para as chances que surgem ao longo do caminho.

Sou capaz de lutar até o fim ao lado daquelas pessoas que querem vencer, mas não dou um passo junto com alguém que não quer lutar.

Alfartanos, nunca é tarde demais para quem quer vencer. Nunca é tarde demais para quem quer mudar de vida. Nunca é tarde demais enquanto ainda temos tempo para decidir. Não deixem as oportunidades passarem, nunca desistam dos seus sonhos. Acreditem em vocês e na força da vontade. Nós acreditamos que é possível e assim conseguimos tornar possível. Ninguém disse que seria fácil viver, mas podemos afirmar com toda a certeza de que a recompensa para aqueles que vivem com vontade e enfrentam os desafios é sempre a VITÓRIA!



429 comentários sobre:
NÃO DÁ PARA MUDAR A VIDA DE QUEM NÃO QUER TER A VIDA MUDADA!

  1. PHILIPE SANTOS VERAS comentou em :

    valeu ché, me encheu de força. sou muito jovem e estou planejando meu futuro ainda, não sei o que fazer pois não comecei nada ainda, mas estou aqui no alfacon e sempre quando leio estes post não me sinto tão só… valeu abração, ME LIGA CHÉ… MEU numero É:(61)****-**** rsrsrs tô no aguardo … ia ser massa conversar com você, ganhar uma promoção eee tal’s rsssrsr folou boa noite alfartanos.

  2. joao paulo comentou em :

    espionagem americana?

    fala algo ai tchee

  3. Dyego Gravina comentou em :

    Morre Nelson Mandela, ícone da luta pela igualdade racial ….o cara lutou pela igualdade e hoje querem colocar cotasssssss eita vida de concurseiro LIBERTA NOISSS DILMAAAA

  4. Desireê comentou em :

    Che é mutcho loco

  5. Dyego Gravina comentou em :

    DF DYEGO ….che

  6. Dyego Gravina comentou em :

    Morre Nelson Mandela, ícone da luta pela igualdade racial ….o cara lutou pela igualdade e hoje querem colocar cotasssssss eita vida de concurseiro LIBERTA NOISSS DILMAAAA

  7. Dyego Gravina comentou em :

    Evandro trás o alfa logo aqui pro cerrado

  8. Tamara TORRES comentou em :

    ENTÃO VAMOS A LUTA!!