Caindo na realidade!

subidaMeus caros, acompanho o blog todos os dias e todos os dias meu desafio é encontrar um meio de melhorar o desempenho dos nossos Alfartanos. Contudo, o ponto fundamental é a conscientização que a aprovação não vai vir do dia para noite e que a paciência é fundamental para que possamos ter sucesso nessa empreitada!

“As pessoas mais interessantes que conheci em minha vida tentaram muito, foram muito derrotadas e sofreram muito antes de serem felizes e bem sucedidas!”

O tempo!

Meus filhos, ter paciência e esperança é fundamental para uma vida de sucesso e isso afirmo por experiência própria. O difícil é entender o porque existe tantas pessoas fracas em nosso meio, mesmo sendo impulsionadas todos os dias por histórias de sucesso! Comecei a estudar em 1998 e até 2005 foram muitas porradas, humilhações e críticas. Hoje, o que mudou foi o fato de eu ter em mente que tudo que aconteceu de bom ou de ruim em minha vida foram conseqüências únicas e exclusivas de minhas ações!

Assim, podem ter certeza, nada – absolutamente nada – virá de bom em sua vida do dia para noite!

A organização!

Costumo dizer que a organização é tudo em nossas vidas! Pessoas organizadas estão sempre a frente, estão sempre mais felizes e fazem coisas que não retornarão com efeitos negativos! Dessa forma, vejo muitos alunos fazendo planos de forma desorientada e imediatista. Nesse tópico, vou relembrar vocês sobre as áreas que trabalhamos no AlfaCon, isso vai servir para que você se oriente de uma forma prática e objetiva!

As áreas

Área Policial: 2013 foi um ano mágico, assim como 2012, 2009, 2004, 2002, 2000, 1999, 1997! Esses anos tivemos concursos para PRF e PF – que na verdade são nos pontos centrais. É só olhar o histórico que temos a tendência dos concursos e é claro a percepção que eles são regulares. A média de preparação aqui pode variar de 8 meses (se o aluno tiver uma boa base de fundamental e médio e ralar muitas horas por dia) a 3 anos (prazo normal).

As matérias mudam muito pouco e a banca costuma ser a CESPE/UNB. Assim, o que importa aqui é a perseverança e não perder o foco no concurso. Gosto sempre de lembrar que o coordenador dessa área sou eu e para ficar firme nessa área não basta querer a estabilidade do serviço, tem que ter amor a carreira e se identificar muito com o serviço policial!

Área de tribunais: Aqui tem concurso todo ano e literalmente é um “puta que pariu”de editais estourando a todo momento com variações de conteúdo e banca (geralmente FCC e em alguns casos CESPE/UNB). A base aqui é o TRT e a partir de um núcleo de conteúdo abrimos para os outros concursos. O certo é ter em mente que as matérias são muito específicas e o nível dos concursos são altos. Assim, tenham paciência para enfrentar um tempo médio de preparação que pode variar de 2 anos a 5 anos e isso se deve ao nível de profissionalização que essa área pede!

Eu estarei pessoalmente ajudando o Thallius em 2014 e estamos planejando muitas coisas novas e um apoio que o Brasil nunca viu antes para os concursos dos Tribunais!

Área fiscal: Aqui a coisa é mais embaixo! Estamos focando nos concursos de analista e auditor da Receita Federal. Focando nesses concursos conseguimos bater todos os concursos de fiscal dos estados e municípios. O mais difícil é fazer o aluno entender que ele tem que ser bom em tudo e o nível de estudo é mais forte e específico!

Na regra geral, quem encara a ESAF encara qualquer banca e qualquer concurso! Mas preparem-se para ralar muito por muito tempo, aqui é uma verdadeira universidade para vida!

Área Administrativa: Essa área pode ser a salvação de muitos e a confusão total para outros! Os concursos dessa área (BB, CEF, INSS, MPU estc) são concursos que demandam pouco tempo de estudo (em média um ano) e com muita dedicação o aluno consegue colocar o “pé no chão”. Contudo, o aluno maluco que sempre sonhou com a área policial, com a área fiscal ou área de tribunais vê o edital aberto e se desespera, ou seja, larga por um tempo sua grade de matéria e se enterra nesses concursos, isso tem nome: “Tesão de mijo”, isso mesmo, é a porra do imediatismo pegando o fraco!

A vida foi feita de desafios e temos que ter em mente nossos objetivos principais! contudo, não estou falando que quem esta em outra área não pode fazer os concursos de edital aberto, estou apenas dizendo que temos que ter organização! Esta estudando para PF ou tribunais e quer fazer a CEF e BB? Legal, faça, mas não arrede o pé de sua grade principal! Faça um plano de estudo em que 80% do seu tempo útil de estudo esteja voltado para o seu concurso principal e lembre-se da regra: Quem pode mais pode menos, mais quem pode menos não pode mais!

Conclusão: Somos um curso preparatório feito de pessoas que entende você e estaremos aqui em todos os momentos de sua vida! Ficar reprovado é a regra fundamental e ser aprovado é a exceção, mas de tantas regras a exceção virá! Tenha humildade e peça a Papai do Céu para te dar saúde e orientação para que você possa ter força para não parar de estudar!

Coloque em mente que você esta vivendo em um universo paralelo em que as pessoas normais não vão entender você. Estudar o dia todo, dedicar-se enquanto todos descansam ou festejam é algo que gera críticas, invejas e todos os tipos de sentimentos adversos em pessoas que estão ao seu lado!

Bem, finalizo a postagem de hoje dando  – a você Alfartanos – a opção de escolha! Vivi e vivo sua história todos os dias, até porque passei por muita coisa ruim e venci na vida! Assim, tenho três passagens em minha trajetória de vida que poderão – de alguma forma – ajudar você a vencer! Não estou dizendo que contarei minha vida ou mesmo vou fazer a postagem, estou dizendo que se você sentir necessidade posso compartilhar com você situações difíceis que você esta passando hoje e que com certeza serão superadas! A escolha no final é sempre sua!

As passagens:

1) O concurso que mudou minha vida 

2) Dois anos de humilhação

3) A grande decepção



108 comentários sobre:
Caindo na realidade!

  1. Arthur - RJ / Santa Cruz comentou em :

    A grande decepção

  2. Bruna Lima comentou em :

    Realmente são poucas as pessoas q nos entendi/apoia. MEU DEUS!!! Q MINHA FORÇA E MINHA FÉ CONTINUEM SENDO MAIOR Q OS MEUS MEDOS. Fiz minha escolha e como já escultei no alfa para cada escolha a um renúncia! Por isso estou aqui, eu escolhi ser guerreira!!! O que define um vencedor é a sua capacidade de superação e isso graças a Deus eu tenho e tenho tbm uma pessoa muito especial em minha vida q me dá todo o suporte para continuar na luta! Embora a família não ajude eu ganhei um anjo! obrigada Deus!!

  3. Bruna Lima comentou em :

    Realmente, são poucas pessoas q nos entendem! Meu Deus!! M

  4. Flávia Priscila de Oliveira Nunes Alagoinha BA comentou em :

    2) Dois anos de humilhação

  5. Flávia Priscila de Oliveira Nunes Alagoinha BA comentou em :

    Esforço e humilhação.

  6. Andressa de Oliveira comentou em :

    2 anos de humilhação!

  7. João Bosco Dutra Filho comentou em :

    a grande decepção!

  8. helton pinheiro cerqueira comentou em :

    a grande decepção

  9. francisco jose comentou em :

    2 anos de humilhaçao

  10. Helma comentou em :

    Dois anos de humilhação!!

  11. Felipe Santos comentou em :

    2 anos de humilhação.

  12. sergio comentou em :

    dois anos de humilhação.

  13. laura comentou em :

    2 anos de humilhação

  14. joabe rocha-ba comentou em :

    2) Dois anos de humilhação