AMANHÃ COMEMORAMOS 124 ANOS DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Salve Salve Alfartanos! Sim, eu sei que hoje é dia 14, mas nós do AlfaCon sempre saímos na frente e é por isso que deixamos aqui uma dica super legal sobre História do Brasil e a proclamação da nossa República, fato ocorrido em 15 de novembro de 1889.

Entre os fatores que contribuíram para a proclamação da República, podemos destacar a importância do processo de industrialização e o crescimento da cafeicultura enquanto agentes de mudança sócio-econômica. Sem contar as classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista que buscavam ampliar sua participação política por meio de uma nova forma de governo. Temos que considerar também, os militares que saíram vitoriosos da Guerra do Paraguai se aproximaram do pensamento positivista, defensor de um governo republicano centralizado e sem a participação popular em seu processo de instalação.

Há de se considerar também a campanha abolicionista que começou a divulgar uma forte propaganda contra o regime da monarquia. Vários entusiastas da causa abolicionista relacionavam os entraves do desenvolvimento nacional às desigualdades de um tipo de relação de trabalho legitimado pelas mãos de Dom Pedro II. Dessa forma, e obviamente acabar com a  monarquia era uma opção viável para muitos daqueles que combatiam a mão de obra escrava.

A partir de 1870 o conjunto dessas transformações ganhou maior força, pois os republicanos se organizaram em um partido e publicaram suas ideias no Manifesto Republicano. Os militares se mobilizaram contra os poderes amplos do imperador e, pouco depois, a Igreja se voltou contra a monarquia depois de ter suas medidas contra a presença de maçons na Igreja anuladas pelos poderes concedidos ao rei.

A abolição da escravidão no ano de 1888, promovida pela princesa Isabel deu o último suspiro à Monarquia Brasileira. O latifúndio e a sociedade escravista que justificavam a presença de um imperador enérgico e autoritário, não faziam mais sentido às novas feições da sociedade brasileira do século XIX. Os clubes republicanos já se espalhavam em todo o país e naquela mesma época diversos boatos davam conta sobre a intenção de Dom Pedro II em reconfigurar os quadros da Guarda Nacional.

O golpe militar promovido em 15 de novembro de 1889 foi reafirmado com a proclamação civil de integrantes do Partido Republicano, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Ao contrário do que aparentou, a proclamação foi consequência de um governo que não mais possuía base de sustentação política e não contou com intensa participação popular. Conforme salientado pelo ministro Aristides Lobo, a proclamação ocorreu às vistas de um povo que assistiu tudo de forma bestializada.



119 comentários sobre:
AMANHÃ COMEMORAMOS 124 ANOS DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

  1. Pingback: Ferragamoバッグ

  2. Pingback: ferragamo 財布