A construção do caráter!

caraterCostumo dizer a meus alunos que o caráter de um homem é tudo que ele pode carregar para a vida! O maior problema é que convivemos com meninos e meninas de todo o Brasil que são simplesmente indecisos e essa indecisão se da porque o caráter ainda não esta todo formado!

Ter o caráter formado é saber o que quer e ter a paciência e perseverança para alcançar o seus objetivos! Toda vez que vejo a esperança nascer em olhos de pessoas que nunca ao menos vi fisicamente sinto a responsabilidade do mundo sobre minhas costas, pois sei, que em grande parte desses meninos e meninas tive um contribuição ímpar, que foi a inserção da ideia inicial da mudança de vida!

Contudo, querer não significa conquistar! O querer é momentâneo, as conquistas são permanentes! Quando chego ao ponto de fazer uma postagem sobre o caráter é porque o dia foi difícil, mas sei também que através do testemunho posso ajudar milhares de pessoas a efetivamente mudar suas vidas!

Saber vencer e saber perder!

Hoje foi um dia atípico em minha vida! Passei muito mal a noite toda e a manhã foi praticamente perdida. A tarde a correria foi grande e me desdobrei entre reuniões e ainda por cima consegui gravar uma hora e meia de aula, sempre com um olho no peixe e outro no gato, pois a noite eu já sabia que o desafio era grande (tive aula no presencial a noite toda).

Muitos me perguntam porque ainda dou aula e sempre respondo que ensinar para mim – hoje – é uma questão de escolha e faço o que faço porque não abro mão de conviver e viver todos os dias as alegrias e dores de quem acredita em um sonho!

Pois bem, no fim da manhã tive a oportunidade de vivenciar a parte difícil de trabalhar com concurso. Essa parte difícil se dá na medida em que temos que estar presentes principalmente na reprovação dos alunos e sempre temos que ser forte ao ponto de mostrar que o futuro reserva sempre coisa melhor do que foi perdido!

Acompanhei hoje uma história que vivi, vivo e sofro na mesma intensidade sempre, que foi acompanhar um aluno quando ele abriu e viu pelos próprios olhos que estava reprovado nas fases subsequentes da PRF. Conversei e expliquei que esse tipo de reprovação já tinha acontecido mais de uma vez comigo e que na época chorei muito e fiquei como ele estava ali naquele momento, com revolta!

A revolta meus caros é algo inerente ao ser humano e como tal deve se comportar! Nesse dia – no dia da sua reprovação – chore, revolte-se e passe um tempo somente com você, isso fará que suas aprovações e suas conquistas futuras tenham e façam muito mais sentido!

Conclusão: Sabem, são dias como esse que chego pesado em casa e nesses dias faço um teste com meu caráter, pois sei que a reprovação desse aluno me alcançou de uma forma que tenho que reforçar cada vez mais a confiança em minhas convicções! Espero que o dia da reprovações passe o mais rápido possível, mas isso só vai acontecer se você acreditar e batalhar forte por um objetivo!

Finalizo essa postagem dedicando ela aos Alfartanos antigos, pois motivar o novo é sempre fácil, o difícil é motivar o antigo, que já caiu e abanhou por diversas vezes e por um longo tempo esta e estará ainda no jogo desleal de bater e apanhar da vida! Desleal no sentido em que a vida é sempre mais árdua e as bancadas são sempre mais dolorosas que o prazer de bater e no fim, não interessa o quanto você ganha, o importante aqui é o quanto perde e ainda tem coragem de continuar lutando!



119 comentários sobre:
A construção do caráter!

  1. Thiago Aureliano comentou em :

    Sempre busco alcançar meus objetivos como o Evandro disse no post citado pela Cibele, nunca falo para ninguém minhas intenções, apenas para as pessoas as quais seria inevitável,nom eu caso: mãe e namorada. Sempre digo a elas para não contarem para mais ninguém. Isto não significa que eu me importo com o que os outros pensam, isso nunca fez diferença, Mas quando outras pessoas ficam sabendo, seja um colega, um “amigo”, parente, etc.. a noticia acaba espalhando-se, criando expectativas em todos ao seu redor, em grande parte negativas, porque todos querem te ver bem, mas não melhor que eles, então vão torcer para dar errado, e por mais capacidade e autoconfiança que você tenha, energias negativas nunca são bem vindas não é mesmo? Sem contar que em uma reprovação, o fato de ninguém saber ajuda a lidar melhor, pois você sabe que é só ter paciência que um dia ela virá, coisa que as pessoas que estão de fora não entendem. ( Nunca fiz concurso, portanto nunca fui reprovado, mas esse é meu jeito de pensar e é válido em todas as áreas da vida )

    • Thiago Aureliano comentou em :

      Professor Pablo Jamilk,caso leia meu post, não me mate, pois o pronome ELA que escrevi nas últimas linhas foi para me referir à aprovação e não à reprovação. Só esqueci de cita-la. hauahus..

  2. zacvedder comentou em :

    Boa Professor!

  3. Paola comentou em :

    Sei exatamente o quanto é difícil esse momento…Ainda não fui aprovada mas estou lutando para isso…Mas pior do que o sentimento de ter sido reprovado é o de humilhação…pois, parentes,colegas…pessoas adoram ver sua derrota…sempre tem um engraçadinho que vai dizer coisas do tipo: “Ficou igual um maluco estudando, deixou de fazer um monte de coisa pra n passar…”
    Persisto! Perdi a batalha mas n a GUERRA!!!! Força Alfartanos!!!

    • Monitora Online - Cibele - Parnaíba-Pi comentou em :

      Oi Paula é justamente por isso que o Evandro sempre fala “Quando menos pessoa souberem de sua vida, mais feliz você vai ser”

      Eu mesma não toco mais nesse assunto com pessoas que não sabe o que é concurso, e nem querem entender o que é, ah e falo também daqueles que vão fazer concursos mas que só se interessam quando o EDITAL está aberto, esses daew são piores, lembro de uma excursão que fui para a Capital fazer a prova juntos com os outros da minha cidade, eu toda feliz porque havia estudado querendo fazer exercícios na viagem e a pessoa do lado se incomodando falando montes de besteira para que eu não me concentrasse e que eu parasse de estudar é mole?

      Não desanima não, porque logo logo quando menos esperar sai a nomeação ok? ;)

  4. Jeane comentou em :

    “Muitos me perguntam porque ainda dou aula e sempre respondo que ensinar para mim – hoje – é uma questão de escolha e faço o que faço porque não abro mão de conviver e viver todos os dias as alegrias e dores de quem acredita em um sonho!”

    “O vitorioso devolve à sociedade parte daquilo que conquistou”.

    Walcyr Carrasco

    Parabéns Evandro Guedes!

  5. wendelb Barreto comentou em :

    Forçaaaaaaaaaa!

  6. Ly comentou em :

    Realmente,não é fácil e ninguém disse
    que seria fácil…as vezes me bate uma
    enorme tristeza quando penso que
    o ano está terminando e eu continuo
    no mesmo lugar.
    Mas,de uma coisa eu tenho certeza
    eu não fiquei de braços cruzados e
    fiz o que estava no meu alcançe e
    se Deus me ajudar vou continuar
    na batalha até que a minha vida
    melhore e eu possa sentir que
    tudo valeu a pena.

    • larissa guimarães - areia branca RN comentou em :

      obg. LY vc nem imagine o quanto ser lembrada me ajuda