QUEM FALA DEMAIS DÁ BOM DIA A CAVALO!

Meus queridos Alfartanos,

Nestes anos de caminhada tenho tido o privilégio de conviver com inúmeras pessoas, das mais diversas idades, de todas as culturas e níveis sociais. Percebi uma constante no comportamento humano que se repete em muitas pessoas: falar demais! É incrível como algumas pessoas adquirem o hábito de falar demais! Até que existem aqueles que falam muito mas suas palavras nos edificam, como por exemplo o Evandro Guedes!!!kkkkkkkkkkk Mas eu gostaria de analisar os que falam muito e se prejudicam por isso! Antes de iniciar minha breve reflexão neste fim de noite, recordo aqui um dos pensamentos mais sábios que existem:

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. (Tiago 1:19)

Desde cedo aprendi que ouvir é mais relevante que falar… deve ser por isso que temos uma boca e dois ouvidos! Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com a vida de um concurseiro. Já te explico.

Estava eu conversando com um aluno que queria se matricular na turma da PF aqui em São Paulo e ele me falava o quanto estava preparado para esta prova. Que estudava muitas horas por dia e que este concurso seria o dele! Fiquei muito feliz com a confiança mas alertei sobre a necessidade de se preservar até o dia da prova.

Quem fala demais atraí para si excesso de atenção… daquele tipo de atenção desnecessária, típica das pessoas invejosas e que não têm o que fazer. Essa atenção perniciosa poderá provocar tensões e cobranças desproporcionais para o dia da prova.

Não está entendendo? É bem simples. Quem já teve a oportunidade de fazer uma prova onde todas as pessoas cobravam de você a aprovação? Seus pais, namorados, cônjuges e demais familiares sempre esperando o seu resultado. Às vezes nem sabemos para que tanta apreensão mas, tal cobrança poderá gerar sobre você uma tensão inútil e prejudicá-lo na hora da prova.

Lembrei-me de vários excelentes alunos que estavam tão preparados para determinados concursos que acabaram não sendo aprovados por conta da tensão que viveram no momento decisivo. Lembro-me de histórias na prova da PF, INSS e muitos outros concursos. Eram meninos e meninas super bem preparados para os seus concursos mas que levavam sobre si a responsabilidade de um resultado. Responsabilidade esta colocada sobre seus ombros pelas pessoas que os conheciam, e nem era por mal, mas simplesmente por que o ser humano costuma ser assim mesmo! Sabe aquele cara que costuma ser o primeiro do simulado? Ou mesmo aquele que fica dizendo estudar 12 horas por dia? Ou ainda aquele que vive dizendo para todo mundo que o seu concurso chegou? Então… são estas pessoas que precisam se cuidar!

Tenho por definitivo um dos pensamentos mais brilhantes do meu filósofo favorito:

QUANTO MENOS PESSOAS SOUBEREM DA SUA VIDA, MAIS FELIZ VOCÊ SERÁ. (Sir Evandro Guedes)

Estamos às vésperas de vários concursos importantes onde muitos alunos poderão resolver de forma definitiva a sua vida! Se você sente que sua hora de ser aprovado está chegando, deixo três conselhos: guarde esta confiança para si, mergulhe nos estudos até o dia da prova e não se cobre o resultado.

O resultado é mera consequência da preparação.

Dedique-se a preparação com todo o vigor, mas não se cobre o resultado que você não pode prever. Ele virá um hora ou outra. Basta você estudar, acreditar e esperar… de preferência, de bico calado!

E vamos que vamos rumo à aprovação!!!

 

 



90 comentários sobre:
QUEM FALA DEMAIS DÁ BOM DIA A CAVALO!

  1. rebr.ambiental@gmail.com comentou em :

    Achei o alfacon através da youtube porque reconheci o Evandro guedes. Eu matriculei em um curso do Iesde e o evandro guedes deu uma palhinha de aula por lá. Gostei da aula dele.
    Meses depois, se existe o acaso, vi o professor Evandro Guedes no (youtube pelo alfacon, sem indicações) resolvi assistí-lo, e descobri outros professores da família alfacon.
    Cada vez mais, eu fico fã do trabalho e da garantida auto estima do ‘sir.’ Evandro Guedes e do ‘sir.’ Daniel Sena. Considero-os especiais. Almas que vieram ensinar, almas que constroem neste mundo de Deus. Tiro o chapéu para vocês dois. ENTRO NA FILA, não pra falar mal, mas para falar hiper bem do trabalho de vocês.
    Fiquei impressionada, também, com a garotinha e professora Thaís Vieira (arquivologia). Que força que ela transmite! Que firmeza! Vai longe essa garota!
    Não sou aluna de vocês AINDA, mas acompanho as aulas gratuitas no youtube. Agradeço por elas e pelas dicas que fornecem!!
    Eu e meu noivo, estudamos para concurso, não somos alunos de vocês, estudamos com os livros que compramos, mas conspiramos que o universo do alfacon cresça com a alma do verbo SER.

    Grande professor Daniel Sena, gostei do seu texto: “QUEM FALA DEMAIS DÁ BOM DIA A CAVALO!” , também concordo com o filósofo Evandro Guedes, e acrescento uma frase que eu aprendi e nunca mais esqueci. “Que carroça vazia faz barulho na estrada, a carroça cheia, não!”

    Que o PAI MAIOR conduza os passos desta família que cresce.

    Renata

  2. Rogério Melissa comentou em :

    Mito bom!
    Grande abraço Daniel.

  3. Lucas (Curitibanos - SC) comentou em :

    Daniel que bom ver suas postagens por aqui, sentimos sua falta.

    Abraço!

  4. Heloisa Helena_DF comentou em :

    Lembrei do meu professor de Geografia da sexta série, quando ele passava as tarefas, trabalhos, apresentações em grupo nunca estipulava o quanto valia sempre dizia: “Não importa o valor da nota, e sim o quanto vocês se esforçam”, mas pena que ele não ficou na escola por muito tempo,e se não me falha a memória nem passou um bimestre completo. Ah e ele sempre dizia: Levem isso pra vida de vocês e que a gente nunca ia esquecer dele-dito e feito!! Na época o pessoal nem levava a sério tb um monte de pré-adolescente, agora vejo que ele estava certinho!!!

    Boa noite!!!!!!!

  5. Luciene - MT comentou em :

    Só eu percebi que um monte de gente comentou o post do Daniel pensando que foi o Evandro que escreveu??? rs.

  6. Alessandro e Luciana - Araraquara/SP comentou em :

    Valeu Senna!!! Esse pensamento do nosso mestre Evandro entranhou-se e tal forma em nossas vidas, que o aplicamos a todas as situações que nos cercam; além dos concursos, claro!

    Fé, Força e Rumo à Aprovação de bico calado (rs)!!!

  7. viviane pio comentou em :

    é verdade guedes!
    seguir em frente que o resultado chega e de preferencia em silêncio!

    estudo,confiança e força!

  8. scheyla monitora Online comentou em :

    As vezes estamos tão empolgados com a vida de concursando que queremos contagiar todo mundo, mostrar para as pessoas que se estudarmos, chegaremos aos objetivos desejados, mas como o Daniel falou, é pior, as pessoas colocam uma responsabilidade muito grande, e o nervosismo toma conta, então estude sim mas não precisa contar a todo mundo do seu sonho, ok…

  9. Ly comentou em :

    Todas as provas que fiz sem comentar me sai bem melhor
    e as que sai dizendo estou indo fazer uma prova …não precisa
    nem falar
    Silêncio!

  10. Gerson Filho - Teresina-PI comentou em :

    FALOU TUDO MESTRE DANIEL SENA…SIGO FIELMENTE O QUE VC E O EVANDRO GUEDES FALA…..Um abraço!!!!

  11. Sonia Severo comentou em :

    Oi Daniel. Muito feliz na tua postagem. Concordo plenamente. Sempre digo que uma “carroça” quando faz muito barulho é porque está vazia. Ademais, você escreve muito bem. Adorei e sucesso!!! Beijo no coração prof. on line.

  12. Alex Maia comentou em :

    Valeu Professor, o melhor do Constitucional!!!!

  13. Marcio Souza comentou em :

    professor tem uma frase que tem o mesmo que essa,

    Se vc quiser enganar seu inimigo na batalha,tem de enganar seus amigos

    claro que enganar é ficar calado.

  14. Annelagoinha comentou em :

    Excelente texto professor…. Como tantos outros q temos lido aqui no blog. Posso te afirmar que antes eu falava e postava mto no face o quanto eu estava estudando….. Percebi o quão errada eu estava… E agora raramente falo algo, aprendendo a ficar de bico calado, e mtos hão de se assustar quando eu já estiver no serviço público Federal!!!! Principalmente os que não acreditam em mim.

  15. Micheli comentou em :

    Uma hora a hora chega. Vamos que vamos! ;)

    • Daniel Sena comentou em :

      Com fé, força e café!!!!

  16. Rose Matos (@roseltr) comentou em :

    Oi Sena,
    Muito bom ver vc por aqui! Estava com saudades!
    Com está em Sampa?
    bjus

    • Daniel Sena comentou em :

      Tamo quebrando tudo por aqui!!!!

  17. IRACI DA SILVAJACAREZINHO comentou em :

    SAUDADES DANIEL SAUDADESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.

    • Daniel Sena comentou em :

      Tamo junto!!!!