O universo dos concursos públicos!

downloadMeus caros, comecei a estudar para concursos em 1998 e meu fiel amigo Daniel Sena em 1997! Em 2007 nos reunimos e montamos a primeira estrutura voltada para realização de um sonho! O tempo passou, as estruturas mudaram, mas uma coisa nunca mudou e sabem o que é:

Somos fiéis a nós mesmos, leais as estruturas e nunca achamos que éramos maior que o conjunto!

Nesse tempo, aprendemos que viver o sonhos das outras pessoas é muito mais importante que viver os nossos próprios. Contudo, juntar várias pessoas em uma equipe com o mesmo intuito é muito difícil, brigado e por vezes desgastante! Mas isso é outra história, a história aqui é a sua, isso mesmo, seus problemas, desilusões e enfrentamentos diários em busca de seus objetivos e é exatamente nesse contexto que começo a postagem desse domingo!

Vamos combinar assim: Vou relatar um trecho de minha trajetória e veja se você se identifica com as situações colocadas aqui e vou acompanhar você nesse domingo  respondendo aos questionamentos! Muitos falam, muitos tentam, mas somente os realmente honestos conseguem sobreviver!

O ANO DE 2005

O ano começou pesado, naquela época eram muitas cobranças, muitas desconfianças e eu mesmo já começa a fraquejar! Eu vinha de dois anos de muitos concursos, algumas aprovações não relevantes e uma bem relevante em que cai na segunda fase! Bem, minha vida pessoal aqui estava destroçada, minha casa havia ido a leilão – ela já não valia nada mesmo -, eu estava na universidade de manhã, trabalhava no táxi do meu pai as tardes e revezava entre a escala na polícia militar dia sim dia não, na escala de 12X36. O legal é que o dia que eu estava de folga eu fazia uma segurança particular em um posto de gasolina, o legal aqui é que dava para levar uma pizza “na fixa” toda vez que trabalhava.

Muitos hoje me perguntam como eu fazia para estudar tanto! A reposta tem que vir em forma de exemplo de uma semana da minha vida! Sei que muitos vão rir, mas minha esposa, meus pais e meus amigos que leem essas postagens se emocionam. Imagine que naquela semana eu estava de plantão de 12 horas folgando 36 horas, ou seja, dia sim, dia não! Eu acordava as 05:30, tomava café, pegava meu golzinho ano 1989 sem tanque de gasolina, isso mesmo, ele só tinha a botija de gás natural adaptada e umas garrafas pet de 2 litros de gasolina para emergenciais (risos, altamente seguro), e seguia rumo à universidade, chega lá por volta das 07:30, estudava toda a manhã (ficava na sala, mas só para constar, na verdade eu estava “fincado” no edital) e logo após retornava para minha cidade!

A tarde era hora de “render” meu pai no táxi, o ruim era que as tardes o sol batia forte do lado do ponto e o carro fervia, mas tudo bem, eu ficava ali das 13:00 as 18:00, depois disso abastecia e rachava 50% com meu pai, aqui faço uma ressalva, se não fosse essa grana eu estava na pista! As 18 horas e pouquinho eu tinha que fazer uma segurança meia boca (e recolhia dinheiro de uma empresa de ônibus e levava para o cofre da empresa), mas essa era legal porque era rapidinho e dava mais uma grana! Logo depois, as 19:00 eu já estava em pé na ponte metálica (eu SEMPRE chegava atrasado!), isso mesmo, eu tomava conta de uma ponte interditada. A PM me colocou ali porque diziam que eu só queria estudar e que não rendia mais, fazer o que!

Bem, a escala ali era de ferrar, das 19:00 as 07:00 da manhã e não dava para dormir, a não ser que eu desse um de cavalo e dormisse em pé mesmo! E já estava nessa escala ha dois anos e pouquinho e naquela época eu era o cara mais famosa da região e sabem porque? Porque todo mundo me via estudar, todos me viam com o livro na mão, estudava no táxi do meu pai, na universidade, em pé a noite toda e todo tipo de provação, deboche e afronta eu ouvi! Lembro-me como se fosse hoje eu tentando estudar com o carnaval “comendo solto”, conseguem imaginar? E não se esqueçam, tenho TDAH!

Pois bem, minha semana passava e um dia a noite eu estava na PM, outro dia na segurança, mas essa última era legal, porque eu entrava lá pelas 20:00 horas e saia de lá umas 04:00 da manhã, mas tinha um escritório legal e dava para estudar feito louco, isso mesmo, ali eu fazia resumos, exercícios e preparava tudo e ainda levava um pizza na faixa, não dá para esquecer essa parte!

O sábado que era complicado, pois eu nunca trabalhava no sábado porque tinha o cursinho e podem acreditar – quem me conhece sabe disso -, nunca abri mão de estar presente com a “massa” que realmente estuda e do apoio dos professores! Bem, na semana que eu trabalhava na sexta era tranquilo, pois sempre tinha alguém disposto a ganhar uns 30 reais – era o dinheiro que eu dava para alguém me render as 05:00 da manhã, pois a van saia para o curso as 05:30! Naquela época eu viajava do centro de Barra do Piraí até o centro do Rio de Janeiro, eu estava na rua Evarsito de Macedo. Agora, duro era quando minha escala era no sábado, ai eu rebolava de todo jeito, trocava serviço pelo domingo, dobrava plantão, dava dinheiro, enfim, eu dava meus pulos literalmente do jeito que dava!

Bem, sei que é chato ler, mas ai estava minha semana, meu mês e meu ano e sabe como tudo isso mudou?

O CONCURSO QUE ME ACHOU!

Em meados de março salvo engano, saiu o edital de agente penitenciário federal. O cargo era novo e ganhava pouco mais de 2.800 na edital! Vi muita gente desdenhando o concurso e dizendo que era furada, bem, furada maior que a minha estava difícil de ser! Dessa forma, resolvi fazer a inscrição. No dia do concurso, exatamente as 11:00 da manhã, eu estava saindo de casa e o telefone tocou, era um amigo da PM dizendo que meu pai havia capotado de carro e que estava com passageiros e que todos haviam se machucado muito!

Não pensei duas vezes e decidir não viajar para fazer o concurso – a prova era na faculdade Suam de Bonssucesso no Rio de Janeiro as 15:00 horas-, estava comigo um grande amigo chamado Tiago Bailão. Olhei para ele e disse para que fosse sozinho que eu iria ver meu pai. Ele não quis nem saber do concurso e foi comigo, as horas que se sucederam foram difíceis, mas contornamos tudo e as 20:30 estávamos no hospital. Ali, naquele momento, tive uma das maiores emoções da minha vida! Começava naquela hora o jornal nacional e a primeira notícia era: Concurso federal anulado por fraude!

Meu pai me olhou e disse: Não estraguei sua vida, você vai poder fazer o concurso novamente! Bem, depois disso os meses se passaram, o novo concurso veio, passei, fiquei para segunda turma e o mais interessante é que naquele ano passei em 6 concursos em série e pude escolher! Depois disso vieram a PRF 2008, a PF escrivão 2009 e mais alguns totalizando 12 concursos!

Conclusão: Não estou dizendo que sou melhor que ninguém, longe disso, só estou dizendo que quando você é fiel a seus princípios, temente a Deus, leal a seus valores, você se torna imbatível, isso mesmo IMBATÍVEL! Podem falar mal de você, podem desconfiar de você, podem tentar copiar seu sucesso e seu esforço, mas nada, absolutamente nada ficará entre você e sua vitória se você confiar e batalhar!

Não é só minha vida, minha trajetória e minhas vitória que dão um livro, tenho certeza que se você começar hoje a escrever a sua história com trabalho, dedicação e paciência, estará em pouco tempo motivando outras pessoas a mudarem de vida!

Amo a vida de vocês, repudio traidores, amo demais minha família e acima de tudo, amo o coração de Deus!

Fé, força e rumo à aprovação!



199 comentários sobre:
O universo dos concursos públicos!

  1. marcelo comentou em :

    E O ESTADIO INTEIRO CANTA:

    “EVAAAANDRO, ALO VOCEEEE, “NOIS VEIO” AQUI SO PRA TE VER…”

    CADE O PLANO DE ESTUDO PRA PRF, PROFESSOR?

  2. André Gustavo comentou em :

    Bonita trajetória do Evandro, admiro-o por ter passado por tudo isso e não desistido, também sou assim, mas não sou temente a deus, aliás sou ateu, acredito na capacidade de perseverança do homem e jamais coloquei meu sucesso nem fracasso na mão do desconhecido, sou teimoso, e por isso sou também vitorioso, logo, vitória nada tem haver com isso, mas com a dedicação que vc emprega no que quer. Sou professor concursado de uma Universidade Federal aqui na Bahia, ganho o suficiente para ter o que quero, no entanto, tomei a decisão de mudar de profissão, quero a carreira da Policia Federal, estudo a 7 meses, pelo menos oito horas por dia e tenho certeza que uma vaga me espera nos próximos 2 anos, pois estudo no Alfa online e aqui encontrei os melhores professores para me ajudar nessa nova empreitada. Apenas estes, são capazes e tem o poder de ajudar qualquer um a passar em qualquer concurso, claro, faça sua parte, estude.

  3. Lud comentou em :

    Olá Pessoal,

    Hoje coloco aqui um desabafo, embora não conheça ninguém nos últimos meses vocês frequentadores deste blog estão sendo meus amigos e minha família. Fiz um concurso estadual tive um aproveitamento de 97%, entretanto, meu coração está angustiado, pois o mesmo corre o risco de anulação, minha trajetória é árdua, não tenho um emprego estável, estudo a muito tempo, e quando enfim venho a nomeação próxima, o destino é incerto. Não estou conseguindo nem estudar para os certames que virão e que já estou inscrita. Tinha até preparado meu depoimento para postar no blog do alfa na área dos aprovados, seria com muita alegria que compartilharia minha conquista com vocês. Angústia meus amigos domina meu coração. O concurso é estadual para a Saneago/GO.

    • Ivaldo Bezerra dos Santos comentou em :

      NO FIM TIDO DARÁ CERTO!!!

      FÉ E FORÇA, E NÃO DESISTA.

  4. Ludiana Ribeiro comentou em :

    Olá Pessoal,

    Hoje coloco aqui um desabafo, embora não conheça ninguém nos últimos meses vocês frequentadores deste blog estão sendo meus amigos e minha família. Fiz um concurso estadual tive um aproveitamento de 97%, entretanto, meu coração está angustiado, pois o mesmo corre o risco de anulação, minha trajetória é árdua, não tenho um emprego estável, estudo a muito tempo, e quando enfim venho a nomeação próxima, o destino é incerto. Não estou conseguindo nem estudar para os certames que virão e que já estou inscrita. Tinha até preparado meu depoimento para postar no blog do alfa na área dos aprovados, seria com muita alegria que compartilharia minha conquista com vocês. Angústia meus amigos domina meu coração. Se quiserem entender melhor o que houve na prova que gerou a possibilidade da anulação, acessem este link

    Link removido de acordo com a regra do blog

  5. Luiz Felipe comentou em :

    Olá Alfartanos de coração, pessoal queria saber o seguinte, tem alguém ai estudando para AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, estou começando meus estudos e meio perdido, até o Alfa lançar este tão esperado curso, então proponho o seguinte de formarmos uma turma e trocar ideias sobre os estudos e materiais que não encontramos aqui no alfa. é isso ai galera vamos nos unir.

    Alfartanos Forçaaaaaa……..

    • HenriqueDias-Itabaiainnha-SE comentou em :

      Fala cara.
      Ia estudar para Auditor também, mas resolvir ir focado em Analista mesmo.
      Primeiro porque quero passar um pouco mais rápido.
      Segundo porque o alfa ainda não tem curso específico.
      Mas falei com o Evandro, ele falou que o projeto de Carreiras Fiscais no Tele ainda está de pé, e vai vim pra “fazer história”.
      Mas por em quanto estou estudando para Analista, este mês irei comprar o curso completo.
      Abraços.

    • gilce comentou em :

      Henrique, tbém quero iniciar por analista. Tem algum curso disponível no ALfacon para este fim? Grata

    • HenriqueDias-Itabaiainnha-SE comentou em :

      Tem o específico para Analista sim.
      Se não estou enganado o nome é assim ” Analista Tributário do Ministério da Fazendo (focado na Receita Federal) “.

    • Luiz Felipe comentou em :

      Henrique, para analista vc vai usar somente o curso online do alfa ou comprou algum livro em especifico ?, eu estou montando um plano de estudo que contem as disciplinas do ultimo concurso para auditor e com as disciplinas de analista que são quase as mesmas, só que um nivel um pouco menor, a ideia é a seguinte, estudando para Auditor, usando o curso de analista que tem aqui no Alfa e complementando com alguns bons livros, fica um bom preparo para uma possível vaga de analista, vc concorda ?

    • HenriqueDias-Itabaiainnha-SE comentou em :

      Irei comprar o curso de analista até o dia 10 deste mês.
      Mas irei ‘focado’ mesmo quando começar o curso do Tele Presencial, das carreiras fiscais.
      Cara, você quer ir estudando para Auditor e no “caminho da preparação” ir fazendo para Analista é ?
      No caso, você vai fazer para Analista até quando perceber que está realmente preparado para Auditor, é isso ?
      Se for, pode ser um boa.
      Porém, você também poderia ir focado em Analista para garantir logo o “pé no chão” e depois ia fundo em Auditor.
      Acho que você passaria mais rápido fazendo do segundo jeito. Ir de Analista e quando passar em algum concurso bom, ir focando em Auditor.
      Porque Auditor você irá demorar uns 3, 4, 5 anos …
      E analista se você se preparar muito bem próximo ano já pode ser seu(nosso kk).
      Evandro falou que vai gravar uns vídeos para dar algumas dicas sobre carreiras fiscais também, vamos aguarda.
      Abraços.
      Quando coisa adc no face. (riquinho dias, mesma foco deste perfil aqui no blog)

  6. Gabriela Melo comentou em :

    Aula de atualidades do DEPEN agora com o CHE! Só em ver o material impresso fiquei ansiosa pela aula. Por isso que eu falo, esse cara é o melhor professor de atualidades do planeta!!! Fui! rs

  7. Hachid comentou em :

    Caros ALFARTANOS!

    Na agenda de eventos informa que os 72 hs e S.R.V. (PF, DEPEN e PRF) terão a primeira aula gratuita e as demais pagas!

    Pergunto, quem é da área do assinante precisará pagar?

    Abraço a todos!

    • Milena comentou em :

      Também já perguntei isso, mas ninguém respondeu….

    • Junior Guerra - Natal RN comentou em :

      Tambem ja perguntei 2. ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  8. Roberlânia Rodrigues CE comentou em :

    alguém tem o link da aula na veja.com de hoje?

  9. Arthur comentou em :

    Equipe alfa,
    vcs podem dizer se a Palestra: Como estudar para Concurso Público (29/10/2012) vai voltar para o youtube?? tem até postagem dela aqui no blog..
    essa foi a melhor de todas!!!!!!!

  10. marco02225 comentou em :

    É ”mole” , eu passo no concurso e minha namorada já quer casar, rs.

    • Hachid comentou em :

      É isso ai amigo! Esse é o verdadeiro amor REAL!

    • Pedro Vicente comentou em :

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa! Ela te ama pow!
      Terminei com a minha 3 dias antes de saber que tinha sido aprovado!rsrrsrs
      Parabéns Marco vc merece parceiro! força guerreiro!

  11. Bruno Luís Rosa comentou em :

    Depositando minha confiança, meu coração (e meu cérebro) nas mãos do Alfacon nesse momento! Estou acabando de comprar um curso preparatório online para Agente PF! Tenho estado perdido por algum tempo nos estudos e na preparação como um todo. Agora espero poder contar com o apoio da Equipe Alfacon! E estou precisando…rs

    Abração,

    Bruno

  12. Carolina Boucault Umuarama/Pr comentou em :

    Hoje foi um bom dia de estudos.. Tão bom quando dá tudo certo.. vou descansar satisfeita. Depois eu volto!

  13. marco02225 comentou em :

    Apesar de ter passado no MPU com mais de 70 pontos, quero continuar a fazer concurso. Obrigado ao alfa, nunca imaginei que com 19 anos iria passar em um concurso dessa magnitude. E olhando os próximos certames, vi que o cespe/UnB lançou o concurso para Auditor do Ministério do Trabalho, salário de mais de 14 mil inicial, e como requisito qualquer nível superior. Como estou prestes a terminar a faculdade, queria MUITO QUE O ALFA TIVESSE O CURSINHO para tal concurso, tem alguma previsão ? Che ? Evandro ? Obrigado família Alfa.

    • HenriqueDias-Itabaiainnha-SE comentou em :

      Primeiro parabéns pela aprovação.
      E posso te adiantar que… o Che respondeu um comentário anterior e falou que não terá o curso.
      Abraços, e não para irmão.

    • marco02225 comentou em :

      Obrigado amigo, pela informação e pela parabenização.

  14. Victor Franco comentou em :

    Che qual a previsão para:

    1- Inclusão do material que esta faltando para PRF?
    2- Publicação do material de exercício exclusivo para PRF?

    Evandro,

    para a CESPE/Unb, quando o enunciado da questão traz uma afirmativa incompleta (mas correta) ela, a banca, considera correta ou incorreta? Tenho visto que em algumas questões ela traz como certa e outras como errada, estou meio confuso. Qual a regra para CESPE?

    Não sei se fui claro na minha pergunta.

    • Júlio Raizer (Che) - Coordenador Online comentou em :

      Não entendi muito bem sua pergunta.
      Quanto aos conteúdos estamos trabalhando para disponibilizá-los o mais rápido possível.

    • Micheli comentou em :

      Na teoria são duas resposta, mas na prática existem 3 vertentes: A resposta Errada, a resposta Certa e a resposta Cespe.

      HAhahahahahha…. ;)
      (brincadeirinha)

      Força Guerreiro!

    • Victor Franco comentou em :

      Che,

      se vai haver um modulo especifico de exercício para PRF e quando estaria disponível para compra ?

  15. Marcio Souza comentou em :

    onde foi parar o tropa de elite que iria ser dia 22 de junho com a professora Marisol eo Professor Marcelo Adriano?

  16. Franciele Lima - AlfaCon Concursos Públicos comentou em :

    Caro Pedro! O Alfa não mudou e nunca vai mudar. A finalidade são aulas de qualidade e não dá para dar aulas de qualidade sem investimento.

    A sua ótica esta errada, tente pensar não em gasto e sim em investimento. Faça o seguinte cálculo:

    1) Todo o seu investimento versus primeira remuneração, foi assim que aprendi com o Evandro e aqui no AlfaCon trabalhamos por você e com você! Se você ou qualquer um, algum dia, quiser tudo gratuito, simplesmente eu mesmo perco meu emprego, a empresa acaba e o Evandro não vai conseguir fazer você realizar seu sonho!

    • Pedro Monteiro comentou em :

      Fran, até entendo o que você quis dizer, mas não estou querendo nada de graça não. Sei do gasto que vocês tem com toda a preparação da aula e tudo mais, mas, assim como foi um dia, poderia continuar sendo, pelo menos algumas coisas.
      Se a aula pelo menos para quem tem a área do assinante for incluída, tudo bem, menos mal, mas fazer cada 72 horas um pacote separado ficou feio.
      E outra coisa: sei de toda a vontade do Evandro em fazer os alunos passarem nos concursos, mas, assim como qualquer coisa na vida, não devemos acreditar e seguir os caminhos de olhos fechados.
      Houve mudanças sim desde que eu conheci o Alfa. Presenciei a parte mais empolgada do Evandro, fazendo toda semana um vídeo nos motivando, com o Daniel Sena mais presente (sei que ele deu uma sumida pois foi para São Paulo, mas mesmo assim faz falta), com uma presença maior em nossas preparações.
      Hoje está um pouco mais distante, perceptível até por quem conheceu o alfa depois de mim.
      Não estou reclamando das aulas não, pois elas são ótimas. Afinal, foi com elas que já consegui passar em 4 concursos de ponta em menos de um ano.

  17. Franciele Lima - AlfaCon Concursos Públicos comentou em :

    Chaiana, recebemos essa noticia na semana passada. Estamos verificando as fontes e vamos aguardar o edital. Mas aguarde pois possivelmente abriremos a turma.

    • Chaiana comentou em :

      Oi Fran,

      Na verdade minha intenção era começar a estudar desde já pelo Alfa, para que depois só tivesse as atualizações assim como os cursos da PF ou PRF.
      De qualquer forma obrigada, mas se possível dá uma intercedida pelo TJPR HSuahsuahsua

      Até mais, beijo!

  18. thiago zenha comentou em :

    Muito motivante sua linda história. exemplar. Que Deus continue te abençoando.

  19. Pedro Monteiro comentou em :

    Entrei na agenda de eventos e vi que o projeto 72 horas e o aulão de véspera agora são pagos. Sempre foram gratuitos, uma ajuda importante na reta final da preparação, mas está tudo mudando.
    De um tempo pra cá, o Alfa mudou muito.
    Infelizmente…
    Já gastamos tanto dinheiro nos cursos e ainda temos que pagar agora uma ajuda que sempre nos foi dada, segundo o Evandro, não seria retirado da gente, que continuaria os eventos gratuitos…
    O Evandro disse que não abriria mão de ajudar os alunos com eventos gratuitos, mas parece que a Abril Educação conseguiu convencê-lo do contrário…
    É o jeito né, fazer o que? Falei pra tanta gente que o alfa dava uma ajuda antes das provas, até como mostra das aulas, para comprarem os cursos. Não poderei mais fazê-lo…
    Mas vamos que vamos…
    O espírito de família do alfa está se esvaindo, pelo menos com os alunos online, mas os professores são ótimos ainda.

    • NOGUEIRA - BH- MG comentou em :

      Amigo espero que pelo menos quem tem área do assinante continue tendo todos os eventos, mas so vou saber depois que passar estes eventos pagos, pois tenho dúvidas se estes serão disponibilizados para os assinantes, alguém do ALFA poderia sanar esta dúvida?