NÃO ESPERE AS COISAS ACONTECEREM!

Queridos Alfartanos,

Ao longo da minha vida tenho encontrado inúmeras pessoas que sempre estão à espera de um milagre. Alguns esperam ganhar na mega-sena para melhorar de vida. Outros torcem para encontrar um anjo no caminho que possa presenteá-lo. Tem gente que até hoje vive escorado nas costas dos pais. Mas o pior de todos são aqueles que dependem do marido ou da esposa. Nunca gostei dessa ideia de depender dos outros. Desde cedo buscava resolver meus próprios problemas. Depois de certo tempo aprendi que isso se chamava proatividade.

A proatividade é a capacidade que o indivíduo desenvolve de antecipar a solução de problemas sem necessidade de ser cobrado por isso. 

Esta é uma das características mais valorizadas no mercado de trabalho pois pessoas proativas costuma fazer a diferença no lugar onde exercem suas funções. Mais do que uma competência laboral, a proatividade exerce grande influência em todas as áreas da nossa vida. Desta forma eu te pergunto:

Você é proativo ou espera as coisas acontecerem?

A maioria das pessoas vivem uma “vida de gado” pois são conduzidos pelo próprio movimento da manada. As pessoas que desejam algo diferente precisam desenvolver uma conduta diferente. A proatividade acaba sendo uma característica essencial para quem quer viver uma vida plena e de muito sucesso.

Pessoas proativas costumam buscar com naturalidade novos desafios. Elas não se contentam com as soluções oferecidas e procuram diferentes respostas para as dificuldades que enfrentam. Essa capacidade de prever mudanças e agir imediatamente, as colocam a frente das demais pessoas fazendo com que se destaquem onde quer que estejam. Por outro lado, quem espera as coisas acontecerem são chamados de reativos. Tem gente que já está com 30 anos na cara e continua reativo! Não sei como alguém consegue viver assim!

Eu gosto de ter as rédeas da minha vida. Eu gosto de colher os frutos das minhas escolhas! Ao invés de esperar as coisas acontecerem, eu faço acontecer!

Ao invés de ficar reclamando de tudo, agir é a melhor opção. Por isso resolvi fazer concurso público, pois sabia que estudando eu conseguiria chegar onde eu quisesse sem depender de ninguém! Desde os meus 18 anos de idade, quando passei no meu primeiro concurso, eu já fazia minhas escolhas. Nunca esperei ninguém me ajudar apesar de ter encontrado pessoas maravilhosas em minha vida que me proporcionaram grandes conquistas. A questão é que não é necessário esperar para fazer acontecer!

SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER!

Pare de reclamar da vida! Pare de esperar pelos outros! Pare de colocar a culpa nos outros!

A partir de hoje, assuma o controle da sua vida! Seja proativo! Não é necessário esperar as coisas piorarem para você encontrar soluções para seus problemas!! Se você quer ganhar mais dinheiro, faça um concurso que pague mais!!!! Corra atrás!!! Não espere que as mudanças aconteçam… faça acontecer você mesmo!!!

O SEU SUCESSO É FRUTO DAS SUAS ESCOLHAS!

E vamos que vamos…



81 comentários sobre:
NÃO ESPERE AS COISAS ACONTECEREM!

  1. André Sérgio - DF comentou em :

    Valeu Evandro, Gostei !!!!

  2. Glorinhabsb comentou em :

    Tapa na minha cara de 32 anos…

    No segundo parágrafo, logo abaixo do conceito de proatividade, na segunda linha do parágrafo, a palavra “costuma” deveria estar no plural, ou estou errada??

    Ainda vou ser uma Alfartana! #fé

  3. Cleciane -RJ comentou em :

    Boa noite galera !
    Tenho uma dúvida ,sei que não é o local apropriado mas como o che fala pode ser a dúvida de alguém rs .
    Che ,estou estudando para Analista do Bacen ,a questão é que tenho um tecnólogo em meio ambiente e MBA na área ambiental ,contudo estava revendo o edital anterior e quando fala na comprovação de títulos (classificatório ) só aceita graduação plena ,então minha formação de graduação tecnológica não servirá para títulos ?e quanto ao MBA somente se for específico da área financeira?

    Obs: Obrigada a todos que responderem e principalmente ao che (preferido rs)

    Rumo à aprovação …\o

    • Gabriela Melo comentou em :

      A prova de títulos é para pós (latu sensu, strict sensu), independente da graduação. Sou formada em tecnologo de redes, e ja participei de etapa de titulos enviando meu diploma de minha pós, e ganhei 0,5, mas foi na Dataprev. Bjs!