E a redação?

alfacon_pablo_jamilkPois é, meu povo, fim-de-semana e nós aqui estamos pensando em uma maneira de mudar a sua vida. Conversava, no dia de ontem, com o professor Evandro Guedes, a respeito de como a prova de redação tem acabado com os sonhos de alguns concursandos que deixam de praticar a escrita. Ficamos por alguns minutos conjecturando acerca do assunto, quando me veio a vontade de escrever sobre esse tema. Aqui vai:

Grande parte dos candidatos deixa para praticar redação somente quando vê que no edital consta uma prova subjetiva. Daí é sempre aquela celeuma: “professor, está muito ruim o meu texto?”; “professor, posso mandar um texto para você corrigir?”; “professor, tomei um pau na minha redação, tirei zero, faz um recurso para salvar a minha vida?” 

Essa situação se repete sempre que há algum novo concurso com redação. Não seria mais fácil fazer um estudo progressivo do tema? Pensemos no caso da Banca Cespe. Já que a criatura estuda Direito Administrativo, Penal, Constitucional etc., não seria possível, vez ou outra, fazer alguns textos sobre leis, artigos ou incisos? Por que esperar que caia de surpresa na prova do Agente da PF uma questão cobrando o entendimento do conteúdo visto nas matérias mencionadas? Que lógica há nisso?

Seria, assim, tão difícil fazer um grupo de estudos e discutir os conteúdos de atualidades, tendo que escrever 20 ou 30 linhas sobre o assunto da semana? Acho que não. Além de ser muito interessante, ainda serve para fazer você aprender a escrever. Ah, mas eu fiquei fora da escola muito tempo, não aprendi a escrever… PARE DE FOLIA! Ninguém nasceu sabendo malhar, dirigir, jogar futebol, mas, uma vez aprendido, ninguém precisa aprender novamente. Que curioso: para pensar, é preciso um esforço descomunal, repetido, insistente; para fazer o que não é imperioso, fazemo-lo num instante.

É importante criar uma rotina de estudo para a redação. Escreva textos sobre os temas já cobrados, fique atento ao assuntos que mais circulam na mídia. Entenda que cada banca possui um estilo distinto de cobrar a escrita. APRENDA A LER A PROPOSTA, NÃO FAÇA COMO O POVO QUE COMEU BOLA E ESQUECEU DE LER – NA PRÓPRIA PROVA DA PM-PR – QUE ERA PRECISO ESCREVER, NO MÍNIMO, 200 PALAVRAS E, DESSE MODO, TEVE SUA REDAÇÃO ZERADA!

Pratique, busque entender os recursos argumentativos, identificar relações de coesão e coerência. Desse modo, mesmo não conhecendo o tema do texto, ainda é possível sair por cima e tirar uma boa nota! Estou dizendo isso, porque, nos últimos anos, percebemos a tendência em incluir a prova de redação em todos os concursos, mesmo os de nível médio!

Prezados Alfartanos, vamos superar quaisquer desafios que possam surgir à nossa frente. No momento, devemos destruir a redação. Preparem suas lanças, seus escudos e seus elmos! Há batalhas para lutarmos!

Alfartanos, força!



143 comentários sobre:
E a redação?

  1. Kungah comentou em :

    Pablo… Já que você tocou no assunto – redação PM – quero agradecer as dicas. Sobre as 200 palavras e sobre o titulo caso tivesse espaço destinado ao titulo. Sou terrível em redação e atingi 15 pontos na PM apenas com as dicas suas… Valeu

  2. Willian comentou em :

    Professor Pablo, nunca fiz recurso para uma redação.
    Uma hipótese: digamos que minha nota está realmente “errada”, fiquei com 11.50 sendo que valeria no mínimo 13 pts. Após entrar com recurso, é comum a banca corrigir o erro e alterar a nota? Ou a maioria dos recursos são indeferidos?
    Uma última dúvida: é comum uma banca, baixar a nota após o recurso?

    Agradeço desde já a atenção.

    • profpablojamilk comentou em :

      A maioria é indeferido, mas você pode tirar nota sim!

      Alfartano, força!

  3. Marcio Souza comentou em :

    quando sairá a correção do simulasdo do bb na área do assinante?

    • Paulo comentou em :

      Marcio o gabarito já esta na área do assinante…
      Abço!!!

    • Carolina Boucault comentou em :

      Já tem o gabarito Marcio, no mesmo lugar onde você baixou o simulado.

    • Marcio Souza comentou em :

      não está lá,estou falando correção em vídeo na área do assinante,entenderam?

    • Anaclécio França comentou em :

      1

    • Camilla Pasqual - Equipe AlfaCon comentou em :

      Marcio Souza,
      Não haverá correção gravada, apenas será disponibilizado o gabarito!

      Alfartanos, Força!!

  4. Poliane comentou em :

    Gostaria de saber onde será colocado o gabarito do simulado Banco do Brasil?
    Resolvi as questões mas não enviei e gostaria de corrigir.

    Obrigada.
    Forçaaaaaaaa!!!!!!!

    • Paulo comentou em :

      Poliane o gabarito já esta na área do assinante…
      Abço!!!

    • Camilla Pasqual - Equipe AlfaCon comentou em :

      Poliane, o gabarito já está disponibilizado junto ao simulado!

  5. Hermano Santos comentou em :

    Creio que dois são os fatores primordiais para tamanho receio das provas de redação na minha opinião: Falta de leitura e, em muitos casos como o meu, falta de alguém que as corrija. Sou on-line…

  6. Inacio Neto - PE comentou em :

    Cheguei do trabalho agora, vou resolver questões que é o certo! rs(…)

  7. Arthur comentou em :

    E aew Che, também tenho uma dúvida quanto ao téc. do MPU, a matéria de Raciocínio Lógico também está incluída nesse processo de atualização certo? pois as aulas não correspondem com o edital..
    falow cara

    • Danielle B. comentou em :

      Como não?

    • Arthur comentou em :

      é sério, em um dos videos falava sobre matrizes e no outro números naturais! achei bem estranho, e resolvi deixar essa questão.

    • carol-ba comentou em :

      Pois e cara esses dois assuntos concereteza fazem parte da materia…e melhor vc estudar…

    • Arthur comentou em :

      e pretendo, assim que sair a matéria atualizada conforme o ed.

  8. elisandro91 comentou em :

    Oi Che, gostaria de saber se as aulas de arquivologia do MPU são gravações novas ou se são as aulas gravadas quando ainda era Alfa Concursos Publicos ao invés de Alfacon. Obrigado

    • Júlio Raizer (Che) - Coordenador Online comentou em :

      Usamos como referência o curso de Arquivologia, com devidas atualizações.

  9. felipe comentou em :

    boa tarde professor tche, quero tirar uma dúvida, vi a baixo que as aulas de adm de recursos materias e gestão de pessoas sofrerá uma atualização. Minha dúvida é que eu adquiri esses dois modulos separadamente, tbm vou receber essa atualização???? abraço.

    • Júlio Raizer (Che) - Coordenador Online comentou em :

      As atualizações se devem ao edital do MPU meu brow! Estamos adequando as aulas ao edital desse curso.

    • felipe comentou em :

      certo eu tenho esses 2 módulos p/ o mpu, vou ter direito a essa atualização ou só quem tem o curso completo que vai ter??

    • Júlio Raizer (Che) - Coordenador Online comentou em :

      Quando fizermos a atualização dos módulos vai pra ti tb!

    • felipe comentou em :

      a blz irmão…muito obrigado pela resposta che!!! fica c/ Deus.

      vaaaleu.