SUPERAÇÃO! ESSA É NOSSA ESSENCIA!

ALFANÁTICOSDE DESEMPREGADO A AUDITOR DA RECEITA FEDERAL
Meus caros alunos, a melhor coisa de ficar inserido muito tempo em um meio e – principalmente  -sofrer nesse meio é que você no final das contas tem muita história para contar. Vou relatar aqui um espaço temporal que foi de 1999 e teve um final feliz em 2005, repare o lapso temporal e imaginem:
Foram sete anos, isso mesmo  07 anos e não 05 anos. Contem comigo: 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005!
Não vou citar nomes, pois a história é real e não quero expor meu parceiro aqui na net, se fosse eu…seria diferente, colocaria até minha foto (risos), afinal das contas, sou fenomenal mesmo e mereço aparecer (mais risos) . De toda sorte, lá vai um dos trechos  mais interessantes da minha vida:
O INÍCIO
Em 1999 eu estava engatinhando nossos concursos públicos e como minha cidade fica no interior do Estado do Rio de Janeiro eu não tinha muita opção nem orientação para estudar. Na época eu estudava por umas apostilas que comprei em uma livraria.
Mas já nesse período eu tinha firme que não queria mais ser policial militar, pois já estava naquela vida fazia tempo e não agüentava mais. Pois bem, eu estudava entre 04 horas e 08 horas por dia, mas o maior problema é que só estudava através da apostila e não dava muita bola para exercícios e simulados, como podem ver, estudo era realmente sem orientação alguma!
Um belo dia ( e foi belo mesmo) , fui orientado por um amigo que tinha passado no concurso da Polícia Federal de 1997. Ele me indicou um cursinho na Capital (130 km da minha cidade). Eu pesquisei e vi duas coisas:
1) Era longe para caramba, resultado: Cursinho somente aos sábados mesmo (de 07:30 as 19:30) 
 
2) Eu não podia pagar, pois estava ganhando muito mal e a merreca mal dava para me manter.
Mesmo assim, dei um jeito (quando queremos, sempre damos um jeito pode acreditar!) e consegui me matricular no curso. Na época paguei o primeiro curso em 8 vezes. Contudo o curso durava cerca de 4 meses, vejam bem, depois que o curso acabava eu ainda estava na metade do pagamento!
A VAN
Comecei o curso em setembro de 1999 e no primeiro dia na Van tomei um susto, pois a viagem dura em torno de 2 horas ( a van sai as 05 da manhã do sábado) e no percurso eu via aquele bando de malucos discutindo questões de direito, português, RLM, eu nem sabia que RLM era raciocínio lógico matemático (risos).
Dessa forma, o primeiro dia foi apavorante e foi nessa hora meu povo, que tive confronto com uma das pessoas mais empolgantes e simples que já conheci!
O FUTURO AUDITOR DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL
O cara era  muito simples e discreto olhou para mim e disse assim: – Opa, você não é policial militar?, e eu respondi: – Sou sim…e dali começou um bate papo que mudou minha vida. Fui escutando que o cara era engenheiro e que tinha largado o emprego somente para estudar, pois a revolta era ter estudado tanto ( ele tinha mestrado e largou o doutorado no meio) para ter um salário de fome.
Dessa forma, o bate papo se estendeu e ele foi me explicando o que era a CESPE/UNB, o que representava a ESAF e que ele estava estudando para auditor da receita federal do Brasil.
Chegando no curso fui para minha sala e estudei normalmente de 07:30 as 19:30 e sai de lá apavorado, pois estava estudando fazia um tempo e descobri duas coisas óbvias:
01) Eu estudava tudo errado e …
 
2) Eu não sabia porra nenhuma!
Na volta eu estava preocupado e com certo receio, mas ai veio o danado do cara e começou com as frases:
  • Não se estuda para passar, mas até passar.                                                                                                                                   
  • Só os fortes vencem. 
  • Temos que estudar para comprar o que queremos e não somente o que o curto dinheiro dá.  
  • O esforço é momentâneo o concurso é para sempre. 
  • Vamos que vamos e mais uma dezena de frases.
Meu povo, voltei naquele dia super entusiasmado e estudei feito um louco, várias horas por dia, todos os dias. Logo na seqüência veio o concurso da Polícia Federal e estudando a pouco mais de 4 meses fui fazer, resultado: Ferro histórico, nesse concurso fiz exatamente – 8 pontos, isso mesmo não é travessão é expressão de negativo mesmo, deixa eu falar melhor: MENOS OITO PONTOS NA PROVA DA CESPE/UNB! Enfim, mas isso é outra história.
Nessa época, o cara estava estudando e não saia de casa pra nada e estudava firme. Mas já estava preparado para os primeiros fracassos, pois sabemos que prova de auditor com a banca ESAF é estudo para mais de 3 anos. E os anos foram indo, indo, indo e o curso preparatório já parecia mais uma faculdade. Depois de um tempo e DIVERSAS histórias chegamos ao ano fatídico de 2004, mas exatamente no final de 2004.
ONDE O INSUCESSO É APENAS UMA OPORTUNIDADE PARA TENTAR DE NOVO!
Nesse período saiu o concurso para auditor fiscal do Estado de Manaus, na época a maior remuneração de auditor do Brasil, cerca de R$ 14.500,00. O cara nessa época já estava para La de preparado e já tinha levado todo tipo de fumo possível e inimaginável.
Pois bem,  após o concurso ligamos para o cara para saber da nota e ele estava desanimado, pois o concurso tinha sido difícil demais, mas tudo bem, imagina o que é um concurso difícil para um cara que nada fazia a não ser estudar, então estava na média, difícil para ele, muito mais para quem não estava bem preparado e impossível para os “pára-quedistas”!
Assim, após esse concurso adotamos a regra do – concurso a gente faz e esquece ou a teoria do soldado de reserva- pois bem, depois de um mês saiu o resultado e o cara estava eufórico: 72 vagas e ele era o 72… uhauahuahauah… até que enfim…APROVAÇÃO!!! Contudo, dois dias depois veio a notícia:
O STF decidiu em um recurso extraordinário com efeitos interpartes que uma das questões do concurso estava fora do edital e, portanto deveria ser anulada. ( Senhores, os tribunais não julgam o mérito da questão, ou seja, se esta certo ou errado, mas se estiver fora do edital é contra a lei é critério de legalidade, sendo passível sua anulação pelos tribunais! Se liguem que é questão de concurso!)
Meus amigos, o cara saiu da posição 72 e caiu para 92, isso mesmo por uma questão anulada, pois essa ele tinha acertado e a anulação não surtiu efeito na nota dele. Aqui, pensei que o cara iria se matar e olha que não é drama. Nesse dia, voltamos do curso conversando e toda a animação que eu aprendi e me acostumei a ouvir tinha ido embora e restou somente desilusão…
UM DIA ENGRAÇADO SE NÃO FOSSE UMA DESTRAÇA DE DIA!
Chegando na nossa cidade eu estava no meu carro (risos) – o carro mais velho do mundo -, e ele no dele, o segundo carro mais velho do mundo (risos) e o mundo estava se acabando em chuva (risos). Eu tentei ligar o meu e …nada… Ele tentou ligar o dele e…. nada… P…Q…P….!!! Quando estamos errados o universo inteiro conspira contra a gente!
Nesse dia resolvemos ir andando para casa e fomos chorando as magoas e achando que tudo já tinha ido por água abaixo, pois podem acreditar ficar tanto tempo em um curso preparatório faz surgir alguns problemas, pois ouvíamos assim:
Caramba, vocês ainda não passaram em nada? 
Caramba, você ainda são alunos? 
Tá de sacanagem que vocês estão esse tempo todo estudando, há fala sério!
Enfim, toda escolha gera um renuncia! Mas fomos andando e lamentando e de alguma forma dando força um para outro para continuar (p.s não eramos e não somos gays!!! E não sou homofóbico também! ), o legal é que eu não me sentia sozinho, pois ele também estava com o carro velho, com o nome no SERASA e SPC, todo endividado e muito mais (risos, porque só rindo mesmo!)
Assim chegamos ao final do ano de 2004 com uma grande dor de cabeça e sem nada concreto ainda.
A SORTE DO CONCURSANDO
ONDE A PREPARAÇÃO ENCONTROU A OPORTUNIDADE!
 
O ano de 2005 começou com uma baita surpresa que foi o edital para auditor da receita federal, isso mesmo, o tão sonhado concurso da vida do cara. Só que o que parecia felicidade se transformou em desespero com a saída do edital, pois acreditem, cerca de 40% do edital veio diferente do último concurso. Sabe o que isso significa, significa que 40% do tempo sofrido estudado tinha ido para a vala, mas o bom é que tinha ido para a vala para todos os que estavam se preparando!
Posso afirmar aqui que foram os dois meses mais intensos da vida  de todos na Van, pois ele quando queria contagiar contagiava e quando queria deixar todos loucos de ansiedade deixava também. Ele se mudou para a capital, largou de vez a vida e fez dos dois meses de edital aberto, os dois meses mais intensos e mais sofridos que alguém que estuda para concursos pode pensar.
O edital trouxe vagas regionais e é de conhecimento geral que as notas para os Estados do norte do pais são mais baixas, mas o cara estava tão desolado que resolveu concorrer para o a região mais porrada de todas, ou seja, a região sudeste.
Passaram-se os dois meses e o grande dia chegou, as provas para o concurso de auditor da receita são realizadas em dois dias, ou seja, sábado e domingo. As semanas subseqüentes o cara sumiu de vez de Van e não apareceu mais no curso. Até ai tudo bem, depois de tanto tempo a gente quer dar pelo menos um mês depois do concurso para a cabeça e para dizer a verdade a minha já estava tão inchada que eu não conseguia mais me importar com os problemas das outras pessoas.
Um belo dia eu estava de serviço na patrulha (lembrando que eu era policial militar nessa época) e a mãe do cara me ligou e disse assim: O Fulano sumiu! Eu pensei: Fudeu, foi hoje que saiu o resultado da prova de auditor e o cara não passou, resultado, o puto se matou! Liguei para um outro amigo que tinha passado para a Polícia Federal de 2004 e estava esperando a convocação e fomos atrás do cara.
Senhores, procuramos por todos os lugares e por fim fomos na descida do mercado municipal e para nosso espanto lá estava o cara bêbado e descalço, cabeludo e mal encarado, parecia um bicho!
Quando nos aproximamos, já estavamos com o discurso montado: – Calma meu brother, essas coisas acontecem e se não passou agora passa na próxima, lembra? Não se estuda para passar, mas até passar e assim por diante….
Foi ai que veio a surpresa: Com um olhar de característico de bêbado, com a fala enrolada e todo sujo ele gritou: – PASSEI PORRA…PASSEI PORRA…….
Senhores, não posso e não consigo descrever o quanto esse momento foi significante em minha vida, o quanto esses e outros momentos foram importantes e me fizeram mais forte, o quanto hoje dou valor a quem se esforça e repudio os acomodados e os chatos. Por esse e por mais um monte de motivos consigo chegar aqui hoje e dizer: Se você não parar, você vai passar com toda a certeza do mundo!
CONCLUSÃO
Ele hoje é auditor fiscal da receita federal do Brasil no porto de Santos – SP, tem um apartamento que é uma verdadeira mansão, tem o carro que estou trabalhando muito para um dia ter e ele está feliz da vida, com a auto estima lá em cima e adivinhem:           
 
Se ele tivesse parado de estudar, o ano de 2011 iria chegar de qualquer jeito, os problemas estariam aqui de qualquer forma e as reclamações seriam as mesmas.
NOTA DO AUTOR
Meus filhos, sei que as vezes a vida conspira contra a gente, sei que falta dinheiro, sei que falta apoio, mas podem ter certeza o insucesso é apenas uma boa oportunidade para os fortes e destemidos começarem novamente. Assim, todo o  sucesso vai ser proporcional ao esforço que desprendemos para um fim específico.
Dessa forma, se você é igual a mim e não nasceu em berço de ouro, faça a sua história, reescreva algo que planejaram para vocês e supere os desafios sempre através do seu esforço. Junte-se aos iguais, largue a TV, esqueça os finais de semana, sacrifique-se agora para ter uma vida tranqüila lá na frente. Eu pelo meu turno, somente pode dizer que aqui estaremos eu e minha maravilhosa equipe Alfa Concursos Públicos para ajudar você a mudar de vida!
P.S: Se você é fraco e chato e acha que toda essa história é balela, não quero que me desculpe…. vá para aquele  lugar e saia do nosso site seu FRACO, pois você contamina nossa atmosfera!!! (para quem não me conhece, esse é o Evandro, prazer!)

 

ORGULHO DE SER ALFARTANO!



150 comentários sobre:
SUPERAÇÃO! ESSA É NOSSA ESSENCIA!

  1. Fábio comentou em :

    Estou firme aqui no alfa, estou na mesma situação do Evandro a alguns anos atrás. A diferença é que sou policial civil aqui em Minas Gerais. To cansado de ganhar pouco, por isso agora acordo todos os dias às 06:00h da manhã e assim que chego em casa vou para o computador assistir as aulas. Falando nisso deixa eu ir porque já são 19:30 e esta na hora de começar.

  2. Rosangela Alves Ferreira comentou em :

    Evandro demais esta História da vida real,espero um dia me encontrar nesta situação já que estou em uma situação dificil,mas não desistirei!obrigada

  3. Edielson Carvalho comentou em :

    PQP, chegou a me arrepiar na hora do PASSEI,PORRA, PASSEI..não consigo segurar as lágrimas…é emocionante. Eu já levei várias porradas da vida, muitas mesmo, uma eu até entendo e compreendo, não estudei porra nenhuma e quis fazer prova do CESPE. fui até pior que o Evandro, me ferrei total. Mas outras vezes eu até entendi,mas não compreeendi, mas fazer o que né?. Uma coisa eu tenho em mente, eu nao pararei de estudar, nunca, nem mesmo quando eu conseguir passar em um concurso que seja o fodão, dos fodões. Eu nao consigo parar, eu acho que tenho algum problema. eu estudo pra Concurso, eu faço o curso de Direito ( bem no começo), eu sou técnico em informática, eu soui instrutor de Trânsito e para piorar ou melhorar, como o curso de direito falta muito ainda, resolvi fazer o curso de Gestão Pública EAD que sãosó 2 anos para poder fazer concursos de nível superior. e eu consigo Estudar em médio 4 horas por dia pra meus concursos, Digo os meus porque nao estudo só pra um, estudo com foco em vários, as materias que estudo servem para quase todos que penso em fazer. Na verdade, eu sou iperativo, não consigo fazer só uma coisa. E eu consigo fazer várias ao mesmo tempo, sem problemas.

    A vida é assim, se não pararmos,concerteza chegaremos onde queremos, onde desejamos.

    ALFARTANOS, FORÇAAAAAA!!!!

  4. Paulo Caetano Soares comentou em :

    Minha namorada que descobriu essa equipe e me apresentou, diversos vídeos, conteúdos e tudo mais. Tudo faz sentido pra aqueles que buscam o sucesso, a segurança e o bem estar. Equipe Alfacon o caminho é difícil e árduo, mas com dedicação e perseverança eu sei que chego lá. ” Existe a diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho”, então é por determinados motivos assim que descobrimos motivação junto com excelentes conselhos, feitos por vocês. Estou no início desse caminho mais com a ajuda de vocês sei que vou alcançar meu sucesso e também poder ajudar outros, indicando esse universo de alfartano que são todos vocês.

    Evandro e Daniel tinham que ser vocês mesmo nessa comição de frente do Alfa e vocês mandam bem pra caralho………….. porraaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!

    Vlwwwwwwwwwwwwwwwwwwww!!!!!!!!!!!

    gde abço

  5. Vivian O D Santos comentou em :

    Galera, estou feliz d+!!! Eu acompanho o ALFA desde julho de 2012, quando me conscientizei que só através de meus esforços alcançarei meus objetivos. Coloquei na cabeça que vou entrar em uma das esferas federais, estaduais ou até municipais. No último domingo tive minha primeira recompensa: acertei quase 80% da prova pra Policia Civil de SP! Confesso que perdi algumas questões por bobeira, a prova estava fácil! Pela primeira vez tive a sensação de CONQUISTA bem mais próxima do que há alguns anos, quando comecei prestar concursos sem o devido preparo. Agora é comemorar a primeira fase, preparação total para a prova física e ralar mto mais para os pxs 2 concursos policiais aki de SP que tenho p/ os pxs meses ! Bju no coração de todos os professores!! Continuo na jornada, desta vez, mais confiante do que nunca!

  6. grasielle Cancelier (@grasecancelier) comentou em :

    É por essas e outras Evandro que sou sua fã e de toda a equipe Alfa!!!! Cada vez mais me sinto motivada a ir em frente!!!!! OBRIGADAAAAAAA!!!!!! :D

  7. Ize Duarte comentou em :

    Já tinha ouvido esta história do Evandro antes, e é a mais pura verdade..quanto mais se quer, mais empecilhos temos e mais pessoas que não nós apoiam aparecem.. pessoas que não acreditam que vc pode passar, mas que adorariam desfrutar do salario de um concursado… é foda viu… só persistência não basta!

  8. Ricardo kupfer comentou em :

    “É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que não gozam muito e nem sofrem muito, porque vivem na penumbra cinzenta que não conhece nem vitória nem derrota.”

    Theodore Roosevelt

  9. Carola comentou em :

    CHEEEEEEE….. Ou alguem que entenda.

    Ao termino do curso de Direito, OAB , serve so para quem quer advogar e outros como , Delegado e etc?

    Como quero fazer PRF, nao sera necessario fazer OAB Nè?, SO a conclusao do Direito ja me basta, justo?

  10. Monitor Online - Japa - Taquaritinga do Norte-PE comentou em :

    Lembro bem dessa história e estou realmente muito emocionado!!! São histórias como essa que mostram que o impossível é só questão de opinião. Há muito deixei de escutar os comentários destrutivos e foquei no que realmente quero.
    E tenho certeza que todo meu esforço será recompensado em breve, de volta ao trabalho, mas depois da faculdade estarei aqui até o meu limite.
    Bons estudos!

  11. Huidemar comentou em :

    Bora lá!!
    Força!

  12. Wanderléa Alves comentou em :

    Nossa!…Estou apenas começando e sem dinheiro também. Só consegui pagar meu curso do BB ontem e foi liberado hoje, daí deu um “medinho”: será que em apenas 02 meses vai dar para estudar o suficiente? Me deparei com esta linda história de superação. Eu posso! Deus me ajude! Bora estudar!

    • Carolina Boucault comentou em :

      Se não der agora, se prepare de forma continuada para o próximo! Concurso de banco tem todo o ano!

    • Ricardo Kupfer comentou em :

      Domine o seu medo Wanderlêa.
      Estude e se dedique o triplo, compense sua negligência anterior.
      Deus está ao seu lado, mas nao fará a prova por você!!!
      Cabe a ti superar as dificuldades e voltar aqui para nos contar sobre sua aprovação.
      Neste ou em outro concurso.

      Muita dedicação, Força de um irmão concurseiro.

      Bora estudar Menina! que eu to indo…

      Fé, Força e rumo a aprovação.

    • Márcio Gomes comentou em :

      2 meses é o suficiente para passar em um concurso de banco. Digo por experiência própria.

  13. luhh comentou em :

    Arrepiei com essa historia…
    nada como uma bela dose d motivação pra estudar estudar e estudar
    vamos que vamos rumo a aprovação