AJUDANDO VOCÊ A ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Meus caros alunos e leitores, sabendo da dificuldade que vocês naturalmente passam na luta para a preparação mais eficaz para os concursos públicos, separamos uma super postagem para você arrebentar na sua preparação!

“O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas!”

 
O CAMINHO
Em primeiro lugar você deve escolher o foco do concurso que quer prestar, pois não adianta estudar dois anos para a polícia federal e tentar fazer um concurso para auditor da receita federal, pois com toda certeza você vai se estrepar todo, pois são focos e dificuldades diferentes. A área policial é infinitamente mais fácil que a área fiscal.
Aqui vale uma regra geral: Quem quer tudo, em nada passará! Lembre-se: “O pato nada, o pato anda e o pato voa e NÃO FAZ NADA DIREITO!” Dessa forma, escolha um caminho e vá ao encontro da aprovação.A PREPARAÇÃO Com o edital nas mãos, você terá que reservar um ano de preparação, da seguinte forma:a) Quantas horas de estudo por dia você tem disponível?
Resposta:  Suponhamos que você me diga que tenha 4 horas, a preparação eficaz  começa a partir de 4 horas de estudo e vai aumentando, esse é o segredo do sucesso.
b) Então, você com essas 4 horas irá dividi-la por dois: estudará por dia 2 matérias do Direito, com 2 horas para cada uma.c) Como fracionar? Você estudará de Segunda a Sexta, duas matérias por dia, com 2 horas(poderia ser mais se tivesse mais tempo) para cada matéria.
Observação: Fiz um planejamento de estudo em postagens anteriores é só ir do lado direito do site e digitar no campo procura no site a seguinte frase: MANUAL DO CONCURSEIRO A GRANDE JOGADA!

OTIMIZANDO O ESTUDO 

1ª – na Segunda feira você escolherá entre as matérias constantes do edital que você tem em mãos, as 2 matérias que você mais gosta. Isso porque você vem do Domingo, logo, psicologicamente a tendência é chegar na Segunda sem ritmo e com certo desânimo. A partir do momento que você sabe que estudará duas matérias aprazíveis, a tendência é o estudo render.

2ª – A partir de Terça-feira até Sexta-feira você deve estudar duas matérias por dia, da seguinte forma:    – a primeira disciplina deve ser aquela que você não gosta muito;    – a segunda disciplina deve ser aquela que você gosta.     Veja que com isso haverá um equilíbrio de disciplinas, de forma que aquela que você não gosta você já estudou primeiro e como prêmio, veio aquela para estudar que você gosta.
3ª – Depois de ter em mente a estrutura acima, você pegará o edital que já havia selecionado e uma agenda anual e colocará na Segunda-feira até Sexta-feira, da forma que foi dividida acima, todos os itens do edital.  Se você esta matriculado no online com a gente, você deve colocar na sua “agenda de estudos anual” as matérias que você está assistindo, de forma que seu estudo(edital + aula) estará acompanhando as aulas e neste caso o sucesso aumenta, porque uma “imagem vale mais do que mil palavras” – seria o método aprender fazendo.
4ª – Depois de colocar na “agenda de estudos anual” todas os itens do edital, de Segunda a Sexta, você terá o que chamo de “disciplina de estudos”, ou seja, você PROGRAMOU DURANTE UM ANO seu estudo, de forma disciplinada, dirigida ao edital que pretende concorre.
 
5ª – E o Sábado, o que devo fazer ?    
a) a parte da manhã deve apenas acessar a internet, bancas de concurso(dicas nossas), questões de concurso etc, além de visitar outras páginas relacionadas ao seu concurso;
 b) primordial: deve sempre resolver as provas dos concursos passados e sentir o estilo do concurso daquele Estado.

 6ª – No Domingo, o que devo estudar ?  
Aqui vou ser sincero: você decide se deve ou não estudar. Vou ser sincero, para mim domingo bom é domingo com dinheiro, poe esse motivo eu sempre estudei nos domingos quando estava em fase de preparação, pois vivia duro, mas se você tem muito dinheiro, vá namorar, assistir TV e fazer essas coisas, mas quem esta DURO, MÃOS A OBRA E MUITO ESTUDO!



DICAS FUNDAMENTAIS

1º – faça pausas de 10 minutos a cada 2 horas de estudo, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes ;

2º – aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme;

3º – planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você;

4º – concentre-se apenas em uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais você se exaure;

5º – esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, em casa, no estudo, no grupo habitual. Por mais que isto lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação a não ser você mesmo;

6º – abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos;

7º – peça ajuda sempre que necessário, tendo bom senso de pedir às pessoas certas;

8º – diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine estes, que são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes;

9º – tente descobrir o prazer de fatos cotidianos, como rezar, dormir, comer, tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida, exceto rezar(que é o máximo mesmo, pois liga  você com Deus e lhe deixa mais tranqüilo consigo mesmo);

10º – evite se envolver na ansiedade e tensão alheias. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação;

11º – família não é você, está junto de você, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade;

12º – entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trava do movimento e da busca;

13º – 
é preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos no raio de 100 Km. Não adianta estar mais longe;

14º – saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta;

15º –
 não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse ‘lixo mental’. Escute o que falaram de bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento;

16º – competir no estudo, no lazer, no trabalho, na vida a dois é ótimo…para quem quer ficar esgotado e perder o melhor. Vença os seus desafios, isso é o mais importante e não se preocupe com o outro, porque os concursos públicos sempre sobram vagas, o que prova que o problema não é a concorrência e sim a superação dos seus próprios desafios;

17º –
 a rigidez é boa na pedra, não no ser humano. A ele cabe firmeza;

18º – Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono, logo, não perca uma oportunidade de divertir-se(o que na “agenda anual de estudos” seria no Domingo);

19º – não abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição; a inocência e a fé.

20º – entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente:    O sucesso é diretamente proporcional ao esforço que você desprende para uma finalidade específica e Deus não mexerá uma palha, quando as competências forem somente sua, pois estudar é com você e só você poderá fazer a prova!

O APOIO DO SITE, A GRANDE JOGADA!
 
O apoio ao concursando é algo fundamental e isso você encontra aqui com os projetos do site. lembre-se, uma preparação eficaz começa com um bom curso preparatório, isso você tem aqui com a equipe AlfaCon, seja no presencial www.alfaconcursospublicos.com.br e no curso on line www.alfaconcursos.com.br . Depois disso, a resolução de exercícios é fundamental, pois é através da resolução que você consegue entender a formatação das provas e como elas devem ser feitas e por último, simulados são fundamentais, isso você também encontra aqui, então preparem-se, pois o site será o seu suporte até a tão sonhada aprovação no concurso públicos!
Fé, força e rumo à aprovação!


103 comentários sobre:
AJUDANDO VOCÊ A ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

  1. Elizangela comentou em :

    Não vou comprar curso online, então, poderia juntar os 20% de desconto para os cursos com os 10% da apostila, ficando 30% de desconto pra eu comprar uma apostila !?

  2. Ronaldo comentou em :

    Oi Tche, tdo joia? Gostaria de saber se vcs vão disponibilizar no Carnaval, simulado para o Concurso do INSS? Grato

  3. Roger comentou em :

    Sou assinante, mas não achei o simulado ainda…onde está?

  4. Ana Gomes comentou em :

    Olá Alfartanos!
    Estou confiante agora, pois sei que encontrei a MELHOR equipe para nos ajudar.Tenho dificuldades nas matérias básicas e estou esperando sair as aulas do curso online das básicas omeçando do zero, e gostaria de saber quando estarão disponiveis para recomeçar meus estudos por elas. Agradeço a atenção de todos vcs…

  5. Rafael Coelli comentou em :

    Olá Alfartanos.

    Na hora de fazer meu plano de estudos, me deparei com uma dúvida, tenho o dia todo pra estudar, já reservei a parte da noite para assistir as aulas no Alfa online, porém na hora do estudo dirigido o que será mais vantajoso?

    Estudar 4 matérias 2h cada.
    Estudar apenas 2 matérias 4h cada
    Assistir dois encontros ao dia, e estudar 2 matérias 2h cada.

    Bom, ainda estou experimentando cada uma delas, mas opiniões são bem vindas.

    Valeu pela atenção
    Abraço

    • lumoraes1 comentou em :

      Rafael, não sei se vou poder te ajudar, mas enfim, o Evandro já falou algumas vezes em vídeo que o ideal é estudar duas matérias por dia e mesclando com exercicios, e um encontro por dia. Mais do que isso seria muita coisa misturada na sua cabeça.Porém, como vc tem tempo, vai experimentando o que te cai melhor. Boa noite.

    • Caroline Melo comentou em :

      Rafael .. também tenho o dia todo pra estudar. Estou com a mesma dúvida que você! rs

  6. Guilherme Vinício - Trindade-GO comentou em :

    Estou muito feliz! Na proxima semana não terei aulas em nenhum dia da semana na faculdade e uma semana também de folga no serviço! Feliz pois passarei todos esses dias com muito estudo!

  7. Patrícia Maria Alves de Azevedo comentou em :

    Olá Che, Evandro, e todos do Alfa, sou aluna online estou fazendo o curso de AGEPEN -ES, gostaria de saber quando as aulas de Regime Juridico do ES e Legislação Extravagante estarão disponíveis,pois eu praticamente já “triturei” essas leis (lendo, lendo, lendo…) rsrsrs, então nos ultimos dias estou desanimada de ler mais vezes, por isso essas aulas seriam aquele plus de motivação que estava precisando!
    Ah! quero parabenizar a todos da equipe alfa, pois vcs são profissionais SÉRIOS e que sabem o que fazem!
    Estou gostando muito das aulas do curso e tenho muita fé em Deus que vou conseguir minha vaga! Estou correndo atrás!
    Alfartanos, FORÇA!!!!!
    Beijos para todos!

  8. williancampos comentou em :

    Bora estudar o carnaval todo!!! “É a quantidade de esforço de hoje que determinará meu sucesso amanhã!” Espero ano que vem estar curtindo ele na BAHIA com meu cargo público garantido!!!
    :D

  9. Débora Bandeira comentou em :

    Evandro, ex/celente o texto e a motivação.

    Continuo aguardando confiante que vocês não irão se esquecer de nós mineirinhos e abrir os cursos para TRT e TJ/MG.

    Che, dá uma força aí pra nós, uai!

  10. lumoraes1 comentou em :

    Professor Che, boa noite. Já fiz esta pergunta aqui umas duas vezes, mas ainda não obtive resposta, mas eu insisto… rs Sei que existem muitos concursos abertos e que a equipe de professores está se desdobrando, mas, tem alguma previsão do projeto de português começando do zero? O de matemática é dez, to fazendo e realmente é muito bom, e não vejo a hora de conseguir comprar o de português. Abraços alfartanos e que vc tenha uma excelente gestão, assim como é excelente professor.

  11. Alann Silva comentou em :

    Outra coisa, antes de me inscrever surgiu uma dúvida, para o MPU, o técnico basta ter nível médio ou médio/técnico?

  12. IRACI DA SILVA comentou em :

    Prof quem fez o minimo no tj sp, voce acha que tem alguma chance.

  13. Alann Silva comentou em :

    Boa Noite Professor…
    Estou entrando agora nesse ramo de Concursos Públicos e pretendo fazer MPU. Alem do material completo fornecido pelo Alfacon vc me indicaria mais alguma coisa?

    Serei também um ALFARTANO rsrs.

    vlw

  14. Carly Couto comentou em :

    Hoje o sono e o cansaço estão grandes a luta esta d+.
    Graças a Deus quando eu for servidora não precisarei mais
    passar a madrugada toda no trabalhando como agora.
    Basta eu ter mais força para estudar mesmo como estou.
    Soninho…………………………..

  15. Fábio Souza comentou em :

    …é então Che, eu sou aluno on line, estou com o curso de Agente e estou também na área do assinante, é que quanto mais melhor né….rsrs
    Abração!!!

  16. Fábio Souza comentou em :

    Boa Tarde meus queridos alfartanos….bela postagem o Evandro é fera mesmo….e parabéns Che pela conquista….vcs todos são feras!!!
    Gostaria de saber se vai ter algo para a PCSP na área do assinante, simulados, aulões específicas..etc..etc…
    Abraço a todos…que Deus abençõe todos vocês!!!

    Fábio Souza…de Pindamonhangaba/SP

    • Júlio Raizer (Che) - Coordenador Online comentou em :

      No nosso site temos cursos para Agente, Escrivão e Investigador. Dá uma conferida lá meu velho! Abraços

  17. lorraine falci comentou em :

    Oi Che ou Evandro…Será que teria alguma possibilidade da revisão de véspera da PM/PR ser na sexta feira (22/02)? Porque o pessoal que vai viajar pra fazer a prova vai perder =´( Eu queria tanto assistir… se não tiver jeito tudo bem! Abraço!

    • Júlio Raizer (Che) - Coordenador Online comentou em :

      Olá Lorraine. Sempre procuramos conciliar os eventos para que nossos ALFARTANOS possam participar num maior número possível. A revisão PM/PR envolve um grande número de professores, local e toda uma estrutura. Mudar a revisão fica praticamente impossível, mas já estamos pensando numa alternativa para nossos guerreiro. Abraços

    • lorraine falci comentou em :

      Eu entendo! De qlqer forma… MUITO OBRIGADA!