TJ-SP :: RECURSOS DAS QUESTÕES 10 e 17

 Alfartanos, segue uma cópia do Gabarito extraoficial do AlfaCon, os professores são feras! ACERTARAM TODAS! Só deu uma divergência que cabe recurso em 2 questões de interpretação em Língua Portuguesa, também segue uma cópia do gabarito oficial e os recursos para as questões 10 e 17, comentadas pelo Prof. Pablo Jamilk.

BAIXAR O GABARITO EXTRAOFICIAL ALFACON

BAIXAR O GABARITO OFICIAL

BAIXAR O RECURSO PARA AS QUESTÕES 10 e 17 (atualizado)



177 comentários sobre:
TJ-SP :: RECURSOS DAS QUESTÕES 10 e 17

  1. Leonardo comentou em :

    A questão 17 diz:

    “17. As informações textuais permitem inferir que muitas pes­soas atualmente”

    Como a leitura e interpretação do texto é subjetiva , faço o seguinte questionamento: “muitas pessoas” a que o examinador se refere , não poderíamos também deduzir (inferir) como sendo: Um grupo de pesquisadores ? um grupo de pessoas que testam esses novos mecanismos como um tipo de versão “beta” afim de auxiliar os pesquisadores apontando possiveis bugs? Como o autor sustenta que estão “em experimento” eu, como leitor, consigo sob meu prisma subjetivo, consigo imaginar varias possibilidades para “muitas pessoas” supracitado no enunciado da questão.Acho que se o texto do enunciado indagasse “o Grande público” (linha 8) ao invéz de “muitas pessoas”, não deixaria duvidas de que apenas a alternativa (C) ” sentem saudades das máquinas de escrever e dos
    discos de vinil.” estaria correta.

  2. Elton Costa comentou em :

    “Só quem já perdeu na vida sabe o que é ganhar, porque as derrotas nos fazem encontrar um motivo para continuar lutando! Não importa o quando você cai, não importa a quantidade de concursos que fique reprovado o que realmente importa é sua força interior em continuar lutando até sua vitória chegar! O insucesso meus caros é apenas uma boa oportunidade para começar de novo e de uma forma melhor!” (Prof° Evandro Guedes)

    fonte desta mensagem: (VALE A PENA LER NOVAMENTE)

    http://www.equipealfaconcursos.com.br/blog/2012/07/a-nossa-atitude-e-que-faz-a-diferenca/

  3. Marcelo Guimarães comentou em :

    AEEE galera, fiz uma busca no Google e coloquei assim: Escrevente Técnico Judiciário (Comarcas de Campinas). Em 2010 classificaram 149 sendo que o último ficou com a nota 8,63. KKK RODEI…Vamos para o próximo…

    • Helio Escudeiro - SBC comentou em :

      Não da para tomar aquele concurso como base, quantos inscritos houve naquele concurso? Quantos concursos “grandes” houve naquele ano? Quantos candidatos eram alunos do alfa naquele concurso? Cara, são muitas variáveis… O negocio e esperar para ver… Confia em Deus e segue estudando… Abraçao!.

    • José Henrique comentou em :

      Marcelo, faça uma pesquisa no site do TJSP, conforme orientou o “Batalha” em tópico abaixo. Eu tive minha esperanças renovadas depois da consulta que fiz..rsrs.

      Mas, é claro que no meu caso, não poderei pra ficar sonhando em ser nomeado em 2013, mesmo que supostamente eu seja convocado para a 2ª fase (e eu passe, claro!)…então, como diz o caro Profº Pablo, vou estudar até sair sangue dos olhar para concurso vindouros em 2013. Ou melhor já comecei a estudar.

    • José Henrique comentou em :

      …digo, “sangue dos olhos” kkk

    • Marcelo Guimarães comentou em :

      É galera, sei lá. Pra Campinas e região são 40 vagas iniciais, mas se for x3 vai chegar próximo de 2010. Minha nota ficou em 6,0…perdi muitas questões de Direito de bobeira, eu até sabia a matéria, mas cai em umas pegadinhas. Ah, e quem trabalha nas eleições são passados na frente em caso de empate…esse é meu caso ahaha, o único problema é minha nota..
      Mas vamos continuar estudando, aprendendo com os erros e não se conformando com eles. E que venha o resultado.
      Abraço…

    • José Henrique comentou em :

      É isso aí Marcelo! Não temos tempo para ficar “guardando luto” do TJ-SP, pois muito outros concurso virão em 2013 e 2014. O negócio é começar a estudar “ontem”.

      Espero que resultado seja favorável para ti, assim como espero que o seja para mim… pois estou numa situação parecida com a tua e de outros alfartanos.

      Sucesso!!!

  4. Rodrigo Moraes de Oliveira comentou em :

    Meu recurso:

    Número da questão: 10

    Questionamento: O gabarito oferecido pela banca merece ser alterado pois contraria as idéias apresentadas no texto.

    Embasamento: O gabarito trazido pela banca é a letra “B” (“revoluções silenciosas que são afetadas pelo pessimismo global.”) e apresenta dois problemas fundamentais. Em primeiro lugar, a resposta afirma que as revoluções silenciosas são afetadas pelo pessimismo global, o que não tem respaldo no texto: o autor defende que o pessimismo afeta a percepção das pessoas quanto às revoluções silenciosas, e não as revoluções em si. Isto é evidenciado no trecho “nutrimos um inescapável pessimismo global, que não nos deixa perceber as revoluções silenciosas de que participamos”. O autor sugere que as revoluções ocorrem a despeito do pessimismo, e em nenhum momento indica que este as afeta. Em segundo lugar, a resposta falha ao indicar a causa da descrença quanto às previsões otimistas dos autores do livro, como é pedido no enunciado da questão. O autor sustenta que a causa da descrença é o compartilhamento de um pessimismo global que afeta a percepção das pessoas, conforme dito expressamente no trecho “Os autores têm até explicação para o fato de não acreditarmos muito nessas promessas. Como fomos programados para ver o mundo como um lugar ameaçador, nutrimos um inescapável pessimismo global, que não nos deixa perceber (…)”. Segundo este trecho, a causa da descrença é a participação das pessoas em um pessimismo generalizado, e não em revoluções silenciosas que, segundo o próprio texto, dão suporte às previsões otimistas presentes no livro e são ignoradas pelas pessoas. Por isso considero a alternativa “D” (“um pessimismo global distanciado das revoluções silenciosas.”) mais condizente com o conteúdo do texto. Esta alternativa aponta para a causa da descrença, respondendo corretamente à proposta feita no enunciado, e vai ao encontro das idéias dos autores do livro: o pessimismo afeta a perspectiva que as pessoas têm do mundo, distanciando-se da realidade otimista por eles vislumbrada. Sendo assim, rogo pela alteração do gabarito para a alternativa “D”.

  5. Batalha comentou em :

    Galera entrem no site do Tj SP e na busca procurem por suas circunscrições, lá tem a lista das notas gerais, por lá dá pra ter uma ideia do corte, acredito que nos locais de 20 vagas, média 7 tem chance! Olhem lá e comentem aqui! Acho que quem ficou com 7 em diante tem que treinar pra segunda.

    • Helio Escudeiro - SBC comentou em :

      Onde exatamente, meu caro!
      Acessei o site do TJ de SP e nao localizei informacoes sobre circunscricao. Voce me deixou esperancoso com a nota 7,78… Abracao!

    • Batalha comentou em :

      Hélio no site do TJ tem opções concursos, vc escolhe concursos e depois servidores, lá terá um campo de busca, vc digita “escrevente” e na frente o número de sua circunscrição; no resultado da busca vc procura classificação geral dos concursos anteriores, tem um por um, vc verá a nota do primeiro e último. Assim tem uma noção de como está na sua região durante os anos anteriores, dará pra traçar um perfil para este.

    • José Henrique comentou em :

      Cara, valeu demais pela dica!!! Minhas esperanças no TJSP voltaram (um pouco) depois dessa consulta. Já Comecei a treinar nos intervalos dos estudos das matérias dos próximos concursos.

      Sucesso!!!

    • Batalha comentou em :

      José Henrique, treina bastante aí que vc consegue meu velho! Rumo à aprovação!

  6. Prof. Pablo Jamilk comentou em :

    Eis a retificação do recurso!

    10. Peter Diamandis e Steven Kotler acreditam que a descrença quanto às promessas apresentadas no livro deve­se ao fato de as pessoas participarem de
    a) um mundo ameaçador em que não há revoluções silenciosas.
    b) revoluções silenciosas que são afetadas pelo pessimismo global.
    c) um mundo ameaçador sem expectativa de revoluções silenciosas.
    d) um pessimismo global distanciado das revoluções silenciosas.
    e) evoluções silenciosas decorrentes do pessimismo global.
    Motivo do recurso: a questão apresenta gabarito inconsistente. A resposta trazida pela banca é a letra “B” (revoluções silenciosas que são afetadas pelo pessimismo global) que, se analisada à luz da razão deve ser entendida como errada. Considerando que o texto traz a passagem “como fomos programados para ver o mundo como um lugar ameaçador, nutrimos um inescapável pessimismo global, que não nos deixa perceber as revoluções silenciosas de que participamos”. Ora, as revoluções existem, apenas não é possível perceber, pois a programação do ser humano o distanciou dessas revoluções silenciosas. Nesse sentido, a alternativa “D” é mais condizente com o conteúdo do texto do que a alternativa “B”. Aliás, se considerarmos que há um pessimismo global, ele afeta as pessoas, não as revoluções. O verbo no particípio causa ambiguidade: ou as pessoas estão distanciadas das revoluções, ou o pessimismo global está distanciado das revoluções. O que o texto mostra é que há sinais das revoluções silenciosas, mas o ser humano não os percebe por ser programado para não o fazer. Por isso, rogo pela anulação da questão.

    • Anderson Comunian comentou em :

      Concordo que há ambiguidade. Respondi letra “E”.

    • José Henrique comentou em :

      Profº Pablo, minha gratidão por todo o teu trabalho durante a preparação da galera do TJ e também no pós-prova, com as correções e os polêmicos recursos. Você é melhor professor de português do Brasil!!!

      Minha média talvez não dê para eu ir para a 2ª fase desse concurso, mas por meio das tuas aulas e dos demais professores da equipe. Foram apenas dois meses de dedicação e sinto que estou quase lá. Então, vou continuar a estudar até “sair sangue dos olhos”, como você sempre nos diz.

      Muita Paz e Sucesso!!!

  7. Katia comentou em :

    Por favor, Equipe Alfa! Gostaria de saber se o recurso das questões 10 e 17 procedem? Pois se sim, também entrarei com recurso. Obrigada e aguardo ansiosa.

    • Luiz - Equipe Alfa Concursos comentou em :

      Katia, pode entrar com recurso, fizemos uma leve correção, baixe o novo.

  8. Rodrigo Moraes - MPU 2013 - Araraquara/SP comentou em :

    Galera, tá liberada a página para interposição de Recursos no site da Vunesp.

    Bons estudos e ALFARTANOSSSSSSSSSSSS, FORÇA!!!

  9. Isadora Almeida Martins comentou em :

    Olá, gostaria de solicitar ajuda dos colegas para confecção de um recurso para a questão 69.
    Entendo que a alternativa B, do caderno 3, está em PLENO ACORDO com o inciso I, do artigo 242 do Estatuto dos funcionários de SP.
    Alguém concorda, pode me ajudar?
    Obrigadaa

    • Anderson Comunian comentou em :

      A banca está certa.
      Na lei: “referir-se depreciativamente, em informação, parecer ou despacho ou pela imprensa”. Observe: “parecer OU despacho”.
      Na questão: “referir­-se de forma depreciativa, em informações, pa­receres, despachos ou pela imprensa”.

    • Luis Henrique comentou em :

      Não colegas. O inciso I deste artigo foi revogado.

  10. Katia comentou em :

    Por favor, equipe Alfa ! Gostaria de saber se o recurso quanto as questões 10 e 17 procedem? A minha versão da prova também é a 3, se sim eu iria seguir o mesmo motivo de recurso do nosso colega Luis Ávila. Obrigada e fico no aguardo ansiosa…

    • Luiz - Equipe Alfa Concursos comentou em :

      ja atualizamos o recurso, baixe o novo.

  11. Julio Cesar comentou em :

    Ola pessoal!!! Parabéns a todos que conseguiram uma boa nota no TJ- SP, eu acertei 41 questões apenas e fiquei fora, aconteceu muita coisa no meu caso mais o que me deixou fora foi não ter prestado atenção no comando da questão. Me trucidou este erro.
    Mais é de pau em pau que a gente aprende, agora é começar tudo para o próximo e aprender com os erros. BOA SORTE A TODOS!

    • PEDRO FELIPE comentou em :

      esta disposição que vc considera como certa já está revogada desde 2009 ou 2010.

  12. Alex Dias comentou em :

    Quero agradecer aos Prof.(s) pela dedicação que tiveram em elaborar todas as aulas e nos preparar para os embates nas guerras declaradas, que são estes concursos. Parabéns equipe Alfa, espero contar com vocês muito mais vezes.

  13. bethanea comentou em :

    no concurso anterior, a nota de corte foi 8,3..tomara que abaixee…

  14. José Henrique comentou em :

    Pessoal, por favor, alguém tem ideia de qual a média mínima a ser considerada para ir para a 2ª fase, numa região com 10 vagas e +- 2500 inscritos? Não sei se já começo a treinar digitação ou não….Desde já, agradeço quem puder comentar a respeito.

    • bethanea comentou em :

      nao tem como saber..vai depender do nivel dos candidatos

    • José Henrique comentou em :

      Valeu Bethanea! Pelos comentários que tenho visto aqui, estou bem confuso. Fiquei com média 7.5 e comentários de otimismo dos que consideram terem ido bem são dos que estão com média acima de 8… daí a minha dúvida. Mas obrigado.

    • bethanea comentou em :

      Imagina…nós iremos ficar na ansiedade até sair o resultado..eu tbm to na mesma situaçao que vc..mas cada concurso é diferente, o ultimo, a nota de corte foi 8,3..mas depende do nivel dos cocnursandos… torcendo para que este ano tenha abaixado..rsrsrs

    • Prof. Daniel Sena comentou em :

      Para quem fez as mínimas da prova, vale a pena treinar para a digitação. Em 1996 fiz um concurso e não acreditei que pudesse ter ido bem. Passei e fui chamado para a prova de digitação. Como eu não acreditava que seria chamado, não me preparei. Resultado: fiquei eliminado na digitação por 0,5. Sabe o que isso significa? Mais 5 caracteres. Por causa de 5 caracteres não passei nesse concurso. Vocês que fizeram as mínimas sugiro que treinem para a prova de digitação!

    • bethanea comentou em :

      Nossa professor, vc nao existe… me animou!! rsrs

    • Batalha comentou em :

      Galera entrem no site do Tj SP e na busca procurem por suas circunscrições, lá tem a lista das notas gerais, por lá dá pra ter uma idéia do corte, acredito que nos locais de 20 vagas, média 7 tem chance! Olhem lá e comentem aqui!

    • Bruna comentou em :

      José Henrique, prestei pra Ourinhos, que teve em torno de 2500 candidatos pra 10 vagas também. Fiz 8,86 e tô confiante. Se eu fosse você, ia treinando também.

    • José Henrique comentou em :

      Valeu pelos comentários, pessoal.

      Valeu pela força PROFº SENA. Me deu este mais mais ânimo para estudar para o TRF E TRT-SP!!!

      Bruna, você foi super bem. Parabéns pelo desempenho. Tuas chance é muito maiores que a minha. Mas, de qualquer forma comecei a treinar digitação hoje. Mesmo que eu não vá para a 2ª fase, de alguma coisa isso me sevirá…rsrsrs

      Alfartanos, FORÇAAAA!!!

    • José Henrique comentou em :

      Bom… só pelos erros de digitação da minha mensagem anterior é possível notar. kkkk.

    • José Henrique comentou em :

      Nossa!!! Desculpem pelos erros grotescos da mensagem anterior. Fazer mil coisas ao mesmo tempo dá nisso rsrsrs. Nessas horas as mulheres têm vantagens sobre os homens… rsrsrs

  15. Edmundo Júnior comentou em :

    Alguém fez prova do TJ-SP pra Mococa ?

  16. Eduardo Brabo comentou em :

    Pablo,
    Primeiramente agradeço a você e a toda equipe Alfa pela dedicação e graças a vocês obtive um bom resultado no TJ-SP, e acredito que vou para a 2ª fase. Vocês estão de Parabéns!
    Estava lendo os motivos do recurso da questão 10, pois pretendo interpor também, por entender que a alternativa aceita pela Banca Vunesp está totalmente equivocada, mas percebi que você fundamentou o Recurso baseado na alternativa ERRADA, pois a Banca aceitou como verdadeira a alternativa que diz: “revoluções silenciosas que são afetadas pelo pessimismo global.” no caso da minha, versão 3, é a “D”, equivalente a letra “B” da versão 1 e no PDF você motiva pela alternativa “C” da Versão 1, que é “um mundo ameaçador sem expectativa de revoluções silenciosas”. Mesmo assim vejo que a Vunesp está equivocada, pois o texto não diz que o “pessimismo global” afeta as “revoluções silenciosas” como considerado pela Banca, e sim afeta a forma que as enxergamos, não nos deixa perceber que essas “Revoluções” estão acontecendo. Portanto, peço que analise e veja se procede. Antes de postar esse comentário comparai todos os gabaritos.

    • Luis Ávila comentou em :

      Concordo com vc, Eduardo. Inclusive utilizei algumas observações suas pra basear meu recurso, além do modelo do Pablo. Minha versão da prova também é a 3, então olha como ficou (aceito sugestões):

      Motivo do recurso: a questão apresenta gabarito inconsistente. A resposta trazida pela banca é a alternativa “D” (revoluções silenciosas que são afetadas pelo pessimismo global) que, se analisada à luz da razão, deve ser entendida como errada. O texto traz a passagem “como fomos programados para ver o mundo como um lugar ameaçador, nutrimos um inescapável pessimismo global, que não nos deixa perceber as revoluções silenciosas de que participamos”. Ora, as pessoas, mesmo nutrindo um pessimismo global, participam de revoluções silenciosas. São afetadas pelo pessimismo as pessoas, e não as revoluções, conforme enuncia o gabarito. O texto não diz que o “pessimismo global” afeta as “revoluções silenciosas”, e sim afeta a forma que as enxergamos, não nos deixando perceber que essas “Revoluções” acontecem.
      Nesse sentido, a alternativa “A” é mais condizente com o conteúdo do texto que a alternativa “D”, pois enuncia que as pessoas participam de “um pessimismo global distanciado das revoluções silenciosas”, sendo que a distância entre o pessimismo global e as revoluções silenciosas decorre da programação que recebemos e que “… não nos deixa perceber as revoluções…”.
      Isso confirma que as revoluções silenciosas acontecem mesmo existindo o pessimismo global, sem haver evidência alguma no texto de correlação entre ambos, ou seja, o que existe é um distanciamento. Por isso, rogo:
      1. Pela alteração do gabarito ou;
      2. Pela anulação da questão.

    • Luis Henrique comentou em :

      Colega, tô contigo qto a questão 10. A vunesp viajou total nessa resposta. Independente de pessimismo ou não, a revolução está acontecendo, ou seja, não afeta em nada a revolução.
      Agora, sobre a questão 17, penso que nosso digníssimo professor está equivocado. Corretíssima a posição da banca. Abs e amigos do Alfa, muito obrigado por tudo, pelo suporte e atenção diferenciada de sempre.
      Fiquem com Deus.

    • Barbara comentou em :

      Também vou recorrer da questão 10!!!! Vamos fazer a vunesp anular essa questão! =D

    • Luis Ávila comentou em :

      Na questão 17 também concordo com a banca. A proposta do Pablo somente estaria correta se estivesse escrito “substituirão” no lugar de “substituíram”. Até porque é incorreto, de acordo com o texto, que ATUALMENTE muitas pessoas SUBSTITUÍRAM o Google por mecanismos inovadores de busca. Isso ainda não aconteceu, logo a única alternativa que caberia é a que enuncia que muitas pessoas atualmente “sentem saudades das máquinas de escrever e discos de vinil”. Com todo respeito ao Pablo (graças a ele fui muito bem em portugês), ele se equivocou nessa…

  17. Weverton Batista_Guarulhos SP comentou em :

    Opa que notícia boa! Vamos ter o curso online para Agente de Polícia Civil de São Paulo, mas tem previsão de qual mês será lançado??????