O GRANDE SEGREDO!

Meus caros Alfartanos, a maior dúvida de 10 entre 10 concursandos é a seguinte:

Será que um dia vou passar no concurso dos meus sonhos?

Aqui não posso responder isso de forma direta, mas posso afirmar o seguinte: Aprenda a ouvir quem já sofreu igual a você! Pois a oportunidade de nossas vidas as vezes bate na porta quando menos esperamos!

O SEGREDO DE SER APROVADO!

Ontem recebi um e-mail de um aluno que perguntava como eu consegui passar em tantos concursos com tanta matéria  diferente. No mesmo e-mail, ele dizia que estava todo enrolado com Adminstração Financeira e Orçamentária (AFO) e senti o desespero no teor do e-mail.

Pois bem, respondi que o segredo não era ser o melhor, mas o mais estável possível, ou seja, é a regularidade e o tempo de estudo que determinam quem passa e quem não passa e mais, o principal é dominar as matérias básicas de sua área de atuação.

Em 90% dos concursos da área federal são cobradas as disciplinas: PORTUGUÊS, RLM, INFORMÁTICA, ATUALIDADES, CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO, essas meus caros, tem que estar em seu plano de estudo de uma forma contínua.

Continuei a resposta do e-mail dizendo que a regra é ser reprovado mesmo e a exceção é passar, assim, ele deveria dominar muito as báscias e dominar as demais de uma forma regular, ou seja, ele deve dominar para conseguir a pontuação necessária para se classificar, mas como fazer isso:

Fácil! Aqui valem as técnicas de estudo, começando pelo estudo regular das matérias + resolução de muitos exercícios e, lógico, os simulados!

Exemplo: Imagine um concursando estudando para área policial (PF agente + escrivão, PRF, DEPEN, PC dos Estados e etc), aqui, as matérias básicas para esses concursos ocupam 85% de todos os editais (português, informática, rlm, atualidades, administrativo, constitucional, penal, processo penal e leis especiais).

Assim fica fácil, pois estudando para um estará automaticamente estudando para todos os outros, depois disso é só adptar. Para agente da PF acrescenta-se contabilidade, AFO e microeconomia, ou seja, mais 3 matérias. Para escrivão acrescenta-se administração e arquivologia, ou seja, mais duas. E para PRF somente trânsito, aqui ficou mais fácil ainda porque acrescentamos somente mais uma às 09 matérias básicas de todos os concursos da área policial!

Viram, não sou melhor que ninguém por ter passado em 12 concursos, muito pelo contrário, tenho extrema dificuldade em aprender, por isso levei 08 anos para ser aprovado! Esses dias vi uma reportagem na revista veja em que o cara tinha passado em um monte de primeiros lugares, em um monte de segundos e terceiros e somente de concursos gigantescos e com grau de dificuldade imensos, olhando aquilo eu pensei:

É…. esses concursos não são para mim mesmo e é exatamente por isso que minhas postagens, minhas aulas e minhas orientações não funcionam com esses seres superdotados, assim, e como sempre, falo para pessoas normais e que possuem limitações normais, mas que se se dedicarem chegarão com toda certeza a aprovação em algum bom concurso. O importante aqui é não parar nunca de estudar!

Cuidado: Caso voce esteja estudando para uma área específica que possua uma grade de matérias não se arrisque nos editais que abrem em que as matérias são totalmente incompatíveis! Caso contrário será derrota na certa. Assim, imagine que voce estuda uma grade de 10 matérias e abre um edital em que 90% do conteúdo é DIFERENTE da sua preparação e ai, o que fazer:

Resposta: Nem olhe para o edital e continue firme na sua preparação, pois seu edital vai chegar. Tentar fazer esses concursos incompatíveis é o mesmo que realizar um concurso sem estudar nada, isso só vai gerar insegurança, gastação de dinheiro e perda de tempo!

SEJA CORAJOSO SEMPRE!

Meu filho, seja corajoso! Mesmo que voce não seja, finja que é. Ninguém consegue perceber a diferença se voce não contar, mas porque estou dizendo isso:

Aprendi com o tempo que quanto menos pessoas souberem da sua vida mais feliz você vai ser! Quantos menos souberem de seus planos para vencer, melhor será suas expectativas!

Pouca gente vai entender que é muito mais lucrativo e óbvio ficar 04 anos estudando para concursos do que 04 anos dentro de uma faculdade. Sei que estou mexendo com estruturas centenárias, mas hoje a realidade é outra, pelo menos no Brasil.

Faculdade meu filho não é garantia de um bom emprego, mas o concurso é a garantia de vida que voce precisa para continuar tranquilo em sua vida financeira. Passei em muitos concursos de nível superior e estou hoje em um de nível médio em que ganho mais de oito mil por mês e trabalho de escala (24X72, ou seja, trabalho um e folgo tres).

Conclusão da postagem complicada de se entender a essência: O Grande segredo é ter paciência e colocar na cabeça que o estudo para concurso leva tempo. Pense que você esta na faculdade da vida real, pois as provas que voce irá enfrentar levará sua vida a vitória. Esqueça os problemas e continue firme, fixe os objetivos e faça planos a longo prazo e mais:

Comprometa-se somente em estar melhorando constantemente!

Fé, força e rumo a aprovação!



67 comentários sobre:
O GRANDE SEGREDO!

  1. Monitora Online - Cibele - Parnaíba-Pi comentou em :

    Eita que essa postagem dar um ânimo muito grande, principalmente por saber que a Cíntia já está em Brasília como todos os outros Alfartanos que passaram…

    Eu digo dar um ânimo, porque as vezes a gente pensa que é só um sonho difícil de concretizar, mas quando a gente ver a realidades dos nossos colegas, parece que a nossa está próxima é só não desistir ;)

    Bons estudos !

  2. bruno tesolim comentou em :

    o empurrão que estava me faltando, a orientação que eu estava precisando ouvir…obrigado….e vou ficar firme nos estudos…..DEUS ABENÇOE….

  3. vinicius comentou em :

    Como vão Alfartanos da madrugada!!!
    Cheguei da faculdade perto das 23h e estou estudando até agora.
    Estou indo de Dir. Constirucional, dei uma pausa.
    Meus olhos parecem que tem areia, tô com um p…ta sono, amanhã vou acordar igual um urso panda cheio de olheiras mas não saio daqui enquanto não cumprir meu plano de estudo de hoje. Ontem já fui dormir tarde estudando, acordei cedo trabalhei o dia todo, assisti aula e estou aqui. Não tem problema não, sei que estou fazendo “o diferente” enquanto os outros estão dormindo.
    Não considero isso como um martilho mas sim uma grande oportunidade de mudar de vida. Estudar hoje pode ser uma pequena alegria que me renderá grande alegrias futuramente.

    Boa noite! Bons estudos e não desistam!

    • vinicius comentou em :

      martírio***

    • Eduardo Henrique-Bauru-sp comentou em :

      TAMBÉM ESTOU FIRME AQUI AINDA E VOU ATÉ
      ÀS 6:30 HS CHEIO DE VONTADE, DEPOIS VOU DORMIR
      ATÉ ÀS 11:30 E LOGO APÓS TAMBÉM IREI TRABLHAR
      ATÉ ÀS 20:30, MAS TAMBÉM DAQUI NÃO SAIO ATÉ CUMPRIR
      MINHAS HORAS ESTUDAS.

      BONS ESTUDOS A TODOS E RUMO
      A APROVAÇÃO!!!

    • Sayllonn - Rondonópolis - MT comentou em :

      Galera da Madrugada vamos que vamos…

      Estudar rumo ao nosso objetivo.

      Abraço

    • Sayllonn - Rondonópolis - MT comentou em :

      Nessa madrugada firme no estudo da Lei 8.112/90

  4. Lisiane comentou em :

    Deus te abençoe Evandro!

  5. Fermino (monitor presencial) comentou em :

    Mais uma prova de que é possível, Cintia e Paulo há alguns dias estavam sentados ao meu lado estudando, e agora partindo para ANP. Persistência Alfartanos!

  6. Jeane - Olinda PE comentou em :

    Sempre que o Evandro diz que quanto menos pessoas souberem da sua vida mais feliz você vai ser eu lembro dessa frase:

    “Se você quiser alguém em quem confiar confie em sí mesmo quem acredita sempre alcança”
    É isso aí Alfartanos vamos confiar mais em nós mesmos e esquecer o que os outros falam de nós.

    Boa noite de estudos para todos!!!!!!!!

  7. Sayllonn - Rondonópolis - MT comentou em :

    Boa Noite!!!

    Estudarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr vamos que vamosssss

  8. Aline Oliveira/ Tocantins comentou em :

    Cansada de mais de tudo e vim aqui buscar energia. Evandro sempre com uma palavra que impulsiona! Agora vou assistir umas aulas com o Prof Pablo. Boa noite galera!

    Alfartanos forçaaaaa!!!

  9. Vinicius comentou em :

    Alguém aí está conseguindo acessar as vídeo aulas?

    • Eduardo Henrique-Bauru-sp comentou em :

      Eu estou sim,
      Iclusive estão muito boas!!!

  10. Monitor Online - Japa - Taquaritinga do Norte-PE comentou em :

    Essa postagem foi o máximo…e como a Nay falou lá no começo, se pararmos de empurrar a pedra ela volta pra baixo novamente, dei uma paradinha nos estudos pra vir aqui no blog, esses dias com a internet ruim me dediquei exclusivamente a leitura(e releitura) dos pdf’s, apostila e as Leis (principalmente as de Alagoas, meu próximo desafio!).
    mas a partir de agora também consegui um novo sinal de internet, não que tenha nada contra os pdf’s, mas nada como estar assistindo as aulas online…eita alegria!
    Com sufoco, nós vamos nos virando, e vamos conseguir, como o Evandro disse, se temos dinheiro pra internet, pagar conta de energia, água etc é pq não passamos fome. Por isso temos de ser persistentes, pois é sempre bom lembrar: o fraco nunca começa, o fracassado nunca termina e o vencedor é aquele que NUNCA desiste! Hoje vou parar mais cedo por conta de uma dor de cabeça que está me deixando louco, amanhã volto com força total!!!

    Ps: parabéns ao casal, Cíntia e Paulo. Após esses 3 anos de sofrimento hoje vocês estão colhendo os frutos, além de motivar a todos nós!

    Força, Fé, Foco
    e rumo à aprovação!!!

  11. Elisandro comentou em :

    Evandro, to mto em duvida pra qual concurso estudar, to pensando no BACEN, porém são poucas vagas quando abre O qu eu faço?