Hoje as dicas são focadas na banca CESPE

Boa noite galera!

Como prometido, trouxe dicas de Português com o professor Robert. O foco é na banca CESPE e suas últimas provas, que vêm cobrando interpretação de poesias. A dica é muito válida para quem está estudando para Escrivão da Polícia Federal, já que na prova passada de Agente nos deparamos com uma poesia para análise.

Revisando as últimas provas, Robert observou que a CESPE está apresentando, constantemente, conteúdo relacionado à lírica, ou seja, questões sobre poemas estão sendo cobradas nas provas da CESPE.

ROBERT: “Isso é relevante, pois demonstra um possível foco e nicho de estudos a ser efetuado, não analisado anteriormente.

A poesia é o estilo literário que mais se vale do subjetivismo e do simbólico para criar sentidos, então é necessário lembrar que vocês terão de lidar com análise literária. Esta, no entanto, não será a única parte da prova em que a poesia pode ser utilizada.

Analisando as provas, vi vários exercícios relacionados à análise semântica simples, interpretativa, porém, vi também exercícios relacionados à pronominalização e à sintaxe do período composto. 

Contudo, não há razão alguma para considerarem isso algo difícil. A análise sintático-semântica se mantém tal qual em outros textos. Questões referentes ao conteúdo de pronomes e afins, também não se modificam, quando há poemas envolvidos. O que espero que vocês comecem a fazer:

LER Literatura!

Leiam textos literários, isto ajudará sempre na construção e apreensão de conhecimentos novos. A interpretação de poemas não é complicada, apenas requer cuidados.

Vendo as provas, pude notar que Cecília Meireles (aparecendo em mais do que uma prova), Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, João Cabral de Melo Neto, entre outros, estão sendo utilizados. Notem que TODOS estes são da época contemporânea, tendo produzido a sua obra poética em meio ao século XX. Isto também é relevante, pois demonstra a tendência de escolha de autores da banca.

Enxerguem o poema como uma construção de significados, dissequem ele e façam questão de extrapolar o sentido óbvio presente no texto, buscando uma interpretação VÁLIDA e COERENTE sobre qual seria o sentido dele. Busquem os referentes, os símbolos, as metáforas, as figuras de linguagem em geral e, certamente, obterão pleno resultado de compreensão do texto literário.

Deixo-lhes, agora, com os meus sinceros votos de quem tenham um bom dia de estudos, e com um poema de Mário de Andrade, outro excelente escritor da mesma época. Garanto-lhes que, quanto mais lerem este poema, mais sentidos explícitos e ímplicitos encontrarão. É uma verdadeira obra de arte não reconhecida.”

Paisagem nº 3

Chove?
Sorri uma garoa de cinza,
Muito triste, como um tristemente longo…
A Casa Kosmos não tem impermeáveis em liquidação…
Mas neste Largo do Arouche
Posso abrir o meu guarda-chuva paradoxal,
Este lírico plátano de rendas mar…
Ali em frente… – Mário, põe a máscara!
-Tens razão, minha Loucura, tens razão.
O rei de Tule jogou a taça ao mar…
Os homens passam encharcados…
Os reflexos dos vultos curtos
Mancham o petit-pavé…
As rolas da Normal
Esvoaçam entre os dedos da garoa…
(E si pusesse um verso de Crisfal
No De Profundis?…)
De repente
Um raio de Sol arisco
Risca o chuvisco ao meio.

Mário de Andrade

Dicas muito importantes para quem está se preparando para a CESPE! Obrigada pelas dicas Robert!

Aline e Wandressa

54 ideias sobre “Hoje as dicas são focadas na banca CESPE

  1. Bom dia a todos da família Alfa!!!
    Rumo a mais um dia de estudos!!!
    Nando / sp

  2. Tô firme e forte estudando na madruga…
    tem alguém ai tbm ? rsrs
    Fé, Força e RUMO APROVAÇÃO

  3. Salve salve!!!!

    Nunca achei que fosse dizer isto: “saí mal da aula do Sena, hoje”. Mas, hoje eu digo que saí mto mal da aula de constitucional…
    Que tenho MTA coisa pra aprender, eu já sabia… mas acho que não tinha noção da real proporção desse “mta”.
    Senti-me envergonhada e decepcionada comigo mesma diante dos diversos questionamentos que respondi erroneamente… =(

    O negócio é estudar e estudar mto… coisa pouca não faz diferença…

  4. Olá galera Boa Noite!

    Já chegaram pra mim, falando que não fazia tal concurso, porque a prova é da Cespe, triste ver alguém se decidir dessa maneira, mas eu respondi se conhecesse o Alfa não agiria dessa forma, para quem quer uma coisa faz acontecer, quem não quer inventa uma desculpa …

    Depois de uma super dica, não tem mais desculpa ou tem? rsrs

    Bons estudos!

  5. Boa noite, alfartanos!!
    Garrafa de café já ta do lado e mergulhando no
    “mundo mágico da informática”!! hahahahahha…simbora???
    Bons estudos !!
    Fé, Força e RUMO APROVAÇÃO!!

  6. Boa noite Alfartanos!
    Dicas essenciais para o Cespe.
    Edital TJ-RO aberto, agora é dedicação
    e força total nos estudos!
    Fé, força e rumo à aprovação!

  7. Português sempre foi meu calcanhar de Aquiles, toda vez que tento estudar está matéria eu entro em desanimo, isso que minha mãe é Profª da disciplina. Eu pego um texto qualquer, um artigo de jornal geralmente, e vou tentando realizar o básico da disciplina que é classificar morfologicamente cada palavra, e não consigo compreender a lógica de cada classificação, eu desanimo cada vez que pego para estudar português.

    Alguém possui alguma técnica para estudar está disciplina?

    • Olha, Rodrigo !
      A técnica que eu uso é resolver muitos exercícios e ler, ler e ler, como diz o professor Pablo : ” Até sair sangue do olho.” .. rsrsrs
      Com muito treino a gente consegue perder o medo de português, e com o tempo passa a amar a disciplina.
      Bons estudos.

  8. algum monitor sabe informar se as aulas do alfaconcursosonline estão com problemas?Não consigo acessá-las desde as quatro da tarde.

  9. É, tem q ser esse tipo de interpretação mesmo, válida e coerente!! Mas como TUDO na vida é questão de treino e um certo tempo para acostumar!! Nada que nenhum alfartano já esteja acostumado hehehe!! Então vamos ler!!

Os comentários estão fechados.