Dicas de Direito Previdenciário para o concurso da Receita Federal

Boa noite pessoal!

Saiu ontem, dia 09/07/2012, o edital para Analista Tributário e Auditor Fiscal da Receita Federal! São 950 vagas no total, sendo 750 para analista e 200 para auditor. Para auxiliar quem está estudando para esse concurso, estarei postando algumas mensagens e dicas de professores essa semana. Hoje é a vez da Lilian Novakoski, professora de direito previdenciário no Alfa Concursos, que deu dicas muito bacanas sobre sua matéria e sobre como a banca ESAF cobra tal.

 

Comentários sobre direito previdenciário para a prova de Analista Tributário, pela professora Lilian:

O Conteúdo de Direito Previdenciário está inserto em meio ao conteúdo previsto de Direito Tributário, cobra-se a parte referente ao Custeio da Seguridade Social e aos Segurados do Regime Geral de Previdência Social (INSS). A matéria cobrada não é extensa se comparada às outras. As questões são bem conceituadas, pautadas em texto de lei. Fiquem atentos para as pegadinhas, a ESAF gosta de elaborar questões ‘trocando’ palavras, como, por exemplo, onde seria receita líquida ela troca por receita bruta.

Dicas rápidas:

– A ESAF gosta de cobrar sobre o segurado empregado, segurado facultativo, disposições constitucionais e contribuições sociais.

– Consequentemente, é muito importante estudar bastante a Constituição Federal (principalmente o artigo 195, pois é muito cobrado pela banca) e a Lei 8.212/91.

Sucesso e bons estudos!!!

Nessa semana, ainda, o professor Adriano Marcon, que ministra Direito Tributário, falará sobre como sua matéria veio prevista no edital e também deixará algumas dicas. Fiquem atentos!

Aline Ávila

77 ideias sobre “Dicas de Direito Previdenciário para o concurso da Receita Federal

  1. boa noite a todos!
    estou com pouco tempo trabalho de dia e
    estudo de noite, passei para agradecer as meninas pela
    força principalmente a dani valeu amiga
    estou com vcs nessa luta…
    um otimo estudo a todos

  2. Quando vi essa notícia, meu coração quase saiu pela boca. mais de 600 vagas para analista é de encher os olhos!
    Mas bate um desespero. Dá aquela impressão de que ainda não estou preparada.
    Mas sai pra lá sensação ruim! To com o Alfa! Agora é pegar firme até setembro. Nem vou dormir direito hahaha.

  3. Boa madrugada a todos os Alfartanos do Brasil, o negocio complicou agora, esta suspenso o concurso pra escrivão, mas o negocio e deixa de lado e continuar estudado, tomara que mudem a data da prova é um tempo a mais que temos para nos preparamos, e enquanto não resolves essa questão ai da PF, estou pensando, se ele mudarem a data da prova em fazer os concurso da Anatel, TCU, e receita, pois as básica estou estudando faz tempo, dai irei fazer só pra medir o conhecimento, sem estresse, com preocupação em ir bem, estou igual cego em tiroteio, primeiro eu atiro pra tudo que é lado depois pergunto o nome eheheheh, estudando estou mesmo vai ser uma e outra especifica que vou ter de estudar por fora, vamos que vamos.

    Alfartanos força,

    At.

    Opa já ia me esquecendo. A Evandro, minha sogra te mandou um beijo e um abraço

    eheheheehhehehe..

  4. Boa noite Alfartanos

    Hoje pensei muito sobre a importância em “dominar” as matérias básicas como:

    PORTUGUÊS;
    RLM;
    INFORMÁTICA;
    ADMINISTRATIVO;
    CONSTITUCIONAL;

    A “porrada” de concursos que estão sendo lançados ratifica essa importância.
    Eu creio ser totalmente possível pegar matérias como ARQUIVOLOGIA, gestão de pessoas; por exemplo, e dominá-las em pouco tempo; agora, ter que aprender todas as básicas em 1 ou 2 meses é impossível.

    É muito importante seguir estudando pois uma hora o concurso “te acha”!

    Rumo à aprovação!

  5. RELATÓRIO DO DIA:

    Hoje estudei Espanhol – Li textos relacionados com o concurso de analista da receita e destaquei algumas palavras que não conhecia. Depois resolvi algumas provas de concursos anteriores. Estudei 46 páginas e respondi 20 questões da banca CESPE e da banca FGV e acertei 14 questões ou 70% (estou precisando melhorar pois já dei aulas de Espanhol por 4 anos em um cursinho pré-vestibular).

    Eis algumas da muitas palavras espanholas que aprendi no meu estudo de hoje:
    adeudo=taxa alfandegária
    al por mayor = atacado
    al por menor= varejo
    ganancia=lucro
    gravamen=tributo
    hecho imponible=fato tributável
    arcas patrias=Tesouro Nacional
    arancel=imposto, taxa
    alza=aumento
    albarán=nota fiscal

    Apesar de só ter estudado uma matéria estou satisfeito pois além disso usei o tempo para terminar de organizar meu cronograma de estudos até o dia D -16 de setembro de 2012!!!

    Boa madrugada de estudos pra quem fica!!!

    • Brother, estou vendo sua dedicação e não é de hoje! Persista nessa caminhada, com certeza sua hora de sucesso vai chegar, e faça igual o Evandro me falou, estude até de madrugada com a garrafa de café do lado. DE DIA TODO MUNDO É IGUAL, A NOITE É QUE SE FAZ A DIFERENÇA. PARABÉNS BROTHER POR MOSTRAR SUA FORÇA DE VONTADE E PERSISTÊNCIA.
      FÉ FORÇA E RUMO A APROVAÇÃO!

    • Obrigado Marcos. Até pensei em parar de colocar esses “relatórios diários” aqui no blog, pois muita gente pode pensar que é exibicionismo…mas a intenção é motivar outros colegas a relatarem também o que estão estudando e como estão estudando, para que um possa incentivar o outro a estudar mais e mais até conseguir a aprovação.

      Então vamos estudar que cedo ou tarde a vitória chegará!!!

  6. boa noite gente!
    sou nova por aqui,começei agora a estudar
    peguei esta doença de estudar…

    agora sou um alfartano
    valeu

  7. Pessoal eu queria saber se no curso online para analista da receita serão acrescentadas a matérias de legislação tributária e legislação aduaneira???

  8. Oi gente quero deixar um recado para todos, pois ultimamente a galera tem me procurado pra saber como ser monitor online…

    Gente não tem segredo, o ponto crucial é estudar de verdade, ter força de vontade e principalmente a ser solidário nos fórum de perguntas respostas, e último não peçam pois perde ponto, rsrsrs ;)

    Bons estudos!

  9. Notícias STF

    “Terça-feira, 10 de julho de 2012

    Liminar garante vagas para portadores de deficiência em concurso para a Polícia Federal

    Decisão liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, suspendeu a realização de concursos públicos para os cargos de escrivão, perito criminal e delegado da Polícia Federal até que a União reserve vagas para deficientes físicos nos editais da concorrência.”

    E agora?

    • Ai João essa noticia me deixou preocupada o dia td.
      E agora? Como vai ficar?

      Evandrooooo por favor se pronuncie!!!

    • Por enquanto a suspensão do concurso da PF tem o objetivo de retificação do edital pela União, TALVEZ possa ter alteração da data da prova!! Mantenham a calma e estudem!!Essa data não vai muito longe não!
      :)

  10. Monitores
    Sobre a matéria legislação tributária, seu conteúdo encontra-se disponível no módulo direito tributário?

  11. Também estou com a mesma dúvida de outros colegas, no módulo do curso online da Receita não tem a matéria de legislação aduaneira, esse conteúdo vai ser disponibilizado pra nós? Obrigada, Vamos lá galera. Força Alfartanos. Do interior de Minas Gerais para a aprovação Federal. Há.

  12. Boa tarde pessoal,
    sera que algum monitor poderia me responder se vai ter o módulo de Legislação Aduaneira no curso online?? veio no edital com peso 2, bastante coisa e a prova ja ta pertinho,
    Fico no aguardo da resposta

  13. Boa tarde Aline!
    Gostaria de sugerir para a Equipe Alfa elaborar um plano de Estudo para o concurso de Analista da RF, pois teremos que nos organizar para conseguir estudar tudo até a prova. Quanto ao curso online, já tem previsão de quando as aulas serão atualizadas conforme o edital? Pois o edital trouxe a inclusão de legislação tributária e aduaneira.
    obrigada.

    abraços

  14. Alô Julio!
    Falei com ele agora. Está tudo bem. Ele só resolveu estudar em casa.
    Só que é muito dificil para quem tem dificuldades para se concentrar.
    Há sempre um turbilhão de coisas em casa para desviar nosso foco.
    Disciplina, concentração, determinação e vontade, mas muita vontade de mudar vida, é que faz TODA a diferença.
    Força Julio, estamos juntos nessa batalha!

  15. Obrigado Lilian!

    Alfartanos, algumas dicas para as provas de lígua inglesa ou espanhol?

    • Olá Márcio.

      As provas de língua Inglesa e Espanhol são basicamente interpretação de texto. A banca coloca um texto e questões sobre o mesmo. No ato da inscrição você escolhe de qual língua você quer fazer. Você tem que saber o básico sobre a regra gramatical da língua e o vocábulo. Não é difícil!

      Abraço e bons estudos.

Os comentários estão fechados.