DICAS DE ADMINISTRAÇÃO PARA O CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL!

Meus caros guerreiros que estão se preparando para Polícia Federal! Sou Marcelo Adriano, professor de Contabilidade e Administração Financeira e Orçamentária (AFO) da Equipe Alfa concursos.

Venho aqui hoje para postar neste espaço maravilhoso espaço para comentar o edital da Polícia Federal na parte de Contabilidade e AFO, fazendo ainda algumas considerações sobre essas matérias.

Primeiramente, com relação à Contabilidade, é primordial frisar a importância que essa matéria teve nas últimas provas com peso considerável. Assim, é importante dar atenção a ela, pois ganhar esses pontos será um diferencial importante para o seu resultado, principalmente porque, por julgar ser uma matéria difícil, a maioria dos candidatos a deixam de lado, concentrando-se naquelas matérias que julgam ser mais fáceis mas que não representam um diferencial em relação aos seus concorrentes.

A grande jogada é que, ao contrário do que a maioria acha, Contabilidade não é difícil. Como sempre falo para os meus alunos: “basta o primeiro grau”.
O edital mudou bastante em relação ao último, dessa vez está bem mais detalhado, deixando alguns pontos mais claros.

Praticamente tudo que está sendo cobrado já era cobrado nos editais anteriores, só que de forma implícita. Exemplo claro são os princípios que agora vem com destaque, explícitos em tópico próprio.

A grande novidade é a inserção dos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), o que, pelo fato de não ter sido definido qual CPC será cobrado, de certo modo, complicou um pouco a vida do candidato.
Mas o que é CPC afinal?

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos das seguintes entidades:

  1. ABRASCA;
  2. APIMEC NACIONAL;
  3. BOVESPA;
  4. Conselho Federal de Contabilidade;
  5. FIPECAFI; e
  6. IBRACON.

Em função das necessidades de:


• convergência internacional das normas contábeis (redução de custo de elaboração de relatórios contábeis, redução de riscos e custo nas análises e decisões, redução de custo de capital);

• centralização na emissão de normas dessa natureza (no Brasil, diversas entidades o fazem);

• representação e processo democráticos na produção dessas informações (produtores da informação contábil, auditor, usuário, intermediário, academia, governo).

Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo “o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais”.
Até o presente momento são mais de quarenta pronunciamentos publicados, todos com infinitas páginas contendo, em muitos deles, matéria técnica e de difícil compreensão para quem não é da área. Esses pronunciamentos podem ser acessados pelo sitehttp://www.cpc.org.br/pronunciamentosIndex.php.

Mas o que fazer?
Estudar tudo?

Claro que não, você deve focar nos principais pontos dos CPCs mais importantes, aqueles que têm caráter geral, como o CPC 00 e o CPC 26, por exemplo.

A Administração Financeira Orçamentária também é uma matéria que vem ganhando importância. Apesar de ser apenas parte do item noções de Administração, na última prova a quantidade de questões foi considerável. É importante citar que, apesar do nome assustar, essa matéria se refere ao orçamento no setor público, ou seja, está diretamente relacionada ao direito financeiro. Assim, em tese, não deverá ser cobrado cálculos complexos, mas sim a teoria relacionada à orçamento público.

Com relação ao Edital, a decepção foi total. O edital veio exatamente igual ao último (Ctrl C Ctrl V), ou seja, genérico e pouco claro. Cobra tudo e nada ao mesmo tempo.

Um ponto que merece destaque é a manutenção do SIDOR (conceitos trazidos) entre as matérias cobradas.

Esse programa está em desuso e foi substituído pelo SIOP (Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento) que vem sendo implementado desde 2009, sendo a proposta orçamentária de 2012 totalmente elaborada nele.

Assim, não se sabe o que será cobrado e se será cobrado em prova, pois, aparentemente, ou a Banca desconhece essa alteração ou cobrará alguma coisa em relação à transição.

No mais, seguiremos com força e fé em Deus que ele nos mostrará o melhor caminho. Coloco-me a disposição para auxiliar os Alfartanos nessa árdua jornada que certamente culminará na sua aprovação.

Força Guerreiros



106 comentários sobre:
DICAS DE ADMINISTRAÇÃO PARA O CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL!

  1. Kleber Ivanchuk comentou em :

    Legal, o fórum está voltando a ser o que era!

    • Kleber Ivanchuk comentou em :

      E para quem interessa, o presidente do INSS confirmou via twitter que semana que vem cuidará da questão da homologação e dará mais notícias a respeito das nomeações!

  2. alyne comentou em :

    o minha gente o que acontece em??? fui abrir o ranking do simulado da caixa e me abre um link com um simulado por fazer da polícia… td bem que a pf é um concurso importante e td… mas a caixa tb né rs…

    • Luiz - Equipe Alfa Concursos comentou em :

      Olá Alyne, você diz na área do aluno presencial? isso? sim você clicou em simulado, que é o link para o simulado atual. No mais tardar amanha a tarde já estará disponível o link para os simulados anteriores. aguarde.

    • alyne comentou em :

      Luiz, não digo o presencial, estou falando do on line mesmo. Quando entro na área do aluno e entro em simulados ele entra direto no da polícia e não deixa eu ver o ranking do on line caixa… poderia me ajudar????

  3. Marcos comentou em :

    Para quem é de Pernambuco ou focando a área dos tribunais, já saiu hoje o edital do TRT da 6ª. Está na página da FCC.

    Alfartanos, força!

  4. Micheli comentou em :

    Obrigada pelas dicas Prof. Marcelo Adriano!

    Sabe que vc tem sido minha companhia nas últimas madrugadas… hahahahah… Nos últimos dias contabilidade tem sido meu tormento, mas concordo que não é difícil, é preciso muita atenção para seguir a linha de detalhes. Percebi que cada ponto tem que ficar muito claro antes de avançar, pq logo ali na frente usamos todo o conceito anterior.
    Mas vamos que vamos… Com certeza não é a pior coisa do mundo… Hahahahaha…

    Abçs…

    • PROF Marcelo Adriano comentou em :

      Bom dia Michele
      FOOOOOOOOOOOOOOOOOORÇAAAAAAAAAAAAAAA ALFARTANA
      É um prazer ser sua companhia seja em que horário for.
      Espero que esteja sendo útil na sua preparação e no que precisar estou aí, principalmente para tirar suas dúvidas.
      Fique a vontade em perguntar, me mandar e-mail, estou a disposição.

    • Micheli comentou em :

      Que bom, vou enviar dúvidas sim!!!

      Obrigada pela atenção!!!

      Abçs… :)

  5. Monitor-online-Ronaldo comentou em :

    Quero desejar uma boa tarde e bons estudos a todos. Frase do dia.“ Só há uma coisa que torna o sonho impossível: o medo de fraquejar” Portanto, alfartanos, vamos exluir esse medríoco (medo) do nosso diocionário.

  6. Monitora Online - Cibele - Parnaíba - Pi comentou em :

    Boa tarde de estudos para todos Alfartanos! :D

  7. Gerson Filho comentou em :

    daniela beilfuss Maravilha SC fiquei feliz por ter feito efeito o colírio que indiquei..força e que Deus continue te abençoando…

  8. Gerson Filho comentou em :

    Quem não possui um modulo online estar órfão de um vídeo do PRoF EVANDRO e do PROF SENA e isso é triste…..pois os caras são bons demais….

    • Arthur - Natal/RN comentou em :

      que vídeos são esses Gerson? vlw!!!