CONHECENDO O SEU INIMIGO! CESPE/UNB!!!

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília

As provas do Cespe são as mais bem elaboradas no segmento de concursos públicos. As questões são principalmente do tipo certo ou errado, nas quais cada erro anula um acerto – esse é o chamado fator de correção. Os conteúdos cobrados nas provas do Cespe exigem mais que memorização. O candidato precisa ter capacidade de interpretação e de entendimento interdisciplinar.

Nos últimos anos, a nota de corte para os concursos da Polícia Federal subiu consideravelmente. Em 2004 a nota de corte para agente de polícia federal foi de 50 pontos para o candidato ter direito e ser chamado para os exames físicos, médicos e psicotécnicos. Já no concurso de 2009 a nota de corte subiu para 74 pontos no caso da prova de agente e 76 pontos para as provas de escrivão, isso mostra que o estudo para os concursos da Polícia Federal se profissionalizou.

O mais importante nas provas do CESPE/UNB é o candidato ter em mente que erros simples podem significar a classificação ou a desclassificação, isso porque a cada questão errada o candidato perde na prática 2 pontos e porque isso:

 Imagine que o candidato tenha feito 100 questões, deixado 20 em branco e errado 25 questões. Caso isso ocorra fica assim o cálculo: Questões efetivamente feitas = 100; Questões em branco = 20 (aqui não recebe penalidade); questões erradas = 25.   100 (questões feitas) – 25 (questões erradas). Pontuação = 75 – 25 (pena por ter errado as 25, lembre-se, além de perder as erradas você perde ainda uma para cada uma que errou). Pontuação liquida a ser considerada  =  50 pontos!

Neste concurso da Polícia Federal, com toda certeza, o candidato que repetir essa performance estará eliminado. Agora imagine se ele conseguir recuperar 10 questões das que efetivamente errou somente com aplicação de mais atenção, o que será que ocorrerá?

 Resposta:  Tirando 10 questões erradas o cálculo ficaria assim: questões feitas 100 – questões erradas 15. Pontuação líquida = 70 pontos! Com esses 70 pontos o candidato tem grandes chances de entrar.

Conclusão: Muitos candidatos estão bem preparados, mas o que faz efetivamente a diferença na hora da prova é a atenção. Controlar o tempo também é muito importante, haja visto que a prova possui uma redação e não podemos esquecer do tempo para a marcação do gabarito definitiva.  Por fim, deixo uma frase que me norteou desde o primeiro concurso que fiz para a Polícia Federal de 2000.

“O insucesso é apenas uma boa oportunidade para começar de novo com mais determinação!”

Atenção: Amanhã será postado o simulado comentado para a POLÍCIA FEDERAL realizado no curso presencial, não percam! (será em arquivo PDF)



47 comentários sobre:
CONHECENDO O SEU INIMIGO! CESPE/UNB!!!

  1. HUGO comentou em :

    Onde está disponibilizado o “GABARITO COMENTADO”?????

    • Giullian Claudino comentou em :

      Pessoal referente ao concurso da Caixa Economica Federal,alguma nóticia?
      Será cancelado por irregularidades?
      Li algo neste sentido no G1?

  2. Nando - cachoeira paulista comentou em :

    Boa noite a todos da família Alfa!!
    Passando pra desejar uma boa prova a todos no domingo!!
    Nando – cachoeira paulista / sp

  3. Jorge Leandro comentou em :

    Olha que interessante; o curso que comprei ha uns 5 meses atrás, que foi justamente aonde eu encontrei essa figura do Evandro, enviou um monte de email’s me dando 20% de desconto. Na época que comprei esse curso eles colocaram aulas para quem ia fazer prova da OAB, o cara dava aula com o livro na mão e parecia que estava falando qualquer outro idioma menos o português.
    Pena que muita gente desinformada vai comprar. Mas como Evandro fala ” ninguém consegui enganar as pessoas por muito tempo”.
    Força para todos os alfartanos que vai fazer a prova domingo.

    • João - UBERABA/MG comentou em :

      Recebi hoje essa promoção dos 20%… e já tinha comprado 3 cursos… INSS, BB e CEF.. nesses bancários vi q tava muito fora do foco… e como já era fã do Evandro, investi agora no ALFA de vez.. mais caro, mas BEM MAIS NO FOCO!! E com certeza, com um FOCO CERTEIRO!!

  4. Monitor Online - Esdras comentou em :

    Boa Noite pessoal

    Estou numa maratona grande, e vou permanecer assim até quinta, quando irei à capital (Natal -RN), para enfrentar mais uma prova, mais um concurso; mais uma batalha!
    Apesar de ter optado por essa área há pouco tempo, estou muito feliz pois um dos maiores segredos, que separa o aprovado do não aprovado, é ter um foco. Chega de “atirar” para todos os lados!

    O que me deixa mais feliz é saber que ao final de cada batalha, o endereço do Alfa será o mesmo, os braços continuarão abertos, (para os que realmente acreditam na beleza de seus sonhos); e virão muitos concursos até o final de 2012 (2013,2014…,).

    O mais difícil; a maior batalha é ganha quando você passa a acreditar que é possível.

    Eu acredito!
    E você?

    Voltando aos estudos!
    E rumo a aprovação!

    • Elaine Riobranco - São Paulo comentou em :

      Oi, Esdras!

      Torço muito por vc meu amigo, firme aí nesta reta final. Faça muitos exercícios e foque onde está errando, refaça os simulados. Foi assim que fiz antes da prova da CEF e deu certo. Desejo muita sorte, tranquilidade e fé. Creio que todos os seus amigos aqui estão ansiosos para ver a sua aprovação e comemorar com vc.

      Força, fé e rumo à aprovação!

    • Bismarck - RO comentou em :

      Boa noite Esdras
      É uma honra fazer parte dessa família.
      Aqui estamos fazendo coisas boas
      construíndo nosso futuro, com dignidaade,
      e sem prejudicar as outras pessoas.
      E o mais importante, temos muita fé em Deus.
      Agradeço a ele todos os dias por nos dar muita saúde
      e força pra seguirmos firmes nos estudos.
      Torço por vc, meu brother!!!
      Ótima semana e sucesso pra vc domingo!!!

    • Nay - Coité/Ba comentou em :

      Esdras…
      É muito bom ver pessoas como vc, que se dedicam aos seus objetivos, sentindo-se tão confiantes com sua preparação e certos de que, mesmo que não seja dessa vez, vc está indo fazer prova na certeza de que fez o que estava ao seu alcance, se dedicou, abdicou de tantas coisas em prol desse sonho…
      E ainda bem que a gente tem o Alfa na retaguarda, orientando, ensinando, motivando e de braços abertos pra receber todos, vitoriosos ou não, depois dessa batalha…
      Desejo boa sorte a vcs e a todos os alfartanso que vão batalhar no próximo domingo… Que o Senhor esteja com vcs…
      Alfartanos, Força!!!!

    • Monitor Online - Esdras comentou em :

      Eu agradeço a todos os amigos que sempre deixam mensagens para mim.
      Peço desculpas por nem sempre responder individualmente os comentários de vocês, sempre muito motivadores.
      Quando eu venho deixar uma mensagem de ânimo, de fé, de perseverança; penso em todos, pois a minha luta me inspira a escrever, e a maioria de vocês compartilham isso, pois cada um: em seu estado, sua cidade, seu quarto, seu refúgio; estão batalhando assim como eu! Então tenho certeza que a mensagem alcança vocês pela reciprocidade dos sentimentos!
      De certa forma, escrever sobre mim, é escrever sobre vocês também!

      Eu sei que vocês concordam comigo.

      Amigos, eu estou engajado num PROJETO:

      Foco principal : Área de segurança pública (PF, PRF, DEPEN…,)
      Foco secundário : TJ/RN, TRF 5ª Região.
      Foco terciário rsrsrsrsrsrsr: Receita ( Agora eu perca esse concurso! r srsrsr). Mas não perco por nada….!

      O Mais importante é: Eu não vou parar!

      Rumo a aprovação
      E mais uma vez obrigado a todos!

    • Cris - SP comentou em :

      Vai lá amigo! Faça o seu melhor! Torço muito por vc! :)

  5. Gerson Filho comentou em :

    Interessado: MINISTERIO DA FAZENDA
    Número do Protocolo: 03080.002060/2010-92
    Assunto: SOLICITA AUTORIZACAO PARA REALIZACAO DE CONCURSO PUBLICO PARA O CARGO DE ASSITENTE TECNICO ADMINISTRATIVO DO PLANO ESPECIAL DE CARGOS DO MINISTERIO DA FAZENDA ATA/PECFAZ, VISANDO A CONTRATACAO DE 463 SERVIDORES PUBLICOS FEDERAIS PARA A SUBSTITUICAO DE TERCEIRIZADOS.

    • Pedro Carlos _CE comentou em :

      pouco