SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS PARA CEF!

Meus caros Alfartanos, estamos preparando para esse mês e o mês de abril uma sequência de materiais que ajudarão todos a alcançar a tão sonhada aprovação! Muitos Alfartanos estão matriculados no nosso online, mas sabemos da dificuldade financeira que todos passam e pensando nisso lançaremos muitos materiais e vídeos FREE! Segue questões de Informática do professor João Paulo.

Dessa forma, ajudamos tanto os Alfartanos matriculados no online, como nossos queridos Alfartanos que estão sem condição financeira! Aqui no Alfa não trabalhamos com cursos, realizamos sonhos! 

Questões retiradas de provas elaboradas pela Cesgranrio

 1.       Observe a figura acima de uma planilha do Microsoft Excel. Qual a fórmula utilizada para se obter o valor contido na célula C4?

(A)               =MEDIA(A1;B4)

(B)                =MEDIA(A4:B4)

(C)                =SOMA(A1:A4/4)

(D)               =SOMA(B1;B4/4)

(E)                =SOMA(B1:B2:C4)

Comentário do professor: Esse é um exemplo raro de questão da qual partimos das repostas para responder eliminando as alternativas.

Alternativa A: a formula mostrada calcula a média das células A1 e B4 apenas, ou seja a leitura do ; (ponto e virgula) é fundamental, assim temos (10+213)/2 à 223/2 à 111,5, portanto a alternativa está correta.

2.       O objetivo do pincel no Microsoft Word é

(A)               copiar a formatação de um local e aplicá-la em outro.

(B)                copiar os textos de um local e os colar em outro.

(C)                copiar a fonte e o tamanho da fonte no texto do WordArt.

(D)               modificar o layout da página.

(E)                ordenar alfabeticamente um conjunto de sentenças

3.       No POWERPOINT 2007, após a edição de uma apresentação com o nome Curso.pptx, é necessário salvá-la com seu nome atual e uma cópia com um nome que indique uma versão, por exemplo, Curso2010.pptx, utilizando, respectivamente, os seguintes comandos:

(A)               Salvar e Salvar como.

(B)                Salvar e Trocar nome.

(C)                Salvar e Converter.

(D)               Gravar e Converter.

(E)                Gravar e Salvar como.

Comentário do professor: a opção Salvar apenas salva no documento em edição as alterações realizadas desde a ultima vez que ele foi salvo, enquanto que a opção salvar como gera um novo documento

4.       Em uma planilha do Excel 2010 as células apresentam os seguintes valores: A1 = 2, A2 = 5, B1 = 3 e B2 = -2. O valor que a célula C1 irá exibir se contiver a fórmula =MÉDIA(A1:B2)^A1 é:

(A)               2

(B)                3

(C)                4

(D)               5

(E)                6

Comentário do professor: o ponto crucial da questão é o intervalo de dados indicado como parâmetro da função média A1:B2. Quando informa-se colunas e linhas diferentes significa que devemos considerar os dados entre a menor coluna e maior coluna, entre a menor linha e a maior linha, Desta forma obtemos que será calculado a média das células A1, B1, A2 e B2 e após calcular a potencia. =Média(A1:B2) = (2 + 3 + 5 + (-2) )/4 = 8/4 = 2 ainda temos ^A1, ficamos então com = 2^ A1, A1 =2, portanto =2^2 = 4. Alternativa correta C.

5.       Em uma planilha do Excel 2010 as células apresentam os seguintes valores: A1 = 2, A2 = 5, B1 = 3 e B2 = 2. O valor que a célula C1 irá exibir se contiver a fórmula =SE(A1^B1<>A2+B1;MÉDIA(A1:B2);A1^B2-MÉDIA(A1:B2)) é:

(A)               0

(B)                1

(C)                2

(D)               3

(E)                4

Comentário do professor: para essa questão devemos primeiramente substituir os valores na função, mas apenas a parte correspondente ao teste lógico, ou seja, A1^B1<>A2+B1, obtemos então 2^3<>5+3 calculando obtemos 8<>8, que é uma afirmação falsa pois oito é igual a oito, portanto devemos resolver apenas a ultima parte da função SE que corresponde a ação dada uma condição falsa, temos então A1^B2-Média(A1:B2), primeiro calculamos a média, (2+3+5+2)/4 = 3, em seguida calculamos A1^B2, 2^2=4, por fim, temos =4-3. Alternativa correta B.

6.       Mainframe é um tipo de computador de

(A)               pequeno porte, ideal para uso doméstico, assim como os PC.

(B)                pequeno porte, utilizado na computação móvel.

(C)                grande porte, com clientes avançados, utilizado na gerência de banco de dados.

(D)               grande porte, com terminais utilizados para processar o quadro principal de uma rede intranet.

(E)                grande porte, capaz de oferecer serviços de processamento a múltiplos usuários.

Comentário do professor: Mainframes são computadores de grande porte, populares antigamente quando o custo dos desktops era mais elevado, e compensava-se investir em um computador apenas de forma que seus recursos fossem melhor utilizados, geralmente inserido em uma Intranet, é ele quem processa os dados provenientes dos terminais, chamados de terminais burros por esse motivo. Hoje fala-se em Cloud computer uma solução que se baseia na mesma idéia dos mainframes.

7.       HTTPS pode ser definido como um protocolo utilizado para

(A)               acessar páginas com transferência criptografada de dados.

(B)                atribuir endereços IP aos computadores da intranet.

(C)                enviar e receber e-mails.

(D)               permitir o gerenciamento dos nós de uma intranet.

(E)                realizar o armazenamento de páginas da World Wide Web.

Comentário do professor: HTTPS é o protocolo HTTP Seguro utilizado para visualizar o mesmo tipo de conteúdo do protocolo HTTP, a sua diferença é que a tarefa é realiza de forma criptografada oferecendo sigilo na troca das informações.

 Fé, força e rumo à aprovação!



127 comentários sobre:
SÉRIE QUESTÕES COMENTADAS PARA CEF!

  1. Robson Nunes comentou em :

    Pessoal onde eu encontro o pacote do BRoffice para fazer download?

    • Prof João Paulo comentou em :

      Ola Robson o BrOffice atualmente está suspenso, a linha que esta sendo proposta é o Libre Offce, este pode ser baixado através do site http://www.libreoffice.org/download

  2. Verônica comentou em :

    Adorei os comentários… foi de grande ajuda!!! Valeu profs querido!!!

    • Prof João Paulo comentou em :

      Obrigado Veônica, é por vocês que esta equipe trabalha!!

  3. Nando - cachoeira paulista comentou em :

    Boa tarde a todos os Alfartanos!!
    Quero deixar uma palavra aos que por vezes pensam em desanimar por motivos, que na verdade, são obstáculos pequenos perto dos sonhos e da realidade de um futuro brilhante e cheio de bençãos que cada um pode, deve e vai alcançar. E o mais importante e belo, é que esse futuro não depende de ninguém além de você.
    Quando vier a “vontade” de desanimar, pense no futuro da sua família e o que você poderá proporcionar a ela apenas tendo vontade – é isso mesmo, apenas tenho vontade, conseguirá dar o melhor àqueles a quem tanto ama.
    Pra finalizar essas palavras:

    Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.
    Friedrich Nietzsche

    Nando – cachoeira paulista / sp