SÉRIE FOCANDO SEU ESTUDO COM A EQUIPE ALFA CONCURSOS!

CONHECENDO A BANCA E AS MATÉRIAS DO CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL!

CONHECENDO A BANCA

O primeiro passo para quem esta querendo concorrer a uma vaga de Agente de Polícia Federal é conhecer a Banca examinadora. A Banca escolhida pela instituição foi a Banca Cespe UNB, essa banca utiliza o sistema certo ou errado, ou seja, ela faz uma afirmativa ou uma negativa e você diz se esta certo ou errado, veja o exemplo: 

“Assinale a opção correta no que concerne às descriminantes.

 Não é possível a legítima defesa contra estado de necessidade. “

QUESTÃO CORRETA!

As questões são formuladas de forma objetiva ou colocando-se um caso concreto. Temos que nos atentar, pois uma questão errada anula uma correta. Dessa forma, é muito comum o concursando achar que fez mais pontos que a realidade, assim, vamos dar um exemplo concreto:

“Imagine que um candidato tenha acertado 90 questão de uma prova de 120 questões e errado 30, quantos pontos ele fez: Fácil! Fica assim o cálculo:”

120 questões totais. 90 acertos (ganhou os pontos) 30 erros (perdeu os pontos), contudo quem erra é “apenado” com menos um ponto, assim pegamos os 90 pontos e subtraímos 30 (veja bem, ele errou 30 e tomou mais 30 pontos de falta). Assim ele ficara com a nota 60 LÍQUIDO na prova!

DICA: As notas de corte para o concurso da polícia federal tendem a ser altas, giram em torno de 74 a 78 LÍQUIDOS, assim o candidato tem que estar bem preparado e não pode deixar “de forma alguma” mais que 10% da prova em branco! Falo isso por experiência própria, pois já fiquei reprovado várias vezes para polícia federal e rodoviária por deixar muitas questões em branco com “medo de ser apenado”, em compensação passei nos dois concursos e mais no DEPEN sempre com a técnica de deixar no máximo 10% em branco, ai você se pergunta, porque isso? Imagine o seguinte caso concreto:

” Um candidato faz apenas 80 questões e deixa 40 em branco, legal, essas 40 ele não perde, mas também não ganha e se ele errar apenas 5% da prova (quase impossível errar somente isso, geralmente erramos bem mais) ele perderá 4 questões, essas 4 viram 8 , assim ele fara na prova 72 pontos e ficará fora do concurso, tendo em vista que a a nota de corte tem girado entre 74 e 78 pontos líquidos!

CONHECENDO AS MATÉRIAS DO CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL!

Meus caros, temos que conhecer bem as matérias do concurso que estamos vislumbrando, esse passo é essencial e para tanto montei uma tabela que simplificara sua vida. Nela darei todas as explicações de forma objetiva que servirá sobremaneira para orientar seus estudos!

Entendendo a tabela:

  1. A distribuição das questões segue padrão variável da banca, a separação foi determinada por pesquisa de concursos anteriores.
  2. A matérias que devem ser focadas foram a que levaram nota 10 e isso se dá pois são matérias mais complexas e que determinam a maior quantidade de questão da prova
  3. Conhecimentos gerais deve ser deixado de lado do estudo padrão, aqui dou uma sugestão: Comprem o manual abril de atualidades a venda em qualquer banca e leiam para “distrair!”
  4. A matéria Administração deve ter seu estudo resumido a AFO (administração financeira e orçamentária) que está contida dentro do programa, pois a Cespe costuma cobrar somente esse ponto e demais a mais a matéria esta extensa demais e não temos tempo suficiente para bater todo esse conteúdo de Administração.
  5. Economia veio “osso”, mudou quase tudo do edital passado, aqui não tem jeito: É se arrebentar de estudar, mas fiquem frios que estamos montando um material nota 10!
  6. AS matérias mais importantes devem ter seus estudos focados na base dos exercícios, ou seja, façam todos os exercícios possíveis e não percam um simulado sequer! SE possível façam turmas de exercícios, pois elas encurtam o tempo, já que você não vai precisar correr atrás do erro da questão já que o professor mesmo explica na hora!
  7. Administrativo somente em exercícios e constitucional é texto de lei e exercícios até cansar!
  8. Raciocínio Lógico as questões são previsíveis e devemos nos atentar as provas passadas, ou seja, o concurso de 2004 e 2009, sigam a mesma linha e se matem fazendo exercícios!
  9. Português ferrou, é estudar  os principais tópicos: Exemplo: concordância, crase, orações subordinadas e etc e lembrar que a maioria das questões que você acha que são de interpretação, são na verdade GRAMÁTICA!
  10. Nessa fase, devemos ter em mente que o importante é circular com as matérias na nossa cabeça, assim, duas ou três matérias dia + exercícios de revisão + cursinho!

Conclusão: Meu povo, são 500 vagas e uma prova física de ferrar com o concursando. Dessa forma, pelas regras do concurso, chamarão três vezes o numero de vagas para as outras fases, ou seja, chamarão 1500 candidatos, mas com as fases seguintes esse número cai quase pela metade. Assim, faça sua parte, estude forte, todos os dias e não esqueça do físico, pois o seu esforço de hoje levará você as portas da academia de polícia federal amanhã, pode ter certeza disso!

Espero ter contribuído e não esqueça da nossa sequencia de postagens!

Fé, força e rumo à aprovação!



28 comentários sobre:
SÉRIE FOCANDO SEU ESTUDO COM A EQUIPE ALFA CONCURSOS!

  1. Valéria BSB-DF comentou em :

    Sábado, minha casa está cheia de visitas, tive que ir para uma biblioteca estudar….
    QUEM NÃO TEM FOCO ARRANJA UMA DESCULPA , QUEM TEM UM FOCO ARRANJA UM JEITO! O meu jeito foi sair de casa para ter sossego e me concentrar nos estudos!!! Bom dia a todos Alfartanos!!! Bons estudos!!!

    • Kleber Ivanchuk comentou em :

      “QUEM NÃO TEM FOCO ARRANJA UMA DESCULPA , QUEM TEM UM FOCO ARRANJA UM JEITO!”

      “Curti”

    • Cris - SP comentou em :

      Muitooo bom! Curti também ;)

  2. Kleber Ivanchuk comentou em :

    Dia pessoal!

  3. Prof. Pablo Jamilk comentou em :

    Eu escrevi uma análise de banca para o pessoal aqui do blog. Logo ela estará disponível!

    Abraço a todos!

    Alfartanos, força!

    • aragao comentou em :

      Obrigado professor, aguardo a publicação no site! “Braço”

    • Valéria BSB-DF comentou em :

      Professor estou amando suas aulas de redação!!!

    • Carol comentou em :

      Estamos aguardando Prof.
      Obrigada.

  4. Marcelo Miranda comentou em :

    Que pena que não estou estudando para PF e estou com 10 kg acima do meu peso, mas para escrivão da PF estarei firme e forte. Braço!

  5. wenderson comentou em :

    Quando se reconhece as fraquezas,as forças se multiplicam.

    • Micheli comentou em :

      “Curti.” ;)

  6. Nilson Pimentel comentou em :

    Sejam ATENTOS, mantenham-se FIRMES na fé, sejam pessoas de CORAGEM, sejam FORTES!
    (1 Coríntios 16:13)

    Que coisa, não? Isso que eu não sou de ler bíblia…
    Bons estudos!

  7. FABIANO comentou em :

    equipe alfa, nada a ver com o post, mas tenho uma duvida estava vendo os videos do bb e o material de apoio do bb e vi que o bacen é composto por presidente + 8 diretores, mas se eu não estiver enganado no site do bacen está presidente + 7 membros, alguém pode me confirmar a informação??? grato desde já

  8. Micheli comentou em :

    Contribui sempre!!!

    Assim ajustamos a mira!

    Obrigada! ;)

    Força, Fé e muito Café!!!
    (#TODAMADRUGADA)

    • Nilson Pimentel comentou em :

      yep!

  9. Nilson Pimentel comentou em :

    Dica de português, ajuda memorizar:

    “Sintaxe à vontade” (O Teatro Mágico) – não sou fã, mas esta música apavora!

    • Cibele de Parnaíba-Pi comentou em :

      eu preciso ir a esse Show de Português ! rsrs

    • Jana comentou em :

      Valeu pela dica!!
      Eles (O Teatro Mágico) são ótimos !!!

    • Micheli comentou em :

      “Eu Curto!” ;)

  10. Magda comentou em :

    Encerrando por hoje os estudos com Dir. Administrativo, e amanhã recomeçar com força total. Cada vez que leio as postagens renovo minha confiança rumo à aprovação com mt fé em Deus e a ajuda preciosa de vcs é claro.
    Boa noite Alfartanos.

  11. Denise de Paula comentou em :

    Sem nenhuma hipocrisia: O Alfa foi umas das melhores coisas q apareceu na minha vida de concursos. Posso está desestimulada, mas basta uma “passada” por aqui, q td melhora. Obrigada!

  12. Esdras comentou em :

    Que maravilha Evandro! Isso é que eu chamo de X-Ray da Banca e do concurso”
    Eu estou estudando forte para esse concurso, visando ele e os outros da mesma área; muito contente em relembrar a contabilidade que foi a minha “doce aventura” em 5 anos de faculdade na UERN (Orgulho). Eu tenho boas lembranças de lá. Havia um professor meu, de Administração na época, que dizia muito: “Concorrência em concurso é que nem linguiça: no seu interior tem muito material de segunda e pouca carne de primeira”.
    Hoje com a profissionalização da preparação para concursos isso mudou um pouco, porém ainda tem sua força.
    Depois desse “post” eu vou saber direcionar melhor o meu tempo e a ênfase direcionada a cada matéria constante do edital.
    Muito obrigado por compartilhar uma sabedoria que custou tanto a você meu brother!

    Rumo a aprovação!

  13. O Último Samurai comentou em :

  14. carlos comentou em :

    Uma pena não ter curso superior,mais estudando forte para o depen e a prf(domingo fazer vestibular do curso superior a distância)

  15. Nando - cachoeira paulista comentou em :

    Fala Douglas//
    assista ao vídeo que coloquei aí //
    te dá força naquelas horas em q vc já estudou 7, 8 horas//
    te ajuda a estudar mais ainda///
    valeu fera//
    Nando – cachoeira paulista / sp

  16. Douglas Dagostin comentou em :

    obrigado alfa vou focar um pouco mais estou com os estudos no online a mil
    e consegui fazer 8 barras já hahahah
    vamos ter força e passar nesse concurso minha primeira ação quando passar e ir ai em cascavel agradecer

  17. O Último Samurai comentou em :

    A redação não é “só” importante… ela é DETERMINANTE!

    • Juliano comentou em :

      concordo totalmente. não fez metade da nota, ferrou. pelo menos na cespe é assim…