SÉRIE FOCANDO SEU ESTUDO COM A EQUIPE ALFA CONCURSOS!

COMO ESTUDAR CORRETAMENTE?

Meus caros, a postagens de hoje é longa, mas vale muito a pena dispensar um tempo para que sua preparação não se transforme em uma grande desilusão após a prova, para tanto separei em vários tópicos dúvidas comuns e espero com isso consertar de uma vez por todas sua luta em busca da tão sonhada aprovação!

O INÍCIO DA PREPARAÇÃO:

01) Nessa fase, erros comuns acontecem e as perguntas são muitas, assim vamos tentam condensar as maiores dúvidas e responde-las de forma a maximizar a preparação.

Não sei o que estudar, o quê faço?

 Responta: O inicio da preparação é muito conturbado. Matérias novas, matérias que não vemos há anos, matérias exatas que “achamos” que nunca vamos aprender. Essas incertezas se concertam com um pouco de organização. Você estão tento uma grade de 2 ou 3 matérias, assim, esqueça – por enquanto -, as demais e dedique-se a elas. Exemplo: Se você está tendo aula com o Daniel Sena, com o Marcon (saiu o nome do mal aqui sem querer antes, mas por Deus já foi expurgado!) e com O Pablo, estude essas matérias e tente absorver o máximo. Tente não deixar acumular materia, faça os exercícios postados pelos professores e baixe o máximo de provas relativas a banca examinadora, isso é fundamental.

 Por qual material estudo?

 Resposta:Essa pergunta é bem interessante, pois isso vai depender do nível do concurso que você está fazendo. A realidade de vocês é bem comoda , pois vocês estão estudando por materiais elaborado pelos próprios professores. Eles estão sob minha orientação e estamos nos baseando no conteúdo programático do último concurso em consoancia com as características da banca CESPE/UNB (para quem for fazer polícia federal) . Assim, nesse primeiro momento, esgote a nossa apostila e siga os materiais de apoio do site, que diga-se de passagem, serão muitos. Em primeiro momento, esses materiais que listei serão mais do que sufiente, estude-os até o esgotamento total, apostila foi feita para ser “bizurada”, rabisque-a e anote tudo de mais relevante.

Como aproveito as aulas em sua plenitude?

 Resposta:Meu povo, está provado que você absolve de 30% a 40% do conteúdo das aulas. Assim é fundamental que você compre um gravador de voz, esses baratinhos que são encontrados no camelo. Estamos na era da tecnologia e quase tudo serve para gravar, MP3, MP4, CELULAR, enfim, o que der para você ouvir depois com qualidade é válido. Fico simplesmente doido quando vejo alunos que não gravam as aulas. Meu povão, quem não gravar as minhas aulas de administrativo por exemplo, vai boair por um bom tempo, pois o conteúdo é muito extenso e a carga horária é relativamente curta. Assim, grave na aula e vá manter a forma corrento no lago e me ouvindo falar…..pode não ser o programa mais agradável do mundo, mas com toda certeza vai fazer você superar muitos candidatos!

Como estudo em casa?

 Resposta:Estudar em casa é necessário e sem esse suporte é muito difícil conseguir a aprovação. Não adianta nada ir no cursinho e não estudar em casa. É nesse ambiente que você evolui e reforça o que aprendeu em sala de aula. Separe um espaço na sua casa, pode ser o canto do seu quarto, uma garagem, uma sacada. Qualquer lugar serve, desde que seja o seu “cantinho do conhecimento”. Pode pegar aquelas mesas velhas que ninguém usa, coloque uma cadeira razoalvemente confortavél, se não tiver cadeira confortável pode usar aquela da cozinha mesmo, mas ela não pode é arrebentar a sua coluna. Mas veja bem, o local tem que ter iluminação e não pode ser barulhento, pois a concentração é tudo. Vou listar aqui o “kit concurseiro sem dinheiro”:

01) Mesa para estudo

02) Cadeira que não arrebente sua coluna

03) Luminária, pode ser aquelas de dez reais vendidas no R$ 1,99 mesmo!

04) Material de estudo adquado.( expliquei em outro tópico)

05) Muita disposição!

Pronto, agora você já está preparado para mudar de vida, assita menos TV, pare de sair finais de semana, esqueça o namoro e concentre-se, pois eu consegui mudar minha vida fazendo isso! Agora é sua vez de me ajudar a mudar a sua realidade de vida.

Não consigo me concentrar, será que eu não nasci para estudar?

 Resposta:Pode parar seu monstro! Ninguém nasceu “para estudar”, só estudamos porque é uma conseguencia natural e de uma opção de vida que fizemos. Eu mesmo, prefiro muito mais ir para um barzinho tomar um chop do que ficar estdando, isso é fato! O que determina nossa concentração e nossa “vontade” de estudar é quanto queremos mudar de vida.

Dessa forma, vou dar um exemplo do que ocorreu comigo: Há uns dois anos eu estava muito cansado e por mais que experiência me indicasse para um caminho eu estava indo para outro. Eu sentava começava a estudar, decorridas umas duas horas eu já estava fadigado e começava a desviar meu foco. Procurei motivação de todos os lados e sabe onde encontrei? Vou contar. Eu estava no meu “cantinho do conhecimento” – mas como já passei no concurso o meu não é de pobre, tem ar condicionado e aquelas cadeiras cheias de sacanagem, mas não tem nada, você também chega lá!

Voltando, eu estava estudando e o quarto estava bem fresquinho, uns 19 graus, muito agradável, só que lá fora, fazia uns 35 graus, estava um calor tremento. Dessa forma, eu tentava desesperadamente achar uma solução para a minha desmotivação, nesse meio tempo, passei a mão no vidro da janela, que estava embasado devido o ar condicionado ligao, e la fora estava minha motivação! Tinha uma obra e na obra tinha vários serventes de pedreiro carregando uns sacos de cimento imensos que davam medo só de olhar. Ai eu pensei, poxa, se o cara consegue trabalhar dia a dia, sol a sol e não está reclamando, porque eu que estou aqui no ar condiconado estou com a frescura de dizer que não consigo estudar. Estudar meu povo é muito fácil, dificil é passar a vida se fazendo o que não se quer fazer e comendo o que dá, nunca o que quer! Então motive-se do jeito que der, coloque um cartaz do carro do seu sonho, faça planos futuros e lembre-se, se você é muito feio, com dinheiro poderá se transformar no bonitinho do seu bairro, pois feio com dinheiro é um bonitinho arrumado!

Posso estudar com o apoio da interner?

 Resposta: Aqui mora o perigo! Para estudar pela internet reserve um tempo determinado. Assim, se você estuda 5 horas por dia, reserve o final da noite para tirar dúvidas, não comprometa as suas 5 horas, pois internet é uma bomba, você vai usar o MSN, vai querer ver seu orkut, vai olhar o e-mail, enfim, literalmente vai “viajar” com sua preparação. O velho e bom método funciona que é uma beleza, ou seja, papel e caneta e muito, muito esforço.

CONCLUSÃO:Estarei presente todos os dias na preparação dos senhores. Minha contribuição vai além da figura do professor, estou aqui para “acessorar”, passar a experiêcia e não deixar que velhos erros colem em vocês. Tenham em mente que a preparação é árdua e a equação H+B+C=A (Horas + Bunda + Cadeira = Aprovação) deve estar presentes em todos os dias de nossas vidas. A dor da preparação é momentânea, contudo, a satisfação da conquista da vaga é eterna!

Notas do professor:

” As nossas decisões de hoje dirão quem somos no futuro. A maior dádica nos foi concedida, que é o livre arbitrio. Não culpe o mundo pelo seu insucesso, pelo contrário, agradeça todos dias a Deus por nos dar a oportinidade de escolhermos nosso próprio caminho. Podemos escolher agora o futuro que teremos, mas cada pessoa é única, eu por meu turno, quero simplesmente me ajustar ao meio, quero comer bem, morar bem, viajar, enfim, quero viver bem. Eu já tomei minha decisão, agora, falta você!”

Fé, força e rumo à aprovação!



71 comentários sobre:
SÉRIE FOCANDO SEU ESTUDO COM A EQUIPE ALFA CONCURSOS!

  1. wenderson comentou em :

    Fechando o boteco por hoje,amanhã tem mais.Pra quem fica,bons estudos.

  2. Micheli comentou em :

    “Curti!”

  3. Marcelo Morais (Fortaleza-ce) comentou em :

    Ótimas dicas valeu alfartanos.

  4. wenderson comentou em :

    Evandro,boa tarde.Haverá aquele projeto dos últimos 10 dias somente com exercícios pra PF?

    • Evandro Guedes comentou em :

      Opa, já estamos montando o caderno e vamos esquematizar para bater com o presencial, como o povo do online recebe via correio, vocês serão prioridade!

      Fé, força e rumo à aprovação!

    • wenderson comentou em :

      mto bom.

  5. FABIANO comentou em :

    boa madrugada pessoal!!!!!!!!!

    Alfa me ajudem por favor:

    vi nas aulas do BB e no aulão da caixa que o Bacen e formado pelo presidente mais 8 membros, não no site do bacen está o presidente mais 7 membros, me parece que foi excluida uma cadeira. Alguém pode me dizer algo a respeito, grato e força a todos

    • thiago comentou em :

      eu acho que são 8 membros e um deles é o presidente… quase certeza

    • ana patricia comentou em :

      Pelo menos na Aula da Prof Thais Vieira para os alfartanos que estão estudando para a CEF diz 1 Presidente + 8 Diretores. Creio que esta é a resposta.

  6. vanessa scheffer comentou em :

    Bom dia galera…afff ainda bem que tenho como suporte esta equipe maravilhosa,pois a coisa é feia no dia a dia.Esse fim de semana me senti um extra terrestre literalmente.Todo mundo curtindo o findi na sala de casa assistindo filme,comendo pipoca,… e eu la no meu quarto estudando competências da União affff hihihihihihih…
    Olha essa nossa jornada de concurseiro é pra detonar…mas enfim se eu não tivesse conhecido o Alfa de repente já teria desistido…obrigaduuuuuu bjus e bons estudos p todos. \o/

    • Marcos comentou em :

      É muito difícil mesmo. A gente aqui sabe bem o que é isso. Aqui você não vai se sentir sozinha, pode apostar, pois compartilhamos do mesmo sentimento. Foco é também dizer não pra muitas coisas, mas que irão valer a pena lá na frente, e muito a pena.

      Força, alfartana.

    • vanessa scheffer comentou em :

      è a luta continua…e dia após dia / valeu pela força…

    • Gerson Filho comentou em :

      continue assim vanessa…

    • vanessa scheffer comentou em :

      é isso ai…melhor ser extra terrestre agora do que se arrepender mais tarde hehehehehehe…bjus

  7. Carol comentou em :

    gente do ceu, estava eu pesquisando apostila para um concurso municipal aqui na minha cidade, joao pessoa, qdo entrei m um site q vendia cursos on line, e vc poderia clicar nas materias p ver quem eram os professores…pois bem…qdo cliquei m dir. administrativo..era professor evandro!!!!!!

    • Japa comentou em :

      Pra ver como o Evandro é um professor disputado, faz um tempão que ele deu aula pra outros concursos e eles não tiram ele de lá…rsrs, a primeira vez que eu vi o Evandro também foi em outro curso online.
      Diferença do Alfa (cursos completamente atualizados) pra os outros que usam aulas de uns 4 anos atrás..rsrs

    • Luiz - Equipe Alfa Concursos comentou em :

      Sim, sim Carol, o Evandro Já gravou a muito, muito tempo atrás para o iesde, mas para vocês verem o nosso diferencial, essa gravação do Evandro já está velha e os caras continuam vendendo sem atualizar nada, e aqui no alfa concursos, não paramos de atualizar.

    • valeria MG comentou em :

      tambem conheci o Alfa assim, vi o evandro dando uma aula e fui atras descobrir onde ele estava dando aula hahah e encontrei o alfa. Esses sites sao f… vendes coisas mt velhas, mas p mim valeu, assim conheci o Alfa!!!!

  8. JU-UMUARAMA-PR comentou em :

    Valeu Evandro …..obrigada por nos incentivar….e nos motivar……a cada postagem de voces a gente se renova……pq realmente não é facil…não esta facil…..
    DEUS abençoe vc e a toda equipe alfa…….
    Deus é mais ..fé…confiança…e muita perseverança……..chegaremos la….se Deus quiser….
    “O Senhor é meu pastor e nada me faltará.”

  9. Japa comentou em :

    Muito Bom. Eu queria ter começado a estudar com o Alfa desde o começo. Apanhei muito estudando errado, sem foco, desviando muito minha atenção. Hoje sei o que passo em minha vida e, sinceramente, quero melhorar. Foco Toral na fórmula H+B+C=A !!!

    O toque que me acordou hoje foi:

    Está chegando o dia, agora eu sei,
    Que com alfa concursos eu me preparei
    Estudar é o meu plano
    Sou alfartano
    Cheguei até aqui e não posso parar
    Eu vou, eu vou batalhar
    Eu vou, eu vou batalhar

    Quando eu pensei estar sem saída
    Eu fui para o Alfa mudar a minha vida
    Deixei de ser bizonho
    E vou seguir meu sonho
    Meu espírito é guerreiro, ninguém vai me segurar…

    Força e Fé que a fila está andando…

    • Gerson Filho comentou em :

      É isso aí Japa..Fé, Força e rumo a Aprovação

  10. Ricardo comentou em :

    Bom dia galera! 2 dúvidas:
    1) o dia que será liberado o simulado para nós que só temos a apostila?
    2) esse simulado terá a correção em video como os do INSS?

    Vlw!

  11. Valéria BSB-DF comentou em :

    Bom dia a todos os alfartanos, espero que tenhamos um bom rendimento nos estudos…. Todos os dias recarrego minhas energias aqui, sempre consigo um pouquino mais de força para continuar a minha luta!!! Obrigada a todos da família ALFA!!!

  12. Rodrigo Nogueira - Serra-ES comentou em :

    Ufaa!

    Estudando AFO! Força Alfartanos!!!
    Vou descansar umas 04 horas e volto!

    Braço!