Principais características das bancas examinadoras

Meus caros, cada banca organizadora de concurso possui um estilo, uma forma específica de elaborar provas. , Assim, são as responsáveis pela elaboração, divulgação e organização de seleções públicas, contam com equipe de professores permanentes ou contratados apenas para elaborar as questões. As bancas também analisam e julgam recursos. Ao conhecer as características de cada uma, o passo seguinte é organizar e planejar os estudos. Uma boa dica é realizar provas anteriores relativas ao concurso escolhido.
O conhecimento é uma força que você não pode abrir mão!”

CESPE/UNB
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília


As provas do Cespe são as mais bem elaboradas no segmento de concursos públicos. As questões são principalmente do tipo certo ou errado, nas quais cada erro anula um acerto – esse é o chamado fator de correção. “Eventualmente, podem ocorrer questões de múltipla escolha, cuja probabilidade de acerto ‘no chute’ é de 20%. No entanto, nesse caso, o candidato não é penalizado se chutar e errar uma das alternativas propostas, pois não existe fator de correção”, explica o professor de Atualidades do curso preparatório Vestconcursos, Júlio César Gabriel. Os conteúdos cobrados nas provas do Cespe exigem mais que memorização. O candidato precisa ter capacidade de interpretação e de entendimento interdisciplinar. O Cespe organiza concursos de âmbito federal e estadual.
ESAF
Escola de Administração Fazendária


As questões da Esaf são sempre de múltipla escolha. É comum não serem cobrados todos os itens do edital, no entanto, as provas costumam ser extremamente bem elaboradas. Como a maioria dos concursos que a banca organiza é ligada ao Ministério da Fazenda (MF), as questões quase sempre abordam assuntos da área econômica. Essa banca organiza concursos federais e estaduais.
FCC
Fundação Carlos Chagas


Invariavelmente, as questões elaboradas pela FCC são de múltipla escolha, sem fator de correção e cobram todos os itens do edital. Por isso, é importante que o candidato estude bem todo o conteúdo proposto. “Em Língua Portuguesa, há equilíbrio entre Texto e Gramática”, aponta o professor José Almir Fontella, há 45 anos no magistério de Língua Portuguesa. “Em Atualidades, essa banca costuma cobrar elementos como livros editados, filmes de sucesso e notícias corriqueiras”, reforça Júlio César Gabriel. Os concursos organizados por essa banca são federais, estaduais e municipais.
Universa
Fundação Universa


As provas da Fundação Universa são mais centradas no Distrito Federal, pois a banca é ligada à Universidade Católica de Brasília (UCB). As questões são de múltipla escolha e os itens dos enunciados costumam ser longos. Eventualmente, requerem elevada capacidade de interpretação e, às vezes, cobram conteúdos memorizados. Em Atualidades, a Fundação Universa cobra elementos do DF. Essa banca organiza, principalmente, concursos distritais e do estado doTocantins.
Funrio
Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência


Geralmente, as questões da Funrio são longas e exigem que o candidato tenha boa memória, mais do que raciocínio, pois cobram conteúdos decorativos. Os enunciados costumam ser complexos. A Funrio organiza concursos federais e estaduais.
Cesgranrio
Fundação Cesgranrio


O estilo da Cesgranrio é semelhante ao da Fundação Carlos Chagas (FCC). Em Atualidades, cobra elementos do cotidiano. Costuma utilizar gráficos e imagens, o que exige do candidato capacidade de visualização e de interpretação. Essa banca organiza concursos federais e estaduais.
Quadrix
Instituto Quadrix de Responsabilidade Social


Essa banca segue o estilo da Cesgranrio. Há uma mistura na cobrança de conteúdos decorados com conteúdos recentes, dos últimos doze meses. Tópicos de Atualidades são pouco abordados. O instituto realiza concursos federais, estaduais e municipais.
FGV
Fundação Getúlio Vargas


As questões de provas elaboradas pela FGV não possuem muita homogeneidade. Podem ser mais complexas, bem elaboradas e longas ou requererem conteúdos memorizados. Os enunciados pedem análise de itens, exigindo do candidato a correlação dentre o certo e o errado. O estilo dessa banca se assemelha com o da Fundação Carlos Chagas e o da Cesgranrio. A FGV organiza concursos federais e estaduais.
Fé, força e rumo à aprovação!

156 ideias sobre “Principais características das bancas examinadoras

  1. Hoje tô naquele dia que dá vontade de jogar td pro alto e sair voando se fosse possivel, mto estresse, filha pequena, marido, cachorros, gato, papagaio e CASA…Mulher é guerreira mesmo!
    Mas nessas horas de provação, respiro fundo…Tem que ter mta fé e pasciência, se não a gnt desiste e cai na tristeza!
    Desculpa a franqueza, mas é um desabafo com meus amigos virtuais e segunda familia!

    • Sei bem o que você está dizendo… Não é fácil! Mas costumo dizer que este tipo de comentário que você fez só faz eu ter vontade de levantar e seguir mesmo que cambaleando pois paro de pensar que o que estou galgando é utópico!! Ou que não é para mim, pois já casei, tenho filhos, marido, papagaio e blá, blá, blá…

      Saber que existem pessoas como eu também batalhando É O MEU MAIOR REFORÇO EM PROSSEGUIR!!

      Vamos lá, porque a vitória é certa e só está esperando a gente encontrá-la lá na frente!!

      Força!

      Eli

    • Força Guerreira!

      Esse é o ambiente propício para que uma legítima alfartana mostre a força que possui!

    • FORÇA AI ELISANDRA…..É ASSIM MESMO TEM DIA QUE DA ESSA VONTADE DE JOGAR TUDO PARA O ALTO MESMO…. E A GENTE ACHA QUE NAO VAI DAR CONTA……MAS LEMBRE-SE SEMPRE NADA NA VIDA É POR ACASO E SIM PROVIDENCIA DIVINA.
      E QUE JESUS NOS AMA MUITO …….
      FORÇA…FÉ ..CORAGEM…DETERMINAÇÃO …

    • Obrigada Eli, Kleber e Ju pelas palavras e como a Eli disse a vitória é certa, basta termos persistencia e mta paciencia, no mais a gnt vai conseguindo conciliar…Vejo mtos comentários de colegas como a Eli que tem 3 filhas e consegue ir levando e vencendo e eu que tenho apenas uma (q vale por duas,srsrsrs) pq não posso conseguir, me inspiro nos exemplos dessa sensacional familia ALFARTANA ,brigada familia pela amizade sem cobranças…

    • NOSSA ELI OBRIGADA …
      VC É UM EXEMPLO DE FORÇA E DETERMINAÇAO…
      O SEU COMENTARIO DO INSS É 10…
      ISSO SO PROVA QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO…
      A FILA ANDA E ESTAMOS NELA …
      OBRIGADA
      DEUS ABENÇOE VC E TODOS DESTA FAMILIA MARAVILHOSA ALFA….

    • É nas adversidades que buscamos inspiração pra estudar. Sabe o que você deve fazer? buscar motivação imaginando já ter passado em concurso, viajando e tirando esse estresse todo que está passando agora. O negócio é não desanimar.

      Muita Força aí pra você, muita Fé em Deus que esta provação vai ser superada. Voltando aos estudos!!!

    • Obrigada Japa suas palavras sempre são mt sábias e propícias ao momento. As vezes temos que sonhar mesmo pra encontrar uma boa dose de motivação e não desistir e é por mim e minha familia que estou aqui firme e forte sem deixar a peteca cair…
      Cris um abraço, sem duvida nenhuma essa vitória um dia vai chegar!
      Amém!

    • Não desista, amiga, nós que “somos rainhas do lar’ temos que provar nossas forças, apesar de tudo!!! Força guerreira!!!!

  2. eu só espero que a cesgranrio não apronte como a fcc aprontou no inss na formulação das questões. um abraço!

  3. Boa tarde Alfartanos!

    Hoje estou no português e código de defesa do consumidor. Vamos que vamos :)

    Bons estudos a todos e rumo à aprovação!

  4. Conhecer as bancas examinadoras é item essencial para os concurseiros, como o Evandro sempre diz, você deve estudar de acordo com as caracteristicas de cada organizadora.
    Valeu Alfa por mais esss dicas.

    • Você foi bem!!! Meu primeiro simulado que fiz para o concurso do INSS acertei apenas 35…

      O segredo foi não parar e fazer todos os exercícios, simulados, comprei uma apostila dos 10 últimos dias véspera da prova só de exercícios.

      Para resumir, fui aumentando meus acertos ao ponto de conseguir acertar 53 pontos no INSS. Não fui classificada por falta de sorte, na agência que escolhi fiquei em 6º lugar. Mas se tivesse escolhido qualquer das 3 outras agências da regional de Sorocaba teria passado, inclusive em duas delas em primeiro lugar.

      Eu já contei esta história aqui no blog um milhão de vezes… Peço desculpas para quem já leu… Mas é que tenho vontade nem de escrever mas de gritar ao mundo… VALE A PENA! FAÇAM SIMULADOS, AULÕES REVISÃO…. QUE DARÁ CERTO!!! A aprovação é certa, e nos espera lá na frente… eu não desisti pois sei que a minha está mais próxima do que eu imagino!!

      Boa sorte em sua prova!!!

      Eli

    • Obrigado Eli. Fiz 50 no INSS e também não classifiquei, mas tô focado na CAIXA, quem sabe não é nesse concurso que teremos a vitória.
      Bons estudos!

    • Poxa Eli, realmente vc foi ótima no INSS quem dera eu, ter tirado mas esses 3 pontinhos tinha me classificado em 3° na APS que concorri e taria mas tranquila, me Classifiquei mas não é o bastante, só quem passou dentro das vagas é que pode confiar em ser chamado os demias é fé,mta fé e não parar de estudar. Quem sabe esse não era o plano de Deus para nós não é Eli e q gnt venha a passar em um outro ainda melhor, se Deus quiser!!! To focada na Receita e Analista do INSS. Vc vai fazer Caixa?

    • Estou como você, estou como aquele leão que corre em vista de um dos bichos de outra manada, por mais que passe outro do meu lado, não desvio.

      Estou de olho no de Analista do INSS, amo direito do trabalho, previdenciário. Meus planos são para um futuro distante ser juíza, se Deus quiser.

      Então resolvi ter paciência, ainda mais que conheci esta equipe tão espetacular e tentar os concursos que sejam o mais próximo dos meus sonhos. No caso vou estudar pra valer Receita e Analista INSS. Não quero deixar tudo que estudei para Previdenciário esfriar.

      Mas se por acaso não tivesse esses 2 concursos em vista com certeza estaria prestando o da CEF.

    • Ai acho que estou perdendo a vergonha de falar com os Alfartanos que sempre procuro ler as postagens…

      E olha que nem bebi.. rs Estou sóbria… rs

      Mas estou amando tanto esta família que agora resolvi que vou falar com todos que me ajudam em suas postagens… e você é um deles..

      Sempre leio suas postagens!!!

      Obrigada por me ajudar mesmo sem saber!

      Ufa… falei, A Nay sabe sobre o que estou falando… eu tinha vergonha de me intrometer e entrar na conversa de vocês… Ishi agora já era…

      Vou me intrometer sempre.. rs

    • KKKKKKKK…
      Boa, Eli… como eu falo pelos cotovelos, já fui chegando e me metendo na conversa de todo mundo… kkkkkkk
      Agora que eu sou da família então… afff… kkkkkkk
      E toda família se ajuda… se não souber a resposta de uma pertgunta, pelo menos dá uma palavra de apoio pra quem precisa…
      Eu já me senti cansada váááááárias vezes… mas sempre q

    • É verdade, minhas forças também se renovam aqui no blog.

      Parece rasgação de seda, mas juro não é não! Acho que você não precisaria nem escrever nada o seu sorriso na foto é tudo… transmite paz, esperança, certeza que as coisas darão certo.

      É o seu sorriso e de outra garota que esqueci o nome. O dela é tão reluzente que já a apelidei de alfartana sorriso. Traz tudo isto que já falei.

      Fui procurar o nome dela, CAROLINE BITTENCOURT!

  5. SOCORRO

    Gente, alguém tem o e-mail do professor José Roberto de bancário?
    tô cheia de dúvidas, não sei como entrar em contato com ele.

    Faço CEF online

  6. Isso é oq eu mais preciso, conhecer as bancas é fundamental para quem busca aprovação. Vou fazer uma prova nesse domingo, dia 25, alguém tem provas da banca QUADRIX? Preciso conhecer mais sobre ela.

    Abraço a todos ALFARTANOS!

    • Vc deve conseguir no site pciconcursos.com.br
      lá tem a opção de baixar provas de várias bancas.
      Boa Sorte!!!

  7. Bom dia a todos e bons estudos!!!!!!
    Hoje vou de História e Estatuto da Caixa pela manhã e Conhecimentos Bancários à tarde e à noite.
    Vlw Alfartanos….. forçaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Também tô indo de Constitucional…falando nisso…CADÊ O SENA???????????
    Tô com saudades dele!!!!

    Bom estudo pra nós gente!!!!!

  9. Oi gente!

    Bom dia de estudos para todos nós! Hoje é dia de Constitucional e Previdenciário!

    Braço!

    • Olá, Elynildo! Não tenho, eu assisto os vídeos online.

      Olá, Elisângela! Que bom que tenho ajudado. Todos nós temos que arranjar as nossas doses diárias de motivação para continuarmos caminhando nessa jornada rumo à APROVAÇÃO! Temos que nos apoiar para conseguirmos enfrentar os dias “do mal” e botar a bunda na cadeira para estudar… rsrs

      Braço e vamos seguir firmes! Fé e força!

  10. aqui em joao pessoa vai ter um concurso municipal e a prova será elaborada pela FAPERP (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio), algm sabe como sao as provas desta banca???

  11. Mais uma vez, valeu equipe alfa.
    Fé, Força e Rumo a tão sonhada aprovação!
    grande abraço a todos
    fiquem na paz de CRISTO
    :D

  12. Bom dia Alfartanos.

    Obrigado Evandro pelo Post! Muito bom. Ontem mesmo comentei com uma colega que os cursinhos preparatorios nao motivam…. o que nao é o caso do Alfa!!!

    Alguem poderia me ajudar?
    O simulado do dia 23 da CEF já está disponível para vocês? No meu ambiente do curso online nao aparece nada. É assim mesmo?

    Fé, Força e dedicação galera

    • Acredito que só vai aparecer no dia 23 mesmo. Enquanto isso faz o simulado do presencial, tá no site alfa concursos públicos, na aba simulados.
      Bons estudos!

    • Japa,

      também quero te agradecer, você e muitos outros aqui no site sempre me ajudam nas postagens.

      Nunca falei nada pois tinha vergonha de me intrometer…

      Mas agora depois de falar com a Nay me senti tão a vontade de falar com todos que de alguma forma me ajudam…

      Muito obrigada por suas palavras, dicas… Pessoas como você ( e olha que aqui tem bastante) é que me faz ter vontade de continuar.

      Eli

    • Não precisa agradecer nada, aqui é um local que buscamos apoio nos momentos difíceis, e motivação nos “dias do mal”.
      Além destas dicas que nos salvam na hora do concurso.
      Muita Força pra você e Fique firme e forte que nossa hora de ser estatutários (ou pelo menos empregado público rsrs) está chegando!

Os comentários estão fechados.