Principais características das bancas examinadoras

Meus caros, cada banca organizadora de concurso possui um estilo, uma forma específica de elaborar provas. , Assim, são as responsáveis pela elaboração, divulgação e organização de seleções públicas, contam com equipe de professores permanentes ou contratados apenas para elaborar as questões. As bancas também analisam e julgam recursos. Ao conhecer as características de cada uma, o passo seguinte é organizar e planejar os estudos. Uma boa dica é realizar provas anteriores relativas ao concurso escolhido.
O conhecimento é uma força que você não pode abrir mão!”

CESPE/UNB
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília


As provas do Cespe são as mais bem elaboradas no segmento de concursos públicos. As questões são principalmente do tipo certo ou errado, nas quais cada erro anula um acerto – esse é o chamado fator de correção. “Eventualmente, podem ocorrer questões de múltipla escolha, cuja probabilidade de acerto ‘no chute’ é de 20%. No entanto, nesse caso, o candidato não é penalizado se chutar e errar uma das alternativas propostas, pois não existe fator de correção”, explica o professor de Atualidades do curso preparatório Vestconcursos, Júlio César Gabriel. Os conteúdos cobrados nas provas do Cespe exigem mais que memorização. O candidato precisa ter capacidade de interpretação e de entendimento interdisciplinar. O Cespe organiza concursos de âmbito federal e estadual.
ESAF
Escola de Administração Fazendária


As questões da Esaf são sempre de múltipla escolha. É comum não serem cobrados todos os itens do edital, no entanto, as provas costumam ser extremamente bem elaboradas. Como a maioria dos concursos que a banca organiza é ligada ao Ministério da Fazenda (MF), as questões quase sempre abordam assuntos da área econômica. Essa banca organiza concursos federais e estaduais.
FCC
Fundação Carlos Chagas


Invariavelmente, as questões elaboradas pela FCC são de múltipla escolha, sem fator de correção e cobram todos os itens do edital. Por isso, é importante que o candidato estude bem todo o conteúdo proposto. “Em Língua Portuguesa, há equilíbrio entre Texto e Gramática”, aponta o professor José Almir Fontella, há 45 anos no magistério de Língua Portuguesa. “Em Atualidades, essa banca costuma cobrar elementos como livros editados, filmes de sucesso e notícias corriqueiras”, reforça Júlio César Gabriel. Os concursos organizados por essa banca são federais, estaduais e municipais.
Universa
Fundação Universa


As provas da Fundação Universa são mais centradas no Distrito Federal, pois a banca é ligada à Universidade Católica de Brasília (UCB). As questões são de múltipla escolha e os itens dos enunciados costumam ser longos. Eventualmente, requerem elevada capacidade de interpretação e, às vezes, cobram conteúdos memorizados. Em Atualidades, a Fundação Universa cobra elementos do DF. Essa banca organiza, principalmente, concursos distritais e do estado doTocantins.
Funrio
Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência


Geralmente, as questões da Funrio são longas e exigem que o candidato tenha boa memória, mais do que raciocínio, pois cobram conteúdos decorativos. Os enunciados costumam ser complexos. A Funrio organiza concursos federais e estaduais.
Cesgranrio
Fundação Cesgranrio


O estilo da Cesgranrio é semelhante ao da Fundação Carlos Chagas (FCC). Em Atualidades, cobra elementos do cotidiano. Costuma utilizar gráficos e imagens, o que exige do candidato capacidade de visualização e de interpretação. Essa banca organiza concursos federais e estaduais.
Quadrix
Instituto Quadrix de Responsabilidade Social


Essa banca segue o estilo da Cesgranrio. Há uma mistura na cobrança de conteúdos decorados com conteúdos recentes, dos últimos doze meses. Tópicos de Atualidades são pouco abordados. O instituto realiza concursos federais, estaduais e municipais.
FGV
Fundação Getúlio Vargas


As questões de provas elaboradas pela FGV não possuem muita homogeneidade. Podem ser mais complexas, bem elaboradas e longas ou requererem conteúdos memorizados. Os enunciados pedem análise de itens, exigindo do candidato a correlação dentre o certo e o errado. O estilo dessa banca se assemelha com o da Fundação Carlos Chagas e o da Cesgranrio. A FGV organiza concursos federais e estaduais.
Fé, força e rumo à aprovação!


156 comentários sobre:
Principais características das bancas examinadoras

  1. Carlos comentou em :

    Pessoal, alguém sabe se vai ter mesmo o simulado para a caixa economica, como sou do online, vou está automaticamente inscrito na programação desse simulado

  2. Carlos comentou em :

    Boa noite! A equipe alfa, está de parabéns pela organização do site. aqui no maranhão estamos ligados no alfa.

  3. Fred Mendes - Brasília comentou em :

    Boa Aretuza ! uma matéria enfadonha como essa de conhecimentos bancários, um reggae faz bem ! ;)
    Bons estudos . rumo à conquista !

  4. Gerson Filho comentou em :

    MICHEL ,NAY, JAPA, CRIS, ELISANGELA GUEDES, JU-UMUARAMA-PR…As palavras de vcs realmente são pra qualquer pessoa se sentir querido e isso é muito bom pra um ego, desejo a vcs sucesso em tudo que almejarem e Valéria BSB-DF, QSJ é o que o CLAYTON falou que é dinheiro, é uma palavra que faz parte de um código usado por nós militares..BOA NOITE A TODOS..

    • Valéria BSB-DF comentou em :

      Boa noite e bons estudos. Cada dia aprendendo mais,,,,,né…..

    • Japa comentou em :

      É sempre bom um motivar o outro. “o dia do mal” acontece com todo mundo, é negócio é bola pra frente e não desistir.
      Força pra vc cara!

  5. Jacson - Feira de Santana - BA comentou em :

    Caros Alfartanos,

    Tenho uma má notícia para quem estava esperando o resultado do concurso do INSS para amanhã.
    Só semana que vem agora.
    Haja coração…kkkk
    Segue o link da previdência.
    http://www.previdencia.gov.br/vejaNoticia.php?id=45792

    • Virgínia comentou em :

      Aff!
      Ninguém merece.

    • Kleber Ivanchuk comentou em :

      Mas que Merlim!

    • Alessandra-CE comentou em :

      Só na FCC mesmo que os recursos são julgados duas vezes, vejo q a classificação atual corre o sério risco de mudar…Aff
      Perdi a fé nesse concurso, a lisura fica comprometida desse jto!

    • Claudio da Silva comentou em :

      Imagine se eles alteram o gabarito novamente e quem estava classificado fique de fora, como ficará o psicológico dessas pessoas.
      Recurso do recurso, ninguém merece.

  6. Alessandra-CE comentou em :

    O material de Costitucional da apostila da RECEITA é maravilhosoooo, tb com Senna né, pena q na parte do Tributario e Previdenciario nao esteja assim tb, aliaz ta mt pouco e vago…

  7. Kleber Ivanchuk comentou em :

    Pessoal de Português, me ajudem com uma dúvida que me persegue faz tempo:

    Oração: ” As transações internacionais (inclusive com o uso de cartão de crédito internacional) DEVEM SER registradas no SISBACEN …”

    A locução DEVEM SER está correta? Ou seria DEVERÃO SER?

    • Aretuza - RJ comentou em :

      Kleber, pelo que entendi o “devem” está no presente e pelo contexto está certo. Penso que “deverão” seria utilizado somente se o conteúdo falasse apenas do futuro. Pabloooooo cadê você? rs

      Que esquisito isso. Vamos aguardar.

  8. Eduardo Henrique-sp comentou em :

    Independe de dificuldades ou do tempo que levamos para nos preparar para
    passar em um bom concurso, ainda sim temos que ter perseverança todos os dias e nunca, mas nunca mesmo desistir dos nossos sonhos.
    Me desculpe por não postar mais, pois tive alguns probleminhas e agora estou me reconstruindo. Desejo a todos muita fé, muita força e um grande rumo a aprovação !!!

    • nubia moura comentou em :

      também faz alguns dias que não posto por aqui, tive alguns contratempos , mas vamos voltar com tudo amigo, desejo muita força a todos nessa nossa jornada de estudos.

  9. Ricardo Barbosa- GO comentou em :

    53- O poder hierárquico e o poder disciplinar, pela sua
    natureza, guardam entre si alguns pontos característicos
    comuns, que os diferenciam do poder de polícia, eis que
    a) a discricionariedade predominante nos dois primeiros
    fica ausente neste último, no qual predomina o poder
    vinculante.
    b) não existe interdependência funcional entre os dois
    primeiros, a qual é necessária neste último, quanto a
    quem o exerce e quem por ele é exercido.
    c) o poder regulamentar predomina nas relações entre os
    dois primeiros, mas não é exercido neste último.
    d) entre os dois primeiros pode haver implicações
    onerosas de ordem tributária, o que não pode decorrer
    deste último.
    e) os dois primeiros se inter-relacionam, no âmbito interno
    da Administração, enquanto este último alcança
    terceiros, fora de sua estrutura funcional.

    • Ricardo Barbosa- GO comentou em :

      Já fiz as provas da esaf,e achei essa questão interessante:

      A- um dos atributos do poder de polícia é a discricionariade, quando agente pega em relação ao direito tributário o exercício do poder de polícia é discriconária, a cobrança essa sim é vinculada

      B- existe vou comentar na alternativa certa.

      C- o poder regulamentar, é presente em ambos.

      D- pelo contrário, o poder de polícia está presente no CTN, quando vcs começarem a estudar direito tributário vão ver que um dos fatos geradores da taxa é o poder de polícia regular ( regular não é constancia, é não ter abuso de poder)

      E- a correta, o poder hierarquico se relaciona com o disciplinar porque para penalizar tem que ser hierarquicamente superior…. e o poder de polícia se aplica externamente.
      porém vale resaltar que particulaaares com vínculo com admnistração Ex: concessionário, permissionario, adjudicação compulsória são penalizados mediante poder disciplinar não pelo poder de polícia.

      espero ter ajudado alguns, e eventuais erros me corrijam.

    • Rosecler Santana comentou em :

      Oi Ricardo, eu ja estava com saudade de seus comentarios…

    • Alessandra-CE comentou em :

      Mt boa essa questão, li todos as alternativas e acertei, antes de ver sua resposta claro, ja tô vendo direito tributário e realmente fala mto de poder de polícia, quem ja vinha estudando D. Adm. ja tem uma noção boa qndo tiver vendo essa máteria.
      Obrigada, e qndo tiver mais novidades sobre posicionamentos do STF, poste aqui tá!
      Valeu!

    • JU-UMUARAMA-PR comentou em :

      OI RICARDO TD BEM……SEI QUE ESTA MUITO FOCADO MAS SENTIMOS A SUA FALTA…
      DEUS ABENÇOE VC…
      FORÇA ..FÉ ..PERSEVERANÇA….

    • Patricia Silva comentou em :

      Ricardooooo caracas estávamos sentindo a sua falta hein?!Muito boa questão obrigada por compartilhar conosco!Fé e mta força nos estudos!abraço

  10. wenderson comentou em :

    Parabéns à EAC. Evandro ou Sena: gostaria de saber se é possível ser disponibilizado exercícios (muitos,rs) de AFO e Contabilidade,para aqueles que farão a prova da PF?

    • wenderson comentou em :

      Seria possível também se ter auxílio nas correções e treinamentos de redações?

  11. Lu Maranhão comentou em :

    Pessoal tô com uma dúvida aki: se eu comprar apenas um dos módulos isolados do concurso pra receita federal, tbm terei 6 meses d acesso às aulas e aos simmulados ou é só pra quem comprar o pacote completo???

    • Cicero Pinho Rocha comentou em :

      Normal Lu, eu comprei inicialmente um módulo e tenho direito a 6 meses com ele

    • Lu Maranhão comentou em :

      valeu cícero

  12. Fred Mendes - Brasília comentou em :

    Vamos que vamos pessoal, Acredite no seu sucesso ! a vida não se acaba quando deixamos de viver e sim quando deixamos de buscar algo nela.
    Bons estudos a todos .

    • Elisangela Guedes Sato - Sorocaba-SP. comentou em :

      Nossa, acho que só faltava você, que eu me lembre, pois:

      Resolvi sair do anonimato e falar com todos que sempre procuro postagens para ler.

      Você é um deles. Sempre leio suas postagens e tem me ajudado muito! Gostaria de lhe agradecer por toda a ajuda e dicas, seja com palavras de incentivo ou com dicas de site.

      Eu tenho certeza que Deus já está te abençoando e logo será um servidor público, seu coração é muito bom. Sempre disposto a ajudar.

      Você e muitos outros aqui no blog faz deste espaço especial do qual já virei uma “DEPENDENTE EMOCIONAL”, rs. Não vivo sem o universo Alfa, é tudo para mim. E de certa forma, nós alfartanos fazemos parte deste universo.

      Obrigada!

      Eli

  13. BRUNO-SE comentou em :

    Nossa, tá muito difícil trabalhar, ir pra universidade e concursos, não sei até quando vou aguentar……….

    • Valéria BSB-DF comentou em :

      FORÇA!!!! FÉ EM DEUS QUE VC IRÁ CONSEGUIR……

    • BRUNO-SE comentou em :

      Valéria, Obrigado pelo apoio.

      Estou chateado porque essa semana foi pouco produtiva nos estudos e quando olho para bancário e matemática financeira dá vontade de chorar.

    • Patricia Silva comentou em :

      Bruno é assim pra você e é assim pra todos nós…NÃO DESISTA NÃO!Somos alfartanos!!!a exaustão também me acompanha todos os dias mas…a vontade vencer é maior!Força aí alfartano. abraços

    • Elisangela Guedes Sato - Sorocaba-SP. comentou em :

      Não sei se te ajuda. Esta semana não estudei, estou com duas das minhas filhas muito doente, fora que segunda até eu fui para o hospital.

      Mas sempre penso: terei tempos melhores que recompensaram estes.

      Estudar é assim. Até nosso emocional solicita pausa, o importante é não parar.

      Existe um ditado que diz: “é melhor pingar do que secar”.

      Então mesmo quando não estiver legal: pingue nos estudos.

      Eli

    • BRUNO-SE comentou em :

      Patricia,

      Obrigado pelo conforto.

      Aquele abraço.

    • BRUNO-SE comentou em :

      Eli,

      Vc tem razão, “é melhor pingar do que secar”

      Aquele abraço.

    • Naiane - Ba comentou em :

      Tbm tô nesse quadrado de trabalho, faculdade e estudos pra concurso… e o negócio é brabo. Tô desanimada mas tentando, tentando…

      Muita força pra você!

    • BRUNO-SE comentou em :

      Naiane,

      Essa é a nossa realidade, vamos continuar.
      Obrigado pelas palavras.

      Aquele abraço.

  14. Michel comentou em :

    Amanhã saem os resultados definitivos do concurso do INSS! Quem aí ainda está na espectativa?

    Vamos aguardar estudando MUITOOO!!!

    Braço!

    • Jacson - Feira de Santana - BA comentou em :

      Estou ansioso. Coitado do F5 amanhã….kkk.

    • Nilson Pimentel comentou em :

      boaa… meda! F5 vai cair do teclado kkk

    • pedro Aníbal comentou em :

      os humilhados serão exaltados!

    • Marcos comentou em :

      Quando que vão nomear os primeiros 900 que está no planejamento do inss será? rs…Ansiosíssimo…

  15. Gerson Filho comentou em :

    AMANHÃ o apresentador GUGU da RECORD estará aqui na cidade que trabalho TIMON-MA, entregando uma casa naquele quadro do seu programa de volta pro meu aconchego e consegui um QSJ extra neste bico, pois estarei lá pra que não haja tumulto com alguns companheiros e com esse QSJ extra, me propocionará de adquirir o modulo de Conhecimentos Bancários e consequentemente acesso aos simulados e aulão..Estou feliz com isso e queria compartilhar com meus amigos..Um abraço e bons estudos hoje pra quem pode estudar..To indo pra luta agora…Fui…

    • Nay - Coité/Ba comentou em :

      Que bom Gerson… E vc falando em nos abandonar ontem não foi? Snif… rsrsrs
      Desejo sorte e muita força pra vc nessa caminhada… Que o Senhor seja contigo!
      Alfartano, Força!!!!

    • Japa comentou em :

      Deus abre as portas certas no momento certo. Fiquei muito feliz por você Gerson. E vamos estudar porque a próxima batalha ta chegando. Vamos dar um Verdadeiro “zignal na prova” não é mesmo nay? rs

    • Nay - Coité/Ba comentou em :

      É isso mesmo Japa… rsrsrs

    • Valéria BSB-DF comentou em :

      O que é QSJ?

    • JU-UMUARAMA-PR comentou em :

      É ISSO AI GERSON DEUS ABENÇOE SEMPRE….E LEMBRE-SE QUE SE FECHA UMA PORTA PARA VC DEUS ABRE VARIAS JANELAS…
      FORÇA ..FÉ….E COM A SUA PARTILHA TENHO CERTEZA QUE AJUDA MUITAS PESSOAS QUE ESTAO DESANIMADAS E SEM ESPERANÇAS….ISSO É EXEMPLO DE LUTA E PERSEVERANÇA….E OBRIGADA POR PARTILHAR CONOSCO….
      FE..FORÇA RUMO A NOSSA CONQUISTA…

    • Elisangela Guedes Sato - Sorocaba-SP. comentou em :

      Falou tudo Ju!!!

    • Cris - SP comentou em :

      Que bom Gerson! Aproveita mesmo a oportunidade. Os sacrifícios de hoje serão convertidos em vitórias no “amanhã”.
      Não desista Alfartano! ;)

    • Clayton_SP comentou em :

      QSJ quer dizer dinheiro.

    • Elisangela Guedes Sato - Sorocaba-SP. comentou em :

      Se por acaso a câmera te filmar dá uma disfarçada e uma piscadinha que nós alfartanos, vamos entender que foi um abraço para todos nós.

      rs.. É isso aí!! Força

  16. Gerson Filho comentou em :

    ELISANGELA GUEDES E NAY, obrigado pelas palavras ontem…Estou aqui mais uma vez, pois constatei que não consigo viver sem a equipe e por isso resolvi continuar a comentar..Estou aqui no alojamento com meu notebook usando internet de modem, hoje almoçei, as 13:50hs, pois estou de serviço e ja fui em uma audiência no forum de uma prisão que efetue em 2010, logo em seguida fui atender uma ocorrência de SUICÍDIO em uma favela aqui da cidade e só agora as 13:50 que acabou a ocorrência e engoli rapidinho o almoço pra dar uma passada aqui e comentar..com essa bela postagem de hoje conseguiremos ver caracteristicas de cada banca e consequentemente estudar com inteligência…FORÇA, FÉ e RUMO à APROVAÇÃO

    • Michel comentou em :

      Gerson,

      Continue estudando firme, cara! Lembre-se que as grandes obras não são construídas em apenas um dia. Primeiro você constrói as bases, depois os alicerces, as paredes e por fim o telhado. É uma etapa de cada vez.

      Não desanime, pois se você pular etapas sua casa não sairá bem feita e poderá desmoronar. Não importa o quanto demore: o importante é que você não deixe de construir!

      Vamos continuar estudando! Alguns estão construindo as bases, outros estão na parte dos alicerces etc. Mas o importante é que cada um, se não desistir, um dia terminará a sua casa!

      Braço!

  17. Kleber Ivanchuk comentou em :

    Na expectativa amanhã para o resultado final e oficial do INSS, e o pedido para aumento de pessoal está caminhando…

    Interessado: MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL
    Número do Protocolo: 03100.000253/2012-95
    Assunto: REITERA SOLICITACAO DE AUTORIZACAO PARA NOMEACOES EM CARGOS EFETIVOS E AUMENTO DO QUANTITATIVO DE 50%.

    HISTÓRICO DA TRAMITAÇÃO

    Data: 21/03/2012 Situação: EM TRÂMITE
    Localização: SECRETARIA EXECUTIVA – SE/MP

    Data: 19/03/2012 Situação: EM TRÂMITE
    Localização: GABINETE DO MINISTRO – GM/MP

    Data: 15/03/2012 Situação: EM TRÂMITE
    Localização: DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO DAS ESTRUTURAS E DA FORÇA DE TRABALHO – DEPEF/SEGEP

    Data: 15/03/2012 Situação: EM TRÂMITE
    Localização: DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO DAS ESTRUTURAS E DA FORÇA DE TRABALHO – DEPEF/SEGEP

    Data: 15/03/2012 Situação: EM TRÂMITE
    Localização: COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA E INFORMAÇÃO – COADI/GAB/SEGEP

    Data: 05/03/2012 Situação: EM TRÂMITE
    Localização: DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO DAS ESTRUTURAS E DA FORÇA DE TRABALHO – DEPEF/SEGEP

    Data: 05/03/2012 Situação: EM TRÂMITE
    Localização: DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO DAS ESTRUTURAS E DA FORÇA DE TRABALHO – DEPEF/SEGEP

    Data: 02/03/2012 Situação: EM TRÂMITE
    Localização: SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA – SEGEP/MP

    Data: 02/03/2012 Situação: EM TRÂMITE
    Localização: SECRETARIA EXECUTIVA – SE/MP

    Data: 02/03/2012 Situação: EM TRÂMITE
    Localização: SE-EXECUTIVA22

    Data: 02/03/2012 Situação: CADASTRADO
    Localização: SECRETARIA EXECUTIVA – SE/MP

    • daniel alves comentou em :

      Queria ter esse otimismo, mas o Daniel Sena me jogou um balde de agua fria. “Meu querido, se voce nao passou na lista de classificados o INSS acabou pra voce”. Bola pra frente e vamos pro proximo, vencer o coracao peludo do examinador.